Labrador com medo de água

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
FilipaAni
Membro
Registado: sábado ago 17, 2013 7:05 pm

quarta ago 21, 2013 11:47 am

Ola boa tarde,

Tenho um Labrador de 3 meses (faz amanha os 3) e apesar de não lhe puder dar banho enquanto a vacinação não estiver completa ando gradualmente a mostrar-lhe água noutros meios para ele se ir habituando, o problema é que ele tem imenso medo!
Por exemplo, já mostrei algumas vezes o chuveiro ligado e ele fica cheio de medo e foge, até dando-lhe festinhas ele odeia e por isso deixei de o fazer. Experimentei hoje que está imenso calor ligar a mangueira no jardim e chamei-o, mostrei-lhe que podia beber daquela água mas após ter dado só uma pequena lambidela começou a ladrar depois a tremer e voltou a fugir.
Ele nunca tinha sido exposto a água anteriormente, e sempre li que os Labradores adoram água. Será isto normal por ser pequeno e depois passa? Estarei eu a fazer algo de errado?
Já agora aqui está uma foto do Salvador (antiga) :)

Imagem

Preciso de conselhos!

Obrigada
afterdark
Membro Veterano
Registado: sábado abr 20, 2013 5:49 pm

quarta ago 21, 2013 12:16 pm

Olá,

Ter medo do chuveiro parece-me normal, por causa do barulho que faz, e é algo diferente.
Temos que ver que estamos a falar de um cachorro com 3 meses, tudo é novidade para ele... tem de ter calma, isso irá passar com o tempo.

:)
FilipaAni
Membro

quarta ago 21, 2013 12:19 pm

afterdark Escreveu:Olá,

Ter medo do chuveiro parece-me normal, por causa do barulho que faz, e é algo diferente.
Temos que ver que estamos a falar de um cachorro com 3 meses, tudo é novidade para ele... tem de ter calma, isso irá passar com o tempo.

:)
Obrigada por responder :)

Sabe é que ser dona pela primeira vez não é fácil, qualquer coisa que ele faça assim de diferente fico logo alerta!

Beijinhos :)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta ago 21, 2013 12:32 pm

E sobretudo não insista nem force, deixe-o ser ele a descobrir as maravilhas da água. Ligue a rega e não faça nada, leve-o a sítios com água - lagoas, praias, etc. -, meta-se dentro dela e chame-o, etc.

É provável que nas primeiras vezes ele hesite em se meter na água e fuja, pois já teve más (para ele) experiências com a água do chuveiro e da rega, mas com calma e sem forçar, irá ao banho.

E depois vai ser é um trabalhão para o tirar de lá! :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
FilipaAni
Membro

quarta ago 21, 2013 1:45 pm

Floripes3 Escreveu:E sobretudo não insista nem force, deixe-o ser ele a descobrir as maravilhas da água. Ligue a rega e não faça nada, leve-o a sítios com água - lagoas, praias, etc. -, meta-se dentro dela e chame-o, etc.

É provável que nas primeiras vezes ele hesite em se meter na água e fuja, pois já teve más (para ele) experiências com a água do chuveiro e da rega, mas com calma e sem forçar, irá ao banho.

E depois vai ser é um trabalhão para o tirar de lá! :D
Ainda não posso levar à praia infelizmente :s
Pelos vistos proporcionei-lhe uma má experiência com a agua e não era esse o meu objetivo :(
Mas vou seguir o seu conselho, obrigada! :D
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quarta ago 21, 2013 3:26 pm

Com essa idade esse comportamento é normal.. ele ainda é muito novinho :D
Com o tempo ele vai começar a habitar-se e a ficar louco com água.
Dando como exemplo o meu lab... Só para aí aos 6/7 meses é que ele começou a gostar de ir para dentro de água.. pelo meio levou muitos empurrões para o rio eheh ( neste momento o problema é mesmo tirá-lo de lá :lol: )
No entanto ele só gosta de agua em GRANDES quantidades .. tudo o que seja mangueiras, chuveiros, piscinas de brincar etc ele não liga nenhuma e até chega a fugir :twisted:
FilipaAni
Membro

quarta ago 21, 2013 4:10 pm

dreamdog Escreveu:Com essa idade esse comportamento é normal.. ele ainda é muito novinho :D
Com o tempo ele vai começar a habitar-se e a ficar louco com água.
Dando como exemplo o meu lab... Só para aí aos 6/7 meses é que ele começou a gostar de ir para dentro de água.. pelo meio levou muitos empurrões para o rio eheh ( neste momento o problema é mesmo tirá-lo de lá :lol: )
No entanto ele só gosta de agua em GRANDES quantidades .. tudo o que seja mangueiras, chuveiros, piscinas de brincar etc ele não liga nenhuma e até chega a fugir :twisted:
A sério?! Que bom! Espero que seja o caso do meu também! Acho lindo ver um labrador na agua a nadar :D
Num futuro próximo vou levá-lo à praia e depois venho cá contar ;)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta ago 21, 2013 7:42 pm

FilipaAni Escreveu:...Num futuro próximo vou levá-lo à praia e depois venho cá contar ;)
Se puder, nas primeiras vezes em que o levar escolha alturas de maré baixa. Pela simples razão de o ruído das ondas da maré cheia podem assustá-lo. :wink:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
FilipaAni
Membro

quarta ago 21, 2013 7:46 pm

Floripes3 Escreveu:
FilipaAni Escreveu:...Num futuro próximo vou levá-lo à praia e depois venho cá contar ;)
Se puder, nas primeiras vezes em que o levar escolha alturas de maré baixa. Pela simples razão de o ruído das ondas da maré cheia podem assustá-lo. :wink:
Este forum é fantástico! Muito obrigada pelas sábias dicas, terei essa que me deu agora em atenção ;)
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta ago 21, 2013 10:42 pm

Deixe-o fazer a exploração do meio , deixe a coisa fluir pelo normal ritmo, e em menos de ai já estará aqui a pedir ajuda como o tirar de lá.
Quando ele se sentir mais à vontade com tudo, onde houver água ele estará lá, incluindo poças com lama.
FilipaAni
Membro

quarta ago 28, 2013 11:34 am

botas96 Escreveu:Deixe-o fazer a exploração do meio , deixe a coisa fluir pelo normal ritmo, e em menos de ai já estará aqui a pedir ajuda como o tirar de lá.
Quando ele se sentir mais à vontade com tudo, onde houver água ele estará lá, incluindo poças com lama.
Muito obrigada (mais uma vez) botas96

Ontem aproveitei o calorzinho que estava por aqui e pus uma piscina (para bebes) no jardim só com um pouco de agua (o suficiente para molhar as patas) e deixei no jardim sem lhe fazer caso para ver a sua reacção e fiquei muito feliz! Ele sozinho, sem ninguém o incentivar foi lá pa dentro e ADOROU :)

Obrigada a todos :)
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta ago 28, 2013 12:27 pm

É Sine qua non e com uma orientação adequada eles fazem-se practicamente sozinhos.
Tal com lhe disseram aqui pode insistir se necessário mas não o force e tudo correrá bem.

Carpe canem
Responder

Voltar para “Cães”