Olá também sou nova aqui vou tentar ajudar em alguma coisa
1. O nosso apartamento é pequeno e nao tenho possibilidade de a deixar confinada a um unico espaço visto que é um open space
Não faça isso de deixar a cachorrinha num sitio fechada, não leva a nada, e vai-lhe causar ataques de raiva e vai tentar sair daquele sitio custe o que custar, nem que meta a porta a baixo a dentada x)
Se ela sempre ando por todo o lado deixe ela andar, agora.
2. Apesar de ela fazer as necessidades quase sempre na rua, fica muitas horas sozinha em casa, pois trabalho e estudo. Mas queria reverter esta situaçao e que ela fizesse SEMPRE na rua, ainda vou a tempo??
Claro que sim, e isso é super normal, ainda é novinha vai-se enganar a fazer as necessidades fora do sitio, alguns cães aprendem mais rápido outro menos, mas com paciência todos aprendem.
Leve-a antes de ela fazer alguma coisa, leve depois de ela comer, leve quando ela acordar, leve depois de beber agua, leve depois de ela brincar, vai ver que vai conseguir apanhar as alturas em que ela vai estar com vontade. Quando ela fizer mal, ralhe com ela, mas quando ela fizer bem, brinque com ela e mostre que esta contente por ela fazer ali naquele sitio.
3. Ela entrou na minha vida numa fase complicada e acho q por isso nao fui autoritaria o suficiente e neste momento é dificil explicar lhe que nao da para dormir na minha cama, nao a quero no sofa, etc??
Você é quem manda em casa, é quem decide onde ela pode e não pode estar, o que ela pode e não pode fazer. E acredite vai ser super fácil ela saber que não pode fazer essas coisas. Quando ela for para cima do sofá ou da cama, diga, "NÂO, SAÍ", e tire-a de lá o mesmo tempo que diz isso.
Nunca é tarde para nada
4. Apesar de tudo isto a Lola é uma cadelinha q nao morre de amores qd ve a trela (nao percebo pq) mas adora ir a rua e mete se c toda a gente e tb caezinhos, é muito sociavel. O que faz c q nao possa solta la, pois vai logo atras do 1º estranho a procura de festas e eu gostava de as vezes a deixar sem a trela
Se quiser levar uma multa por andar com a cadela sem trela, se quiser que a cadela fuja a correr quando se assustar com alguma coisa (um cão mais agressivo, trovoada, um camião, uma mota qualquer coisa que possa assusta-la), se quiser que quando ela vir algo que lhe interesse (um gato, outro cão, uma pessoa, uma criança, um cheiro, um barulho...) e ela vá logo a trás disso sem sequer ouvir a sua voz, se quiser chatear pessoas e animais que estão na sua vida a andar na sua paz, a tentar treinar os seus animais..., se quiser que o seu cão um dia destes leve uma valente de uma mordida porque vai achar que todos os cães vão gostar de o ter por perto mas vai haver algum que não gosta de outros cães, se quiser ter chatices com algumas pessoas, que não gostam de animais, que tem medo de animais e ã vão insultar na rua, porque a sua cadela os foi cheirar..... Podia estar aqui a dizer infinitas coisas, mas cada um sabe de si, cada um sabe a maneira que se tem de comportar perante a sociedade onde esta a viver. Mas acredite que não vai gostar de ver a sua cadela a fugir para a rua para se aventurar porque não sabe o que é o perigo, e passar um cão, e ou se magoar o cão, ou se magoar a pessoa que esta dentro do carro para salvar um cão que podia andar perfeitamente a trela...
Todos os animais se ensinam, tente vários métodos, procure um treinador que a ajude, procure usar em vez de agarrar a trela a coleira agarrar a um arnês, por exemplo, quando vejo cães pequenos vejo quase sempre com arnês e andam perfeitamente, se não andarem vem educa-se. Veja vídeos, procure um profissional...
Boa semana