Passear cadela ... com muita força

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Eborense
Registado: domingo jun 02, 2013 2:42 pm

segunda ago 12, 2013 9:41 pm

Boas pessoal,
tenho um problema gigantesco ..lol...
a minha Browny uma Cane Corso com 7 meses, puxa muita a trela durante o passeio diario dela. Digo mesmo.. faz tanta força que quase se sufoca a ela propria.
Ja tentei ensinar-lhe ( dando-lhe um mimo, depois de executar o ensinamento) mas mesmo assim nada. Ela parece que esta a treinar para o cão mais forte do mundo...lol.
Por enquanto ainda vou tento forças para a segurar, mas se continuar assim .. em crescimento e força... qual quer dia ja não tenho força para a segurar.

Que posso fazer para a "travar" e po-la a andar ao meu lado sossegada?
Palmeida92
Membro Júnior
Registado: sábado mai 18, 2013 9:32 am

segunda ago 12, 2013 10:11 pm

A minha cadela também puxava muito quando a ia passear de peitoral. Depois vi na tiendanimal destas coleiras: http://www.tiendanimal.pt/coleira-manej ... -1329.html

Resolvi comprar uma e não puxa tanto pois não faz a mesma força com as pernas como faz com a cabeça.

Já deixou de puxar como fazia antigamente e hoje em dia vai quase sempre ao meu lado.
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

segunda ago 12, 2013 11:49 pm

Já abri um tópico com o mesmo problema, e sei algo que resulta, mas por preguiça minha metade do trabalho que alcancei já foi deitado a baixo :lol:
O meu puxava demasiado a trela até se engasgar. No caso do meu, o problema é a demasiada excitação do tal "ir passear".
Portanto recomendo:
Antes de sair de casa canse-o o máximo que puder, faça-o correr atrás das bolas, ou algo que ele goste. O objectivo é ele esgotar alguma energia antes do passeio. Mas confesso que este passo nunca resultou com o meu, tem energia para dar e vender.
Ainda no caso do meu patudo ele mal vê a trela associa logo ao "vamos passear". Portanto comecei a andar com a trela na mão tranquilamente até ele parar de saltar para me a tirar. (Isto claro ainda em casa). Brinque mesmo com a trela (só você), não deixe o canito interferir. Ele tem de perceber que é apenas mais um objecto do mundo.
Um problema que no meu caso tambem existia era a dificuldade em colocar lhe a coleira. A excitação era tanta que ele remexia-se todo e eu não acertava com o encaixe. Ora, só se deve colocar a trela depois de o cachorro acalmar. Bem, só consegui que o meu se alcama-se depois de 5 minutos parada no mesmo sitio a olhar para ontem :lol: (Aviso já, é ter muita paciencia)
Depois o passeio. Depois de o cachorro estar devidamente "atrelado" está na hora de mostrar quem é o líder na rua: você. Logo, quem sai de casa primeiro e coloca o pé na rua primeiro é você e não o cão.
Já na rua, a historia das recompensas com o meu cão não funcionou. Ele viu as recompensas como comida que eu simplesmente levei para lhe dar quando me dava na cabeça. O que realmente funcionou com o meu cão foi, mal coloquei os pes na rua, parei. Fiquei à espera que ele se acalma-se e dei 1 passo! Esperei que ele se alcama-se e dei 2 passos. E parei! Ora, toca a mudar de direcção, dei 2 passos para o outro lado e parei. Decidi atravessar a estrada e parei. Decidi voltar para tras e parei. Mudei outra vez de direcção e parei. Cansativo não? Mas so assim funcionou. Estamos a mostrar quem é que manda na rua. Assim passam a tomar atenção aos nossos movimentos. E aprendem a parar quando nós paramos, e começam a andar quando nos vêm a levantar a perna para dar o primeiro passo. Automaticamente você é que passa a andar à frente do cão e não o contrário, o cão à sua frente. Mudar de direcção vezes sem conta e parar dá resultados sim. E vá aumentando o numero de passadas. Nos é que decidimos o caminho e nao eles. Depois de parar tanta vez eles vão começar a ficar menos excitados, e assim não vão puxar a trela.
Resultado: o meu cão começou este treino já com 3 anos, o seu é mais novo. E num dia o meu conseguiu fazer todos os passos positivamente. E consegui andar com ele calmamente alguns metros. É uma vitoria! Mas quando aumento a distancia ele já se começa a excitar e nao posso continuar. É cansativo e ao quinto dia de treino nunca mais o fiz :lol: Mas sei que resulta. Não é numa semana que o cão irá aprender tudo rápidamente, é preciso mais tempo, mas depois esse tempo que perdeu a treiná-lo é compensado.
Peço desculpa pelo testamento, mas senti necessidade de dar o meu testemunho.
Nota: As pessoas da rua pensam que sou muito indecisa por estar sempre a mudar de direcção com o meu cão 3 vezes a cada 7 segundos xD
Eborense
Registado: domingo jun 02, 2013 2:42 pm

terça ago 13, 2013 9:36 pm

Amiga Susana94, agradeço as dicas e ja testei... vai dar resultados assim. pk cada vez k parava ela ficava a olhar pra mim tipo " pk paramos outra vez?" e la mudavamos de direção. isso confundiou-a um pouco e respeitou a minha escolha. penso que mais uns tempo a tenho "domada".

Plameira92, isso é optimo. uma boa coleira. vou arranjar uma. agradeço tb a dica.
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quarta ago 14, 2013 11:56 am

Ensinar um cão a andar à trela, não é fácil !
Eu comprei uma trela especial de uns 25 cm de comprimento com uma mola, entre a pega e a parte que se prende à coleira. Esta mola é óptima porque amortece os esticões do cão.
Antes de sairmos de casa, tinha que se sentar para eu colocar a trela.
Tinha que continuar sentado até eu abrir a porta e eu sair primeiro. Se se levantava e queria passar à minha frente, eu voltava a entrar em casa, fechava a porta e mandava sentar até me deixar sair primeiro. Repetia o processo até conseguir o que eu queria.
Na rua andava sempre ao meu lado esquerdo, quando começava a puxar eu dava uma volta em circulo para a minha direita, e recomeçava a caminhada para onde eu queria ir. Quando puxava imenso, então dava a volta para a esquerda, ou seja, "empurava" o focinha com o meu corpo para o lado esquerdo (é preciso ter cuidado para não tropeçar em cima do cão).
Não puxe a trela para tràs, tem que ser para o lado, por isso é que dava voltas completas.

Boa sorte: Vai conseguir ter caminhadas maravilhosas com o seu cão
Responder

Voltar para “Cães”