Preciso da vossa ajuda e conselhos :)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

DioDog
Membro Júnior
Registado: quinta ago 01, 2013 12:27 pm

quinta ago 01, 2013 3:19 pm

Olá. Tenho um cão com 5 anos a quem agora quero dar atenção
Ele não é muito disciplinado e gostava de lhe ensinar coisas básicas como sentar, deitar, passeá-o com calma, etc ...
Gostava que me dessem conselhos e que me ajudassem. Muito obrigado
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

quinta ago 01, 2013 3:42 pm

hum... nunca é demasiado tarde para um cao aprender alguns ensinamentos básicos, mas penso que se não o fez nestes 5 anos, dependendo de toda a paciencia e algumas luzes que tenha pode ter algum sucesso aliciando o seu cao com treinos com base em recompensas para ensinar o senta, fica etc, porque não opta por inscrever o seu patudo numa escola pelo menos para iniciar pois nesta idade ele não vai só aprender a fazer algo de novo mas sim também mudanças de hábitos, pode sempre reforçar os treinos em casa continuamente :wink:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
DioDog
Membro Júnior

quinta ago 01, 2013 3:48 pm

dragablue Escreveu:hum... nunca é demasiado tarde para um cao aprender alguns ensinamentos básicos, mas penso que se não o fez nestes 5 anos, dependendo de toda a paciencia e algumas luzes que tenha pode ter algum sucesso aliciando o seu cao com treinos com base em recompensas para ensinar o senta, fica etc, porque não opta por inscrever o seu patudo numa escola pelo menos para iniciar pois nesta idade ele não vai só aprender a fazer algo de novo mas sim também mudanças de hábitos, pode sempre reforçar os treinos em casa continuamente :wink:
Na minha cidade não há nenhuma escola, nem perto dela ): portanto tenho de ser eu com muito gosto a ensiná-lo, mas a questão de sentar, que é uma coisa que eu sempre quis, como faço para que ele aprenda ? E ele é muito rápido quando vai a passear, e puxa sempre um bocado por mim, há forma de resolver isso ? Obrigado
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

quinta ago 01, 2013 3:56 pm

DioDog Escreveu:
dragablue Escreveu:hum... nunca é demasiado tarde para um cao aprender alguns ensinamentos básicos, mas penso que se não o fez nestes 5 anos, dependendo de toda a paciencia e algumas luzes que tenha pode ter algum sucesso aliciando o seu cao com treinos com base em recompensas para ensinar o senta, fica etc, porque não opta por inscrever o seu patudo numa escola pelo menos para iniciar pois nesta idade ele não vai só aprender a fazer algo de novo mas sim também mudanças de hábitos, pode sempre reforçar os treinos em casa continuamente :wink:
Na minha cidade não há nenhuma escola, nem perto dela ): portanto tenho de ser eu com muito gosto a ensiná-lo, mas a questão de sentar, que é uma coisa que eu sempre quis, como faço para que ele aprenda ? E ele é muito rápido quando vai a passear, e puxa sempre um bocado por mim, há forma de resolver isso ? Obrigado
pode pesquisar na internet existem montes informação que pode ajudar deixo-lhe aqui o exemplo deste video :wink:
http://www.youtube.com/watch?v=ecqpyk3wMvU

os primeiros passos com o meu "aprendeu em menos de 10 minutos"
http://www.youtube.com/watch?v=l-WUmhYK4iA

pesquise no youtube "adestradoronline" chama-se tomás é uma espécie de Cesar Millan brasileiro aprende muitos truques e dicas
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
DioDog
Membro Júnior

quinta ago 01, 2013 6:08 pm

dragablue Escreveu:
DioDog Escreveu:
pode pesquisar na internet existem montes informação que pode ajudar deixo-lhe aqui o exemplo deste video :wink:
http://www.youtube.com/watch?v=ecqpyk3wMvU

os primeiros passos com o meu "aprendeu em menos de 10 minutos"
http://www.youtube.com/watch?v=l-WUmhYK4iA

pesquise no youtube "adestradoronline" chama-se tomás é uma espécie de Cesar Millan brasileiro aprende muitos truques e dicas
Estive a ver os vídeos, são boas técnicas e de vez em quando ele já senta, mas agora tenho que treinar bem mais ! Fui passear com ele uns Km's só que ele puxa muito por mim, e se eu disser para parar ele não pára. Algo que possa fazer ?
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quinta ago 01, 2013 6:13 pm

Boas tardes,

Experimente a coleira estranguladora. Isso vai-lhe ajudar a conseguir dominar um pouco mais o seu cão. Julgo eu, que é o que usam nas escolas de ensino canino.

Cumpts
DioDog
Membro Júnior

quinta ago 01, 2013 6:16 pm

Specops Escreveu:Boas tardes,

Experimente a coleira estranguladora. Isso vai-lhe ajudar a conseguir dominar um pouco mais o seu cão. Julgo eu, que é o que usam nas escolas de ensino canino.

Cumpts
Coleira estranguladora? Isso não deve de certa forma magoar o cão ?
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

quinta ago 01, 2013 6:19 pm

Cumpts
nem todas... é preferivel ensinar o junto, sem recurso a estranguladora... Apenas caminhe com algumas recompensas na mão e diga "JUNTO" e quando ele se aproximar de si, de-lhe as recompensas, caricias e um "muito bem". Rapidamente ele aprendera a caminhar ao seu lado sem ser necessario esticões de estranguladora.
Specops
Membro Veterano

quinta ago 01, 2013 6:29 pm

Eu estou-me a referir a esta, sem picos:
http://loja.mr-pet.net/Coleira-Estranguladora
Isso não deve de certa forma magoar o cão ?
De maneira nenhuma.
Mas convém ter algumas luzes de ensino básico, neste caso, a caminhada com ele. Confesso, que tive algumas dicas, pessoalmente com a minha cadela, usando a estranguladora.

O que o diogosvp diz, também é verdade e concordo com ele.
Mas disseram-me que isso, não se pode tornar hábito para o cão (os biscoitos). Vai ter que recompensado com as festinhas, brincar com ele, usando uma só palavra para ele como "bravo!" ou "muito bem!".
O bom é ele ser um cão brincalhão, o que ajude ao dono tentar disciplinado.

Cumpts
DioDog
Membro Júnior

quinta ago 01, 2013 6:54 pm

Specops Escreveu:Eu estou-me a referir a esta, sem picos:
De maneira nenhuma.
Mas convém ter algumas luzes de ensino básico, neste caso, a caminhada com ele. Confesso, que tive algumas dicas, pessoalmente com a minha cadela, usando a estranguladora.

Mas disseram-me que isso, não se pode tornar hábito para o cão (os biscoitos). Vai ter que recompensado com as festinhas, brincar com ele, usando uma só palavra para ele como "bravo!" ou "muito bem!".

Cumpts
Sim, o diogosvp diz bem, mas eu ensino-lhe as coisas, mas não lhe podemos estar constantemente a dar biscoito, se não ele engorda que nem uma lontra... Então sugerem as brincadeiras e a carícia como substituto ao biscoito, neste aspecto ?
Specops
Membro Veterano

quinta ago 01, 2013 7:00 pm

Não está a questão do engordar, mas sim o mal habituado :lol:

Os biscoitos é um bom começo. Mas não vai andar a vida toda com um saquinho de biscoitos atrás certo :wink:

Eu talvez me expliquei mal...(e espero que não haja mal entendidos).
Eu disse que, o cão só por si, ser brincalhão com o dono é bom sinal. Ajuda.

Como não pode andar a vida toda com biscoitos, as carícias também ajudam. Não é só com biscoitos. As palavras, como "bravo" ou "muito bem" para ele vai entender que é algo que está a fazer de bem.

CUmpts
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quinta ago 01, 2013 7:57 pm

Na primeiríssima fase em que está a ensinar o seu cão algum comportamento novo, a comida tem duas funções, embora a maior parte das pessoas apenas pense numa. O mesmo pedaço de comida serve, obviamente, para recompensar o comportamento, mas serve, também, e sobretudo, para guiar o cão a ter o comportamento, sem que lhe toquemos, e sem que tenhamos de esperar que ele tenha esse comportamento quase por acaso. Chama-se a isso luring (em português, isco, iman, ou guia... todas as traduções são imperfeitas).

Outra coisa, não caia no erro frequente de achar que, logo porque o seu cão já senta lá em casa, ele já "sabe" o comando, e tem de responder sempre, em todo o lado. Uma coisa é sentar em casa, sem distracções à volta; outra coisa bem distinta é sentar na rua, sobretudo quando há muitas distracções. Muitas vezes temos de recomeçar tudo de novo quando passamos para a rua; tudo como se fosse absolutamente novo para o seu cão.
Ensinar um cão a sentar ao comando demora 5 minutos. O que acontece é que tem de variar, generalizar, e solidificar o comportamento. E isso acontece todos os dias. E quem diz senta, diz praticamente tudo o resto.

Não tem de usar constantemente comida, como é óbvio. Por exemplo, quando já tiver o "senta" consolidado (e não é por sentar lá em casa que o comportamento está consolidado...), peça-o durante um passeio, diante de uma árvore; quando ele sentar, diga qualquer coisa que o "solte" da posição sentado, e deixe-o ir cheirar a árvore. Naquele momento em particular, "cheirar a árvore" é um reforço primário (provavelmente mais primário do que comida, naquele momento). Descubra as coisas de que o seu cão gosta. Varie o repertório. Mas não descarte a comida, só porque sim, só porque muitos lhe dirão que é quase pecado.
E não use apenas aquilo de que ele gosta agora. Ele pode ganhar um gosto interno em realizar alguns exercícios que entretanto aprendeu. Um exemplo clássico: para ensinar a grande parte dos cães o busca (pelo menos de forma minimamente fiável, e não apenas quando calha), temos de dar algum tipo de recompensa por o nosso cão ter trazido a bola (e não apenas ter corrido atrás dela). Mas passado algum tempo, o simples facto de voltarmos a atirar a bola pode ser recompensa suficiente.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quinta ago 01, 2013 8:01 pm

Cumpts
Não, não é o que usam NAS escolas. É o que usam EM ALGUMAS escolas. O que é bem diferente.
Além disso, mesmo nessas escolas que usam estranguladoras, estas são usadas como forma de punição (esticões) e não como forma de controlar o cão quando ele puxa. Muita gente acha que por colocar uma estranguladora no seu cão, ele vai parar de puxar; depois admiram-se por ele continuar a puxar, apesar de arfar mais e mais.
DioDog
Membro Júnior

quinta ago 01, 2013 9:55 pm

lds6 Escreveu:Na primeiríssima fase em que está a ensinar o seu cão algum comportamento novo, a comida tem duas funções, embora a maior parte das pessoas apenas pense numa. O mesmo pedaço de comida serve, obviamente, para recompensar o comportamento, mas serve, também, e sobretudo, para guiar o cão a ter o comportamento, sem que lhe toquemos, e sem que tenhamos de esperar que ele tenha esse comportamento quase por acaso. Chama-se a isso luring (em português, isco, iman, ou guia... todas as traduções são imperfeitas).

Outra coisa, não caia no erro frequente de achar que, logo porque o seu cão já senta lá em casa, ele já "sabe" o comando, e tem de responder sempre, em todo o lado. Uma coisa é sentar em casa, sem distracções à volta; outra coisa bem distinta é sentar na rua, sobretudo quando há muitas distracções. Muitas vezes temos de recomeçar tudo de novo quando passamos para a rua; tudo como se fosse absolutamente novo para o seu cão.
Ensinar um cão a sentar ao comando demora 5 minutos. O que acontece é que tem de variar, generalizar, e solidificar o comportamento. E isso acontece todos os dias. E quem diz senta, diz praticamente tudo o resto.

Não tem de usar constantemente comida, como é óbvio. Por exemplo, quando já tiver o "senta" consolidado (e não é por sentar lá em casa que o comportamento está consolidado...), peça-o durante um passeio, diante de uma árvore; quando ele sentar, diga qualquer coisa que o "solte" da posição sentado, e deixe-o ir cheirar a árvore. Naquele momento em particular, "cheirar a árvore" é um reforço primário (provavelmente mais primário do que comida, naquele momento). Descubra as coisas de que o seu cão gosta. Varie o repertório. Mas não descarte a comida, só porque sim, só porque muitos lhe dirão que é quase pecado.
E não use apenas aquilo de que ele gosta agora. Ele pode ganhar um gosto interno em realizar alguns exercícios que entretanto aprendeu. Um exemplo clássico: para ensinar a grande parte dos cães o busca (pelo menos de forma minimamente fiável, e não apenas quando calha), temos de dar algum tipo de recompensa por o nosso cão ter trazido a bola (e não apenas ter corrido atrás dela). Mas passado algum tempo, o simples facto de voltarmos a atirar a bola pode ser recompensa suficiente.
Obrigado pelos conselhos ! Mas eu estive a ver uns vídeos e verifiquei que fazem um tipo de treino chamado clicker training. Para que é que isso serve ?
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

quinta ago 01, 2013 10:17 pm

DioDog Escreveu:
Specops Escreveu:Eu estou-me a referir a esta, sem picos:
De maneira nenhuma.

Cumpts
Sim, o diogosvp diz bem, mas eu ensino-lhe as coisas, mas não lhe podemos estar constantemente a dar biscoito, se não ele engorda que nem uma lontra... Então sugerem as brincadeiras e a carícia como substituto ao biscoito, neste aspecto ?
Basta pensar um bocadinho... por exemplo o meu cão deixou de comer a tigela e agora come a dose diária de ração sempre como recompensa durante os exercicios... e assim não engorda porque a quantidade de ração que come é a mesma.

Mas sim. Ao mesmo tempo pode dar-se recompensas verbais, caricias e brinquedos e ir fazendo o desmame.

Quanto ao clicker, é um instrumento que se usa como marcador, para que o cão saiba que executou correctamente o que lhe foi pedido. É excelente para o capturing (quando queremos captar e ensinar ao animal um movimento que ele faz naturalmente sem ter que ser guiado a faze-lo). É preciso alguma experiencia para utiliza-lo correctamente, mas depois torna-se uma cena quase instintiva..
Responder

Voltar para “Cães”