Velhice do meu cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

sábado ago 10, 2013 7:26 pm

Boa noite a todos. Venho aqui para vos pedir ajuda e para pedir a vossa opinião.

O meu Kiko, o meu cãozinho miniatura :) fez este ano 14 anos de idade. E já se nota a velhice a chegar, ou melhor já chegou. Já toma comprimidos para os problemas de coração, os passeios à rua passaram a ser mais curtos por ele se cansa muito depressa.

O principal problema é a falta dos dentinhos dele :( noto que tem mais dificuldade em mastigar por causa da falta de dentes, e eu noto que está mais magro.

Eu queria a vossa ajudar, no sentido de saber a vossa experiencia neste campo, a velhice... Se já passaram por isso e quais as soluções para este problema da comida.

Comida de lata?

Digam-me o que acham, opiniões pf

Obrigada a todos.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sábado ago 10, 2013 7:38 pm

Humedeça a ração! :wink:

E parabéns pelo seu "cota" :lol:

Pedro
CatarinaLuz
Membro Veterano
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

sábado ago 10, 2013 7:43 pm

Obrigada pela ajuda. O brigada pelos parabéns, agora percebo que todos os dias são uma vitória. Quero que ele tenho um resto de vida excelente e digno.

Em relação à comida, ouvi dizer que humedecer a comida tira os nutrientes da comida, porque se soltam para a agua, não?
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sábado ago 10, 2013 7:50 pm

CatarinaLuz Escreveu:Obrigada pela ajuda. O brigada pelos parabéns, agora percebo que todos os dias são uma vitória. Quero que ele tenho um resto de vida excelente e digno.

Em relação à comida, ouvi dizer que humedecer a comida tira os nutrientes da comida, porque se soltam para a agua, não?
Penso que não... Mas não encharque a gamela! Não precisa de ver a ração a flutuar :lol: Coloque apenas a quantidade suficiente em que a ração consiga absorver a água e ficar tipo papa.. Para isso tem de esperar um pouco para ser tudo absorvido e depois até, se necessário, "esmigalhar" a ração.

Pedro
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sábado ago 10, 2013 10:32 pm

Ou humedece a ração normal... pode deixar os grãos em água e depois passar com varinha mágica se necessário (não vai nenhum nutriente à vida porque mesmo que se dissolva na água ele acaba por comer tudo...).
Ou comida em lata (aqui não há o problema dos dentes e tártaro (uma vez que já não tem muitos)... deve ter em atenção a ler o rótulo... deve dizer "alimento completo para cães" e NÃO "alimento complementar para cães" (no complementar supõe-se que se tem que acrescentar + qq coisa)
Ou opta por dar arroz e frango e legumes cozidos (eu guardaria isto se o cão alguma vez faltar o apetite)
CatarinaLuz
Membro Veterano

sábado ago 10, 2013 10:46 pm

Obrigada, excelentes opções, amanha de manha tento a técnica da varinha mágica :)

Também pensei nas latinhas de comida, só estava com receio de fazer dessa a alimentação de todos os dias, porque existem rumores que a comida de lata ou chamada comida molhada fazem mal ao fígado dos cães. Será verdade? Certamente não..

Ele sente-se muito mais incentivado a comer quando é comida de lata.
MiMoo
Membro Veterano

sábado ago 10, 2013 11:14 pm

Depende da comida em lata. Agora já há formulações específicas em lata... aposto que há uma sénior (algures de uma marca qq) em lata.

Os maiores problemas da comida enlatada é os dentes (uma x que não mastiga não limpa o tártaro) e o facto de não ser alimentação completa (antigamente as latas eram quase todas só alimentação complementar...). De resto, teoricamente, é tudo formulado para ser um alimento equilibrado.
Claro que em certas idades é necessário tomar atenção ao que se dá e ver se será o alimento mais apropriado para ele. Se for sénior ou específica para algum problema que o cão apresente, não há problema.
CatarinaLuz
Membro Veterano

domingo ago 11, 2013 5:45 pm

Olá trago novidades, hoje de manha experimentei humedecer a comida e tritura-la, resultou :D ele comeu tudo e sem dificuldade.

de qualquer das formas fui à loja dos animais, e comprei as latas de comidas hills, acho que é das melhores.
Tomei atenção e as latas são de alimento completo para cães e não de alimento complementar.
Mas mesmo assim acho que vou optar por misturar um pouco só de comida da lata com a ração humedecida para o incentivar a comer :D

Estou mais descansada!
MiMoo
Membro Veterano

domingo ago 11, 2013 8:15 pm

Ainda bem que ele comeu :)
Misturar lata é capaz de lhe abrir um pouco o apetite a ver se recupera peso (cuidado para não engordar em excesso por causa das articulações...).
CatarinaLuz
Membro Veterano

segunda ago 12, 2013 7:50 pm

Sim claro, eu só quero que ele recupere o peso que tinha.

Obrigada a todos pela ajuda :D
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda ago 12, 2013 8:27 pm

Não insista muito nisso de ganhar peso. Aos catorze anos, o cão perdeu massa muscular e começa a emaciar, ou seja, a emagrecer, e perde forçosamente peso. Depois, por muito que coma não volta a adquirir o aspecto musculado, torna-se apenas gordo.

Interessa mais nutri-lo devidamente do que fazê-lo regressar ao que já foi e não voltará a ser. Portanto, tenha cuidado.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
CatarinaLuz
Membro Veterano

terça ago 13, 2013 11:13 am

Sim tem razão, o importante antes de mais é nutri-lo e mante-lo sempre saudável. :)

Claro que a minha intenção não é engorda-lo nem fazer com que ele volte ao que era, mas nesta semana antes de eu começar a utilizar este método de o alimentar notei que ele emagreceu muito, daí eu ter reparado que já não conseguia comer sozinho. Quero só que ele recupere o peso que perdeu nesta semana, fortalece-lo, para não estar assim tão esquelético ...

Felizmente tem comido bem, e já está com mais energia :)
Responder

Voltar para “Cães”