Comportamento com a comida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
tiago26
Membro
Registado: terça fev 10, 2009 9:45 am

sexta jul 12, 2013 12:18 pm

Boa tarde,

tenho um cão com 1 ano e meio e hoje pela primeira vez aconteceu uma situação muito desagradável. Como sempre dei-lhe um tempo determinado para comer a ração, porém, hoje quando vou para tirar a ração ele começou a rosnar-me! Pela primeira vez ele reagiu assim.
Entretanto já fiz novamente o procedimento e ele voltou a faze-lo. O que eu tento fazer é colocar-me entre ele e a pia porém, mal eu me aproximo ele começa a rosnar. Eu tenho quase a certeza que ele não me ferra porém, à um dia atrás tinha a certeza que ele nunca me iria rosnar, logo tenho algum receio.
Já tentei aproximar-me com o regador e colocar o regador à minha frente até me conseguir colocar entre ele e a pia, mas umas vezes tenho êxito noutra não consigo.

Será que alguem já conseguiu resolver um problema semelhante?
Cumps
Tiago Ferreira
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sexta jul 12, 2013 12:29 pm

E o que fez quando ele lhe rosnou?
Comigo levava um "reforco positivo" no focinho logo no momento a ver se repetia a façanha...

Se se acanhou e retirou a mão deu-lhe terreno para a proxima se esticar mais um bocadinho.

Pedro
afterdark
Membro Veterano
Registado: sábado abr 20, 2013 5:49 pm

sexta jul 12, 2013 12:34 pm

"reforço positivo" no focinho.

Muito bom looooooooooool
tiago26
Membro

sexta jul 12, 2013 12:44 pm

No momento disse "Não" a alto e bom som. O meu problema é que no momento fiquei sem reação. E da segunda vez, já ficou um pouco de pé atrás porque se morder é a mim. O meu problema é que mal eu me aproximo ele fica na posição "vai não vai"!
Cumps
Tiago Ferreira
afterdark
Membro Veterano

sexta jul 12, 2013 12:46 pm

Que cão é?
tiago26
Membro

sexta jul 12, 2013 12:50 pm

É um rafeiro, com perto de 10kg.
Sei que há gente que defende que quando eles comem que não devem ser encomudados, porém eu não penso dessa forma.
Cumps
Tiago Ferreira
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sexta jul 12, 2013 12:51 pm

Pois... acho que lhe esta a mostrar medo e isso nao e bom sinal. De-lhe a comida à mão ( ponha a tigela no colo por exemplo), e ele so come da sua mão. Tente levar a coisa a bem demonstrando que a sua presenca quando ele esta a comer é positiva e que não é motivo de ameaça. Reforce com palavras como "Muito bem" e "lindo menino" enquamto estiver a comer. Se rosnar levante-se com a comida e nao he diga nada nem lhe de mais..

Acho que facilmente vai emendar isso.

Pedro
afterdark
Membro Veterano

sexta jul 12, 2013 12:52 pm

Ah.. sinceramente eu fazia como o ElMariachi disse, um reforço positivo no focinho.

Não admito que nenhum cão meu me rosne.

A parte de dar comida na mão parece-me uma excelente ideia.
tiago26
Membro

sexta jul 12, 2013 1:02 pm

ElMariachi Escreveu:Pois... acho que lhe esta a mostrar medo e isso nao e bom sinal. De-lhe a comida à mão ( ponha a tigela no colo por exemplo), e ele so come da sua mão. Tente levar a coisa a bem demonstrando que a sua presenca quando ele esta a comer é positiva e que não é motivo de ameaça. Reforce com palavras como "Muito bem" e "lindo menino" enquamto estiver a comer. Se rosnar levante-se com a comida e nao he diga nada nem lhe de mais..

Acho que facilmente vai emendar isso.

Pedro
Eu punha e tirava a tigela sem problema nenhum, dava-lhe de comer à mao e nada...Hoje foi a primeira vez. Ainda ontem à noite lhe dei a comida à mao. Agora a minha dúvida é se ele é pocessivo com a comida ou com a tigela?
afterdark Escreveu:Não admito que nenhum cão meu me rosne.

A parte de dar comida na mão parece-me uma excelente ideia.
Eu também admitia, e não é o único cão que tenho e este está a passar-se...

Relativamente ao outro cão, ele foi mordido hoje porque ele tentou chegar perto quando ele estava a comer.
Cumps
Tiago Ferreira
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

sexta jul 12, 2013 1:21 pm

Ainda há dias deu um episódio no Cesar que abordava precisamente esse problema... Uma raquete também é uma boa ideia para sua protecção... O caso do episódio era mais grave, o Cesar chegou a recorrer a um braço falso que o cão atacava também quando se aproximava da comida. A questão é, você sente realmente medo? Eu por exemplo, se fosse comigo, acho que não teria medo nenhum pois nem estou a imaginar a minha cadela a fazer isso... Provavelmente tinha um correctivo logo no momento. Eu desde sempre a habituei à minha presença no momento da refeição, sempre meti lá as mãos, mexia nela enquanto comia, etc... Também não concordo com a teoria que não deve incomodar os animais enquanto comem. Eles têm que perceber o seu lugar na hierarquia e se o dono decide mexer, tocar, etc, ele tem que acatar! Boa sorte!
tiago26
Membro

sexta jul 12, 2013 1:35 pm

Eu também fiz sempre isso. Nunca me tinha acontecido nada do género, nem com este nem com outro. O problema foi mesmo hoje. Foi a primeira vez que eu vivenciei uma situação assim.
Eu pessoalmente nunca tive medo, porém naquele momento fiquei com receio. Da segunda vez que repeti o procedimento ele já rosnava mas eu não dei a parte fraca.
Cumps
Tiago Ferreira
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta jul 12, 2013 1:46 pm

tiago26 Escreveu: O que eu tento fazer é colocar-me entre ele e a pia porém, mal eu me aproximo ele começa a rosnar. Eu tenho quase a certeza que ele não me ferra porém, à um dia atrás tinha a certeza que ele nunca me iria rosnar, logo tenho algum receio.
É, não tenha tanta certeza assim. Rosnar é aviso de mordida. Se o seu cão rosna, isso significa que já esteve mais longe de morder...
Esse problema que o seu cão chama-se "guarda de recursos" (resource guarding), e é mais natural do que se pensa.
Tem aqui um bom link que lhe explica a coisa e até lhe dá um programa de passos a seguir para tratar do seu problema.
http://www.patriciamcconnell.com/theoth ... prevention
A pessoa em causa tem mais experiência e conhecimentos acerca do tema do que toda a gente neste fórum em conjunto. Se lhe quiser dar crédito ou não, só o Tiago saberá.
Palmeida92
Membro Júnior
Registado: sábado mai 18, 2013 9:32 am

sexta jul 12, 2013 3:36 pm

A minha patuda quando veio com 4 meses para casa também houve uma fase em que começou a rosnar quando me aproximava.

O que fiz foi dar-lhe a comida com a mão e também obrigá-la a sentar antes de lhe dar a comida. Todos os dias ficava á beira dela enquanto ela comia e ia remexendo a comida enquanto ela estava a comer também. Quando ela me rosnava enquanto eu mexia na comida, dava-lhe um "reforço positivo" xD no focinho e retirava a tigela da comida.

Agora não me rosna, posso mexer na comida à vontade, fazer-lhe festas. Com os ossos também rosnava, mas fazendo o mesmo método, deixou de o fazer.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sexta jul 12, 2013 3:50 pm

https://www.youtube.com/watch?v=xjpP5EZC7HI
Este também não é um mau método.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta jul 12, 2013 4:33 pm

MiMoo Escreveu:https://www.youtube.com/watch?v=xjpP5EZC7HI
Este também não é um mau método.
Ah pois não... :roll: Tadinho do cão, não pode ser contrariado, não pode ouvir um "não", não se lhe pode tirar a comida, "a dona é que dá, não quem tira..." Bah.... :roll:

A dona dá e tira quando quer, é a "democracia" que tem de imperar na relação dono/cão. Se o cão apanhar uma porcaria na rua e for preciso tirá-la da boca como é?? Se o cão apanhar comida que não é dele e for preciso tirar??

Este dono hesitou da primeira vez, mostrou medo, e o cão percebeu isso, agora pouco há a fazer sem a ajuda de um profissional, pois o dono já mostrou que não vai conseguir resolver o problema sozinho.

O meu método é mais este: https://www.youtube.com/watch?v=MTxSrfWYjW0 aos 8 minutos mais ou menos...

O método do ElMariachi (reforço positivo no focinho) é também o meu método, aliás, nunca o precisei de usar porque nunca admiti a cão nenhum meu que me rosnasse ao comer, nem ossos, algo que eles gostam tanto... aliás, nunca admiti que cão nenhum meu me rosnasse, ponto.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”