Saiu hoje no Diário de Leiria a noticia que o Canil de Leiria está a cobrar uma taxa de quase 30 euros por cada animal que as pessoas encontrem abandonado ou que se queiram "desfazer".
Na noticia há vários testemunhos que se mostram "revoltados" com a situação. Uma senhora que encontrou uma gata com 5 gatinhos para entregar ao canil foi convidada a pagar 150 euros. Outras pessoas que encontraram ninhadas de cães receberam o convite de pagar mais de 200 euros.
A medida está a levantar muitas criticas em Leiria e junto da Associação Zoófila de Leiria.
A Câmara diz que a unica forma de não pagar a taxa é deixar os cães nas ruas que serão recolhidos pelos seus "profissionais". É isso que a população está a fazer, em vez de entregar ao canil, abandona na rua para não pagar a referida taxa.
http://www.diarioleiria.pt/noticias/tax ... a-criticas
Taxa cobrada por Canil Municipal de Leiria promove abandono
Moderador: mcerqueira
É isso. Se encontrarem um animal abandonado e quiser entregar ao canil será cobrado uma taxa. Mas ele estava abandonado.. psiuu são 30 euros. São 5 gatinhos que encontraram na rua bem ai já passa a 150 euros. Ainda vos passam recibo.Bingley Escreveu:Se eu percebi bem, não é pela estadia que se paga, é mesmo uma taxa para entregar o animal. Se um animal for capturado, aí sim paga pelo tempo que ele lá estiver, se tiver a sorte de o encontrar ainda vivo no canil.
O mesmo se sucede para pessoas que se queiram "livrar" dos próprios cães, gatos etc..
Já agora eu sou o Roberto, sou novo por aqui, prazer

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
Eu peço desculpa se vou ferir susceptibilidade mas acho que aí estão com "sorte", pois em alguns nem aceitam animais. Eu não consegui encontrar um único sítio onde aceitassem uma cadela que encontrei na rua e acreditem que gastei bem mais de 30€. Aliás, nem faço as contas.
Se me disserem que a função dos canis municipais é acolher todos os animais de rua sem qualquer custo associado, aí estou de acordo, mas visto que não é assim que funciona... Eles têm de fazer a triagem de alguma forma, pois uma coisa é uma pessoa que encontra um animal na rua abandonado, outra coisa é uma pessoa querer se livrar de um animal que é seu.
Se me disserem que a função dos canis municipais é acolher todos os animais de rua sem qualquer custo associado, aí estou de acordo, mas visto que não é assim que funciona... Eles têm de fazer a triagem de alguma forma, pois uma coisa é uma pessoa que encontra um animal na rua abandonado, outra coisa é uma pessoa querer se livrar de um animal que é seu.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
Calvin
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda set 09, 2013 7:31 pm
Primáriamente a função de um canil municipal é acolher animais abandonados na via pública e locais públicos, susceptiveis de por em causa a saúde pública, segurança dos cidadãos e sociedade em geral.
Secundáriamente provisiona animais que, ainda que estejam á guarda de algum cidadão, sejam alvos de expressa e comprovada atitude violenta e/ou que ameacem a integridade de terceiros.
Poderão ainda em alguns casos mediante pagamento estipulado por cada autarquia, acolher animais temporáriamente, de cidadãos que os deixem á sua guarda por qualquer motivo, os quais terão de deixar um termo escrito de assumida responsabilidade no espaço de tempo determinado procederem ao seu "levantamento" sob pena de incorrem em responsabilidade civil e criminal.
Tudo isto que escrevi é muito lindo,cheio de palavras floreadas que custam 10 euros o kilo, mas não passam a maior parte das vezes de TRETAS .
Onde vivo, o canil municipal é a imagem degradante das cada vez mais austeras politicas neste país. Os cortes tb lá chegaram, alimentados 1 vez de 2 em dias com rações misturadas não se percebe bem com quê, creolina nas lavagens das boxes com os animais presentes, sobrelotação inacreditável de animais, sem seletividade nenhuma no emparelhamento dos cães nas boxes, cães de 40 kilos que esfomeados nas horas de comer impoem a lei do mais forte e os pequenitos de 4 ou 5 kilos ficam quase sem comer e ainda levam umas valentes dentadas cujas feridas ficam muitas vezes apenas por agua oxigenada ou um solução aquosa de iodo...acho que estava aqui 1 semana a escrever.
Isto presenciamos nós, que como membros de uma associação de apoio de animais lá vamos tentar dar uma ajudinha, mas mesmo as associações aqui estão sobre-lotadas, algumas já sobre-endividadas e neste particular de abandonos, fruto como disse da maldita crise financeira, no último ano e meio foi uma verdadeira loucura . Chegam a prende-los aos postes junto dos muros onde temos o nosso cantinho com mensagens em papel nas coleiras a pedirem que fiquemos com eles só durante um tempo, que mal as coisas melhorem tentam vir buscá-los de novo.
É um mundo feio, muito feio, muito cruel, muito sombrio....e olhamos nos olhos de um cãozinho de 3 quilos, raquitico, cheio de sarna, cheio de feridas abertas das carraças, cheio de hematomas traumáticos e vemos (pensamos nós) um simples pedido de um mimo, um pouco de comida e nada mais.
A crise tb chegou ás autarquias, logo os cortes são cegos, logo os canis ou abatem a torto e a direito ou começam a tentar gerar receitas. É assim..puro e duro.
Secundáriamente provisiona animais que, ainda que estejam á guarda de algum cidadão, sejam alvos de expressa e comprovada atitude violenta e/ou que ameacem a integridade de terceiros.
Poderão ainda em alguns casos mediante pagamento estipulado por cada autarquia, acolher animais temporáriamente, de cidadãos que os deixem á sua guarda por qualquer motivo, os quais terão de deixar um termo escrito de assumida responsabilidade no espaço de tempo determinado procederem ao seu "levantamento" sob pena de incorrem em responsabilidade civil e criminal.
Tudo isto que escrevi é muito lindo,cheio de palavras floreadas que custam 10 euros o kilo, mas não passam a maior parte das vezes de TRETAS .
Onde vivo, o canil municipal é a imagem degradante das cada vez mais austeras politicas neste país. Os cortes tb lá chegaram, alimentados 1 vez de 2 em dias com rações misturadas não se percebe bem com quê, creolina nas lavagens das boxes com os animais presentes, sobrelotação inacreditável de animais, sem seletividade nenhuma no emparelhamento dos cães nas boxes, cães de 40 kilos que esfomeados nas horas de comer impoem a lei do mais forte e os pequenitos de 4 ou 5 kilos ficam quase sem comer e ainda levam umas valentes dentadas cujas feridas ficam muitas vezes apenas por agua oxigenada ou um solução aquosa de iodo...acho que estava aqui 1 semana a escrever.
Isto presenciamos nós, que como membros de uma associação de apoio de animais lá vamos tentar dar uma ajudinha, mas mesmo as associações aqui estão sobre-lotadas, algumas já sobre-endividadas e neste particular de abandonos, fruto como disse da maldita crise financeira, no último ano e meio foi uma verdadeira loucura . Chegam a prende-los aos postes junto dos muros onde temos o nosso cantinho com mensagens em papel nas coleiras a pedirem que fiquemos com eles só durante um tempo, que mal as coisas melhorem tentam vir buscá-los de novo.
É um mundo feio, muito feio, muito cruel, muito sombrio....e olhamos nos olhos de um cãozinho de 3 quilos, raquitico, cheio de sarna, cheio de feridas abertas das carraças, cheio de hematomas traumáticos e vemos (pensamos nós) um simples pedido de um mimo, um pouco de comida e nada mais.
A crise tb chegou ás autarquias, logo os cortes são cegos, logo os canis ou abatem a torto e a direito ou começam a tentar gerar receitas. É assim..puro e duro.
Eu concordo com a imposição de taxas moderadoras para isto não ser as bananas, mas acho que devia ter sido imposto há mais tempo para não ser logo assim 30 euros de repente. Acho que quem deixa um animal em qualquer instituição que seja devia pagar nem que fosse uma quantia simbólica.
Então concordas que se encontrares na rua uma gata com 5 filhos e os entregues no canil pagues 150 euros. É isso que se está a passar. Se um cidadão encontrar um animal abandonado e fizer o seu trabalho cívico, acaba por pagar por esse seu gesto nobre.materia Escreveu:Eu concordo com a imposição de taxas moderadoras para isto não ser as bananas, mas acho que devia ter sido imposto há mais tempo para não ser logo assim 30 euros de repente. Acho que quem deixa um animal em qualquer instituição que seja devia pagar nem que fosse uma quantia simbólica.
Pessoalmente também concordo que os donos paguem se tiverem animais e quiser "se livrar deles", ou seja, é uma forma de responsabilizar os cidadãos que um animal não é um objeto que se entrega quando nos causa "incomodo". Não posso concordar, que se encontres animais abandonados sejas obrigado a pagar por te preocupares com o animal e com a população local.
A notícia não fica por aqui. O canil sugere ao cidadão quando ele encontre animais abandonados, em vez de os entregar no canil, evitando problemas maiores, deixe-os estar onde estão, que depois o pessoal do canil os vai apanhar. É a única forma de o cidadão não pagar nada. Ora, além dos recursos que o canil gasta em deslocações, nada prova que o animal é mesmo abandonado ou é da pessoa "queixosa" que se quer livrar do seu cão e para não pagar a taxa diz que era um cão abandonado. Se era essa a intenção do canil, não faz qualquer sentido. As pessoas podem abandonar os seus cães da rua e dizerem que são abandonados. Por isso, se cobram a taxa por acharem que as pessoas que lhes vão entregar os animais estão a mentir para não pagar taxas, aqui têm uma forma menos humana de abandono. O canil devia, junto das entidades competentes para estes efeitos, fiscalizar os animais. Garantir que é cumprida a lei a nível do chip e das vacinas. É a única forma de evitar as possíveis mentiras dos donos.
Depois, os animais vagueiam, o canil terá as suas dificuldades de o encontrar.
Pergunto-me se esta situação se passar e esse animal passar na estrada e houver um veiculo embater no animal provocando graves danos para o condutor e passageiros e a morte do animal, quem paga os estragos e quem se responsabiliza pela morte do animal, o canil?
Roberto Marques