Tosse de Canil

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

terça dez 09, 2003 9:19 pm

Boas,
o Paco está com tosse de canil. Parece que a apanhou no canil onde o deixei durante uma semana. Quando o fui buscar ele pareceu estar apático, não me fez uma grande festa quando o fui buscar, e quando estava em casa passava maior parte do tempo a dormir, só se mexia mais quando ouvia falar em "rua", "bola" e "ração",(pensei que estava amuado por ter lá estado uma semana :o ) até que esta noite apanhei um susto, ouvi-o a fazer uns barulhos estranhíssimos, parecia um porco, e vi que estava ranhoso. Fui com ele ao vet, que assim que o viu disse "só espero que não seja esgana...", apesar de estar vacinado, está com tosse de canil e tem os brônquios num bonito estado... estranho é que só hoje é que ele esteja assim, mas a vet diz que foi o período de incubação e só agora deu para reparar... Levou 4 injecções de antibiótico, está a tomar Bisolvon e Ronaxan... :roll:
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça dez 09, 2003 9:25 pm

Olá

A tosse do canil é fácil tratamento pelo menos os que já tratei . O unico senão é que tem que o deixar sozinho pq é altamente contagioso para outros animais. Vai ver que daqui a 8/10 dias já tá td sob controle ;)

As melhoras

Sandra Albuquerque
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

terça dez 09, 2003 10:50 pm

Não o tinha vacinado? Eu até julgava que qualquer canil exigia a vacina da tosse de canil para aceitar cães... a minha Rebeca está vacinada.
De qualquer maneira, penso que a tosse de canil é de relativamente fácil cura, com alguma paciência vai-se lá. Não se esqueça é que é muito contagiosa!
Melhoras para o seu amiguinho! :)
AleCa
Membro
Registado: quinta nov 06, 2003 6:43 pm
Localização: Cadela - Kyara, Gatos - Mel, Bianca, Cuca, Pirralho, Soneca, Lana e Dolly

terça dez 09, 2003 10:54 pm

Dalilah Escreveu: Não o tinha vacinado? Eu até julgava que qualquer canil exigia a vacina da tosse de canil para aceitar cães... a minha Rebeca está vacinada.
De qualquer maneira, penso que a tosse de canil é de relativamente fácil cura, com alguma paciência vai-se lá. Não se esqueça é que é muito contagiosa!
Melhoras para o seu amiguinho! )
Não faço ideia se vou dizer uma asneira do tamanho do mundo... :oops: , mas a vacina da tosse do canil não faz parte do plano de vacinação obrigatório, pois não? Vacinei a minha cadela, mas fiquei com a ideia que não era obrigatório... informem-me melhor sobre isto , por favor?
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta dez 10, 2003 12:10 am

Olá

A única vacina obrigatória é a da raiva...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
AleCa
Membro
Localização: Cadela - Kyara, Gatos - Mel, Bianca, Cuca, Pirralho, Soneca, Lana e Dolly

quarta dez 10, 2003 12:26 am

CasadeAnaval Escreveu: Olá

A única vacina obrigatória é a da raiva...
:oops: :oops: :oops: Pois tem razão...

Pensava que estava a dizer uma asneira e afinal saiu uma GRANDE asneira, mas o que eu queria dizer mesmo, não é obrigatória, obrigatória é se a vacina da tosse de canil faz parte da maioria dos planos de vacinação aplicados... espero que seja desta... ufffaaaaaaaa

E Obrigado pela resposta ;)
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta dez 10, 2003 12:30 am

Não disse asneira nenhuma.

Os esquemas de vacinação dependem dos donos e dos veterinários. também não existe muita gente que vacine os cães contra a piroplasmose, por exemplo...

Fique bem
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
AleCa
Membro

quarta dez 10, 2003 12:35 am

CasadeAnaval Escreveu: Não disse asneira nenhuma.

Os esquemas de vacinação dependem dos donos e dos veterinários. também não existe muita gente que vacine os cães contra a piroplasmose, por exemplo...

Fique bem
Já agora se não for pedir muito :oops: , gostaria de colocar uma dúvida... os planos de vacinação são "aplicados" pelos veterinarios de acordo com o nível de risco de certas doenças, certo? Eu quando tomei conhecimento da tosse de canil pedi para vacinar a minha cadela, mas como posso eu, que não entendo nada de veterinária, ter noção de quais as vacinas que a minha cadela necessita?

Grande confusão que eu estou a fazer... isto deverá concerteza ser da responsabilidade do veterinário... bem, coloco de a questão de outra forma, quais as vacinas existentes e se é aconselhavel a aplicação de todas num cão?

Peço desculpa pela confusão... :oops:
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta dez 10, 2003 12:41 am

Existem aqui pessoas mais habilitadas que eu para falar disto como a Elsa ou a Sealords.

julgo não ter nad a ver com o risco em certas zonas mas sim, com os hábitos tomados pelo veterinário nos locais onde estagiou e onde adoptaram esquemas de vacinação.

A noção não cabe aos donos mas ao médico-veterinário que deve avaliar o esquema a ser seguido.

Uma coisa que eu discordo é a chamada vacinação excessiva, ou seja, em cães adultos dar várias doses de uma imunização que poderia ser dada de uma só vez, o que dá mais pilim para o veterinário...

Notem é calro que nem TODAS as vacians podem ser dadas combinadas por isso não comecem a fazer contas pois podem estar e muitas vezes ESTARÃO a ser injustos....

Efectivamente as vacinas é que dão o grosso do dinheiro e permitem ( escandalizem-se agora amigos) as esterilizações baratuchas a 230 euros para gata ;) .

mas como em tudo tem de haver bom senso...
AleCa
Membro

quarta dez 10, 2003 12:46 am

CasadeAnaval Escreveu: Existem aqui pessoas mais habilitadas que eu para falar disto como a Elsa ou a Sealords.

julgo não ter nad a ver com o risco em certas zonas mas sim, com os hábitos tomados pelo veterinário nos locais onde estagiou e onde adoptaram esquemas de vacinação.

A noção não cabe aos donos mas ao médico-veterinário que deve avaliar o esquema a ser seguido.

Uma coisa que eu discordo é a chamada vacinação excessiva, ou seja, em cães adultos dar várias doses de uma imunização que poderia ser dada de uma só vez, o que dá mais pilim para o veterinário...

Notem é calro que nem TODAS as vacians podem ser dadas combinadas por isso não comecem a fazer contas pois podem estar e muitas vezes ESTARÃO a ser injustos....

Efectivamente as vacinas é que dão o grosso do dinheiro e permitem ( escandalizem-se agora amigos) as esterilizações baratuchas a 230 euros para gata ;) .

mas como em tudo tem de haver bom senso...
Eu também realmente tenho uma grande lata, fico aqui sentada à espara da resposta (papinha pronta!!)!!! :lol:

Vou pesquisar um pouco o assunto e depois coloco as duvidas.

Quanto à aplicação das vacinas, não se será certo ou errado, mas aquelas(ok, acho que é da esgana, parvovirose, hepatite e qualquer coisa mais... :oops: ) foram aplicadas de uma só vez e passado um mês o reforço, mas novamente todas juntas. Só a da raiva e a da tosse de canil é que foram em separado.
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quarta dez 10, 2003 12:49 am

AleCa Escreveu: Quanto à aplicação das vacinas, não se será certo ou errado, mas aquelas(ok, acho que é da esgana, parvovirose, hepatite e qualquer coisa mais... :oops: ) foram aplicadas de uma só vez e passado um mês o reforço, mas novamente todas juntas. Só a da raiva e a da tosse de canil é que foram em separado.
Pois, o Paco tem as vacinas todas, mas lá que está com Tosse de Canil isso está...

Já agora, Vasco, o que é "piroplasmose"?
AleCa
Membro

quarta dez 10, 2003 12:56 am

Voltei!

Fui exercitar os dedos e então é assim, existem as seguintes vacinações para cães: esgana, parvovirose, hepatite, parainfluenza, leptospirose, tosse de canil e raiva, está correcto isto? Alguém que saiba, por favor!

Então na primeira vez a minha cadela levou: para a esgana, hepatite, parainfluenza, parvovirose e leptospirose, tudo de uma só vez, passado um mês o reforço das mesmas. Mais tarde da raiva e tosse de canil em separado... pelas minhas contas, não falta nenhuma, certo?
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quarta dez 10, 2003 9:15 am

Olá, eu também não sabia que havia a vacina da tosse do canil e os meus apanharam á duas semanas, todos, primeiro um depois o outros....mas depois do antibiótico já estão bem, agora daqui por mais um mês vão todos á vacina, para não voltar a acontecer :oops:
Mas a verdade é que nenhum vet me falou dessa vacina e eu vou a mais do que um e nunca tinha ouvido falar ;)
As melhoras do canito :D
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta dez 10, 2003 9:46 am

Um dos meus cães tb teve tosse do canil há pouco tempo. A questão da vacina, é que é só contra uma estirpe da tosse do canil, não contra todas as existentes....

Mas façam umas pesquisas aqui no forum, que há bem pouco tempo falou-se aqui disso.....

Beijinhos,

Sandra
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta dez 10, 2003 11:01 am

Olá,
A Vacina da Tosse de canil é como a vacina da gripe para os humanos, ou seja, não garante que não se apanhe! De facto, como alguém já referiu a vacina não cobre todas as estirpes da doença.
Olá, eu também não sabia que havia a vacina da tosse do canil e os meus apanharam á duas semanas, todos, primeiro um depois o outros....mas depois do antibiótico já estão bem, agora daqui por mais um mês vão todos á vacina, para não voltar a acontecer
Olá,
Se os seus cães já tiveram tosse de canil este ano, então já estão 'vacinados' e não faz qualquer sentido dar-lhes a vacina daqui a um mês. Com efeito, se já tiveram a doença este ano já criaram os anticorpos para a combater ( que era precisamente o que a vacina iria fazer).
Os meus cães só foram vacinados contra a tosse de canil uma vez, quando foram a uma escola de treino. Infelizmente, nessa mesma escola de treino foram contagiados!
Desde aí decidi que nunca mais iria dar a vacina ( só se for obrigado). De facto, a não ser que estejam em canis, escolas ou outros locais com muitos cães ( que não é o caso), o risco de contágio é redizido. Se apanharem a doença, o tratamento é tão fácil e rápido que a vacina nem se justifica.

Abraços
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”