Castração de macho - dúvidas :(

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fradik
Membro
Mensagens: 117
Registado: quinta jan 17, 2013 10:20 am

quarta set 18, 2013 7:38 pm

Boa noite,

Preciso de esclarecer algumas dúvidas e por isso resolvi criar este tópico.
Gostava só de pedir, se possível, que evitassem respostas ofensivas e provocatórias, principalmente daqueles que são contra a castração.

Tenho um cão, com cerca de 1 ano (foi resgatado da rua em bébé), que pelas parecenças deverá ser mistura de Pastor Alemão com outro cão grande pois já pesa 41 quilos (está em óptima forma física) e tudo indica que ainda vai crescer mais um pouco. Estou com ele desde bébé e durante este tempo todo tentei ao máximo sociabilizá-lo com todo o tipo de cães e situações.

Tenho também um cadela, esterilizada, resgatada de uma associação e que deverá ter 2 anos de idade. A cadela está comigo à cerca de 5 meses.

Vivo num apartamento com terraço e durante o dia consigo ir à rua com eles 1 hora de manhã e outra ao fim da tarde. Durante a hora de almoço também dão um pequeno passeio com a minha namorada. Durante o tempo que passo com eles na rua tento exercítá-los ao máximo pois geralmente uma dessas horas é comigo a correr e a outra a brincarem um com o outro e com outros cães.

Nos últimos 2 meses, coincidindo com a entrada na idade adulta começou a revelar comportamentos de dominância e agressividade para com cães machos sempre que a minha cadela está por perto. Se houver um cão que a for cheirar é muito provável que ele rosne e mostre intenções de atacar o outro cão. Para além disso tem alguma tendência em defender o território dele.

Fora disso é um cão super brincalhão e amoroso e quando a minha cadela não está por perto não costuma haver "chatices" pois brinca com tudo o que é cão e raramente mostra agressividade (talvez alguma dominância de vez em quando).

Não sou grande adepto da castração, mas neste momento estou numa situação em que não consigo ir com os dois a um jardim/praia e libertá-los (sim eu liberto os meus cães), pois se houver algum macho por perto que se interesse pela minha cadela ele começa a ficar "agressivo".

Era preferível resolver o problema, se fosse possível, numa escola de treino mas infelizmente a minha vida profissional e financeira não o permite pois simplesmente só teria tempo em alguns fins de semana e não me parece que seja suficiente.

Posto isto, pergunto-vos se a castração poderá diminuir estes instintos de dominância e disputa sexual e tornar o meu cão mais sociável junto de outros machos sempre que a minha cadela estiver por perto?

Quem puder ajudar, obrigado.
xtina_xm
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: quinta dez 23, 2004 8:11 pm

quarta set 18, 2013 7:58 pm

Sim pode, e mto provavelmente fa-lo-á.
Mas em alguns animais eles ja o fazem por "habito" e nao pela força das hornomas. Quer isto dizer que pode nao ter o efeito desejado ou nao completamente. Mas já vi muitas vezes acalmar os animais nesse aspecto.

Eu tenho 3 cadelas e 1 cao e estao todos castrados. trabalho em vet ha 6 anos e nao conheço um vet que nao aconselhe.. Previne uma data de problemas serios e ainda ajuda a controlar acessos de territorialidade e dominancia e "taradice" LOL... Para mim, nao ha duvidas.

Mas... cada um é livre da sua opiniao.
Bungle
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: segunda jul 01, 2013 7:21 am

quarta set 18, 2013 7:59 pm

Não existem atalhos, não existem soluções milagrosas. Pode não resolver o problema com a castração.

Ter um cão dá trabalho, ter um cão SRD do qual não se sabe o passado ainda mais trabalho dá. Creio que vai ter mesmo que procurar ajuda profissional.

É a minha opinião
Bungle
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: segunda jul 01, 2013 7:21 am

quarta set 18, 2013 8:02 pm

xtina_xm Escreveu:Sim pode, e mto provavelmente fa-lo-á.
Mas em alguns animais eles ja o fazem por "habito" e nao pela força das hornomas. Quer isto dizer que pode nao ter o efeito desejado ou nao completamente. Mas já vi muitas vezes acalmar os animais nesse aspecto.

Eu tenho 3 cadelas e 1 cao e estao todos castrados. trabalho em vet ha 6 anos e nao conheço um vet que nao aconselhe.. Previne uma data de problemas serios e ainda ajuda a controlar acessos de territorialidade e dominancia e "taradice" LOL... Para mim, nao ha duvidas.

Mas... cada um é livre da sua opiniao.
Claro que o Vet aconselha! Nunca vi um vendedor de laranjas a dizer para irem comer bananas

A vida tá dificil...

Então pequeninos é que é bom: mesmo preço e muito menos trabalho l
xtina_xm
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: quinta dez 23, 2004 8:11 pm

quarta set 18, 2013 8:02 pm

Mas sim tambem concordo que um profissional era mto mto importante! Se só puder ir 1x por semana, informa o treinador que lhe dará "trabalhos de casa" para manter o treino mesmo em casa. Se estiver a agir de boa fé e nao só a querer o dinheiro, claro. Se quiser e morar em Lx posso-lhe dar um contacto de uma treinadora impecavel q trabalha ao domicilio.
xtina_xm
Membro Veterano
Mensagens: 368
Registado: quinta dez 23, 2004 8:11 pm

quarta set 18, 2013 8:04 pm

Bungle nao me insulte. Sao profissionais de saude nao sao vendedores de laranjas. Se alguns agem como tal, é normal, até medicos as vezes sao bestas.

É a minha opiniao. Nao pedi criticas ao meu post.
fradik
Membro
Mensagens: 117
Registado: quinta jan 17, 2013 10:20 am

quarta set 18, 2013 8:27 pm

xtina_xm Escreveu:Mas sim tambem concordo que um profissional era mto mto importante! Se só puder ir 1x por semana, informa o treinador que lhe dará "trabalhos de casa" para manter o treino mesmo em casa. Se estiver a agir de boa fé e nao só a querer o dinheiro, claro. Se quiser e morar em Lx posso-lhe dar um contacto de uma treinadora impecavel q trabalha ao domicilio.

Se me pudesse dar esse contacto agradecia.

Obrigado
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta set 19, 2013 10:06 am

xtina_xm Escreveu:Bungle nao me insulte. Sao profissionais de saude nao sao vendedores de laranjas. Se alguns agem como tal, é normal, até medicos as vezes sao bestas.

É a minha opiniao. Nao pedi criticas ao meu post.
Boas...

E se eu concordar com o Bungle? Serão profissionais de saúde que vendem todo o tipo de artigos para os animais, desde rações até... Pronto ok, eu retiro as laranjas...

E já agora, acha que eu alguma vez farei o que me pede? Respeito a sua opinião, mas não dou a minha só porque me pede, ou não... Essa agora...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta set 19, 2013 11:08 am

O que eu acho anormal é considerar-se normal o vendilhonismo da medicina, seja ela animal, seja de humanos.

Que, a propósito, também são animais. E como muitos têm problemas de agressividade e de territorialidade, deveriam ser castrados para lhe abater o mau feitio.

Desculpem a provocaçãozinha, mas não resisti! :lol:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
afterdark
Membro Veterano
Mensagens: 254
Registado: sábado abr 20, 2013 5:49 pm

quinta set 19, 2013 1:22 pm

Não acho que vá resolver o problema.

Procure ajuda de um profissional, mesmo que seja uma vez por semana.
Até lá, não solte os seus cães, até porque é PROIBIDO!
Specops
Membro Veterano
Mensagens: 436
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quinta set 19, 2013 1:34 pm

fradik há casos e casos.
Nem todos são iguais. Vejo pelo meu cão e por outros exemplares, que a castração nem sempre resolve.

O facto de o veterinário aconselhar a castração, não só ajuda no comportamento ( pode ou não ajudar...lá está, cada caso é um caso) como também na saúde do animal.

Penso que, seria bom antes de passar no veterinário, tentar contactar algum profissional de treino canino. Dê esse passo primeiro :wink:

Cumpts
MiMoo
Membro Veterano
Mensagens: 1184
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta set 19, 2013 7:53 pm

Sim, a castração pode dar uma ajuda. Mas essa ajuda deve ser complementada com modificação comportamental.
Pode estar a defender a cadela por ser cadela ou por ser a amiga dele.

Eu aconselharia a passar a separar um pouco mais os 2 cães... passeie e trabalhe com cada um deles individualmente. Senão começam a ser muito dependentes um do outro. http://www.whole-dog-journal.com/issues ... 190-1.html

A modificação comportamental também poderá passar por ter a cadela solta e o cão com uma trela mais comprida (para poder ter um maior controlo sobre o mesmo). Pode pedir a um amigo para trazer um cão para brincar com a cadela e fazer sessões de dessensibilização e contracondicionamento. (o melhor seria mesmo ter ajuda de um profissional...)
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta set 19, 2013 9:19 pm

Floripes3 Escreveu:O que eu acho anormal é considerar-se normal o vendilhonismo da medicina, seja ela animal, seja de humanos.
ÃH?????? :?
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta set 19, 2013 9:26 pm

"vendilhismo" já vi escrito por aí mesmo não existindo nos dicionários, agora "vendilhonismo" é mesmo uma estreia. :D


Fradik, castrei o meu macho e tirando a parte das mijinhas aqui e acolá para marcar território que cessaram, a agressão a outros machos não desapareceu.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quinta set 19, 2013 9:49 pm

Uma das minhas fêmeas foi castrada há uns meses e continua exactamente na mesma, continua territorial.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”