Transportar cão num autocarro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

paprika201
Membro
Mensagens: 89
Registado: quinta jul 16, 2009 12:17 am

sexta jul 26, 2013 2:43 pm

Olá :)
Amanhã estava para ir para a Nazaré de autocarro da linha interurbana apartir de Fátima, no entanto queria levar o meu cão que é de porte pequeno (pinscher). Gostaria de saber se é permitido e se já alguem levou o seu animal no autocarro na parte dos passageiros, pois eu liguei para a rodo e disseram me que só de Expresso é que pode ir junto do passageiro, de autocarro interurbano tem de ir na bagageira e é se o autocarro tiver e como é obvio não acho que o cão ir na bagageira seja algo bom pra ele.
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

sexta jul 26, 2013 2:57 pm

Lei n.º 92/95
de 12 de Setembro


Artigo 7.º
Transportes públicos
Salvo motivo atendível - designadamente como a perigosidade, o estado de saúde ou de higiene - os responsáveis por transportes públicos não poderão recusar o transporte de animais de companhia, desde que devidamente acompanhados e acondicionados.

Mais ..

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/transpo ... blicos/368
http://dre.pt/pdf1s/2009/08/16500/0561305614.pdf

Foi o que apanhei numa rápida busca .. à uns tempos andei a pesquisar sobre este assunto e o que me ficou na ideia é que nos autocarros, por exemplo, deveria haver um local destinado aos animais de estimação delineado por linhas amarelas (coisa que nunca vi) ...
Como o seu cão e de pequeno porte, se levar uma caixa transportadora com ele la dentro, duvido que possam implicar por o levar ao seu lado (ele vai bem acondicionado e não prejudica os outros utentes). O animal tem é que pagar o bilhete como qualquer outro passageiro.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta jul 26, 2013 3:21 pm

dreamdog Escreveu:...

Como o seu cão e de pequeno porte, se levar uma caixa transportadora com ele la dentro, duvido que possam implicar por o levar ao seu lado (ele vai bem acondicionado e não prejudica os outros utentes). O animal tem é que pagar o bilhete como qualquer outro passageiro.
Infelizmente, a forista não vai ter sorte nenhuma, pois as camionagens são rigorosas a esse respeito: animais, só transportam na bagageira, e é porque têm de acatar a lei, que determina não poderem recusar-se a transpotar animais.

Mesmo que o motorista seja simpático e até goste de animais, não permite o transporte na cabine do veículo, até porque se sujeita a penalização pela empresa se for denunciado por algum passageiro.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

sexta jul 26, 2013 3:46 pm

Nos autocarros não é permitido. Nos comboios é permitido e o animal paga 1/2 bilhete.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
sensonite
Membro
Mensagens: 185
Registado: sexta jan 11, 2013 5:35 pm

sexta jul 26, 2013 6:22 pm

Boas :)

Não posso dar um testemunho pessoal, mas uma amiga minha levou o seu caniche toy de autocarro (na transportadora) e pagou 1/2 bilhete.. sem problema ... :)
paprika201
Membro
Mensagens: 89
Registado: quinta jul 16, 2009 12:17 am

sexta jul 26, 2013 7:18 pm

>Obrigada por todas as respostas!
Talvez vá até à rodoviária e veja se dá para ir comigo lá em cima, se realmente não der volto a casa e vou num autocarro a uma hora mais tarde. :)
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta jul 26, 2013 8:00 pm

Tem mesmo de ser autocarro? Comboio não dá para chegar onde quer? No comboio não lhe põem entraves nenhuns.

Tem é de levar a papelada dos seu cão: caderneta de vacinas e registo na câmara, de modo a provar que o cão lhe pertence quando for comprar o bilhete.

Boa sorte na viagem!
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
kat149
Membro Veterano
Mensagens: 565
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm
Localização: Kaya

sábado jul 27, 2013 9:00 pm

De comboio tem duas opções:
:arrow: Leva o cão "a patas" com açaime e a papelada toda em dia e paga meio bilhete
:arrow: Leva o cão na transportadora e ninguém lhe diz nada, não paga e é considerado bagagem.

No expresso tem uma única opção:
:arrow: Leva o cão na transportadora, paga meio bilhete e o animal vai consigo.

Quanto a outro tipo de autocarros não faço ideia mas meter animais numa bagageira, ainda por cima não ventilada é morte certa... com este calor então é sentença garantida.
Aicul
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda abr 15, 2013 4:56 pm

sábado jul 27, 2013 9:17 pm

Ola! Eu falo por experiencia, que já mais de uma vez transportei gatos, na transportadora, em mais que uma empresa, e nunca ninguem me disse nada, nem 1/2 bilhete tive de pagar.
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

domingo jul 28, 2013 6:41 am

kat149 Escreveu:De comboio tem duas opções:
:arrow: Leva o cão "a patas" com açaime e a papelada toda em dia e paga meio bilhete
:arrow: Leva o cão na transportadora e ninguém lhe diz nada, não paga e é considerado bagagem.

No expresso tem uma única opção:
:arrow: Leva o cão na transportadora, paga meio bilhete e o animal vai consigo.

Quanto a outro tipo de autocarros não faço ideia mas meter animais numa bagageira, ainda por cima não ventilada é morte certa... com este calor então é sentença garantida.
Olhe. que mesmo na transportadora e desde que tenham + de 5 kg, pagam bilhete. Para viajarem em transportes públicos têm que ir de trela e acaimo ou acondicionados em transportadora. Há donos que não cumprem e nada lhes acontece, mas outros há que têm dissabores. Não facilite e tudo correrá bem na CP. Boa viajem!
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
kat149
Membro Veterano
Mensagens: 565
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm
Localização: Kaya

segunda jul 29, 2013 7:40 pm

Aletheia Escreveu: Olhe. que mesmo na transportadora e desde que tenham + de 5 kg, pagam bilhete. Para viajarem em transportes públicos têm que ir de trela e acaimo ou acondicionados em transportadora. Há donos que não cumprem e nada lhes acontece, mas outros há que têm dissabores. Não facilite e tudo correrá bem na CP. Boa viajem!
Dessa não sabia e nunca me aconteceu. Nem de comboio, nem de expresso e a minha cadela há muito que passou os 5kg.
De comboio nunca me cobraram nada, de expresso sempre cobraram meio bilhete. Isto na transportadora. A pé e de açaime só mesmo no comboio e aí pago sempre meio bilhete.
Eu apenas sei das informações que me deram pois como viajo muito fiz questão de me informar dessas coisas todas para não ter dissabores.
Noutro tipo de autocarros já não sei dizer. Depende de cada terra, em aveiro já andei nos autocarros com ela na transportadora e tudo tranquilo. Não paguei nada e ela foi ao meu lado.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda jul 29, 2013 8:15 pm

O transporte nas bagageiras é imposto nos autocarros de longo e médio curso.

Nos transportes colectivos urbanos, as regras são mais flexíveis.

Nos comboios, creio que mudaram de política. Na linha de Sintra, por exemplo, os animais não pagam bilhete, a não ser que sejam cães grandes, que ocupem espaço. E sim, têm de ir com açaime e trela.

Nas outras linhas interurbanas não sei. Nas linhas de longo curso só podem ser transportados se acompanhados da documentação e pelo dono.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
fteixeira
Membro Veterano
Mensagens: 590
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

segunda jul 29, 2013 8:19 pm

Eu já viajei cerca de 3 vezes com a minha cadela em autocarro num percurso de cerca de 2h... Na primeira vez, querendo fazer as coisas da maneira certa, perguntei se ela podia ir comigo e disseram que sim mas na bagageira. Eu disse que na bagageira não ia... Ou ia junto a mim ou não ia... O sr concordou mas era simpático... Decidi averiguar melhor a questão e falei com uma pessoa conhecida que trabalha numa rodoviária e ela disse que não é mesmo permitido o animal ir junto do passageiro mas sim na bagageira e o melhor que eu tinha a fazer era não dizer nada e entrar com ela discretamente dentro da transportadora... Foi o que acabei por fazer mais duas vezes... Se é correcto? Não! Mas ir na bagageira também não é!
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda jul 29, 2013 8:23 pm

Na bagageira é pôr a vida do animal em risco, já tem acontecido. Varia conforme o modelo do autocarro, claro, mas se fosse comigo eu também não o deixaria viajar ali.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
fteixeira
Membro Veterano
Mensagens: 590
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

segunda jul 29, 2013 8:32 pm

Floripes3 Escreveu:Na bagageira é pôr a vida do animal em risco, já tem acontecido. Varia conforme o modelo do autocarro, claro, mas se fosse comigo eu também não o deixaria viajar ali.
Nem eu!!! Isso estava completamente fora de questão... Também não me agradou ir com ela à socapa mas do mal o menos... :p
Responder

Voltar para “Cães”