Mudança para apartamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sábado jul 27, 2013 10:00 am

Olá a todos,

Por motivos de trabalho vou precisar de me mudar para um apartamento com os meus dois cães e gata. A gata nunca sai de casa. Os cães estão habituados à oportunidade frequente de correr por um jardim, ainda que vivam dentro de casa comigo.

Eles costumavam ter uma companhia humana durante o dia. Agora estão sozinhos desde as 9 da manhã até às 8 da noite.

Eu própria nunca morei em apartamento e não sei bem o que fazer ou esperar. Será melhor para eles ficar essas horas na varanda ou dentro de casa? Será que vão ladrar todo o dia? O que posso fazer para o evitar?

E já agora, como minimizar o cheiro a animais dentro do apartamento?
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado jul 27, 2013 10:21 am

para a gata arranja um daqueles wc com porta/filtro!

os cães já são adultos, conseguem ter controlo sobre a altura em que fazem as necessidades. habitua-os a uma rotina mais ou menos definida para ir à rua. e digo rotina mais ou menos defenida, de acordo com o teu horário de trabalho, para que em dias que chegues mais tarde ou mais cedo, eles associarem na mesma a tua chegada a uma ida à rua! por isso eles sabem que (hipoteticamente) algures entre as 07.00 3 as 9.00 e depois entre as 18.00 e as 20.00, irão à rua! ;)

habitua-os a dormir nas camas deles, e troca as mantas com regularidade. lava o chão com detergente da roupa (em vez dos detergentes do chão) e um bocadinho de lixivia muito diluida. ou em vez da lixivia podes optar por vinagre! é mais "animal friendly"! ;)

se precisares de alguma coisa, avisa!! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
marianamar
Membro Veterano

sábado jul 27, 2013 12:02 pm

A gata já tem um wc desses (se bem que tive de tirar a portinhola porque ela não entendia o funcionamento daquilo e entrava em pânico lá dentro xD).

Obrigada pelas dicas! :D
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

sábado jul 27, 2013 1:17 pm

indigo003 Escreveu:lava o chão com detergente da roupa (em vez dos detergentes do chão) e um bocadinho de lixivia muito diluida. ou em vez da lixivia podes optar por vinagre! é mais "animal friendly"! ;)

se precisares de alguma coisa, avisa!! ;)
Lavar o chão com detergente da roupa? Que engraçado nunca tinha ouvido falar. Não fica o chão manchado nem nada?
indigo003
Membro Veterano

sábado jul 27, 2013 1:24 pm

Nop Sara, fica com um cheiro muito mais agradável e suave do que com os comuns detergentes de chão! é que a maior parte dos detergentes de chão teem amoniaco, e os detergentes da roupa não!

eu uso detergente com sabão branco, fica um cheiro fantástico! :)
</p>
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

sábado jul 27, 2013 2:53 pm

Acho que eles depressa se vão habituar.
E não os limite só à varanda ou ao interior da casa. Se puder faça como eu, deixo o corredor, cozinha e varanda para ela andar à vontade. Deixo-lhe o ninho no corredor, tem as tijelas na cozinha, brinquedos variados e a varanda se quiser ir apanhar ar.
Mas também lhe digo que é mais provável que ladrem na varanda do que ficarem só dentro de casa. Vêem a banda a passar e às vezes lá há qualquer coisa que lhes desperta a atenção.

Cheiro a cão no apartamento por aqui basta banho uma vez por mês e nessa altura lavar as coisas da caminha dela.
De resto não faço mais nada de especial...
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado jul 27, 2013 3:50 pm

E manter sempre janelas abertas: não há cheiro a cão que resista.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
marianamar
Membro Veterano

sábado jul 27, 2013 4:34 pm

Pois, eu tenho sempre as janelas fechadas por causa da gata, só abro quando chego a casa e a fecho noutra divisão para poder arejar tudo... então fica um cheiro que realmente se nota a animais.

Mais uma vez, obrigada pelas dicas.

Já agora, porque esta mudança implica também que sou eu a passear os dois cães ao mesmo tempo, sozinha... como passear simultaneamente dois cães com ritmos diferentes?

A cadela é pequena e o cão grande mas sempre se equivaleram em resistência. No entanto, recentemente a cadela sofreu uma lesão na pata... agora cansa-se muito mais rápido. Tenho-os passeado um de cada vez mas como vou perder mais tempo em transportes, queria passea-los ao mesmo tempo...
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sábado jul 27, 2013 7:55 pm

marianamar Escreveu:como passear simultaneamente dois cães com ritmos diferentes?
Arranja uma trela extensível para o maior/mais rápido poder circular livremente e uma trela fixa para a pequena.
Relativamente ao cheiro a janela aberta com estore fechado já é uma ajuda, e a gata não deve conseguir sair. :wink:
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

sábado jul 27, 2013 8:47 pm

Uma coisa deste género é capaz de ser boa ideia também... a não ser que não seja muito resistente a gatos não sei :s
http://ipt.olhares.com/data/big/128/1280508.jpg

Esqueci-me da gata por isso que dei a ideia de deixar a varanda aberta mas nesse caso esqueça lá isso :lol:
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sábado jul 27, 2013 11:37 pm

Não limite os seus cães a uma varanda. Não sei se as suas varandas têm bastante espaço ou não, mas pelo que conheço da maioria dos apartamentos, o mais certo é não ter muito espaço. Mesmo que tenha, ficam expostos aos elementos: calor, frio, vento e chuva. A mim mete-me impressão quando vejo os animais confinados à varanda. Sei que estarem fechados dentro de casa, também não é bom, mas de qualquer modo sempre têm mais espaço. E estão protegidos do frio e do calor.

É sempre complicado ter animais dentro de casa. E cães ainda pior. Não tenho cães, mas tenho vizinhos com cães, e no início é complicado por causa da adaptação destes a um novo ambiente, a novos cheiros, novas pessoas, etc. Podem ladrar mais enquanto não se habituam. Espero que tenha vizinhos compreensivos e que não a chateiem por eles ladrarem.

Veja se no prédio para onde vai não existe no Regulamento do Condomínio alguma restrição à presença de animais em apartamentos. Se houver, vai ter chatices. Espero que não haja.

E vá dando notícias.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sábado jul 27, 2013 11:42 pm

kat149 Escreveu:Acho que eles depressa se vão habituar.
E não os limite só à varanda ou ao interior da casa. Se puder faça como eu, deixo o corredor, cozinha e varanda para ela andar à vontade. Deixo-lhe o ninho no corredor, tem as tijelas na cozinha, brinquedos variados e a varanda se quiser ir apanhar ar.
Mas também lhe digo que é mais provável que ladrem na varanda do que ficarem só dentro de casa. Vêem a banda a passar e às vezes lá há qualquer coisa que lhes desperta a atenção.

Cheiro a cão no apartamento por aqui basta banho uma vez por mês e nessa altura lavar as coisas da caminha dela.
De resto não faço mais nada de especial...
Tenho um casal vizinho que tem dois cães e dois gatos e deixam uma porta para a varanda aberta. É certo que eles ladram a quem passa ou a outros cães. Curiosamente é raro ver as gatas na varanda.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo jul 28, 2013 12:31 am

Para acrescentar ao que foi dito.

Antes de se mudar para um apartamento verifique primeiro as regras do condomínio.

Comece a impor-lhes já e aos poucos (se tiver possibilidades) uma nova rotina para eles puderem ajeitar-se melhor à coisa.
Quando a mudança estiver concluída, eles irão estranhar durante uns dias, tire proveito disso para fazer algumas correcções, se necessário.

Quanto ao cheiro, depende de cão para cão, mas também já lhes deram uma dicas, o que eu posso disser, é que, se tiver necessidade de lavar ou perfumar com alguma regularidade, não utilizes nada com amoníaco. (pode ficar com um cheiro muito activo e pesado a amoníaco).

Boa sorte com a mudança.
marianamar
Membro Veterano

terça jul 30, 2013 4:55 pm

Obrigada a todos pelas respostas,

A escolha do apartamento em questão já foi feita tendo em vista a questão dos animais. Naquele prédio todos têm animais, até o porteiro :D

Nunca usei amoniaco nas limpezas e as janelas abertas com as pressianas fechadas, já deixo diariamente.

Será que os banhos não são suficientemente frequentes? Não tomam mais que um por mês (por vezes menos). Talvez deva aumentar a frequência dos banhos?
indigo003
Membro Veterano

terça jul 30, 2013 5:32 pm

Quando te mudares, logo vês se o cheiro é mais ou menos intenso do que na casa anterior, e adequas a frequência dos banhos ao cheiro que eles apresentarem! ;)

Boa sorte!! ver se brevemente te fazemos uma visita! :)
</p>
Responder

Voltar para “Cães”