Esterilização: sim ou não!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

sexta out 11, 2013 4:03 pm

Desde que tenho a minha cadela (há 2 anos) que muito pensei e reflecti sobre este tema: esterilizar ou não. Após muito pensar, analisar, discutir, ler, etc, decidi não o fazer! Até aqui tudo bem, o problema é que após o 2º e 3º cio, ela desenvolveu pseudogestação e é aí que começo novamente a ter dúvidas... Quando decidi não esterilizar, não sabia que isso iria acontecer... Deixei passar o período ideal ou desejável para a esterilização, no entanto, custa-me imenso submetê-la a uma operação que considero invasiva e contra natura... No entanto, as pseudogestações preocupam-me... Tenho receio que influenciem possíveis tumores mamários ou risco de piómetra. Sei que há alguns foristas aqui que conservam as suas cadelas inteiras e gostaria de saber se as mesmas também passam por esta situação (pseudociese) e se nesse caso reconsiderariam...
A situação é esta, peço que não me venham falar de ninhadas, risco de gravidez, sujidade, etc, que nada disso está em causa.
A única coisa que me preocupa é a saúde da minha cadela, pois a decisão que tomar será apenas para o bem dela... Obrigada a todos!
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sexta out 11, 2013 4:28 pm

Tenho 3 cadelas, até há poucos meses todas elas inteiras, aliás sempre tive cadelas inteiras e pela 1ª. vez, ao fim de 40 anos tive uma piómetra em casa. Das 3 só 1 pariu, a mais velha tem 12 anos.
Todas elas fizeram no 1º. cio falsa gravidez e só 1 fez piómetra.
No caso da minha foi piómetra aberta, foi esterilizada, tomou antibiótico durante uns dias, fazia penso diário e ao fim de 3 semanas andava como se nada se tivesse passado.

Se pudesse eventualmente voltar atrás voltaria a não esterilizar.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
fteixeira
Membro Veterano

sexta out 11, 2013 4:39 pm

kitttten Escreveu:Tenho 3 cadelas, até há poucos meses todas elas inteiras, aliás sempre tive cadelas inteiras e pela 1ª. vez, ao fim de 40 anos tive uma piómetra em casa. Das 3 só 1 pariu, a mais velha tem 12 anos.
Todas elas fizeram no 1º. cio falsa gravidez e só 1 fez piómetra.
No caso da minha foi piómetra aberta, foi esterilizada, tomou antibiótico durante uns dias, fazia penso diário e ao fim de 3 semanas andava como se nada se tivesse passado.

Se pudesse eventualmente voltar atrás voltaria a não esterilizar.
Obrigada, Kitttten! Custa-me mesmo imenso submetê-la a uma intervenção só porque sim, porque como disse, ela é vigiada sempre, não há risco de ser coberta e a sujidade não me incomoda. Só tenho mesmo medo que as pseudogestações (se voltarem a acontecer) possam potenciar situações perigosas...
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta out 11, 2013 4:41 pm

Sim, a minha Rita passou a fazer pseudo-gravidezes a partir dos primeiros cios. O veterinário que tinha na altura, um excelente profissional e uma pessoa de quem gosto muito, avisou-me logo dos riscos que ela corria se não fosse esterilizada, entre os quais avultavam as mastites e a possibilidade de uma piómetra.

Mesmo assim, insisti em não a esterilizar. Com o tempo, as pseudo-gravidezes foram-se tornando mais longas, até que por último já iam de cio a cio. Como produzia uma enorme quantidade de leite nessas alturas e levava o tempo a lamber-se, engolindo o leite, engordou desmesuradamente: uma cadela que deveria pesar no máximo uns doze quilos chegou a pesar dezanove. No entanto, este excesso de peso não se devia só ao consumo do leite, era também um caso hormonal, pois todo o seu sistema estava desequilibrado.

Finalmente, aos seis anos resolvi esterilizá-la mesmo, pois via que a pobre já sofria demasiado com a situação. Na consulta, a veterinária que a ia operar achou-lhe o útero bastante volumoso à apalpação. Confirmou-se depois que ela estava no princípio de uma endometrite.

Depois de operada, a Rita perdeu bastante peso, mas manteve-se sempre acima do ideal. E o estado geral também melhorou.

Acho que o melhor, se não quiser correr os riscos de outras maleitas associadas ou consequentes, será mesmo operar a sua, agora ou daqui a mais uns tempos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta out 11, 2013 4:48 pm

fteixeira Escreveu:...Só tenho mesmo medo que as pseudogestações (se voltarem a acontecer) possam potenciar situações perigosas...
Muitas cadelas têm um ou dois episódios desses, mas depois não voltam a fazê-los. É uma questão de ficar atenta e ver se ela faz mais.

Em casos extremos, como foi o da minha Rita, a repetição das pseudo-gravidezes pode de facto redundar em problemas de saúde. Não quero voltar a ter cães (já não tenho idade para isso), mas se voltasse a ter cadelas, também evitaria esterilizá-las. Não acredito nos propalados efeitos benéficos das esterilizações para comodidade dos donos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
fteixeira
Membro Veterano

sexta out 11, 2013 8:33 pm

Atenta eu estou sempre... Ela produziu leite mas muito pouco... Nunca se lambeu e eu evitava também mexer muito para não estimular... Ainda assim fez a medicação para travar a produção de leite... O comportamento é adopção de bonecos e tentativa de fazer ninho... Eu sei que a tendência é esse comportamento repetir-se a cada cio, pelo menos o vet assim o diz... A ver vamos... Pode ser que não volte a acontecer! Obrigada mais uma vez! :)
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta out 11, 2013 9:58 pm

É para cortar as vazas.
Desfaça o ninho, e impeça novo ninho e brinquedos...
1º não é para andar por aí espalhados
2º São para traçar.
Comigo resultou essa palhaçada do pseudo.
E até agora nunca mais teve.
fteixeira
Membro Veterano

sexta out 11, 2013 10:08 pm

botas96 Escreveu:É para cortar as vazas.
Desfaça o ninho, e impeça novo ninho e brinquedos...
1º não é para andar por aí espalhados
2º São para traçar.
Comigo resultou essa palhaçada do pseudo.
E até agora nunca mais teve.
Ah ah ah! Achei piada ao seu método :) O ninho não existe. Ela raspa, raspa, na tentativa de fazer (digo eu). Os bonecos, eu fui escondendo mas já ouvi dizer que se deve fazer o que causar menos stress à cadela (tirar ou deixar ficar). Obrigada!
botas96
Membro Veterano

sexta out 11, 2013 10:55 pm

No meu caso existiu, ela ajeitava peças de roupas, toalhas ou tapetes que apanhava a jeito para se aninhar, escusado será disser era tudo desmantelado.
Ela que raspasse as pedras do chão ou os tacos de madeira, brinquedos nessa fase, tudo confiscado.
Por acaso identifiquei essa coisa do pseudo quando a vi tratar com carinho os brinquedos todos estropiados.
E confesso que fiquei um bocado aflito, pois quero a minha pequena activa, muito activa, o mais possível.
"Doca seca" não é para ela nem para mim, puppyzinhos amorosos nem sequer imaginários. Quero distância.
Portanto foi assim que agi, e até à data nunca mais, felizmente.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado out 12, 2013 12:50 pm

Olá.
Julgo que a Pandora tem mais ou menos a mesma idade da Amy, que está agora a terminar o 4º cio.

Não ela não manifestou essa pseudo, ainda. Também não sei bem com o que é que ela iria fazer ninho, além da cama dela, já que tem pouca matéria prima pela casa. Dá sim as tais raspadelas para fazer ninho, no único tapete que pode usar livremente, que é o do meu wc. De qualquer forma, já teve outros cios em que parecia mesmo "fazer o ninho" (eu até abri um tópico) mas agora parece-se mais com limpar as patas! :)

Apenas por coincidência (e achei engraçado o que o botas explicou) porque tinha os bonecos novamente a deitarem as entranhas, no inicio do cio retirei-lhos para serem "hospitalizados" e só lhe deixei bolas de borracha e objectos desse género, que ela não adoptou. Na volta se calhar a questão é não facilitar, na aproximação do cio. (No entanto, fui surpreendida com a chegada do cio uns dias antes do que eu supunha, mas já alertada com lambidelas constantes!)

No seu caso, eu manteria a situação sob observação, inclusivamente tiraria notas, conforme os dias do cio e a evolução dos comportamentos, e tentaria concluir num próximo cio se a coisa está a piorar ou se mantém.

Por aqui, o piorzinho foi mesmo os cães que a vigiaram, coisa que nunca tinha acontecido até agora. Tinha o Caramelo (baptizado por mim e que eu acho que fugia de casa) que era um abusador e e 2 amigos (um mini e um maxi) que felizmente se afastavam quase só com umas palavras e bate pés. No entanto, nunca tinha tido uma marcação tão cerrada!

Sobre a piómetra, tenho algum receio. Não sei como acontece, mas tenho cuidado sobre onde a minha míuda se senta em qualquer altura do ano. Raras vezes vai á praia (de mar ou rio) e o chão de rua com pequenas areias é proibido para "sentas". O genital suponho que terá uma protecção própria, no entanto, gosto de prevenir e não facilitar á entrada de corpos estranhos.
botas96
Membro Veterano

sábado out 12, 2013 1:16 pm

ah e já me esquecia.
E exercício, aumentei a dose para também obrigar o corpo a readaptar-se aos novos rigores. (para não vir a fazer leite, mas sim músculo).
Tive foi azar com este Verão, com a porcaria do calor, afrouxei e pimba outro cio.
Ainda não tenho 100% certeza mas já andei a pesquisar e exercício físico diminui e interfere com a regularidade do período/cio nas mulheres e nas éguas.
No meu caso em concreto, do 1º cio ao 2º cio espaçaram 10 meses (mais concretamente no fim do 10º mês).
Pró próximo verão vou manter a pressão para ver se consigo espaçar ainda mais e para ver se estou no caminho certo.
Entretanto estou a estudar um programa de musculação o mais adequado possível para aumentar a massa muscular.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sábado out 12, 2013 3:10 pm

que me perdoem mas....a única pessoa competente para dar opiniões é um veterinário.
por muito bem intencionados aqui apenas surgem...leigos. que desconhecem o animal e não são médicos, pois um veterinário é um médico.
passar-lhe-ia pela cabeça vir aqui discutir uma possível histerectomia sua ??

toda a gente neste forum sabe que sou apologista de castração / esterilização mas, nunca venho para foruns pedir opiniões de leigos sobre as doenças e/ou problemas de saúde dos meus gatos.
nem virei!

opiniões ???

deixo links de profissionais - a ASPCA
http://www.aspca.org/pet-care/top-10-re ... r-your-pet

e a AVMA
https://www.avma.org/public/petcare/pages/default.aspx

e torno a referir...só um veterinário sabe o fazer.
é um médico....

já agora.... imagine a "tortura" que deve ser para uma cadela ter cios sucessivos e nunca cruzar.
levou a gravidez psicológica.

8)
fteixeira
Membro Veterano

sábado out 12, 2013 6:00 pm

homeless Escreveu:que me perdoem mas....a única pessoa competente para dar opiniões é um veterinário.
por muito bem intencionados aqui apenas surgem...leigos. que desconhecem o animal e não são médicos, pois um veterinário é um médico.
passar-lhe-ia pela cabeça vir aqui discutir uma possível histerectomia sua ??

toda a gente neste forum sabe que sou apologista de castração / esterilização mas, nunca venho para foruns pedir opiniões de leigos sobre as doenças e/ou problemas de saúde dos meus gatos.
nem virei!

opiniões ???

deixo links de profissionais - a ASPCA
http://www.aspca.org/pet-care/top-10-re ... r-your-pet

e a AVMA
https://www.avma.org/public/petcare/pages/default.aspx

e torno a referir...só um veterinário sabe o fazer.
é um médico....

já agora.... imagine a "tortura" que deve ser para uma cadela ter cios sucessivos e nunca cruzar.

8)
Como disse no início do tópico, este tema já foi pensado e repensado e tendo por base, obviamente a opinião de não um, mas de vários veterinários...
Mas não me basta, neste momento, quero mesmo testemunhos de pessoas na mesma situação. Obrigada.
fteixeira
Membro Veterano

sábado out 12, 2013 6:12 pm

Botas e Siryuki, eu escondi os bonecos preferidos e ela até chegou a "adoptar uma bola", ou seja, na ausência de um adoptava outros... Mas sendo uma questão hormonal o facto de esconder, ou seja, prevenir o comportamento bastará por si só? Bem, vou ver no próximo cio e logo vejo... Já agora deixo uma foto dela com os seus "bebés"... :?
Imagem
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

sábado out 12, 2013 6:13 pm

homeless Escreveu: já agora.... imagine a "tortura" que deve ser para uma cadela ter cios sucessivos e nunca cruzar.
Tortura? Nunca teve cadelas pois não? E o termo correcto é pseudo-gestação, não tem nada de psicológico.
Responder

Voltar para “Cães”