botas96 Escreveu:Quanto a isto...
"É que eu digo "n" de vezes "não" e ele obedece mas só depois de fazer a "asneira".. "
Está a fornecer a resposta. Porque assim ele só vai obedecer à enessima vez, porque você está a disser que é à enessima vez que ele deve obedecer.
Retire o "n" de vezes e substitua pela firmeza na voz (não é gritar) e uma presença/postura mais sólida.
Seja este ou outro comando qualquer, nunca diga.
não, não, não, não ou
senta, senta, senta, senta, por aí fora.
diga antes.
não...........................não..................................não ou
senta.........................senta...............................senta.
Quando começar a treinar um comando, faça-o em sessões de 5 a 10 minutos, várias vezes ao dia, durante vários dias, demonstre nele o que pretende.
p.e.
Dê a ordem e sente-o, depois de-lhe uma recompensa (um brinquedo para apelar ao instinto de presa ou um biscoito para apelar ao instinto de comida) faça isso, até que dê a ordem e ele senta-se sozinho, espere um bocado e depois dê-lhe a recompensa.
Nunca lhe ensine mais que um comando por sessão, várias sessões para um comando.
Comece e acabe uma sessão de treino com um comando que tem a certeza que ele vai cumprir (assim vai promover auto confiança).
Nunca deixe um comando por obedecer.
Nunca inicie uma sessão se não estiver praí virada, com pressa, ou algo semelhante.
Quanto mais vezes um comando for utilizado, melhor será a sua resposta.
Demonstre gosto ao dar o comando e a recompensar, quanto mais gosto demonstrar mais ele quererá agradar-lhe, portanto não seja massuda para ele, nem faça uma seca o acto de obedecer, tipo porque tem que ser, nem seja forreta com as recompensas.
Pode começar pelo suborno (recompensa à vista), depois só lhe mostra a recompensa depois do comando obedecido, passa para a redução de dois comandos e recompensa, depois três e assim sucessivamente até deixar de dar.
O ideal é dar a recompensa à primeira, se ele não obedecer à primeira, não lhe dá.
E por exemplo, imagine, vai a passear na rua com ele e pára no semáforo e ele senta-se por auto recreação, sem um comando e se você desejar esse comportamento, recompense-o à mesma,.
Muito obrigada botas96 por toda a informação e ajuda
Os treinos com o Salvador correm sempre bem porque são curtos e ele adora as recompensas. Neste momento ele sabe os seguintes comandos: "senta "deita" "não" "dá a pata" "hi5" , sentar e ficar quieto enquanto coloco a taça dele no chão, ficar sentado antes de entrar para o jardim e fazer de morto. Existem alguns comandos que ensinei por diversão como deve calcular e outros que ainda precisam de especial atenção porque ele não os faz de imediato.
Segui o seu conselho de não repetir várias vezes o comando "não" ou outro qualquer e o fazer de uma forma mais assertiva e resultou muito obrigada

Ainda não o levei à rua porque não pode, mas quando anda no jardim cá de casa adora e tenta comer tudo o que vê..
Com outros cães não sei como se comporta mas com um de um familiar meu que tem a mesma idade dá se super bem e brincam os dois durante horas se necessário e faço mesmo questão que o faça.
Agora o que mais me preocupa é o seguinte: por vezes quando ele faz algo de bom e tento recompensá-lo com uma festinha, ele simplesmente tenta morder-me pq acha que é brincadeira e é só assim que sabe brincar dai "atacar" a minha irmã. . Também muitas vezes ladra sem razão aparente.. ou porque lhe estou a encher a taça ou só porque sim ..
Não sei se o deixe fazer isto por ser cachorro e estar na fase da brincadeira ou se por ignorar mais tarde tenha um cão com um temperamento mais difícil.
Quero fazer tudo o mais correto possível para quando for adulto seja equilibrado e feliz.
Por agora pesquisarei muito mais para tentar superar os obstáculos que enfrento
Mais uma vez muito obrigada!
Beijinhos