Sinais de velhice

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ambv
Membro Veterano
Mensagens: 1429
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sábado ago 10, 2013 10:44 pm

Entramos todos em sofrimento quandos vemos em sofrimento... Eu falo por mim. Quando foi da minha Julieta, foram 10 dias de sofrimento ao vê-la como estava, parada, sem comer, idas ao vet sem este fazer o que fosse... enfim, não vou adiantar mais, ainda sofro passado pouco mais de 1 ano passado. Com a minha Tita, foi um pouco diferente, embora para o fim também fosse um sofrimento vê-la trôpega, sem poder andar em condições. mas a doença era terminal e nada mais havia a fazer senão dar-lhe conforto e qualidade de vida enquanto visse que ela não sofria muito. Até que eu e o meu irmão tivemos que decidir pô-la a dormir. É uma decisão terrível, mas se os amamos, não queremos que eles sofram desnecessáriamente.

Sofremos e continuamos a sofrer quando lembramos estes momentos.

Independentemente de serem mais mimalhos ou mais rabugentos, mas não deixam de ser os nossos meninos, os nossos companheiros dos bons e dos maus momentos.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo ago 11, 2013 12:47 am

"uf! uf!uf! a d.carlota está bem e recomenda-se. o super vet disse que tomara encontrar muitos cães com a idade dela com a mesma qualidade de urina. isto indicia que não tem diabetes, i.r. ou problemas de fígado. "

Ao que parece tem aí uma "cota enxuta".


"ontem a carlota estava tão abatida"

Épá, há dias, eles também os têm.

Pergunte ao seu vet o que deve fazer para esticar a coisa, p.e. mais disciplina alimentar, etc.
Se quiser, pode aumentar a frequência da realização de testes de urina, bioquímica e hemograma.
Mentalize-se para o inevitável, esse dia chegará, mas pelo que disse não irá ser amanhã, nem para a semana ou mês que vem. Portanto ainda tem munição na cartucheira.
Usufrua da cadela agora, porque depois não consegue.
Zen, Esteja alerta, atenta, enfim na antecipação, agora não sofra por antecipação.
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

domingo ago 11, 2013 6:40 am

Concordo com o botas, não a vale sofrer de antecipação.
Digo isto porque já o fiz com o meu velhote quando ele tinha uns 9 anos e não valeu de nada, ele ainda está cá com os seus joviais 14 aninhos (faltam uns mesinhos) :)

O importante é estar muito atenta a alterações de comportamento, fazer check-ups regulares (trimestrais ou semestrais, depende do estado de saúde geral mas pergunte ao vet), ter cuidado com a alimentação (não a deixe engordar, por exemplo), e aceitar que ela já é velhota e tem dias bons e dias maus.

De resto, continue a ser feliz com a sua menina e viva cada momento com ela sem se preocupar com o que poderá vir.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo ago 11, 2013 8:49 am

A artrite dá dores. Não investigaram isso? Deviam.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo ago 11, 2013 12:45 pm

o vet disse que as dificuldades da carlota tinham a ver com a coluna. nesse dia, fiz-lhe massagem shiatsu, e ela ia deitando a dentuça em certas vertebras. é sinal que lhe doía. o vet disse que ela devia emagrecer para não sobrecarregar tanto a coluna.
em relação a exames..ele não fez mais porque considerou a análise da urina, suficiente. para além disso, a conta a pagar é assustadora.
eu tenho andado nervosa e se calhar já ando com "visões". eu tb. estava habituada a uma carlota, estarola. entrava em negação quando me diziam que ela estava muito velhota. custa a aceitar :roll:
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo ago 11, 2013 3:35 pm

Fale com o vet primeiro.
Mas uma boa opção é a natação, se não puder ir a uma piscina sempre tem as praias, rios, lagoas. p.e. lagoa azul.
Agora, de momento têm a praia do guincho e talvez a praia pequena. (que eu saiba)
A partir de 15 de Setembro o leque de escolha vai aumentando (começo do fim da época balnear).
Penso que seja uma boa terapia, além de proporcionar bons momentos.
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

domingo ago 11, 2013 7:00 pm

a carlota é um degenerada. não é cão. tem pavor, odeia praias :D só consegui que se molhasse quando a levava para a ria em cacela. não tem ondas e a água é quentinha. eu moro a 1 km da praia na zona de sintra
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sexta ago 16, 2013 7:27 pm

ad.carlota hoje delirou com as visitas. foram abanadelas da caudinha, lambidelas, pulos. até deu umas corridas. aí é que a porca torceu o rabo. ao fim da 3ª corrida, a d.carlota teve de se deitar a descansar. tb. ela pensa ser ainda uma teen-ager. mas foi uma alefria ve-la tão feliz :)
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sexta ago 16, 2013 7:48 pm

Ela não estará com as cervicais afectadas?

O meu Jimmy, o ex-rei dos saltos em altura, já não põe a cabeça para trás e atravessou um mau momento há uns meses porque deve ter dado um jeito e aquilo doía. Foi assim que descobrimos que tinha problemas nas cervicais.

Passámos a colocar "degraus" nos sítios onde ele gosta ou tem de subir.
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sexta ago 16, 2013 7:53 pm

WaterMonitor Escreveu:Ela não estará com as cervicais afectadas?

O meu Jimmy, o ex-rei dos saltos em altura, já não põe a cabeça para trás e atravessou um mau momento há uns meses porque deve ter dado um jeito e aquilo doía. Foi assim que descobrimos que tinha problemas nas cervicais.

Passámos a colocar "degraus" nos sítios onde ele gosta ou tem de subir.
é possível. nunca fez rx à coluna. mas lá que custa saltar para a cama, custa. mas salta. tb. evita subir escadas, mas tb. a vejo subir que nem um foguete. assim que possa mando fazer rx
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta ago 16, 2013 8:13 pm

E ponha qualquer coisa a servir de "escada" para a cama.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado ago 17, 2013 12:37 pm

Floripes3 Escreveu:E ponha qualquer coisa a servir de "escada" para a cama.
como assim? só estou a ver o "colo". é o que faço às vezes :)
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

sábado ago 17, 2013 2:58 pm

Pois, é como nós fazemos com o Sebastião. Ele adora estar em cima da minha cama mas, como já não consegue subir, põe-se a ladrar para o pôr lá em cima. Para descer ainda consegue mas, subir ... já não. :cry:

Ontem fomos ao vet com ele e, as análises, se bem que estejam melhores do que as de finais de Maio, não estão lá muito bem pelo que, mantém a quimioterapia oral mas com dosagens mais altas, como se estivesse a recomeçar.

Quando disse ao vet que ele estava "podre" e com as "patas para a cova" este respondeu que, tomara ele que todos os canitos podres e de patas para a cova, estivessem como ele. Na verdade, o Sebastião ainda tem qualidade de vida e, enquanto assim for, faremos tudo quanto estiver ao nosso alcance.

Mais esfregona para limpar os xixis e mais dodots para os cócós, estamos cá para o acarinhar e tudo fazer para que tenha um resto de velhice o melhor possível. :wink:

Claro que, esperto como ele é, faz uma chantagem emocional comigo digna de se ver. :wink: :wink:

Se estou a comer, põe-se a ladrar a pedir ... quando é a minha irmã ou Mãe, está deitadinho a dormir. Com a ração é a mesma coisa ... claro que sempre acompanhada de "miminhos". Comigo finge que não quer comer e vira o focinho. Ele sabe perfeitamente que começo a ficar ansiosa pois, um dos alertas do vet foi ele não querer comer. Com a minha Irmã, marcha tudo. :wink: :wink:

Espertos, estes patudos. :wink:
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado ago 17, 2013 5:36 pm

anja-azul Escreveu:
Floripes3 Escreveu:E ponha qualquer coisa a servir de "escada" para a cama.
como assim? só estou a ver o "colo". é o que faço às vezes :)
Com caixas sobrepostas, por exemplo. O Ikea tem uma espécie de banco-escadote de dois degraus que deve servir. Ou então manda fazer algo no género a um carpinteiro ou a um amigo jeitoso com serrotes, martelos e pregos.

Use a imaginação.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Arguida2
Membro Veterano
Mensagens: 1311
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

sábado ago 17, 2013 8:43 pm

Nós para o Sebastião comprámos daqueles tachos com suporte por causa da coluna dele mas, não é que o fulano tem medo de comer lá? :twisted: :twisted:

Antes de comprarmos os tachos tínhamos experimentado com listas telefónicas e, notámos que ele se sentia mais confortável ... como tenho um cota que é maricas ... voltámos às listas telefónicas. :roll: :roll:
Responder

Voltar para “Cães”