Primeiro Cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PDCouto
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: terça out 29, 2013 10:08 am

terça out 29, 2013 10:26 am

Olá a todos, estou a considerar adicionar mais um membro à família. O que vejo de problemático é que se trata de um apartamento, e sem varanda.

Será possível o cãozito ficar na lavandaria e cozinha durante o dia, com brinquedos, caminha, etc? É viável - para o cão claro - ter um cão nestas condições?

Felizmente trabalhamos e são cerca de 9 a 10h que o animal ficaria sozinho, pelo que é o factor principal que me leva a hesitar. Seria passeado de manhã e ao fim da tarde mais à noite. O que acham disto?

A ideia seria adoptar um cão pequeno, se possível um da família terrier. Se fosse para adquirir a criador seria um yorkshire terrier, um border, um schnauzer, até porte médio-pequeno, mas infelizmente acho caríssimos.

Já vivi antes com cães e gatos, tenho um epagneul-breton na família próxima, cão fantástico e muito enérgico, fabuloso caçador, mas tem uma varanda muito grande e donos aposentados.
Última edição por PDCouto em quarta out 30, 2013 12:40 pm, editado 1 vez no total.
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

terça out 29, 2013 7:47 pm

PDCouto Escreveu:Olá a todos, estou a considerar adicionar mais um membro à família. O que vejo de problemático é que se trata de um apartamento, e sem varanda.

Será possível o cãozito ficar na lavandaria e cozinha durante o dia, com brinquedos, caminha, etc? É viável - para o cão claro - ter um cão nestas condições?

Felizmente trabalhamos e são cerca de 9 a 10h que o animal ficaria sozinho, pelo que é o factor principal que me leva a hesitar. Seria passeado de manhã e ao fim da tarde mais à noite. O que acham disto?

A ideia seria adoptar um cão pequeno, se possível um da família terrier. Se fosse para adquirir a criador seria um startfordshire terrier, um border, um schnauzer, até porte médio-pequeno, mas infelizmente acho caríssimos.

Já vivi antes com cães e gatos, tenho um epagneul-breton na família próxima, cão fantástico e muito enérgico, fabuloso caçador, mas tem uma varanda muito grande e donos aposentados.
Terriers e ficar sozinho 9-10h por dia confinados á cozinha e lavandaria é uma mistura que vai dar certamente asneira. São cães com uma energia elevada e esses 2 passeios não chegarão certamente para satisfazer a necessidade dos mesmos.

Pedro
Lucky92
Membro
Mensagens: 148
Registado: domingo out 20, 2013 1:50 pm

terça out 29, 2013 11:16 pm

nunca um bouledogue frances ficava sem casa xD
DoggyLover
Membro Veterano
Mensagens: 566
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

quarta out 30, 2013 10:32 am

Bom dia,

É perfeitamente viável se conseguir gerir bem a energia do patudo e se você estiver predisposto a isso sem que seja um sacrifício. Sou dona de primeira viagem de uma jack russell elétrica e só tenho a dizer que a minha experiência correu bastante bem mas confesso que desde cedo tive muita atenção em não privá-la de exercício diário! Não há um dia que passe sem lhe dar exercício ou, quando chove muito por ex, de lhe ensinar truques. O meu Bull já veio cá para casa em adulto mas não tive qualquer dificuldade em adaptá-lo aos nossos ritmos. Claro que adaptá-los um ao outro não foi fácil mas isso é outra história. Estou ausente de casa durante 10h (no máx), deixo-os separados com ossos prensados e kongs e até à data tem corrido bem. Tenho uma varanda enorme mas nunca os deixo lá fora...era meio caminho andado para tê-los a ladrar constantemente para a rua e para os outros cães. Em casa com os brinquedos ficam entretidos e sossegados. Não sei se tive sorte mas o facto é que não tenho nada estragado em casa e eles andam felizes :)

Mas qual dos Terriers tem em mente? O Amstaff?
PDCouto
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: terça out 29, 2013 10:08 am

quarta out 30, 2013 12:37 pm

A minha ideia seria adoptar o mais próximo possível de um yorkshire terrier, west highland terrier... um schnauzer pequeno também seria bem-vindo.

Vou dar prioridade a cães "arraçados" que estejam em abrigo, e tenho já 3 em vista.

Somos uma família activa, passeamos, fazemos uma ou outra caminhada, fazemos geocaching, pelo que a ideia é ter um companheiro que mesmo que esteja sozinho no horário de trabalho, será recompensado com essas actividades.

Nota: no tópico confundo startfordshire com yorkshire, queria dizer yorkshire. Já corrigi.
DoggyLover
Membro Veterano
Mensagens: 566
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

quarta out 30, 2013 2:39 pm

Ah ok! Percebi a confusão...já lhe ia dizer para fazer gameness :lol: com um Yorkshire não dava muito jeito :D

Acho que faz muito bem em adotar um cão sendo que há imensos em canis e instituições a precisar de um lar ;) No entanto, na minha opinião acho que as três raças que referiu não são bem idênticas no que toca às exigências de exercício...

Veja aqui, as raças do grupo 3 que mencionou:
https://www.doglink.pt/racas/yorkshire-terrier
https://www.doglink.pt/racas/west-highl ... te-terrier
E o Schnauzer do grupo 2:
https://www.doglink.pt/racas/schnauzer-miniatura
Acho que esta última raça é a que mais se enquadra naquilo que pretende.
PDCouto
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: terça out 29, 2013 10:08 am

quarta out 30, 2013 3:10 pm

O problema é arranjar um de raça, mesmo abaixo dos padrões... pedem sempre centenas de euros. Eu não acredito que toda a gente que tenha cães de uma raça ou outra seja criadora, mas o que é um facto é que achar cães de raça, mas sem lop, é complicado.

De modo que brevemente vou ver estes:

http://canilintermunicipaldaamtsm.blogs ... docao.html

http://canilintermunicipaldaamtsm.blogs ... porte.html

http://canilintermunicipaldaamtsm.blogs ... porte.html
DoggyLover
Membro Veterano
Mensagens: 566
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

quarta out 30, 2013 4:30 pm

Olhe eu gostei imenso desta menina! Tem um ar muito querido :D
Se não faz tanta questão em adquirir um cão de determinada raça acho que é uma excelente opção!
PDCouto
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: terça out 29, 2013 10:08 am

quarta out 30, 2013 5:41 pm

DoggyLover Escreveu:
Olhe eu gostei imenso desta menina! Tem um ar muito querido :D
Se não faz tanta questão em adquirir um cão de determinada raça acho que é uma excelente opção!
Também, gosto das três. A outra branquinha, se tivesse orelhas em pé parecia mesmo um West.

Eu sou de opinião que a partir do momento em que seleccionamos o tipo de cão que queremos, e fazemos a pré-triagem que fiz, temos que deixar um pouco ao cão a decisão de "adotar-nos". Desses três o que for mais amistoso connosco, será o principal candidato.
ReginaVieira Escreveu:De que zona é?
Sou do Porto. Porquê? :wink: Conhece algum cãozinho deste género sem dono?
roquesoares
Membro
Mensagens: 136
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

quarta out 30, 2013 11:35 pm

Boas!!!

Já que pede opinião a minha é que não!!!

Um cão não é um brinquedo (sei que está ciente disso, senão não colocava a pergunta) e como tal terá de ir à rua gastar energia e fazer necessidades, quer faça sol, chuva, vento ou frio. Sendo um cão novo será também preciso perder tempo a ensinar e impor as suas regras.

Pelo que pergunto a que horas trabalha e a que horas se levantará para tratar de si e do seu cão? E à noite a que horas chega, o que tem de preparar (jantar, roupa, loiça,ver televisão, etc) e a que horas irá passear o seu cão durante o tempo que ele necessita?

Vejo a coisa complicada e a exigir muito de si para ter um cão, seja grande ou pequeno, novo ou velho, enérgico ou letárgico.

E ainda não falei nas férias, nem em possíveis complicações, etc...

Pense bem e deixe para uma altura em que tenha mais condições e/ou uma maior estabilidade.

Até à próxima!!!!
DoggyLover
Membro Veterano
Mensagens: 566
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

quinta out 31, 2013 10:07 am

PDCouto Escreveu:
DoggyLover Escreveu:
Olhe eu gostei imenso desta menina! Tem um ar muito querido :D
Se não faz tanta questão em adquirir um cão de determinada raça acho que é uma excelente opção!
Também, gosto das três. A outra branquinha, se tivesse orelhas em pé parecia mesmo um West.
Só um reparo...não queira tirar conclusões precipitadas na altura de adotar o cão. É que por muito que o cão seja fisicamente muito semelhante a um exemplar da raça xpto, nada terá a ver com as características que pensa ter. Longe de mim impingi-lo a compra de um cão de determinada raça mas se adotar um srd não tente enquadrá-lo em nenhuma raça....
PDCouto
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: terça out 29, 2013 10:08 am

quinta out 31, 2013 2:56 pm

"Apanhou" bem o tipo de cães que eu gosto :) São todas muito giras, sem dúvida.

Agora é ver com a família.

Creio que é melhor começar a comprar as vasilhas para comida e bebida, alimentação, cama...

Para fazerem xixo / cocó, há uns "tabuleiros" próprios correcto? Onde se pode meter jornal para educar?
Netherwing
Membro Veterano
Mensagens: 1695
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta out 31, 2013 3:36 pm

se o animal vai estar só durante 9 a 10 horas consecutivas, tendo o dia 24, sobram-lhe 14 h em casa com companhia dos donos. sendo que cerca de 8 serão passadas pelos humanos a dormir, sobram 6 horas diárias de contacto humano.
se dessas 6 horas retirar o tempo necessário para as tarefas humanas diárias ( higiene, refeições, algum lazer, organização da casa,etc ) ficará com cerca de duas horas diárias disponíveis para o seu cão.

ainda que tivesse uma varanda, seria no mínimo cruel deixar o animal fechado na varanda tantas horas seguidas. o stress causado no bicho é imenso.
os cães pequenos sofrem ainda mais com stress, ansiedade e solidão.

a acumulação deste stress reflete-se depois em destruição pela casa, latidos incessantes durante a noite e dia, não assimilação de treino de higiene e obediência, entre outros problemas.

o problema não é ser um apartamento ou uma gigantesca casa com jardim... o problema é sempre a disponibilidade do dono para o cão, que neste caso simplesmente não existe. é humanamente impossível com tanto tempo de ausência.
boa sorte
An ye harm none, do what ye will
Responder

Voltar para “Cães”