Será a ração o melhor?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta ago 01, 2013 8:22 am

Abri este tópico só partilhar aqui alguma info, sei que há aqui malta que não é muito a favor de dar ração aos cães e eu sempre fui de opinião contrária.

Por falha minha fiquei sem ração para a minha bulldoga (achei que tinha lá mais um saco mas afinal não) resumindo, fiquei mesmo sem comida para ela de um dia para o outro e preferi cozinhar para ela enquanto espero que lhe entreguem a ração (arden grange).
Então, desde 2feira que come arroz com frango e uns legumes (cenoura por exemplo).

Notei logo depois da 2ª refeição que o xixi dela é muito mais claro e não tem aquele cheiro acentuado da urina e também que bebe menos água.

Acho que a Arden Grange é uma boa ração (assim como as outras que lhe dei e os xixis eram iguais (mais cor e cheiro)), mas agora a questão é: será que a ração, por mais completa que seja é mesmo o melhor para os nossos cães?

Poderá ser mais pratico, sem duvida, mas…. Claro que será uma questão a ser falada com o Vet mas por agora gostava de obter opiniões CONSTRUTIVAS.

Obrigada
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Tdias72
Membro Veterano
Registado: sábado dez 08, 2012 8:14 pm

quinta ago 01, 2013 1:56 pm

Boa tarde!
Tenho uma PA com 10 meses... Sempre teve problemas de intestino (pensava eu) desde bebe fazia as fezes muito moles a veterinária mudava sempre a ração usei as premium 1º proplan, depois Royal e por ultimo a specific... Esta última melhorou as fezes dela, no entanto de um dia para o outro foi para o vet de urgência com muita diarreia e vómitos, desconfio que deve ter comido alguma coisa... A vet sempre disse que era alergica a frango, glutem etc...
Entretanto a kelly foi para uma escola de treino, falei com o treinador e começei a dar carne crua... Remedio santo... A kelly deixou de ter problemas, as fezes ficaram duras, bebe pouca água muito menos cheiro, o pelo mais brilhante... Esta linda :D
Qualquer dúvida que tenho falo agora com ele, em relação a vet tenho pena que haja ainda gente mal infomada e que não estejam abertos a procurar informação sobre o tema, quando falamos sobre isso foi contra...
Eu nao cozinho nem lhe dou arroz nem legumes... Vou sim uma variedade de carne... outra coisa poupei muitos € a ração da kelly rondava os 70€ agora por mes gasto uma media de 20€
LFGomes
Membro Veterano

quinta ago 01, 2013 2:44 pm

Eu fiquei mt surpreendida com a mudança dos xixis, dá-me ideia que a raçao poderá estar a sobrecarregar os rins por algum motivo..

Nao estou mt virada para lhe dar ossos, isto porque ela engasga-se com frequencia a comer aqueles ossos prensados, a raça também nao ajuda..

Mas estou interessada em fazer alguma alteração, tentar aprender outras formas de lhe proporcionar uma alimentação equilibrada, que certamente não será apenas arroz e frango..

A vet explicou porque motivo foi contra?

obg
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta ago 01, 2013 4:00 pm

Não tenho nada contra a ração, que foi uma óptima descoberta e já deve ter salvo a vida a bastantes cães alimentados a restos - ou mesmo a nada. Mas cada vez mais me convenço que alimentar um cão exclusivamente a ração seca deve ser a maneira menos saudável de o fazer. Quanto a mim, acho que a ração deveria ser um recurso e não o prato principal e quotidiano.

Os xixis mais claros talvez se devam a uma maior diluição da urina pela água que a comida fresca contém. A qual também os leva, por outro lado, a beberem menos, o que poderá contrariar a hipótese anterior. Mas também pode ser que um buldogue beba menos água por alguma dificuldade que o desenho particular da boca e do nariz lhe traga. Não sei se é assim, pois nunca tive nem convivi com nenhum buldogue. Esta questão terá mesmo de ser esclarecida pelo veterinário.

Quanto aos benefícios de uma alimentação fresca, crua ou não, há já suficientes testemunhos de que eles são maiores do que com a alimentação exclusivamente a ração seca. Também os notei quando passei a alimentar a minha cadela velhota a comida cozinhada, desde há uns quatro anos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Tdias72
Membro Veterano
Registado: sábado dez 08, 2012 8:14 pm

quinta ago 01, 2013 4:08 pm

LFGomes Escreveu:Eu fiquei mt surpreendida com a mudança dos xixis, dá-me ideia que a raçao poderá estar a sobrecarregar os rins por algum motivo..

Nao estou mt virada para lhe dar ossos, isto porque ela engasga-se com frequencia a comer aqueles ossos prensados, a raça também nao ajuda..

Mas estou interessada em fazer alguma alteração, tentar aprender outras formas de lhe proporcionar uma alimentação equilibrada, que certamente não será apenas arroz e frango..

A vet explicou porque motivo foi contra?

obg
Não explicou só disse que nao concordava que ela podia estar agora bem mas daqui a uns tempos estar mal... Ou seja, pessoa sem formação suficiente...
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta ago 01, 2013 5:27 pm

Eu sempre tive cães e gatos, sei que de todos os mais saudáveis foram os que comiam carne, peixe, ovos e alimentos frescos, sem incluir os cereais...

Houve alguns alimentados a ração (eram boas rações), que padeceram de problemas de rins, quase todos...

Nesta altura, o animal que tenho é um gato, come como é claro, mais carne, peixe, ovos...abóbora cozida também lhe dou às vezes.

Nem tem aquelas quedas de pelo aparatosas e tem um pelo lindo.
A ração de suporte, porque o veterinário me assusta...é a Naturea.

Mas também penso que tenho de alargar a variedade de carnes. Eu encontro facilmente as carnes de peru, codorniz, frango, coelho, vaca e porco...e geralmente compro o peru, frango e vaca...estas incertezas e preguiça é que me faz ainda comprar a ração.

Mas não tenho dúvida que uma boa alimentação é com alimentos frescos e não com ração. Afirmar o contrário, era o mesmo que dizer que a minha alimentação saudável era comida embalada e não os nossos alimentos normais de uma boa dieta.
JoseRCLopes
Membro Veterano
Registado: quarta nov 07, 2012 4:04 pm

quinta ago 01, 2013 5:49 pm

Tenho acompanhado um grupo de alimentação estilo "prey model raw" e parece fazer muito sentido, 80 carne 10 osso e 10 visceras, não englobam arroz nem legumes
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quinta ago 01, 2013 6:02 pm

Como explicam, então:
A minha Petra foi alimentada, desde bebé com ração Hill's Há menos de um ano, esta ração foi substituída por Skin Care da Royal Canin, pois ela tem um problema de pele.
Com esta ração não tem tido o problema dermico, que volta quando deixo de dar esta ração. A ração é caríssima e não tem um pingo de carne. Deixo aqui a composição para verem e darem a vossa opinião.

INDICATIONS
• Atopic dermatitis.
• Ichthyosis.
• Dermal function maintenance
(dermatosis, hair loss).
• Pyodermatitis.
• Flea Bite Allergic dermatitis.
• Healing.
• Otitis Externa.

A combination of essential fatty
acids from Linseed, Soya, Borage
and fish oils enhances the skin’s
natural strength and help reduce
the signs of skin disease.

• A combination of nicotinamide,
inositol, choline, histidine and
pantothenic acid helps reduce water
losses through the skin and strengthen
the barrier effect of the skin.

• The synergistic antioxidant
complex reduces oxidative stress
and helps neutralise free radicals.

• Small breed dogs have an increased
risk of suffering from dental disease
in maturity. The size and texture of
Skin Care Small dog encourages
crunching, and pentasodium
triphosphate decreases the build-up
of tartar for overall dental health.

COMPOSITION
Maize, wheat gluten*, rice, tapioca, animal fats,
maize gluten, hydrolysed animal proteins, minerals,
chicory pulp, soya oil, fish oil, flax seed, Fructo-
Oligo-Saccharides (FOS), mono- and diglycerides
of fatty acids esterified with citric acid, borage oil,
marigold extract (source of lutein).

Additives (kg)***

Nutritional additives:
Vitamin A: 30100IU, Vitamin D3: 800IU, E1 (Iron): 55mg, E2
(Iodine): 5.5mg, E4 (Copper): 11mg, E5 (Manganese): 72mg, E6
(Zinc): 215mg, E8 (Selenium): 0.1mg.

Technological additives:
Pentasodium triphosphate: 3.5g.
Preservatives - Antioxidants.

KEY VALUES
Protein _________________________________ 25g
Fat content ______________________________ 16g
Carbohydrate __________________________ 37.3g
NFE _________________________________ 42.3g
Dietary fibre ____________________________ 6.3g
Crude fibre _____________________________ 1.3g
Omega 6 ______________________________ 3.77g
Omega 3 ______________________________ 1.05g
EPA+DHA _____________________________ 0.41g
Linoleic acid ___________________________ 3.59g
Calcium _ ______________________________ 0.7g
Phosphorus ___________________________ 0.58g
Sodium ________________________________ 0.4g
Metabolisable energy** ________________ 395kcal

Synergistic antioxidant complex
Vitamin E _ ____________________________ 60mg
Vitamin C _____________________________ 20mg
Taurine ______________________________ 200mg
Lutein ________________________________ 0.5mg

* L.I.P. (Low Indigestible Protein): protein selected because of its
very high assimilation
**Calculated according to NRC2006

*** NOTE: Values reflect only levels added to the formula, not those
naturally occurring in components of the diet. For total levels in
the diet, refer to the Average Analysis pages.

Ah, esta ração cheira a peixe que tresanda! :lol:
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta ago 01, 2013 8:39 pm

E não manteve a Hill's para esse problema porquê?
Eu pessoalmente dos ingredientes das rações para problemas de saúde, nem gosto de fazer uma análise deles, porque aí é preciso olhar com verdadeiro conhecimento de causa. Falando por experiência própria no que toca às rações para cães obesos e/ou com excesso de peso ou mesmo com tendência a engordar... A maior parte das ditas rações light não têm o que deveriam ter, por mais que tenham uns ingredientes espetaculares não têm uma grane quantidade de proteína e fibra, ou têm uma ou outra, ou nenhuma até, só cumprem o requisito de baixa gordura, mas muitas das vezes não cumprem o requisito dos baixos hidratos de carbono. Para além das dietas veterinárias que cumprem isto tudo, só a Acana Light&Fit o cumpre de uma forma igualmente aceitável.

Mas acredito que uma alimentação natural se feita com as doses corretas e com os ingredientes corretos (que dependerão de cão para cão, nalguns casos), de preferência acompanhada pelo veterinário, seja evidentemente a melhor alimentação. Dou ração mas sempre dei carne também, e nunca tive motivos de arrependimento por dar carne.
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quinta ago 01, 2013 9:15 pm

ReginaVieira Escreveu:E não manteve a Hill's para esse problema porquê?
Eu pessoalmente dos ingredientes das rações para problemas de saúde, nem gosto de fazer uma análise deles, porque aí é preciso olhar com verdadeiro conhecimento de causa. Falando por experiência própria no que toca às rações para cães obesos e/ou com excesso de peso ou mesmo com tendência a engordar... A maior parte das ditas rações light não têm o que deveriam ter, por mais que tenham uns ingredientes espetaculares não têm uma grane quantidade de proteína e fibra, ou têm uma ou outra, ou nenhuma até, só cumprem o requisito de baixa gordura, mas muitas das vezes não cumprem o requisito dos baixos hidratos de carbono. Para além das dietas veterinárias que cumprem isto tudo, só a Acana Light&Fit o cumpre de uma forma igualmente aceitável.

Mas acredito que uma alimentação natural se feita com as doses corretas e com os ingredientes corretos (que dependerão de cão para cão, nalguns casos), de preferência acompanhada pelo veterinário, seja evidentemente a melhor alimentação. Dou ração mas sempre dei carne também, e nunca tive motivos de arrependimento por dar carne.
Porque o vet aconselhou a mudar para esta ração. De facto, ela está muito melhor e não toma medicação.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
Floripes3
Membro Veterano

quinta ago 01, 2013 11:15 pm

Aletheia Escreveu:....A ração é caríssima e não tem um pingo de carne.

...

COMPOSITION
Maize, wheat gluten*, rice, tapioca, animal fats,
maize gluten, hydrolysed animal proteins, minerals,
chicory pulp, soya oil, fish oil, flax seed, Fructo-
Oligo-Saccharides (FOS), mono- and diglycerides
of fatty acids esterified with citric acid, borage oil,
marigold extract (source of lutein).

...
Não tem um pingo de carne? Olhe que tem... :wink:
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta ago 02, 2013 8:08 am

Aletheia, no seu lugar eu tentava dar uma porção pequena de carne de peru, carne de cabra, também é uma carne que os meus cães adoravam. Alguns deles também alegavam alergias, começavam a comer carne e passava as alergias todas.

A ração tem carne, está logo no segundo ingrediente, mas geralmente não é à carne que os cães têm alergia, esporadicamente a frango, algumas exceções de cães advogam alergias à carne de frango, muitas vezes duvido disso, se o frango for dado ao natural não são alérgicos, mas rações com frango são.
LFGomes
Membro Veterano

sexta ago 02, 2013 9:41 am

Trata-se de um Bulldog Inglês e não buldogue. O problema destes cães está relacionado com a fraca aptidão para se refrescarem, ou para descerem a temperatura corporal, de resto são cães como os outros sem qualquer problema para se alimentarem ou mesmo beber água. :wink:

Realmente tenho lido muitos testemunhos em que inclusive os cães sofriam de patologias cronicas a nível de problemas de pele e que se resolveram depois de mudarem de alimentação.

Não estou certa se mudaria para a comida não cozinhada mas ainda não tenho info suficiente para decidir. De qualquer forma ela tem que ir à vacina este mês, irei questionar o Vet sobre este assunto e a diferença nos xixis que me deixou curiosa e de alguma forma até preocupada.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Floripes3
Membro Veterano

sexta ago 02, 2013 10:27 am

LFGomes Escreveu:Trata-se de um Bulldog Inglês e não buldogue.

...
Peço desculpa pelo off topic, mas preciso de explicar isto. Utilizei o aportuguesamento da palavra inglesa bulldog, o que está perfeitamente dentro das nossas regras linguísticas.

Se quisesse utilizar o nome original, então teria de o grafar inteiramente em inglês, e não metade em inglês e metade em português. :)

Quanto aos xixis, penso que se deve de facto à diluição pela maior ingestão da água contida na alimentação fresca. Mas a sua vet explicar-lhe-á este processo melhor do que eu.
LFGomes
Membro Veterano

sexta ago 02, 2013 10:41 am

Floripes 3,
Estamos a falar de uma raça que em Portugal se chama Bulldog Inglês e não English Bulldog.

Quando escreve buldogue, remete para uma outra raça completamente diferente, cuja forma correcta de escrever é Bouledogue.

Espero ter esclarecido.

Exacto, irei pedir esclarecimentos ao meu Vet e posteriormente partilho aqui no fórum para os mais curiosos como eu.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Responder

Voltar para “Cães”