Limpeza auricular

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
afterdark
Membro Veterano
Registado: sábado abr 20, 2013 5:49 pm

domingo nov 03, 2013 1:22 am

Boas,

Vocês têm por hábito limpar os ouvidos dos vossos patudos?
Costumo limpar com uma gaze e um produto que comprei mas mesmo na orelha...

Já vi alguns produtos para limpar mesmo por dentro, mas tenho algum receio em colocar liquido para dentro da orelha dele.
Mais concretamente vi este: OMNIOTRIC dos laboratorios Hifarmax.

Todos os comentários são bem vindos :)
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

domingo nov 03, 2013 7:29 am

Nin, no meu caso como ele vai todos os meses tomar banho para fazer a manutenção do pêlo, a groomer trata também das unhas e de lhe limpar os ouvidos.

Em relação a líquidos de limpeza para ouvidos, o que tem de fazer é:
1. colocar o produto;
2. massajar a zona para o liquido se espalhar;
3. deixar o cão se sacudir (ajuda a tirar um pouco o excesso)
4. limpar muito bem com uma gaze (nunca use cotonetes) ou algodão para tirar o excesso e ter a certeza que não fica com o ouvido molhado

Se for bem feito não tem perigo nenhum. Eu usava o da Hénry Bio antes de me aperceber que não era necessário limpezas extras.
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

domingo nov 03, 2013 7:33 am

Nunca aplico ou dou seja o que for aos meus cães sem conselho do veterinário a que os levo normalmente (nem que seja por telefone). Assim, limpo-lhes os ouvidos com o produto por ele recomendado.

Penso que o conhecimento que os veterinários têm sobre os donos influencia as suas indicações. A título de curiosidade, a primeira vez que tive cão, acerca de 10 anos, e lhe perguntei como limparia os ouvidos ele respondeu: "não limpa", disse para não mexer. Posteriormente começou a ensinar-me como fazer, em relação aos ouvidos e a outros cuidados com eles.

Aplico as gotas dentro do canal auditivo e massajo exteriormente. Eles até gostam, quando me veem com o frasco na mão vêm logo ter comigo e até inclinam a cabeça para ajudar, permanecendo quietos durante o processo.

Em seguida limpo o pavilhão do produto excedente após a massagem mas sempre e só nesta área exterior.

O produto que refere não conheço. Haverá produtos igualmente bons no mercado mas aconselhar-se com o seu veterinário só pode trazer benefícios.
Gongol
Membro Júnior
Registado: terça out 15, 2013 12:03 pm

domingo nov 03, 2013 12:08 pm

afterdark Escreveu:Boas,

Já vi alguns produtos para limpar mesmo por dentro, mas tenho algum receio em colocar liquido para dentro da orelha dele.

O omniotic e o que eu uso. segundo o meu veterinario o melhor do mercado.

limpa-se quando se da banho. uso cotonete ou discos de limpeza.

a importancia do produto é muito relativa
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

domingo nov 03, 2013 1:08 pm

afterdark Escreveu:Boas,

Omniotric ou omniotic? :P

Se for omniotic é o que eu uso no meu lab sempre que ele anda a banhos.. Pelo que sei é eficaz na protecção contra fungos e serve para manutenção da limpeza das orelhas ;)

Mesmo que não va ao banho, volta e meia, faço a limpeza com esse produto visto que as orelhas do meu patudo são caídas e não respiram.

O processo de limpeza é fácil. Abrir uma pipeta e colocar directamente para dentro da orelha um pouco de liquido (inserir a pipeta mesmo dentro do canal auditivo, mas não até ao fundo).
Depois massajar um pouco e por fim limpar com um pouco de algodão ou gaze.

Um conselho que um vet me deu foi, por exemplo, no inverno aquecer um bocado a pipeta (estar com ela uns tempos nas mãos) para o liquido não estar muito frio e causar incomodo ao animal. Ah e convém estar com uma roupa mais velha porque a primeira reação do patudo o ao liquido vai ser abanar a cabeça (o que faz com que expulse o liquido e eventualmente alguma sujidade) eheh
afterdark
Membro Veterano
Registado: sábado abr 20, 2013 5:49 pm

segunda nov 04, 2013 12:04 am

obrigado a todos pelas respostas :)
Responder

Voltar para “Cães”