Crescimento dos Testículos do Wally

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

virguL
Membro Júnior
Registado: domingo jun 02, 2013 11:29 pm

terça jul 16, 2013 4:55 pm

Boa tarde,

Será que me podem dar a vossa opinião?
O Wally é um Westie com 3 meses, e os seus testículos ainda não cresceram, ou pelo menos ainda não saíram cá para fora.

A veterinária diz que se aos 5 ou 6 meses ainda assim estiver, o melhor seria a castração do Wally.

O que acham?

Obrigado.
ZZiggy
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

terça jul 16, 2013 5:04 pm

Acho que a Vet tem toda a razão..... em raças tao pequenas nao sei bem se nessa idade é vulgar ou nao os testiculos ainda n terem descido, porém, senao descerem a castração é altamente recomendada..... para prevenir o aparecimento de tumores no futuro, fruto da elevada temperatura a que os testiculos estao sujeitos no interior do corpo ao invés da temperatura ligeiramente inferior e normal que deveria ter no interior da bolsa escrotal.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

terça jul 16, 2013 5:55 pm

Se até aos 5-6 meses não desceram, já não vão descer.
Para evitar problemas futuros devido aos testículos estarem intraabdominais (como já foi referido anteriormente), o indicado é castrar sim. Mesmo que desça só um dos testículos, o melhor é tirar os 2 (porque é um problema com base genética e deve evitar-se a reprodução desses cães).

Mas eu não me preocupava com isso até aos 5-6 meses... nem mexa muito (traumatismo pode fazer com que eles voltem para o abdómen). Quando for fazer a vacina da raiva, o vet que veja se desceram ou não... caso não tenham descido marque castração.
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

terça jul 16, 2013 6:11 pm

Esse conselho de não mexer muito... Se os consegue sentir no abdómen, deveria usar os dedos indicador e médio para os puxar para o escroto suavemente. Se o anel inguinal fechar os testículos vão ficar retidos no canal e têm de ser retirados. O melhor é ir colocando-os na posição certa, antes que o canal feche, e para o escroto alargar.
MiMoo
Membro Veterano

terça jul 16, 2013 6:12 pm

Tumbleweed Escreveu:Esse conselho de não mexer muito... Se os consegue sentir no abdómen, deveria usar os dedos indicador e médio para os puxar para o escroto suavemente. Se o anel inguinal fechar os testículos vão ficar retidos no canal e têm de ser retirados. O melhor é ir colocando-os na posição certa, antes que o canal feche, e para o escroto alargar.
Isso é uma manobra que deve ser feita por um veterinário...!
Tumbleweed
Membro Veterano

terça jul 16, 2013 6:21 pm

Isto é para fazer várias vezes ao dia. Parece-me bastante imprático só poder ser feito por um veterinário.
MiMoo
Membro Veterano

terça jul 16, 2013 6:35 pm

Tumbleweed Escreveu:Isto é para fazer várias vezes ao dia. Parece-me bastante imprático só poder ser feito por um veterinário.
Imprático é tentar fazer em casa algo que leu num fórum. Mais fácil ser explicado pelo vet como se faz.
Além disso, não é muito "aconselhável" uma vez que a condição tem base genética.
Tumbleweed
Membro Veterano

terça jul 16, 2013 6:51 pm

MiMoo Escreveu:
Tumbleweed Escreveu:Isto é para fazer várias vezes ao dia. Parece-me bastante imprático só poder ser feito por um veterinário.
Imprático é tentar fazer em casa algo que leu num fórum. Mais fácil ser explicado pelo vet como se faz.
Além disso, não é muito "aconselhável" uma vez que a condição tem base genética.
Não vejo o que é que a base genética tem a ver com fazer os testículos descer. O que não é aconselhável é usar o cão para reprodução. Mas o cachorro ainda só tem 3 meses. E há bons motivos para um dono não querer castrar um cachorro, especialmente um tão novo.

Eu não sei se a MiMoo alguma vez mexeu num cachorro com os testículos recolhidos, mas às 6-8 semanas são raros os machos que os têm sempre no escroto. Se está mais frio, ou se levam uma rosnadela, recolhem os testículos. Voltar a puxá-los para baixo não é nenhuma manobra complicada nem dolorosa. Mas concordo que pode sempre pedir ao veterinário para o ensinar como se faz.
MiMoo
Membro Veterano

terça jul 16, 2013 6:57 pm

Tumbleweed Escreveu:Não vejo o que é que a base genética tem a ver com fazer os testículos descer. O que não é aconselhável é usar o cão para reprodução. Mas o cachorro ainda só tem 3 meses. E há bons motivos para um dono não querer castrar um cachorro, especialmente um tão novo.

Eu não sei se a MiMoo alguma vez mexeu num cachorro com os testículos recolhidos, mas às 6-8 semanas são raros os machos que os têm sempre no escroto. Se está mais frio, ou se levam uma rosnadela, recolhem os testículos. Voltar a puxá-los para baixo não é nenhuma manobra complicada nem dolorosa. Mas concordo que pode sempre pedir ao veterinário para o ensinar como se faz.
Tem tudo a ver... é determinado por gene recessivo http://www.avalonkennels.net/canine%20c ... uidism.htm

"Genetic research has shown the likelihood of cryptorchidism to be inherited as a single autosomal recessive gene and to be sex-limited. Autosomal refers to a chromosome other than “X” and “Y” (which are the ones determining sex, i.e., XX= female, XY= male). Recessive means that for the trait to express itself it has to be inherited in “double dose”, one from the sire and one from the dam. If only one parent passes the trait to the puppy, it will be a “carrier” but the dominant counterpart (inherited from the other parent) will prevail, and the dog will appear as normal. Sex-limited means that if the proper genetic make up happens in a male, the trait will be expressed. That is, the dog will be a cryptorchid. But, the same genetic make up in a female will cause no abnormalities. In other words, only males will show the expression of this genetic make up.
Some books on canine genetics suggest a polygenic inheritance, but current thought strongly challenges this conclusion, leaning instead toward the single autosomal recessive theory for most breeds."

Já mexi sim. Por isso é que não é motivo para preocupações e mexericos... pelo menos até o canal inguinal fechar (aos tais 5-6 meses). Mas suponho que cada vet e cada pessoa tenha a sua abordagem ao assunto. Also.. o cachorro já tem 3 meses (12 semanas).
Tumbleweed
Membro Veterano

terça jul 16, 2013 7:35 pm

Eu sei que o criptorquidismo tem uma base genética. Não precisa de andar a tirar textos da net. Não percebo é o porque associar o ter uma base genética a não ser aconselhável fazer descer os testículos.

Os testículos retidos é que causam problemas, mas se saírem, não é a "base genética" que vai causar problemas...

Quando o anel inguinal estreitar, se eles estiverem retidos, já não há nada a fazer, a não ser uma intervenção cirúrgica. Portanto também não percebo a lógica desta afirmação...
MiMoo
Membro Veterano

terça jul 16, 2013 7:38 pm

Tumbleweed Escreveu:Eu sei que o criptorquidismo tem uma base genética. Não precisa de andar a tirar textos da net. Não percebo é o porque associar o ter uma base genética a não ser aconselhável fazer descer os testículos.

Os testículos retidos é que causam problemas, mas se saírem, não é a "base genética" que vai causar problemas...

Quando o anel inguinal estreitar, se eles estiverem retidos, já não há nada a fazer, a não ser uma intervenção cirúrgica. Portanto também não percebo a lógica desta afirmação...
A minha lógica é: se tem base genética, deve evitar-se ao máximo a reprodução. É para castrar de qualquer forma... o fazer descer à mão pode "esconder" a condição. Só por isso.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça jul 16, 2013 7:46 pm

Mas a unica maneira de evitar a reprodução é a castração?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
MiMoo
Membro Veterano

terça jul 16, 2013 10:25 pm

kitttten Escreveu:Mas a unica maneira de evitar a reprodução é a castração?
A 100%?? É.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta jul 17, 2013 2:56 pm

llloooolllll

A minha cadela mais velha tem 11 anos e nunca pariu, ah! e pasme-se está inteira!!! Um espanto não é?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
MiMoo
Membro Veterano

quarta jul 17, 2013 4:25 pm

kitttten Escreveu:llloooolllll

A minha cadela mais velha tem 11 anos e nunca pariu, ah! e pasme-se está inteira!!! Um espanto não é?
Acho que um macho não dá para ver se pariu ou não. Sabe lá se num dia qualquer o cão foge e vai engravidar a cadela do vizinho. Verdade seja dita, a única forma de garantir a 100% que não se reproduzem é a castração. Tudo o resto pode rondar, no máximo, os 99%... nunca se sabe os "e se". E não interessa que sejam donos responsáveis... pode acontecer a qualquer um.
Responder

Voltar para “Cães”