Nova por aqui e a precisar de algumas ajudas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

FilipaAni
Membro
Registado: sábado ago 17, 2013 7:05 pm

sábado ago 17, 2013 8:53 pm

Ola muito boa noite a todos :)

Registei-me hoje porque à 2 meses atrás adoptei um Labrador e a situação é a seguinte: a pessoa em questão que me o vendeu tinha um casal de labradores (um com LOP e outro sem) que teve uma ninhada, mas entretanto teve uma proposta para trabalhar fora e quis foi "despachar" os filhotes vendendo-os e entregando-os apenas um mês e umas semanas após o nascimento o que é extremamente contra natura visto q os cachorrinhos precisam de ficar ate aos 3 meses com a mãe mas enfim.
Eu estou MUITO MUITO feliz com o Salvador, é um amor de cão e muito inteligente mas agora com quase 3 meses anda descontrolado e a minha questão é : é normal ele sempre que vê a minha irmã cá em casa saltar para ela e querer morde-la? Ela tem 8 anos e eu sei que ele não o faz com o objectivo de magoar mas a miúda ate já tem medo..
Visto que é muito jovem e ainda tem dentes de leite este comportamento vai passar? É que eu digo "n" de vezes "não" e ele obedece mas só depois de fazer a "asneira"..
Eu penso que sim mas gostaria de ouvir conselhos de pessoas mais experientes, visto que é a 1º vez que tenho um animal e queria agir da forma + correta possível!
Desculpem o testamento :s
E obrigada a todos! :)
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado ago 17, 2013 9:43 pm

se já fez a asneira não é sinal que tenha obedecido. e não deve saltar nem morder ninguém. se não for ensinado, vai continuar a fazer isso e até muito mais. está na idade de ir a um bom treinador
FilipaAni
Membro

sábado ago 17, 2013 10:00 pm

anja-azul Escreveu:se já fez a asneira não é sinal que tenha obedecido. e não deve saltar nem morder ninguém. se não for ensinado, vai continuar a fazer isso e até muito mais. está na idade de ir a um bom treinador
Obrigada pela resposta.

Aconselha ir mesmo a um treinador ou poderei eu mesma ensina-lo?
Eu já ensinei os comandos básicos como "senta" "deita" e só dar a taça com agua/ração só quando fica sentado e quieto (pq antes saltava e entornava tudo) e ele obedece e aprende rápido agora este comportamento que é o que me preocupa mais parece ser mais difícil.
O treinador encontro pela net? Ou junto do vet?
Mais uma vez obrigada.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado ago 17, 2013 10:23 pm

envieei pm
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo ago 18, 2013 2:12 pm

Dadas as circunstâncias é normal.
Se diz que o cão veio para si com um mês e umas semanas, o imprinting necessário foi omitido ou muito incompleto.
Se ele não teve ninguém que lhe incutisse os alicerces sociais e psicológicos do ser cão tais como: comportamento (que é o que se queixa) comunicação,hierarquia etc. É normal que agora se vir à segunda coisa melhor, vocês. (à sua irmã mais concretamente.)
Portanto, daí o "descontrolado" e o morder.
Quando começar a sair à rua, ele poderá ter reacções de medo a tudo que o rodeia, isso também é normal até estar familiarizado com o meio circundante e seus objectos e habitantes. Em princípio as coisas vão ter os resultados desejados com pura habituação. É importante não reforçar essas reacções de medo/espanto (pegar ao colo, dar festinhas, etc, quando manifesta esses comportamentos).
Se vir que uma coisa ou várias estão a demorar a habituar, intensifique a habituação. Mas não insista em demasia se chegar ao ponto de o ter que o forçar muito (se me estou a fazer entender) p.e.

Passe várias vezes pelo objecto, até se sentir satisfeita com a reacção dele, faça isso durante vários dias, vai presenciar uma desenvoltura crescente e aí poderá recompensar.
Se vir que há qualquer coisa com que ele dá pinotes e fica um pouco atemorizado/descontrolado p.e. motas ou o som delas aí terá que ter mais paciência, ele irá eventualmente diminuir a intensidade do comportamento e aí faça a normal habituação.
Aja com normalidade e com calma nesses episódios todos, ele também irá olhar para si e aprender com o tempo como responder a certos estímulos estranhos consoante a sua resposta aos mesmos.
É importante promover só boas experiências (exploração do meio, socialização).
Quanto melhor for as experiências, melhor será o seu cão e a sua personalidade (equilibrado).
Faça uma socialização crescente e com cães capazes, há medida que você vai conhecendo melhor os cães e sentir mais à vontade com eles, pode deixá-los brincar cada vez mais, mas esteja sempre vigilante.
Eles ao brincar vão se morder, correr, etc, isso em princípio irá remendar isso da mordida, polir as capacidades sociais, etc. (é mais aconselhável com cães da mesma idade).
Se vir que a coisa está muito agreste para o seu gosto, ou vir que o seu cão está desconfortável com o desenrolar da brincadeira, acabe imediatamente, se vir que um determinado cão ou dono lhe suscita dúvidas, não o faça, evite-os.
p.s.- o mais importante é não estar na expectativa mas pronto a agir, não o submeta a situações de perigo ou de potencial perigo, escude-o ou evite-as, não se sinta forçada a socializar com qualquer cão, porque tem que ser ou porque hoje ainda não brincou com nenhum.
botas96
Membro Veterano

domingo ago 18, 2013 2:54 pm

Quanto a isto...

"É que eu digo "n" de vezes "não" e ele obedece mas só depois de fazer a "asneira".. "

Está a fornecer a resposta. Porque assim ele só vai obedecer à enessima vez, porque você está a disser que é à enessima vez que ele deve obedecer.
Retire o "n" de vezes e substitua pela firmeza na voz (não é gritar) e uma presença/postura mais sólida.

Seja este ou outro comando qualquer, nunca diga.
não, não, não, não ou
senta, senta, senta, senta, por aí fora.
diga antes.
não...........................não..................................não ou
senta.........................senta...............................senta.

Quando começar a treinar um comando, faça-o em sessões de 5 a 10 minutos, várias vezes ao dia, durante vários dias, demonstre nele o que pretende.
p.e.
Dê a ordem e sente-o, depois de-lhe uma recompensa (um brinquedo para apelar ao instinto de presa ou um biscoito para apelar ao instinto de comida) faça isso, até que dê a ordem e ele senta-se sozinho, espere um bocado e depois dê-lhe a recompensa.
Nunca lhe ensine mais que um comando por sessão, várias sessões para um comando.
Comece e acabe uma sessão de treino com um comando que tem a certeza que ele vai cumprir (assim vai promover auto confiança).
Nunca deixe um comando por obedecer.
Nunca inicie uma sessão se não estiver praí virada, com pressa, ou algo semelhante.
Quanto mais vezes um comando for utilizado, melhor será a sua resposta.
Demonstre gosto ao dar o comando e a recompensar, quanto mais gosto demonstrar mais ele quererá agradar-lhe, portanto não seja massuda para ele, nem faça uma seca o acto de obedecer, tipo porque tem que ser, nem seja forreta com as recompensas.
Pode começar pelo suborno (recompensa à vista), depois só lhe mostra a recompensa depois do comando obedecido, passa para a redução de dois comandos e recompensa, depois três e assim sucessivamente até deixar de dar.
O ideal é dar a recompensa à primeira, se ele não obedecer à primeira, não lhe dá.
E por exemplo, imagine, vai a passear na rua com ele e pára no semáforo e ele senta-se por auto recreação, sem um comando e se você desejar esse comportamento, recompense-o à mesma,.
FilipaAni
Membro

segunda ago 19, 2013 7:15 pm

botas96 Escreveu:Quanto a isto...

"É que eu digo "n" de vezes "não" e ele obedece mas só depois de fazer a "asneira".. "

Está a fornecer a resposta. Porque assim ele só vai obedecer à enessima vez, porque você está a disser que é à enessima vez que ele deve obedecer.
Retire o "n" de vezes e substitua pela firmeza na voz (não é gritar) e uma presença/postura mais sólida.

Seja este ou outro comando qualquer, nunca diga.
não, não, não, não ou
senta, senta, senta, senta, por aí fora.
diga antes.
não...........................não..................................não ou
senta.........................senta...............................senta.

Quando começar a treinar um comando, faça-o em sessões de 5 a 10 minutos, várias vezes ao dia, durante vários dias, demonstre nele o que pretende.
p.e.
Dê a ordem e sente-o, depois de-lhe uma recompensa (um brinquedo para apelar ao instinto de presa ou um biscoito para apelar ao instinto de comida) faça isso, até que dê a ordem e ele senta-se sozinho, espere um bocado e depois dê-lhe a recompensa.
Nunca lhe ensine mais que um comando por sessão, várias sessões para um comando.
Comece e acabe uma sessão de treino com um comando que tem a certeza que ele vai cumprir (assim vai promover auto confiança).
Nunca deixe um comando por obedecer.
Nunca inicie uma sessão se não estiver praí virada, com pressa, ou algo semelhante.
Quanto mais vezes um comando for utilizado, melhor será a sua resposta.
Demonstre gosto ao dar o comando e a recompensar, quanto mais gosto demonstrar mais ele quererá agradar-lhe, portanto não seja massuda para ele, nem faça uma seca o acto de obedecer, tipo porque tem que ser, nem seja forreta com as recompensas.
Pode começar pelo suborno (recompensa à vista), depois só lhe mostra a recompensa depois do comando obedecido, passa para a redução de dois comandos e recompensa, depois três e assim sucessivamente até deixar de dar.
O ideal é dar a recompensa à primeira, se ele não obedecer à primeira, não lhe dá.
E por exemplo, imagine, vai a passear na rua com ele e pára no semáforo e ele senta-se por auto recreação, sem um comando e se você desejar esse comportamento, recompense-o à mesma,.

Muito obrigada botas96 por toda a informação e ajuda :)

Os treinos com o Salvador correm sempre bem porque são curtos e ele adora as recompensas. Neste momento ele sabe os seguintes comandos: "senta "deita" "não" "dá a pata" "hi5" , sentar e ficar quieto enquanto coloco a taça dele no chão, ficar sentado antes de entrar para o jardim e fazer de morto. Existem alguns comandos que ensinei por diversão como deve calcular e outros que ainda precisam de especial atenção porque ele não os faz de imediato.
Segui o seu conselho de não repetir várias vezes o comando "não" ou outro qualquer e o fazer de uma forma mais assertiva e resultou muito obrigada :)
Ainda não o levei à rua porque não pode, mas quando anda no jardim cá de casa adora e tenta comer tudo o que vê..
Com outros cães não sei como se comporta mas com um de um familiar meu que tem a mesma idade dá se super bem e brincam os dois durante horas se necessário e faço mesmo questão que o faça.
Agora o que mais me preocupa é o seguinte: por vezes quando ele faz algo de bom e tento recompensá-lo com uma festinha, ele simplesmente tenta morder-me pq acha que é brincadeira e é só assim que sabe brincar dai "atacar" a minha irmã. . Também muitas vezes ladra sem razão aparente.. ou porque lhe estou a encher a taça ou só porque sim ..
Não sei se o deixe fazer isto por ser cachorro e estar na fase da brincadeira ou se por ignorar mais tarde tenha um cão com um temperamento mais difícil.
Quero fazer tudo o mais correto possível para quando for adulto seja equilibrado e feliz.
Por agora pesquisarei muito mais para tentar superar os obstáculos que enfrento :)

Mais uma vez muito obrigada!

Beijinhos
:) :)
botas96
Membro Veterano

terça ago 20, 2013 10:41 am

Pelo que conta está-se a safar bastante bem, está no bom caminho.
Os cinco comandos básicos são: senta, deita, fica, aqui e junto.
Convém ter alguns destes comandos, tantos quanto possíveis, depois pode ter os comandos que quiser, é consigo e com a sua imaginação.
Quanto mais divertido e bom o treino for, mais fácil se torna de chegar a ele e de a obedecer.
Aproveite este momento de "doca seca" para lhe incutir mais algumas bases (pelo menos), pois isto tem níveis de dificuldades, neste momento está no nível mais fácil (está em casa, um ambiente controlado), quando começar a ir à rua, o nível de dificuldade vai aumentar, e vai ser mais difícil de o cão obedecer-lhe quanto mais estímulos houver, principalmente na idade das descobertas, da exploração.
É importante, por mais que ensine o cão agora, não o solte na rua (pelo menos ao princípio) pois a qualidade de resposta ao comando não depende só do ambiente ser controlado ou não, também tem a ver com a distância.
Um cão pode obedecer a um comando a três metros mas a dez metros já outros valores se levantam (estímulos / distracções, enfim, exploração ou brincadeira).
Portanto sugiro a aquisição de uma trela de trabalho para solidificar os comandos e aumentar a sua área de influência num nível de dificuldade superior.
Vá aumentando a distância, se vir que não responde, ou que perde a resposta, dê uns esticõeszinhos na trela e/ou conduza-o até si.
Há comandos mais fáceis do que outros, p.e. o busca, como é pura brincadeira a capacidade de resposta é do melhor, e no meu caso p.e, utilizo em situações em que perco o controlo, uso-o também, para chamar para dentro da minha área de influência para poder aplicar outro comando mais apropriado.
Portanto sugiro que tenha um ou dois comandos de reserva.
Quando se sentir satisfeita com os resultados pode-o soltar, mas só em sítios de perigo reduzido ( só grande parques, jardins, praias, etc).
Prefira cães (adultos) presos e calmos (desconhecidos) aquando a socialização, se vir que a coisa vai mal, acabe imediatamente.
Deixe-os apresentarem-se primeiro, brincadeiras que começam sem a troca de cheiros, etc, normalmente podem acabam mal, pois quando pára a correria normalmente podem-se pegar.
É normal também que o seu cão não se saiba apresentar como deve ser, mas com o tempo e polimento das suas capacidades sociais isso passa, se vir a ser esse o caso.
Mas atenção às áreas cinzentas, depende também da sua capacidade de discernimento, se estiver na dúvida, não forçe, haverá outros.
botas96
Membro Veterano

terça ago 20, 2013 11:30 am

Outra coisa que poderá fazer, é.

Com o cão à sua frente, ponha um biscoito ou brinquedo paralelo à sua cara e um bocado afastado e fique a olhar para ele, ele irá ficar a olhar para a sua mão.
Poderá saltar, ladrar, tentar alcançar a recompensa, mas você continua na mesma, diga não, ponha-o na posição inicial.
Esse "jogo do sério" só vai acabar, quando ele estabelecer contacto visual consigo e quando isso acontecer, aguente uns segundos e dê-lhe a recompensa.
A finalidade deste exercício é fazer com esteja com mais atenção a si, que a procure mais, logo mais receptivo.

Quanto ao ladrar enquanto põe os comes e bebes, em princípio, não é nada de especial, é um "vê se te despachas com isso".

Inibição de mordida

Cada vez que a morder dê um ai forte ou/e um piparote/toque para ver se o espanta, imponha limites no entusiasmo na brincadeira. É tão simples como isso.
Mas p.e, no meu caso e de longe o mais eficaz foi um lab que lhe suavizou de que maneira esse "vício".
Foi um cão que conheci desde jovem e posso lhe disser que é provavelmente um dos cães mais sólidos de carácter que conheci e que conheço, passado uns tempos a brincadeira deles evoluiu para aí, houve uns ganidos à mistura, (normal) inibição da mordida em acção.
É um cão que conheci, que me senti confortável com ele com o tempo, nunca descoramos a supervisão atenta, sempre presos, quando começaram a fazer isso e quando a coisa subia no entusiasmo para além do nosso gosto interrompíamos por um bocado.
Cresceram juntos ( sempre estiveram em casas diferentes), a coisa correu bem (ainda continuam a fazer isso), não é com qualquer cão que se pode fazer isso, são de sexos diferentes.
FilipaAni
Membro

terça ago 20, 2013 1:40 pm

botas96 Escreveu:Outra coisa que poderá fazer, é.

Com o cão à sua frente, ponha um biscoito ou brinquedo paralelo à sua cara e um bocado afastado e fique a olhar para ele, ele irá ficar a olhar para a sua mão.
Poderá saltar, ladrar, tentar alcançar a recompensa, mas você continua na mesma, diga não, ponha-o na posição inicial.
Esse "jogo do sério" só vai acabar, quando ele estabelecer contacto visual consigo e quando isso acontecer, aguente uns segundos e dê-lhe a recompensa.
A finalidade deste exercício é fazer com esteja com mais atenção a si, que a procure mais, logo mais receptivo.

Quanto ao ladrar enquanto põe os comes e bebes, em princípio, não é nada de especial, é um "vê se te despachas com isso".

Inibição de mordida

Cada vez que a morder dê um ai forte ou/e um piparote/toque para ver se o espanta, imponha limites no entusiasmo na brincadeira. É tão simples como isso.
Mas p.e, no meu caso e de longe o mais eficaz foi um lab que lhe suavizou de que maneira esse "vício".
Foi um cão que conheci desde jovem e posso lhe disser que é provavelmente um dos cães mais sólidos de carácter que conheci e que conheço, passado uns tempos a brincadeira deles evoluiu para aí, houve uns ganidos à mistura, (normal) inibição da mordida em acção.
É um cão que conheci, que me senti confortável com ele com o tempo, nunca descoramos a supervisão atenta, sempre presos, quando começaram a fazer isso e quando a coisa subia no entusiasmo para além do nosso gosto interrompíamos por um bocado.
Cresceram juntos ( sempre estiveram em casas diferentes), a coisa correu bem (ainda continuam a fazer isso), não é com qualquer cão que se pode fazer isso, são de sexos diferentes.
Mais uma vez muito muito obrigada!

Eu ontem fiz um exercicio com ele que basicamente consistia em eu colocar a recompensa à sua frente e nao perrmitir que ele a come se sem eu o mandar e apos umas 4 tentativas consegui! eu coloco a recompensa à sua frente, digo 'nao' ele senta se ou deita se à sua frente e so passados um bons segundos è que digo "ok" e ele ai sim come a. Fiquei mt feliz porque ele è doido por aquela recompensa e consegui controla lo.
Vou fazer os exercicios que referiu sobre as mordidelas e afins :)
Obrigada mais uma vez pela sua disponibilidade :)
lindapet
Membro Júnior
Registado: quinta ago 19, 2010 4:41 pm

quinta ago 22, 2013 9:45 pm

Bom dia, não ensine o cachorro com guloseima, pode ser mau, porque ele só lhe vai obedecer se você tiver uma guloseima. Compre uma estranguladora e quando a criança estiver em casa meta a estranguladora e a trela no cão, se ele saltar dê-lhe um puxãozinho, mas atenção, não é para esganar o cão, vá tentando esse exercício e quando tiver confiança solte-o e se ele continuar de a trela á criança, pois ele pensa que ela é o sere mais fraco e ela faz mal em mostrar medo, ela tem de mostrar também que manda.
Aliás não faz mal retirar o cão com um mês á mãe, desde que o cachorro tenha sido devidamente desmamado e depois alimentado com a ração certa
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quinta ago 22, 2013 9:58 pm

8) :lol: :lol: :lol: :lol:
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

sexta ago 23, 2013 9:21 am

lindapet Escreveu:Aliás não faz mal retirar o cão com um mês á mãe, desde que o cachorro tenha sido devidamente desmamado e depois alimentado com a ração certa
:o :roll:
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sexta ago 23, 2013 6:59 pm

Oh lindapet... Voçê não acerta uma... :lol: :lol: :lol:

Pedro
FilipaAni
Membro

sexta ago 23, 2013 7:51 pm

lindapet Escreveu:Bom dia, não ensine o cachorro com guloseima, pode ser mau, porque ele só lhe vai obedecer se você tiver uma guloseima. Compre uma estranguladora e quando a criança estiver em casa meta a estranguladora e a trela no cão, se ele saltar dê-lhe um puxãozinho, mas atenção, não é para esganar o cão, vá tentando esse exercício e quando tiver confiança solte-o e se ele continuar de a trela á criança, pois ele pensa que ela é o sere mais fraco e ela faz mal em mostrar medo, ela tem de mostrar também que manda.
Aliás não faz mal retirar o cão com um mês á mãe, desde que o cachorro tenha sido devidamente desmamado e depois alimentado com a ração certa
Bom dia, e desde já obrigada pelas dicas :)

Contudo tenho verificado que o meu metodo tem resultado, o da recompensa com comida, até porque existem comando que ele obedece já sem qualquer tipo de recompensa, o que ouve é um "muito bem" nada mais.
Em relação ao ser retirado da mãe cedo também não concordo desculpe.
Os três meses com a mãe e com a ninhada são essenciais para o bom desenvolvimento dos cachorrinhos, pois existem certos "comportamentos" que só uma mãe e uma ninhada podem incutir digamos assim no cachorrinho e o meu infelizmente não teve isso.

Mas obrigada! :)

beijinhos
Responder

Voltar para “Cães”