Sinais de velhice

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda ago 05, 2013 10:15 am

está na altura das vacinas. agora não sei se a carlota tiver a infelicidade de ser diabética ou ter i.r. se poderá levá-las
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda ago 05, 2013 10:30 am

Com essa idade já não precisa de levar vacinas. A minha já não as leva desde os oito anos e é uma cadela com um sistema imuntário fragilizado desde sempre.

Teve esgana, vinha com sarna demodécica quando a tirei da rua, aos oito meses, e depois uma data de doenças que nada tiveram a ver com as das vacinas. Só consegui estabilizá-la por volta dos três anos, e desde então manteve-se aparentemente saudável, até há quatro anos.

Nessa altura, quando começou a fazer os exames e análises preparatórios para a cirurgia ao tumor mamário descobriu-se-lhe uma série de maleitas, desde hipotiroidismo (que a incompetência de alguns vets consultados nunca detectaram) até taquicardia, nódulos no baço, doença hepática, sei lá que mais. Tratou-se tudo, equilibraram-se os valores, e ela continua a aferrar-se à vida.

Na sua, o que mais há a temer ainda é a insuficiência renal. Com dieta e alguns tratamentos poderá manter-se por algum tempo, mas a IR, se a tiver, vai vencer a batalha.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

segunda ago 05, 2013 10:56 am

O meu continua a levar vacina. Aliás, o veterinário disse que os cães devem levar vacinas precisamente quando são bébés (primovacinação) e quando são velhos por causa do sistema imunitário ir enfraquecendo com a idade.

Não lhe sei responder à questão, anja-azul, mas aconselho a perguntar ao veterinário e a só deixar de dar vacinas se ele assim o sugerir (em todo o caso a da raiva é obrigatória).

Já agora, quanto aos custos das análises - sem Rx e ecos, que em principio e se as restantes análises estiverem boas, não serão necessárias - deve ficar abaixo dos 100eur (as análises bioquimicas costumam ser relativamente baratas, o hemograma também não costuma ser muito caro mas o ECG já é um esticão).
Última edição por lsgl em segunda ago 05, 2013 2:43 pm, editado 1 vez no total.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda ago 05, 2013 12:26 pm

Uma eco ronda os 50 euros, rx não me lembro.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

segunda ago 05, 2013 7:35 pm

Eu dou sempre, e darei enquanto o Jimmy for vivo, a da tosse do canil e a da febre da carraça.

O meu vet disse-me que a tosse do canil, pela idade e condição cardíaca dele, é o mais perigoso.
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda ago 05, 2013 9:00 pm

a d.carlota já tem consulta marcada para amanhã. mas não sei se conseguimos ir. eu sou a maluquinha cá do sítio. agora imagine-se quando eles me virem de caixa na mão para apanhar xixi da rafeirota baixinha. chamam o 112 :P
pois , o dr. disse que esta análise é decisiva. mediante os resultados é que avançará ou não para outros exames.
hei-de andar de bengala e ainda não tenho as contas pagas :cry: tb. já não falta muito para andar de bengala :P
hoje a menina andou mais arrebitadita. até deu umas corridinhas no quintal. se calhar porque estava menos calor.
o dr. salles tinha-me dito que os gatos a partir dos 10 anos não precisavam de ser vacinados porque se tinham tornado auto imunes. nos cães não sei. não tinha nenhum
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

segunda ago 05, 2013 9:19 pm

anja-azul Escreveu:a d.carlota já tem consulta marcada para amanhã. mas não sei se conseguimos ir. eu sou a maluquinha cá do sítio. agora imagine-se quando eles me virem de caixa na mão para apanhar xixi da rafeirota baixinha. chamam o 112 :P
pois , o dr. disse que esta análise é decisiva. mediante os resultados é que avançará ou não para outros exames.
hei-de andar de bengala e ainda não tenho as contas pagas :cry: tb. já não falta muito para andar de bengala :P
hoje a menina andou mais arrebitadita. até deu umas corridinhas no quintal. se calhar porque estava menos calor.
o dr. salles tinha-me dito que os gatos a partir dos 10 anos não precisavam de ser vacinados porque se tinham tornado auto imunes. nos cães não sei. não tinha nenhum
Os meus andam nesse vet. Em relação ao meu velhote, 11 anos, aconselhou a não dar a da leischmaniose e só esta. A minha cadela toma todas inclusivé a leischmaniose.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
DioDog
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: quinta ago 01, 2013 12:27 pm
Localização: Diky (Cão), Bart (Gato), Lisa (Gata)

segunda ago 05, 2013 9:21 pm

anja-azul Escreveu:a d.carlota já tem consulta marcada para amanhã. mas não sei se conseguimos ir. eu sou a maluquinha cá do sítio. agora imagine-se quando eles me virem de caixa na mão para apanhar xixi da rafeirota baixinha. chamam o 112 :P
pois , o dr. disse que esta análise é decisiva. mediante os resultados é que avançará ou não para outros exames.
hei-de andar de bengala e ainda não tenho as contas pagas :cry: tb. já não falta muito para andar de bengala :P
hoje a menina andou mais arrebitadita. até deu umas corridinhas no quintal. se calhar porque estava menos calor.
o dr. salles tinha-me dito que os gatos a partir dos 10 anos não precisavam de ser vacinados porque se tinham tornado auto imunes. nos cães não sei. não tinha nenhum
Cuidado com os custos!! Desculpe dizer-lhe isto desta forma (mas só lho digo pois já passei pelo mesmo) mas se ela estiver mesmo velhinha e quase a morrer (desculpe mesmo dizer isto assim :oops: ) não gaste muito em operações, pois certamente tem mais animais e têm também os seus custos. A minha Golden Retriever morreu com 14 anos em 2009 e pagámos operações que infelizmente não fizeram nada e pagámos ao vet, o enterro dela. Se isso acontecer, não gaste dinheiro no enterro, pois serão eles a ficar com o seu animal e você vai estar a pagar para eles o deixarem numa vala ou numa cova que nunca poderá relembrar. Boa sorte e as melhoras para a Carlota !
"Felizes os cães, que pelo faro descobrem os amigos"
Aletheia
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

segunda ago 05, 2013 9:28 pm

WaterMonitor Escreveu:Eu dou sempre, e darei enquanto o Jimmy for vivo, a da tosse do canil e a da febre da carraça.

O meu vet disse-me que a tosse do canil, pela idade e condição cardíaca dele, é o mais perigoso.
Nenhum dos meus cães tomam essas 2 vacinas.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda ago 05, 2013 10:02 pm

"e pagámos operações que infelizmente não fizeram nada e pagámos ao vet, o enterro dela. Se isso acontecer, não gaste dinheiro no enterro, pois serão eles a ficar com o seu animal e você vai estar a pagar para eles o deixarem numa vala ou numa cova que nunca poderá relembrar."

Isto está errado.
Não é assim, isso é só uma das opcções, pode também enterrar o animal no zoo durante x anos até proceder ao levantamento das ossadas, como também pode proceder à cremação individual.

Mas isso já é por o carro à frente dos bois, um problema de cada vez.
DioDog
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: quinta ago 01, 2013 12:27 pm
Localização: Diky (Cão), Bart (Gato), Lisa (Gata)

segunda ago 05, 2013 10:07 pm

botas96 Escreveu:"e pagámos operações que infelizmente não fizeram nada e pagámos ao vet, o enterro dela. Se isso acontecer, não gaste dinheiro no enterro, pois serão eles a ficar com o seu animal e você vai estar a pagar para eles o deixarem numa vala ou numa cova que nunca poderá relembrar."

Isto está errado.
Não é assim, isso é só uma das opcções, pode também enterrar o animal no zoo durante x anos até proceder ao levantamento das ossadas, como também pode proceder à cremação individual.

Mas isso já é por o carro à frente dos bois, um problema de cada vez.
Está errado? A minha memória não falha nada, e lembro-me bem de tudo.A minha golden tinha Leucemia, várias operações foram feitas e não deram em nada. Claro que se deve tentar, mas depende da fase onde está o animal ! E o enterro é um desperdício de dinheiro na minha modesta opinião, para quem não tem um zoo perto da cidade.
"Felizes os cães, que pelo faro descobrem os amigos"
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda ago 05, 2013 10:39 pm

Que raio de conversa, desculpem lá... :? Vem aqui a Anja desabafar connosco a perspectiva negra que tem pela frente, desanimada e angustiada, e vocês põem-se nisso...

O Dr. Sales não é nenhum explorador e basta ver o que ele disse à Anja para se ver que não se vai pôr com explorações que não levam a lado nenhum.

Tenham respeito e consideração por quem está a sofrer!
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça ago 06, 2013 1:12 pm

até me ia dando uma coisinha má quando li os últimos posts . a carlota está velhinha, poderá estar até muito doente , mas não me parece que esteja para morrer. claro que para morrer, basta estar vivo, mas ela , para a idade, se calhar até nem está mal.
em relação ao dr. salles, já não vou lá há muito tempo. disse-me isso a propósito dos meus gatos que já tinham mais de 10 anos.
hoje vou perguntar ao vet mas de certeza que ele vai dizer que a carlota deve ser vacinada. ele tb. me disse que as vacinas têm uma validade de 3 anos mas é quase uma "imposição legal" vaciná-los anualmente. claro que se não for prioritário, fica para depois.
lá consegui recolher alguma urina. ela assustava-se quando via o recipiente e eu não acertava com o sítio...

em relação a custos, há mesmo que ter cuidado. eu levei a gata ritinha com 17 anos para a clínica.diagnosticaram-lhe uma i.u. como tb. tinha i.r. ficou internada. como não comia, fizeram-lhe mais exames e descobriu-se que tinha um cancro no fígado , que tb. lhe atingia a vesícula. aí, houve abuso. com aquela idade e doença, o animal ficou internada n tempo até que me passei e mandei po-la a dormir. este vet tanto quer prolongar a vida dos animais que às vezes :roll:
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça ago 06, 2013 2:03 pm

Ouça, a Anja está a sofrer por antecipação, o que é muito diferente do que estar na antecipação, preparada para lidar o melhor possível quando os problemas chegarem e andar aos papéis o menos possível perdendo tempo precioso.
Ainda não sabe nada, não há motivos de preocupação e pode não continuar a não haver. (pode ser do calor)
Só postei aquilo por motivos informativos, há três opcções, é a única coisa que deve retirar dali.
Avie-se em terra..., é tudo o que tem a fazer.
O resto o seu vet lhe dirá.
Portanto acalme-se. É zen.
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

terça ago 06, 2013 2:41 pm

Anja, tal como alguns foristas disseram, não sofra por antecipação. Sei que falar é fácil e, só quem está dentro do "convento" é que sabe o que lá vai dentro.

Tenho o Sebastião com 15,5 anos. Há mais de 6 anos que lhe foi diagnosticado um sopro. Desde essa altura que toma medicação.

Em Janeiro de 2011 foi-lhe diagnosticada uma leucemia e, desde essa altura que está a fazer quimioterapia oral. O vet dava-lhe no máximo 1 ano a 1 ano e meio e, já lá vão 2 anos e 7 meses.

Recentemente foi-lhe diagnosticado um linfoma. Já fomos duas vezes de urgência com ele para o vet. Aumentou-se a dose de quimioterapia oral e por enquanto assim será. O vet já falou na eventualidade de caso não melhore (o que felizmente não se verificou nas análises feitas na urgência da semana passada) teremos de passar para a quimioterapia injectável.

Se vamos avançar para ela? Não sabemos mas, em princípio, talvez não, pois com esta idade prefiro ter o meu Sebastião só mais um ou dois meses mas ainda com apetite e minimamente com qualidade de vida, do que estar a sujeitá-lo a mais uns meses sem qualidade.

Se é difícil? Muitíssimo. Adoro o Sebastião e, custa-me muito vê-lo de vez em quando a cair, a por vezes ter de ajudá-lo a levantar-se, a ter mantas espalhadas pela casa para ele se levantar mais facilmente, e pegar-lhe ao colo para ir para cima da cama, pois adora esfregar-se e rebolar por cima dela ... mas, sei que a qualquer momento vou ter de me despedir dele.

É muito angustiante e, a minha única forma de o fazer sentir-se o melhor possível é dar-lhe todos os mimos a que tem direito e dar-lhe a paparoca de que ele gosta.

Sei que não tem dores e isso é o mais importante. Quando vir que perdeu toda a qualidade de vida, por muito que me custe (e irá custar) não quero tê-lo a sofrer.

Vai ver que tudo está bem com a Carlota e que o que ela tem, afinal são sinais da idade a avançar. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”