"o dalmata é um cão "burro"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

barriga04
Membro
Registado: sexta jun 07, 2013 5:21 pm

sábado ago 31, 2013 4:51 pm

Boa tarde,

Estou a escrever aqui o meu desconforto perante a expressão que mencionei no ASSUNTO.

Ontem o meu irmão foi passear o meu Dalmata, quando foi abordado por uma pessoa, que possui um Labrador, dizendo-lhe que os Dalmatas são burros, e que os Labradores são muito mais inteligentes. :evil:

Fiquei um pouco perturbado em relação a isto :evil: , é que na minha opinião não há cães mais inteligentes que outros mas sim cães que aprendem mais rapido.

Gostaria de saber a vossa opinião, se eu é que estou certo ou se a pessoa tem razão no que disse.

PS: Alias que eu acho que o meu ate aprende as coisas muito rapidas, já abre a porta de casa pelo puxador e ate sobe um escadote em aluminio que tenho la em casa, e só me vio a subir por ele 2 ou 3 vezes. :lol:
Dogzilla
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

sábado ago 31, 2013 7:45 pm

barriga04 Escreveu:é que na minha opinião não há cães mais inteligentes que outros mas sim cães que aprendem mais rapido.
Exactamente. No fundo o que diferencia um cão mais inteligente de um cão menos inteligente é a facilidade com que aprende e apreende novas ordens.
DoggyLover
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

sábado ago 31, 2013 8:07 pm

Dogzilla Escreveu:
barriga04 Escreveu:é que na minha opinião não há cães mais inteligentes que outros mas sim cães que aprendem mais rapido.
Exactamente. No fundo o que diferencia um cão mais inteligente de um cão menos inteligente é a facilidade com que aprende e apreende novas ordens.
E mesmo assim nem isso é regra. Já vi exemplares de raças que estão quase no fundo daquela fantástica tabela de inteligência canina a aprender o senta e o deita numa só aula ao fim de poucas repetições...
barriga04
Membro

sábado ago 31, 2013 8:17 pm

DoggyLover Escreveu:
Dogzilla Escreveu:
E mesmo assim nem isso é regra. Já vi exemplares de raças que estão quase no fundo daquela fantástica tabela de inteligência canina a aprender o senta e o deita numa só aula ao fim de poucas repetições...
infelizmente nao estava la porque era essa a resposta que lhe dava.
Dogzilla
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

sábado ago 31, 2013 8:18 pm

Foi por isso que referi ao cão no sentido mais global da palavra e não a nenhuma raça em específico. Já se sabe que há exemplares e exemplares e não serão todos bons exemplares só porque pertencem a uma determinada raça em específico. :)
barriga04
Membro

sábado ago 31, 2013 8:24 pm

Dogzilla Escreveu:Foi por isso que referi ao cão no sentido mais global da palavra e não a nenhuma raça em específico. Já se sabe que há exemplares e exemplares e não serão todos bons exemplares só porque pertencem a uma determinada raça em específico. :)
É correto.

Aliás, eu admiro a raça labrador mas nestes ultimos anos ela tem sido uma raça do "povo". Pelo menos ca onde moro e quase casa sim casa nao.
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

sábado ago 31, 2013 10:02 pm

A minha cadela é extremamente inteligente, só é teimosa. Precisei de muito trabalho para a moldar :P mas não queria dizer que fosse burra, a primeira vez que lhe ensinei o senta, à 5ª repetição (na mesma sessão de treino) já fazia sozinha sem eu ter que lhe pressionar o lombo :lol: só que isso era com um biscoito na mão, na prática ela era teimosinha, não via o biscoito achava que podia fazer como queria. Burra? Esperta era ela, sem biscoito sentar pra quê? 8)
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sábado ago 31, 2013 10:06 pm

Acho que devia-se preocupar menos com o que pensam da raça do seu cão. Sem ofensa, corrija-as se tiver paciência mas não dê muita importância ao assunto.

Se eu me fosse a preocupar pela péssima imagem e preconceitos que as pessoas têm acerca da raça do meu cão, ui... ficava lixada o resto da vida (é um caniche, só oiço barbaridades das pessoas acerca da raça).

No geral as pessoas são "burras" no que diz respeito a cães (não sabem interpretar a linguagem corporal, p.e., ou não percebem as necessidades básicas do animal), quanto mais a raças e suas características. E é como já foi dito aqui, a inteligência de um cão é independente da raça a que pertence.
barriga04
Membro

sábado ago 31, 2013 10:14 pm

lsgl Escreveu:Acho que devia-se preocupar menos com o que pensam da raça do seu cão. Sem ofensa, corrija-as se tiver paciência mas não dê muita importância ao assunto.

Se eu me fosse a preocupar pela péssima imagem e preconceitos que as pessoas têm acerca da raça do meu cão, ui... ficava lixada o resto da vida (é um caniche, só oiço barbaridades das pessoas acerca da raça).

No geral as pessoas são "burras" no que diz respeito a cães (não sabem interpretar a linguagem corporal, p.e., ou não percebem as necessidades básicas do animal), quanto mais a raças e suas características. E é como já foi dito aqui, a inteligência de um cão é independente da raça a que pertence.
Eu nao me preocupo porque eu sei ver as coisas.

Mas estas pessoas que se acham mais importantes por terem um labrador ( não falo no geral), que para mim esta raça esta a ficar um pouco denegrida com pessoas como esta, como ja disse, esta raça já começa a ser uma raça do "povo".
Eu so fiquei revoltado por nao me ter dito a mim porque obtinha uma resposta mais concreta e para a proxima já pensava duas vezes antes de falar.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado ago 31, 2013 10:58 pm

Eu ainda não percebo o "porquê" dessa coisa pelos labradores. Talvez me falte conviver com um de perto, mas não percebo.

Já dálmatas, vou no 2º. O dálmata não é um cão que "goste de agradar". Existem melhores cães para se inserirem nesse perfil. Como tal, não vai executar os comandos "só porque sim". É muito teimoso e independente. Entende muitas das coisas que dizemos inclusivamente quando faz mal, porque vai andado na nossa frente e olhando para trás, como quem diz "não me apanhas, nha nha nha-nha"!

É desafiador, muito brincalhão mas mto companheiro também.

Mas que me dá um prazer grande, ensinar a minha outra cadela, ela aprender rapidamente e inclusivamente ensinar coisas pq ela ofereceu um comportamento? Sim dá. Mas são cães diferentes.

Por exemplo ambos os dálmatas sempre foram muito protectores de mim e da família e fizeram-se bons guardas, apesar de serem muito carinhosos (connosco), em particular o Yuki, sendo ambos muito bons com crianças. Enfim, uma ternura, embora com muita personalidade!!!
mariosimoes
Registado: quarta ago 14, 2013 11:19 pm

domingo set 01, 2013 8:57 am

Ja tive dois dalmatas!!

Foi cão mais inteligente que tive, e outro a inteligência não era o seu forte, cada cão e diferente do outro. Fazia tudo o que pode imaginar.

Houve uma vez que a minha bisa-avo caiu no meio do campo, a cadela veio me chamar a mim e ao meu irmao, ao quarto, esse episodio nunca me vou esquecer.
filipecunha
Membro Júnior
Registado: quinta nov 17, 2011 11:31 am

domingo set 01, 2013 11:30 am

A minha cadela chow chow senta, deita, da a patinha, faz tudo se tiver alguma recompensa, se eu não tiver nada para lhe dar, posso gritar, berrar fazer fita que ela não se mexe, e os chows são considerados das piores raças para aprender, mas será que são burros? o que eu acho é que são mais inteligentes, pois deixam bem a entender que se não houver prémio também não há truquezinho para o dono mostrar ás pessoas.
FilipaAni
Membro
Registado: sábado ago 17, 2013 7:05 pm

domingo set 01, 2013 3:11 pm

Que parvoice o que lhe disseram sobre os dalmatas!
Eu adoro labradores, è a minha raça favorita mas essa pessoa acha-se dona do mundo (lol).
Os dalmatas sao caes LINDOS e è totalmente ridiculo comparar cães, quanto mais raças.
Eu posso comprar um pastor alemao p.e e o animal nem saber sentar, e ter um SRD e saber sentar, deitar, dar a pata etc isto tudo se eu quiser! Um cao nao è 'burro' è o reflexo da educação que o dono lhe da independentemente da sua raça.
Enfim, pessoas ignorantes è ignora-las :)
dogsquare
Registado: quinta ago 29, 2013 2:07 pm

domingo set 01, 2013 3:19 pm

Não acho que seja um cão burro, ja convivi com um de perto e de burros não tem nada, talvez um pouco teimosos mas só isso
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

domingo set 01, 2013 5:24 pm

FilipaAni Escreveu:Que parvoice o que lhe disseram sobre os dalmatas!
Eu adoro labradores, è a minha raça favorita mas essa pessoa acha-se dona do mundo (lol).
Os dalmatas sao caes LINDOS e è totalmente ridiculo comparar cães, quanto mais raças.
Eu posso comprar um pastor alemao p.e e o animal nem saber sentar, e ter um SRD e saber sentar, deitar, dar a pata etc isto tudo se eu quiser! Um cao nao è 'burro' è o reflexo da educação que o dono lhe da independentemente da sua raça.
Enfim, pessoas ignorantes è ignora-las :)
Boas...

Ensine lá o seu cão de caça(Labrador) a fazer o que este PA de 3 meses vai fazendo... com muita dificuldade...
http://www.youtube.com/watch?v=rgS9xXQs-bU
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”