Sinais de velhice

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo ago 04, 2013 1:34 pm

Ando muito preocupada com a minha carlota. não sei ao certo a idade dela. penso que terá uns 13 ou 14 anos. tb. não sei identificar certos sinais porque é a 1º vez que tenho um cão com esta idade.
o pelinho da cabeça era castanho. agora ficou branco. anda muito devagarinho. embora passasse muito tempo em casa, quando sabia que ia passear, corria que nem uma doida no quintal. agora passa a maior parte do tempo a dormir. tb. bebe muita água, ressona que se farta e faz uns barulhos a dormir. às vezes tenho de lhe tocar para se calar.
fico sem saber se é da idade, do calor ou doença certos sinais que apresenta. esta semana vamos ao vet. mas dói-me o coração porque ela está mesmo velhota, e nem quero pensar que um dia se vai embora :cry:
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo ago 04, 2013 2:08 pm

"o pelinho da cabeça era castanho. agora ficou branco."

Normal.

"anda muito devagarinho. embora passasse muito tempo em casa, quando sabia que ia passear, corria que nem uma doida no quintal. agora passa a maior parte do tempo a dormir"

Normal, animais sem muito ou algum exercício físico para além da volta higiénica tendem a "enferrujar" mais depressa (tal como às pessoas) além de adquirirem hábitos mais sedentários que podem aumentar com a idade.
O exercício não serve só para preparar o cão para competição ou/e trabalho, serve também para o fortalecer o mais possível para a velhice.
Além de contribuir para a promoção de um carácter mais sólido.

" tb. bebe muita água"

Aí pode não ser tão normal, pode ser indício do começo de alguma coisa, mas não sou vet. Como também pode ser da altura do ano.
É um hábito que se alterou com a idade?

" ressona que se farta e faz uns barulhos a dormir. às vezes tenho de lhe tocar para se calar."

Para mim pode ser normal, gemidos, ladrar, rosnar, movimento dos olhos e dos membros, é um sonho.

Mas claramente já chegou à fase geriátrica do cão, convêm fazer um check up mais completo possível, fale com o vet.
Sugiro, Hemograma, bioquímica, electrocardiograma, rx e/ou eco exponha todas as dúvidas com o vet.
Está na altura de apertar a "malha" nesta fase.

P.s.- O que lhe sugeri, é mandatório no meu caso, faço-o por enquanto numa frequência anual (gosto de estar em cima do assunto, parolice minha.)
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo ago 04, 2013 2:18 pm

Beber muita água tanto pode ser do calor como sinal de mau funcionamento renal. Só com uma análise se pode saber.

Andar devagarinho e com dificuldade pode ser por causa da artrite que se instala a partir de certa idade. Não há muito a fazer senão uma medicação específica que os ajuda, mas não cura.

Sim, a sua cadela está velhinha. Prepare-se, a partir de certo ponto já só podemos dar-lhes muito carinho e ter muita paciência para as manifestações da decrepitude.

Falo por experiência: a minha está com perto de dezoito anos, está cega por cataratas, surda, parece já nem ter faro, já não se aguenta nas pernas, caindo com frequência, mas continua alerta e a procurar o que mais lhe agrada. Está uma perfeita velhinha, mas continuo a amá-la como sempre e ampará-la-ei até ao seu fim.
Última edição por Floripes3 em domingo ago 04, 2013 2:20 pm, editado 1 vez no total.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo ago 04, 2013 2:20 pm

estou numa ansiadade. em principio só irá 3ª feira. o apetite é que não muda.
de vez em quando fico paranóica com o beber água. fez exames numa altura em que achei que não era normal. estava tudo bem. vamos ver como está agora. é que o calor é para todos mas ela é quem bebe mais :roll:
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo ago 04, 2013 2:47 pm

Não fique, se a coisa se mostrar como sempre esteve.
Se não mostrar dificuldades em respirar, se não houver alteração no apetite e se tudo estiver a ser evacuado normalmente. se não houver nada enfim fora do que considera normal.
Pode esperar por 3ª feira para ter um diagnóstico e que lhe digam que acções poderá tomar para optimizar tanto a esperança de vida, como a qualidade de vida da sua cara metade.
O resto é a normal ordem das coisas, contra isso só a mentalização.
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

domingo ago 04, 2013 3:54 pm

A minha velha de 15 anos, apenas dorme mais, mas quando está acordada, continua cheia de energia como uma cachorra, noto apenas alguma falta de visão, menos paciência para aturar os outros que são mais novos...mas isso tambem é status, afinal é a matriarca e a velhice é um posto, e adquiriu um poder, que é sou velha faço o que quero...como roubar guloseimas de cima da mesa e estar-se marimbando por ser repreendida, pois afinal a culpa foi de quem deixou as guloseimas ao alcance dela :P
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

domingo ago 04, 2013 5:30 pm

Isso parece-me tudo normal para um velhote, pode esperar até 3ºf para ir ao vet. O importante é que ande vivaça (mesmo que durma muito) e com apetite.
O beber muita água tem de fazer análises a diabetes e rins para ter a certeza que é do calor. O ressonar é falar com o vet para ele auscultar a cadela para ver como está o coração e os pulmões mas não deve ser nada demais. O andar devagar pode ser artrite, existe medicação que ajuda a aliviar os sintomas.

Enfim, faça um check-up geral como já indicaram: hemograma, análise ao sangue para ver o figado, rins, diabete e colesterol, e um electrocardiograma. RX e ecos não costumam fazer parte dos check-ups a não ser que as restantes análises apontem para algum problema em especifico.


O meu velhote está quase nos 14 anos e está porreiraço.
Dorme muito, é inevitável, mas quando acorda (mesmo que seja só durante uns 15m) anda pela casa a passear e a procura de um alvo para as traquinices dele (porta-se cada vez mais como um cachorro pequeno) ou põe-se a brincar com a bola aos pulos e a correr.
No geral é saudável: tem uma sobrecarga no figado que é tratada através de uma dieta rigorosa (ração para hepáticos) desde dos 8 anos e tem resultado bem; tem um sopro no coração mas nada de grave, medicação e muito cuidado na altura de calor; e tem cataratas que têm avançado muito lentamente, e uso gotas para baixar a pressão intra-ocular.

Ele vai tendo as suas crises, neste inverno começou a queixar-se da coluna: não conseguia deitar por causa de dores (mas não gania).
Com vitaminas e um anti-inflamatório muito fraquinho (por causa do figado dele) conseguiu-se tratar e agora anda bom mas para evitar forçar muito a coluna e potenciais quedas (ele não vê bem e nota-se quando salta e falha um degrau), eu não o deixo subir e descer escadas na rua (ele é pequeno portanto consigo controlar pegando-o ao colo). Com cães de porte maior é mais complicado mas também duvido que desatem a correr e a saltar para as escadas como os pequenos.

Desculpe o testamento, a ideia que quero passar é que não tem de se preocupar muito. Estas coisas são normais em cães velhotes e eles conseguem ter qualidade de vida. O importante é irmos fazendo check-ups para ver o estado de saúde deles e adaptar as rotinas as limitações que vão surgindo.
Netherwing
Membro Veterano
Mensagens: 1695
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

domingo ago 04, 2013 5:45 pm

Floripes3 Escreveu:Beber muita água tanto pode ser do calor como sinal de mau funcionamento renal. Só com uma análise se pode saber.

.
nem mais. quando a Maggie começou a beber água em demasia foi o principio do fim, também a idade já ia avançada e os rins dos dálmatas são sensiveis em demasia... enfim é mesmo assim.

A partir duma certa idade a gente tem que estar a contar...
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Netherwing
Membro Veterano
Mensagens: 1695
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

domingo ago 04, 2013 5:46 pm

Bondage2010 Escreveu:A minha velha de 15 anos, apenas dorme mais, mas quando está acordada, continua cheia de energia como uma cachorra, noto apenas alguma falta de visão, menos paciência para aturar os outros que são mais novos...mas isso tambem é status, afinal é a matriarca e a velhice é um posto, e adquiriu um poder, que é sou velha faço o que quero...como roubar guloseimas de cima da mesa e estar-se marimbando por ser repreendida, pois afinal a culpa foi de quem deixou as guloseimas ao alcance dela :P
:D
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

domingo ago 04, 2013 8:11 pm

A anja-azul descreve o meu Jimmy, que está com 14 anos (ou talvez 15, não me lembro).

Anda devagarinho, tem cataratas, ouve mal, dorme o dia inteiro se o deixar, porque a medicação para o coração ainda o torna mais sonolento.

É a idade e não há nada a fazer. Mas custa que se farta.
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

domingo ago 04, 2013 8:50 pm

Anja, peça ao vet para ver como estão os dentes dela. Podem estar mais fracos nas raízes, e ela não querer comer a comida mais rija porque pode lhe doer ou fazer impressão!

a minha Yorkie só conseguia comer comidas molinhas, principalmente arroz com carne cozida e partida aos bocadinhos!

atenção aos sopros no coração (vulgares em cães velhotes), intolerância às mudanças bruscas de temperatura e tb temperaturas muito extremas!

vá testando a visão e a audição dela!

não é fácil, nem vai ser fácil quando ela for de vez! mas ajuda saber que fizemos tudo o que podiamos por eles, e que não poderiam ter tido dono melhor!

força!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

domingo ago 04, 2013 8:54 pm

Bondage2010 Escreveu:A minha velha de 15 anos, apenas dorme mais, mas quando está acordada, continua cheia de energia como uma cachorra, noto apenas alguma falta de visão, menos paciência para aturar os outros que são mais novos...mas isso tambem é status, afinal é a matriarca e a velhice é um posto, e adquiriu um poder, que é sou velha faço o que quero...como roubar guloseimas de cima da mesa e estar-se marimbando por ser repreendida, pois afinal a culpa foi de quem deixou as guloseimas ao alcance dela :P
ainda por cima vale-se do factro de ser surda que nem uma porta!! :lol: :lol:

essa tua velha é um must!! :)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo ago 04, 2013 10:45 pm

Olá Anja!
Um veterinário disse-me que era, para ele, mais fonte de preocupação beber água a mais, do que a menos. Mas como já foi dito, verificar a conjugação dos outros factores, como o ânimo e o apetite.

O Yuki também já tem 12 anos, mas sendo preto e branco, não me consigo dar conta de o pêlo branquear! :)

De vez em quando tem episódios de dores, e temos comprimidos sos, quando vemos que ele está em dificuldades. Não sei que tipo de bomba é, porque arrebita logo. Mas só acontece ocasionalmente.

Ele é um senior muito vivaço. Não contamos com muitos mais anos, mas apenas pela nossa história familiar (de o anterior não ter tido uma vida longa), não que ele dê muitos sinais disso. Cada ano que ele avança, é uma vitória, um ganho. Esperemos que se mantenha assim.

As melhoras.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda ago 05, 2013 2:45 am

Não pretendo mais nada do que falar aqui um pouco de alguns dos problemas já descritos, para quem não sabe estar na antecipação, preparado para agir o mais cedo possível, o melhor possível. Não é para "torrar" os miolos, nem para ficar com ansiedade.

Em relação ao sopro no coração.

Uma provável evolução desta condição é um edema pulmonar, no que se traduz numa dificuldade para respirar, tanto uma condição (coração) como a outra (pulmão) são geríveis, com os seus altos e baixos, por norma, são mais fáceis de controlar no Inverno e com medicação.
Há "vista desarmada" é possível detectar a existência de um edema, se encostarmos o ouvido ao tórax (flanco do cão) e ouvirmos um borbulhar de lá de dentro, no respirar do cão, então há a existência de líquido nos pulmões.
A extensão só poderá ser avaliada por p.e. rx. como talvez a precocidade de diagnóstico.
Mas ainda estamos a falar de anos de vida e com qualidade de vida.
Há outro quadro que só por si é mais perigoso, Rins. (aqui também estamos a falar de meses a anos).
É importante aperceber-se dos novos hábitos do cão na idade geriátrica, o que é o novo normal que se vem estabelecendo com o tempo. Não comer, não beber, ou muito pouco e não evacuar nada, é um sinal já tardio que algo se passa.
Quando este quadro se conjuga aos anteriores, certas terapias podem ser contrárias.
Encher o cão de líquidos para tratar a insuficiência renal pode não ser exequível com os pulmões cheios de líquido.
Um dos factores para o desenvolvimento de um quadro nos rins, é a existência de diabetes, há vários tipos de diabetes, se for insulina dependente a capacidade do pâncreas vai diminuindo com o tempo conforme as injecções (sub-cutâneas) dadas. O nível de glicémia pode ser extremamente difícil de controlar, de estabilizar, se o for também com a ração veterinária adequada, esqueçam-na, só estão a gastar o vosso dinheiro.
Apesar de ter os seus efeitos é preferível ter um cão ligeiramente hiperglicémico a ter um cão hipoglicémico (pode conduzir à morte logo ali, quando abaixo dos valores mínimos). Ambos vão acontecer.
Quando o cão começa a cambalear e/ou desorientado, quando cai todo junto para o lado, há que agir rápido nem que seja com um pouco de sacarose.
Quando apresenta o valor limite entre dar insulina e o não dar, medir de trinta em trinta minutos, pois uma, duas horas depois, o valor pode já estar nos píncaros.
Talvez o sintoma mais visível seja a sede, uma sede descomunal e lagos de urina.

O importante a retirar daqui é:
Mesmo com um quadro ou com uma conjugação de quadros confirmados, estes ou outros, há qualidade de vida e anos para viver, apesar de possíveis episódios de crise que possam existir.
Falem com o vosso vet, façam os exames e mesmo que não seja preciso, apertem a "malha", mudem o que for preciso, estarão a dar tempo a eles e a vocês.

http://www.renalvet.com.br/nefrologia/croni-cao/
http://www.renalvet.com.br/endocrinologia/diabetes/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diabetes_e ... es_e_gatos
http://caes.topartigos.com/sopro-cardiaco-em-caes.html
http://www.renalvet.com.br/cardiologia/ ... la-mitral/
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda ago 05, 2013 9:56 am

obrigado pelos vossos testemunhos.
foi diagnosticado um ligeiro sopro no coração já há alguns anos. a pequena tem-se mantido estável com a medicação. vamos ver como está agora. mas o que me preocupa mais é o beber tanta água. ela não emagreceu, continua a comer muito bem. há anos que come a dermatosis da eukanuba porque tem problemas de alergia alimentar. ela não apresenta dificuldades a comer. tb. ouve bem. ou seja, quando lhe convem. mais isso já vem de longe. da parte da visão, já há 2 anos, indiciava um pequeno indício de cataratas. mas acho que continua a ver bem. às vezes bem demais. quando se trata de comer o que não deve no chão. a casa tem 2 andares. ela sobe e desce as escadas como um foguete, mas noto que prefere ficar no rés chão. sempre dormiu na minha cama. tb. noto que embora salte para lá, já não o faz com a mesma frequencia. muitas vezes sou eu que a ponho lá.
ela tem tamanho médio. pesa uns 13 kgs. sempre ouvi dozer que os cães pequenos, duravam mais. o problema é que não sei a idade dela. já veio adulta. é uma autentica xpds :lol:
vamos ver o que diz a vet. o problema tb. são os custos para esses exames todos. ultimamente o meu gato flávio esteve gravemente doente com fiv acabando por falecer. depois veio o chiquinho que embora lhe tenha sido diagnosticado pif, está ótimo :lol: mas tem sido gastar dinheiro a rodos :roll:
Responder

Voltar para “Cães”