Má experiência de Grooming!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jun 15, 2013 2:31 am

Ainda estou frustrada pela experiência. Que se calhar não foi de grooming, pq o que diz na loja é "banhos e tosquias".

Mas era isso mesmo que eu queria, num ataque de preguicite para banho-canino-seguido-de-limpeza-a-fundo-do-wc, um banho na minha pequena cadela.

Lá fui experimentar um sítio novo, que foi recomendado por pessoas de cães á minha amiga que tem só gatos!

Antes da Amy saiu um westie meio estranho. Mas pronto.

A Amy entrou e a senhora começou a molha-la.
Eis que pergunto:
- Mas não mete algodões nas orelhas?
- Não costumo meter, também não costuma entrar!
- Ah é melhor - reforço eu e sou eu que lhos ponho.
O banho procede, com produtos que não me enchem as medidas, mas que esqueci de perguntar á priori, so...
No fim do banho a amy ficou 10m á espera de ser seca com a toalha (entrett fui eu que lhe peguei) enquanto resolviam problemas com a factura do cliente anterior. Não geriu bem os timmings de espera, mas ainda assim,... deixei passar.

De seguida, prepara a secagem. Com expulsador? NÃO! Com o secador de cabelo normal. Bem, até agora, banheira e secador eu tenho em casa!!!!!!! Lá começou e a dada altura tive que dizer que o secador estava muito quente, pelo que a cadela não parava de rodopiar p se ver livre áquilo. Disse que não, mas lá baixou a temperatura e a cadela acalmou (MAS ISTO ERA UMA ESTREIA? UMA PESSOA QUE TEM ESTA PROFISSAO NAO DEVE JA A ESTA ALTURA SABER LER O CAO?!?!?!)

Procedemos para a 1ª penteadela (que deveria ter sido antes do banho, mas não foi) onde são encontradas as rastas típicas, por baixo das orelhas. Ao que pergunto:
- Não tem o spray para tirar os nós?
- Não mas isto sai. Sai tudo.
E começa a passar o pente de forma mais energica, sim para puxar os nós.
Entretanto, coloca-se de propósito na minha frente para eu não ver este procedimento de PUXOES, e tenho que passar para o lado, para verificar isto mesmo. Ao que digo:
- Deixe, eu faço isso á noite em casa com mais calma e tempo.
- Mas isto sai!
E tive que lhe apertar o braço e repetir:
- Eu faço isso, em casa, logo á noite!!!

Ela volta a pentear e terminar a secagem Ainda me pergunta se quero cortar as unhas ao que respondo prontamente que NÃO!

Então o clima desce mais um pouco e lá lhe falo das especificidades da raça e estava a explicar que só cortava o plantar e interdigital, sendo que primeiro se devem arregaçar os pelos maiores e de fora, para não os cortar. Explico-lhe exctamente como fazer.

Quando vejo as patas trazeiras, estão aos golpes. Ainda tento eu salvar o corte e pedi-lhe a tesoura, para cortar eu! Pego na tesoura e é daquelas que se queremos cortar, temos que insistir 3 ou 4 vezes!!! NEM A TESOURA CORTA?! Inquiri eu, ao que ela ficou a olhar para mim, como se cortasse, e não me estendeu nenhuma outra.

Estou chocada. Como é possível uma pessoa achar que vai fazer um serviço e não tem um equipamento proprio, produtos de acabamento, ou o básico : TESOURAS!!!!!!! Como é que é possivel acharem que num curso de franchising (qt tempo será? 2 dias? 2 manhãs?) têm toda a informação para ter a casa aberta! E o mínimo também era ter muito mais conhecimento do que a pessoa que leva o animal!!!

A senhora teve muito boa vontade na maior parte das alturas, e até queria agradar, mas BOLAS!!!
Isto p dar banhos e tosquias, não é só ter uma banheira com água quente, CARAMBA!

Para este servicinho, faço eu em casa!!!!

Desculpem lá o desabafo, mas deixou-me frutrada e indignada!!!!

Nota: O westie que saiu de lá antes, penso que a cabeça não estava exageradamente mal, mas no corpo, o gajo parecia que trazia um abatjour vestido!!! Deve ter sido por isso que os donos "satisfeitos" pediram factura!...
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sábado jun 15, 2013 9:26 am

Não percebo a surpresa, isso são 90% das tosquias & banhos em Portugal... como é possível? Simples, os donos não querem saber.
Não assistem, não perguntam se tem curso apropriado, que produtos usam, etc. E pior ainda é serem cegos ou não quererem saber do resultado final, a maioria dos cães ficam feios neste tipo de tosquias.
A culpa vai ser sempre que quem usa este tipo de serviços amadores.

O meu conselho é perguntar da próxima vez quem é a tosquiadora e pedir um contacto, ligar e esclarecer todas as questões antes da tosquia. É fácil ver quando são amadores e quando são groomers minimamente qualificados (não é garantia de qualidade mas é um primeiro passo!).
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jun 15, 2013 2:07 pm

Realmente eu não gostei nada da experiência.

Cheguei a ponderar sair com ela debaixo do braço, coisa que faria se a outra não parasse de lhe tentar tirar os nós á bruta! Mas eu fui firme e a outra parou. E deve pensar que eu não a estava a topar quando se estava a meter á frente para eu não ver enquanto arrancava um nó "num instantinho"! E eu estou consciente que a maior parte das pessoas assiste a isto sem fazer reparos apenas a rezar p que acabe rápido!!

E também me ocorreu "Se esta não para, nunca mais na vida lhe vou conseguir pentear as orelhas!!!!"

Mas indigna-me a falta de profissionalismo ou sequer o interesse. Nem sequer sabia que havia aqui ao pé da porta uma exposição canina todos os anos! Eu teria interesse, quereria ver outros cortes e acabamentos! O trabalho das outras pessoas! Quer dizer, até uma má cabeleireira terá tesouras afiadas e que cortem!!!! Se a pessoa não tem qualquer interesse pelo que está a fazer, deveria realmente procurar outro trabalho!

Não tinha consciência desses tais 90%.

Também não me passou pela cabeça deixa-la lá sem ver o processo, sem o conhecer primeiro e ainda bem.
Fica o aviso para as outras pessoas !
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sábado jun 15, 2013 2:25 pm

Sim é verdade...
Infelizmente esses casos são MUITO comuns...
A cena de não colocar algodão nas orelhas vá que não vá(nem eu coloco e nunca tive problemas). O facto de usar um secador e não um expulsador(depende, depende muito do tipo de secador). Mas depois de ler o resto, aí sim passei-me.
Enfim, casos destes é uma pena mesmo.
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo jun 16, 2013 1:31 am

Infelizmente para se cuidar de cães a nível de grooming como serviço, não se é obrigado por lei a ter uma formação. Existem portanto muitos curiosos a praticar esta atividade sem conhecimentos para tal. Cabe aos donos selecionarem o profissional para tratarem dos seus animais, e para isso convém mesmo tentar conhecer um pouco do seu trabalho e dos seus métodos. O mesmo não acontece com veterinários, porque no caso dos veterinários, todos eles têm formação para exercer veterinária, embora claro, uns melhores do que outros, com menos ou mais experiência, interesse e dedicação, são todos veterinários. E mesmo assim, não são poucas as pessoas que escolhem a dedo o veterinário para os seus animais.

Dos relatos, há evidentemente erros que não se devem cometer (e não digo que nunca tenha cometido alguns deles, que mais não seja no inicio), mas há alguns aspectos questionáveis.

O uso de secador versus expulsor é muito relativo. Eu não tenho expulsor, até porque eu trabalho em várias clinicas e ando sempre cheia de materiais e produtos atrás, tenho de pensar em tudo o mais portátil possível, e secador incluído, porque algumas delas não têm equipamento de secagem. Mas eu garanto, e alguns daqui poderão confirmar, que o meu secador é mais potente que muitos expulsores juntos! Aliás, eu prefiro o meu secador do que os expulsores de três locais onde trabalho, e são todos diferentes.

Quanto ao algodão nos ouvidos... eu raramente coloco, só o faço se o animal tiver algum problema, nomeadamente otite. A água não provoca otites, se for limpa. O que provoca otites é a falta de higiéne dos ouvidos, se forem ouvidos bem tratados e limpos com regularidade, o cão não apanha otites por entrar água. Por coincidência a Isabel Nobre publicou à uns dias um artigo no FB, muito interessante, que refere, entre outras coisas, essa questão.

"Another clear statement from Dr. Newton was that “Bathing with clean water will NOT cause ear infections.” Contaminated water may introduce microbes that lead to ear infections, but clean water is not a problem."

http://groomwise.typepad.com/bbird/2013 ... cking.html

Há outro aspecto engraçado! Eu permito "tudo" aos meus clientes... podem ajudar a dar banho, podem ajudar na secagem, podem agarrar o cão e dar mimos a meio, mesmo que isso me atrapalhe, podem pegar num pente ou na escova e dar uns toquezinhos, mas... nas minhas tesouras... ninguém pega! :lol: São as minhas varinhas mágicas, e eu sou a única fada que as pode usar :lol: Por acaso nunca nenhum cliente me pediu ou agarrou numa tesoura, quando o fizerem levam palmada na mão! :twisted:
sueska
Membro Veterano
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

domingo jun 16, 2013 2:06 am

Eu nao era capaz de deixar o meu cao a ganir porque alguem o penteava! No minimo dizia chega, pagava e vinha.me embora! A minha cadela toma poucos banhos e a tosquiadora eu ate gosto dela. A minha cadela nao gane mas nao gosta nada. Mas tb nao fica traumatizada. A rapariga usa produtos da hery. Tem um secador proprio que é o que a petra gosta menos.
Acho que me passava num sitio assim. :)
Eu so nao a lavo em casa por causa do secador, um normal nao da no pelo dela.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo jun 16, 2013 3:26 am

Há uma diferença entre ir ao barbeiro e ir ao cabeleireiro,tudo depende do resultado pretendido.
pessoalmente, quando a coisa justifica-se, vai mesmo de máquina, tudo a eito.
Só a cabeça e a cauda é que ficam.
Mas eu não sou esquisito com essas coisas.
Quanto ao resto, não pense mais nisso, eu faria a mesma coisa e não voltava.
Sou muito esquisito a deixar o meu canídeo ou submeter o meu canídeo a terceiros.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

domingo jun 16, 2013 9:52 am

SeniNuki:
Procure sobre dessenbilização e contracondicionamento...
Vá ao vet sem ter nada marcado (só com a cadela), qualquer tipo de rotina que seja feita para ir ao vet tem que ser contracondiocionada... no vet , pode fazer contracondicionamento na sala de espera e quando ela ficar mais confortável sair.
Outra hipótese é ir até lá e vir embora (sem que ela veja o vet)...

Há muita coisa que pode ser feita, demora tempo mas vale a pena...

Quanto ao algodão, estou de acordo com a dani...
LilyLeah
Membro
Registado: segunda mai 06, 2013 4:01 pm

terça jun 18, 2013 10:06 pm

Pelo que eu pesquisei perguntei no vet e a formadora do curso de estética canina foi que o algodão nos ouvidos só é necessário caso o animal esteja com problemas de otite. Caso contrario não é necessário e há até alguns tosquiadores formados que no curso lhes ensina a lavar os ouvidos no banho com a água. Como me disseram por exemplo, quando vão a praia ou a piscina e os cães vão para a água ninguém (ou quase ninguém) mete o algodão, vai dar ao mesmo.

Bem isto foi a explicação que me deram agora cada um tira as conclusões que quiser :lol:
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça jun 18, 2013 11:09 pm

LilyLeah,

Acredito que sim.
Mas se entretanto a cadela começar a coçar-se uns dias depois do banho, lá fico eu com minhoquices na cabeça e pode ser só do calor. Ou dos poléns. Assim, sou uma dona menos mariquinhas!

Por outro lado, também me questiono. A água limpa, talvez não cause otites. Mas a permanência de água em cães com orelhas longas (logo, menos arejadas), poderá criar um ambiente húmido muito propício ao aparecimento de alguma colónia de bactérias.

Na. Prevenir não custa nada.
LilyLeah
Membro
Registado: segunda mai 06, 2013 4:01 pm

terça jun 18, 2013 11:37 pm

srYuki Escreveu:LilyLeah,

Acredito que sim.
Mas se entretanto a cadela começar a coçar-se uns dias depois do banho, lá fico eu com minhoquices na cabeça e pode ser só do calor. Ou dos poléns. Assim, sou uma dona menos mariquinhas!

Por outro lado, também me questiono. A água limpa, talvez não cause otites. Mas a permanência de água em cães com orelhas longas (logo, menos arejadas), poderá criar um ambiente húmido muito propício ao aparecimento de alguma colónia de bactérias.

Na. Prevenir não custa nada.
Claro eu faria o mesmo sinceramente :p ehehe
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quinta jun 20, 2013 9:18 am

srYuki Escreveu:
Por isso a importancia da limpeza regular nesses cães ;)
__dani__ Escreveu: O que provoca otites é a falta de higiéne dos ouvidos, se forem ouvidos bem tratados e limpos com regularidade, o cão não apanha otites por entrar água.
Responder

Voltar para “Cães”