Comprar ou não um Pastor Alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sexta ago 02, 2013 9:35 am

ElMariachi Escreveu:So há uma coisa que nao percebo, e sem ironias porque nem tenho conhecimento suficiente da raça para tal, mas gostava que os mais entendidos me explicassem.

Os PA's que aparecem no vídeo na CRUFTS parecem claramente que algo de errado se passa com eles da forma como apoiam as patas traseiras e até o próprio andamento me parece incerto e descoordenado. O certo é que para lá estarem, em principio, serão exímios exemplares da raça e já com provas dadas em beleza e trabalho. São cães que "representam" o estalão da raça e como tal não devem sofrer nenhum desvio significativo á mesma. O próprio juiz refere isso.

Mas no entanto não deixo de achar anormal o estado em que eles se encontram. O PA deve ser assim? Este é o ideal ou o modelo a seguir dos PA'S?


Pedro
Bom dia.

Não sou conhecedor da CRUFTS nem dos cães que lá representam a raça, não posso por isso falar desse evento com segurança. No entanto posso dar-lhe a minha opinião sobre o tema em geral:

- os exímios exemplares da raça (em termos de estrutura) estão representados na sieger alemã e, em menor escala, nas siegers nacionais, das quais destacaria, por ordem de importância, a Argentina, a Francesa e a Italiana ( a ordem é meramente subjectiva).

- o movimento de um PA é prejudicado em rings de dimensões reduzidas, em que há pouco espaço para avaliar o trote em tracção, podendo produzir-se um movimento estranho como o que refere;

- angulações excessivas e fraqueza ligamentar produzem normalmente andamentos como os que refere. Os juizes deveriam penalizar os excessos e cingir-se estritamente ao referido no estalão. Aqui há uns 10 anos havia alguma tendência para premiar hipertipos (tamanho excessivo, angulações excessivas, inclinações da garupa excessivas) o que, na minha opinião, diminuia a funcionalidade dos exemplares. A SV tem desde essa altura contrariado essa tendência, a meu ver correctamente.

- se os cães que refere têm prova de trabalho passaram pelos testes e treinos que referi no post anterior, daí que me pareça errado estabelecer conexões entre as medidas propostas como ideais pelo estalão e problemas de saúde ou perda de funcionalidade.

A minha posição sobre este tema é muito simples: o estalão da raça é o guia para a reprodução, excessos e defeitos devem ser penalizados já que retiram funcionalidade.
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta ago 02, 2013 10:03 am

- o movimento de um PA é prejudicado em rings de dimensões reduzidas, em que há pouco espaço para avaliar o trote em tracção, podendo produzir-se um movimento estranho como o que refere;
Eu prometi que não intervinha mais aqui, mas por favor Zeca, quer dizer que o PA está tão bem cestruturado que num ring pequeno abana por todos os lados?
- se os cães que refere têm prova de trabalho passaram pelos testes e treinos que referi no post anterior, daí que me pareça errado estabelecer conexões entre as medidas propostas como ideais pelo estalão e problemas de saúde ou perda de funcionalidade.
quer dizer então, que mesmo abanando por todos os lados, mesmo sabendo que a inclinação da traseira em nada beneficia o animal, passando todos os testes que são propostos ele é na mesma um bom exemplar?[/quote]
Última edição por Charlie2 em sexta ago 02, 2013 11:07 am, editado 1 vez no total.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
JoseRCLopes
Membro Veterano
Mensagens: 296
Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm

sexta ago 02, 2013 10:31 am

Acha o movimento deste cão mau?
http://www.youtube.com/watch?v=QYZiFEWPg7A
Última edição por JoseRCLopes em sexta ago 02, 2013 10:46 am, editado 3 vezes no total.
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta ago 02, 2013 10:40 am

sim. O primeiro cão que aparece em live mais um bocadinho tinha os calcanhares no chão. É uma pena o que se fez com esta raça (e muitas outras), sendo uma das minhas preferidas fico sempre mais atenta, mas ao mesmo tempo com esperança porque já estão a fazer-se esforços para reverter este processo.
Ao memso tempo não consigo perceber como não é óbvio nas imagens que o animal faz um esforço extra para correr, uma vez que a spatas da frente e as patas traseiras são completamente desproporcionais. Entre os da crufts e os que me apresenta nesses vídeos não encontro diferenças, infelizmente.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
JoseRCLopes
Membro Veterano
Mensagens: 296
Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm

sexta ago 02, 2013 1:37 pm

https://www.facebook.com/GermanShepherd ... tos_albums
Nesta pagina da para ver os pastores Alemães, que estão na moda agora
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

sexta ago 02, 2013 1:45 pm

JoseRCLopes Escreveu:Acha o movimento deste cão mau?
http://www.youtube.com/watch?v=QYZiFEWPg7A
Neste caso muito sinceramente não. O cão tem a tal inclinação mas "aguenta-se das pernas" e tem um trote confiante. Mas este é um dos cães da CRUFTS?

Pedro
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta ago 02, 2013 1:46 pm

https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =3&theater

que horror. Não sei como é possível ver uma foto destas e achar o cão um bom exemplo. Quase nem tem quartos traseiros :| E nesta foto congelaram prcisamente o «wobbling» que obriga a pata traseira a ir para dentro, em vez de apoiar directamente no chão.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =3&theater

outro exemplo.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Souvenirs
Membro Veterano
Mensagens: 289
Registado: quarta mai 07, 2008 11:09 am

sexta ago 02, 2013 2:03 pm

Charlie2 Escreveu:sim. O primeiro cão que aparece em live mais um bocadinho tinha os calcanhares no chão. É uma pena o que se fez com esta raça (e muitas outras), sendo uma das minhas preferidas fico sempre mais atenta, mas ao mesmo tempo com esperança porque já estão a fazer-se esforços para reverter este processo.
Ao memso tempo não consigo perceber como não é óbvio nas imagens que o animal faz um esforço extra para correr, uma vez que a spatas da frente e as patas traseiras são completamente desproporcionais. Entre os da crufts e os que me apresenta nesses vídeos não encontro diferenças, infelizmente.
charlie, é escusado, mas partilho da sua opiniao, alias apesar de estarem aqui a bater no ceguinho que a minha cadela tem genetica de beleza e afins (ate pode ter) a ver se me afectam, a verdade é que a minha cadela não tem angulaçoes, e tem um movimento natural e bonito, nao "coxeia" a andar, corre como uma gazela e tem tudo como os p.As normais. se está fora de estalao por causa das angulaçoes? ainda bem que o está! a verdade é que pode reverter-se a tendencia e penso que foi isso que fizeram com a minha cadela, displasia A nos pais, e como users dizem ai, provavelmente os avós eram sapos. mas é revertivel e ainda bem!!! haja mais gente a faze-lo!!
JoseRCLopes
Membro Veterano
Mensagens: 296
Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm

sexta ago 02, 2013 2:13 pm

ElMariachi Escreveu:
JoseRCLopes Escreveu:Acha o movimento deste cão mau?
http://www.youtube.com/watch?v=QYZiFEWPg7A
Neste caso muito sinceramente não. O cão tem a tal inclinação mas "aguenta-se das pernas" e tem um trote confiante. Mas este é um dos cães da CRUFTS?

Pedro
Não este cão não é dos Crufts...
JoseRCLopes
Membro Veterano
Mensagens: 296
Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm

sexta ago 02, 2013 2:14 pm

Souvenirs Escreveu:
Charlie2 Escreveu:sim. O primeiro cão que aparece em live mais um bocadinho tinha os calcanhares no chão. É uma pena o que se fez com esta raça (e muitas outras), sendo uma das minhas preferidas fico sempre mais atenta, mas ao mesmo tempo com esperança porque já estão a fazer-se esforços para reverter este processo.
Ao memso tempo não consigo perceber como não é óbvio nas imagens que o animal faz um esforço extra para correr, uma vez que a spatas da frente e as patas traseiras são completamente desproporcionais. Entre os da crufts e os que me apresenta nesses vídeos não encontro diferenças, infelizmente.
charlie, é escusado, mas partilho da sua opiniao, alias apesar de estarem aqui a bater no ceguinho que a minha cadela tem genetica de beleza e afins (ate pode ter) a ver se me afectam, a verdade é que a minha cadela não tem angulaçoes, e tem um movimento natural e bonito, nao "coxeia" a andar, corre como uma gazela e tem tudo como os p.As normais. se está fora de estalao por causa das angulaçoes? ainda bem que o está! a verdade é que pode reverter-se a tendencia e penso que foi isso que fizeram com a minha cadela, displasia A nos pais, e como users dizem ai, provavelmente os avós eram sapos. mas é revertivel e ainda bem!!! haja mais gente a faze-lo!!
Qual é o criador da sua cadela?
Souvenirs
Membro Veterano
Mensagens: 289
Registado: quarta mai 07, 2008 11:09 am

sexta ago 02, 2013 2:21 pm

vitor manuel montouro soares tem o afixo de visoacamir.

realmente so me arrependo de nao ter videos dela, alem de nao ter maquina, (embora ja tenha pedido para me emprestarem) a minha net é das pré pagas, mas hei-de colocar aqui 1 video pelo menos
JoseRCLopes
Membro Veterano
Mensagens: 296
Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm

sexta ago 02, 2013 2:25 pm

Nunca vi PA's desse afixo em competição?
Cria so PA's?
Souvenirs
Membro Veterano
Mensagens: 289
Registado: quarta mai 07, 2008 11:09 am

sexta ago 02, 2013 2:28 pm

JoseRCLopes Escreveu:Nunca vi PA's desse afixo em competição?
Cria so PA's?
ha-de ver, em breve, pois a minha cadela está em treinos de mondioring, quando la fui tinha la os P.A's e os Pastores belgas.
zeca2
Membro Veterano
Mensagens: 553
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sexta ago 02, 2013 3:47 pm

Souvenirs Escreveu:
Charlie2 Escreveu:sim. O primeiro cão que aparece em live mais um bocadinho tinha os calcanhares no chão. É uma pena o que se fez com esta raça (e muitas outras), sendo uma das minhas preferidas fico sempre mais atenta, mas ao mesmo tempo com esperança porque já estão a fazer-se esforços para reverter este processo.
Ao memso tempo não consigo perceber como não é óbvio nas imagens que o animal faz um esforço extra para correr, uma vez que a spatas da frente e as patas traseiras são completamente desproporcionais. Entre os da crufts e os que me apresenta nesses vídeos não encontro diferenças, infelizmente.
charlie, é escusado, mas partilho da sua opiniao, alias apesar de estarem aqui a bater no ceguinho que a minha cadela tem genetica de beleza e afins (ate pode ter) a ver se me afectam, a verdade é que a minha cadela não tem angulaçoes, e tem um movimento natural e bonito, nao "coxeia" a andar, corre como uma gazela e tem tudo como os p.As normais. se está fora de estalao por causa das angulaçoes? ainda bem que o está! a verdade é que pode reverter-se a tendencia e penso que foi isso que fizeram com a minha cadela, displasia A nos pais, e como users dizem ai, provavelmente os avós eram sapos. mas é revertivel e ainda bem!!! haja mais gente a faze-lo!!
Bem, isto parece mesmo conversa de tias... uma acha que "é óbvio" que o cão (que vai em tracção, quem percebe alguma coisa do assunto sabe o que isto significa) faz um esforço extra, uma vez que as patas são "desproporcionais". Foi o cão que lhe disse que estava a fazer um esforço extra ou descobriu você mesma? Como explica que um cão desses faça uma prova de 20 km de trote? Quer dizer, você "olha" para o cão e vê logo ali que a traseira só pode ser prejudicial. Olhe, pelo que tem dito, eu também poderia dizer que você é burra... mas eu acho apenas que é desinformada.

Outra acha que uma cadela fora do estalão é uma obra prima da natureza , uma autentica gazela a correr, coisa do outro mundo que nenhum dos angulados fará, como é evidente... Gosta de PAs que estejam fora do estalão e que, se possível, sejam à borla? Que lhe faça muito bom proveito!

Enfim, vocês vencem-me pelo cansaço... por mais que eu vos peça para me dizerem quais as consequências negativas para o PA causadas pelas angulações traseiras ou inclinação da garupa, voltam sempre com a vossa retórica de iluminados da treta. É mesmo estar a falar para paredes...
Souvenirs
Membro Veterano
Mensagens: 289
Registado: quarta mai 07, 2008 11:09 am

sexta ago 02, 2013 3:53 pm

ó zequinha, caso nao saiba a minha cadela á borla, fora de estalao, neta de caes de beleza e afins e afins, trota!! e muito bem sem parecer uma deficiente a andar!! mas deixe lá um dia quando tiver o filme eu ponho aqui,e mais, tem fotos da minha cadela a fazer força nas patas e continua a nao parecer deficiente..mas enfim fique la com a sua..mente de criadores nao muda de qualquer das formas..é muita lavagem cerebral! para nao falar que cai mal admitirem que os caes com patas assim enfim..é que tira lucro e prestigio e nao vendem cães eu percebo..é como o nosso amigo diz "mentiras ditas muitas vezes.." tal e qual!!

e gostava de saber como defendem o caso, quando caes sem serem rebaixados trotam tao bem como os rebaixados, lá vai o vosso argumento por terra! que ja antes nao era grande argumento sinceramente.
Última edição por Souvenirs em sexta ago 02, 2013 4:00 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”