Castraçao.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
TiagoZE
Membro Júnior
Registado: quinta dez 15, 2011 8:55 pm

sábado nov 23, 2013 4:49 pm

Boas, tenho um doberman de 7 meses e daqui a duas semanas vai ser castrado porque é dominante (não deixa o outro cão que tenho comer, nem fazer nada) a minha questão aqui é se ele vai engordar ?
Ele come muito mas esta sempre magro, esta desparazitado mas nao engorda, ja o outro que come menos devido a este nao o deixar comer esta mais gordo...
sera que com a castraçao ele vai engordar ? e deixar de ser dominante ?
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sábado nov 23, 2013 8:13 pm

não, com uma boa educação ele vai deixar de ser dominante, e com uma opinião de um bom veterinário vai provavelmente descobrir porque ele não engorda.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado nov 23, 2013 9:32 pm

e se quer realmente castrá-lo (apesar de ser uma lotaria no que toca a alterar o comportamento ou não.), ao menos espere até que ele atinja o final do crescimento, e aconselhe-se com o veterinário sobre a melhor altura para o fazer. Sete meses é muito novo para ser castrado.
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado nov 23, 2013 10:24 pm

Enquanto o castra e não castra, e mesmo depois de castrado, separe os dois cães na altura de comerem.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Se7ePecados
Membro
Registado: terça nov 26, 2013 10:25 pm

terça nov 26, 2013 11:27 pm

Em relação a idade em que um cão deve ser castrado, na minha opinião, depende do veterinário. Muitos dizem que um cão pode ser castrado a partir dos 2 meses/dois meses e meio, a maioria aconselha a partir dos 6 meses, e outros quando o cão já se encontra no final do seu crescimento. Porque, não sei, segundo me disseram, quanto mais pesado o animal for, mais caro será a castração, mas não quero duvidar das opiniões dos veterinários.

O meu Malamute do Alasca tem quase 6 meses, e daqui a uns dias vou ao veterinário marcar a castração. Não por ter problemas em ser dominante, mas porque tive uma cadela dobberman, que faleceu há 2 meses por ter um tumor mamário maligno e segundo a opinião de vários veterinários, era inoperável pois havia um grande risco de morrer durante a operação, e alem disso, não faziam intervenção cirúrgica naquele tipo de cancro. Apenas andou a tomar medicação durante uns meses para evitar que o cancro se prolongasse tao rapidamente.

Não querendo voltar a passar pelo mesmo sofrimento, tomei conscientemente a decisão de esterilizar todos os cães/cadelas que possa vir a ter.

Em relação a esterilização em si, e possível que o cao venha a engordar sim, e o seu temperamento poderá ficar mais calmo/passivo. Existe no entanto ração própria para cães esterilizados, para que possam manter o peso ideal.
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quarta nov 27, 2013 12:39 pm

Depois de muito refletir sobre a castração, não deixa de ser uma mutilação, decidi castrar o meu com 1 ano e 4 meses.

O principal motivo foi a obsessão pelas cadelas. Ele muitas vezes estava a brincar solto e todo entretido mas, se sentisse um cheiro de uma cadela no relvado, enfiava o nariz no chão e começava a seguir o rasto de uma forma acelerada.

Na questão da dominância, não houve qualquer resultado positivo, alias a coisa tem vindo a piorar conforme vai avançando na adolescência.

Em relação à energia e agressividade, continua igual. Bruto a brincar como sempre foi. No entanto, no 1º mês existe alguma desregulação hormonal o que pode torná-lo mais agressivo mas, depois passa-lhe.

Em relação ao peso, continuou igual, alias cheguei mesmo a aumentar a quantidade de ração de forma a ele ganhar algum peso. Desde que faça exercício não me parece que seja uma preocupação. O que acontece é que ele fica com mais apetite e isso leva a que algumas pessoas lhe deem mais comida porque ele pede. Isso foi uma vantagem, o meu começou a responder melhor ao "Aqui".
Se7ePecados
Membro

quarta nov 27, 2013 12:51 pm

Ressa Escreveu:Depois de muito refletir sobre a castração, não deixa de ser uma mutilação, decidi castrar o meu com 1 ano e 4 meses.
Pensava exactamente da mesma forma em relação a esterilização, ate me ter acontecido o que aconteceu a minha dobberman com perto de 11 anos, e também porque quando andava a procura de novo animal para adoptar, fiquei impressionado com o numero de cadelas abandonadas que são colocadas em canis que estão ou estiveram gravidas, fazendo com que o numero destes pobres animais a viver na rua aumente constantemente.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta nov 27, 2013 1:18 pm

Eu sou da opinião que cães abandonados são cães abandonados, o meu cão/cadela é o meu cão/cadela e que nada tem a haver com a quantidade de nhãns com o cérebro morto que há para aí a inutilizar o oxigénio que os outros respiram.
Portanto, Castrar/esterilizar por solidariedade, não obrigado, Não traz benefício aos outros e pode trazer malefícios ao que é meu, tal como, má formações, incontinências, mais propensões a certos tipos de tumor, etc.
Castrar/esterilizar só depois do 1º cio nunca antes, ou o mais perto possível ( o idílico será mesmo na idade adulta) da idade adulta nos machos, agora, isso depende do porte. E se tiver que ser.
Esterilizar/castrar aos 2 ou 6 meses deveria ser um atentado contra a vida do cão/cadela e deveria ser punido por lei, caso não haja uma razão de saúde que o justifique.
Não é justamente quando o animal se está a formar que se vai fazer uma coisa destas, e muitos é precisamente na altura em que o cão fazer-se-à em tudo o que poderá ser.
Castrar/esterilizar só em último recurso, e depois do canídeo devidamente avaliado (bioquímicas, etc.)
Meus amigos, há raças e há características, há ninhadas e há escolhas e há saber viver com isso.
Uma sugestão, antes do corte, recorram a um treinador, nós os donos ficamos mais sapientes.
Depois se tiver que ser, então que seja.
Se7ePecados
Membro

quarta nov 27, 2013 3:07 pm

botas96:

Por definição, cães abandonados são cães que já estiveram presentes em casa de alguém, de uma pessoa ou de uma família. Os cães não nascem abandonados. Os cães que nascem na rua não foram abandonados.

Posto isto, o que quero dizer é que acredito que muita gente em Portugal compra ou adopta cães para os filhos, sendo que na maioria das xs, estas crianças não tem ainda idade suficiente para compreender as necessidades de um cão e as responsabilidades que acarreta. Cabe então aos pais a função de dar de comida ao cão, passeá-lo e tudo o resto. Muitos destes pais acabam por ficar cansados da responsabilidade, das despesas, da destruição que o cão possa fazer e em vez de arranjarem ajuda para treinar o cão, ou mesmo tentar arranjar donos mais responsáveis para o mesmo, abandonam o cão na rua. Por sua vez, este cão/cadela vai cruzar-se com outros cadelas/cães abandonados ou sem abrigo (os tais que já nasceram sem casa), ter criação e por conseguinte aumentar o numero de cães na rua.

Se fosse obrigatório por lei os cães e cadelas que não sejam de criadores, não digo que o numero de cães abandonados diminuísse, mas tenho toda a certeza que o numero de cães na rua seria muito inferior.

Em relação aos malefícios de que fala, ou fui mal informado por vários veterinários (visitei vários veterinários para me informar dos valores da esterilização, para saber benefícios/malefícios, como era feita a cirurgia e quantos horas teria de deixar o meu cachorro la) e não houve nenhum que me sugerisse não fazer a cirurgia, apontando como maleficio o possível aumento de peso e ficarem um pouco mais passivos. Como benefícios no caso dos cães, reduz em muito a probabilidade de terem problemas na próstata, nomeadamente tumores, e claro, deixam de andar a correr atras de cadelas que se encontram no cio. No caso das cadelas, reduz a probabilidade de terem cancro mamário, e posso dizer-lhe por experiencia própria com a minha cadela, que não e algo bonito de se ver.

Se quiser posso enviar-lhe fotos da mesma durante esse período, mas são bastante 'gráficas'.

Edit: Não sei se se pode postar links neste fórum, mas de for proibido irei retirar de imediato. Seja como for, tem aqui um dos muitos sites que fala nos benefícios e malefícios da esterilização: http://blogdoveterinario.com/2010/04/18 ... vantagens/

Edit2: A própria organização PETA, que como todos sabem, defende o direito dos animais, tem a mesma opinião sobre o assunto: http://www.peta.org/issues/companion-an ... suffering/
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quarta nov 27, 2013 4:19 pm

Se7ePecados Escreveu:Em relação a idade em que um cão deve ser castrado, na minha opinião, depende do veterinário. Muitos dizem que um cão pode ser castrado a partir dos 2 meses/dois meses e meio, a maioria aconselha a partir dos 6 meses, e outros quando o cão já se encontra no final do seu crescimento. Porque, não sei, segundo me disseram, quanto mais pesado o animal for, mais caro será a castração, mas não quero duvidar das opiniões dos veterinários.

O meu Malamute do Alasca tem quase 6 meses, e daqui a uns dias vou ao veterinário marcar a castração. Não por ter problemas em ser dominante, mas porque tive uma cadela dobberman, que faleceu há 2 meses por ter um tumor mamário maligno e segundo a opinião de vários veterinários, era inoperável pois havia um grande risco de morrer durante a operação, e alem disso, não faziam intervenção cirúrgica naquele tipo de cancro. Apenas andou a tomar medicação durante uns meses para evitar que o cancro se prolongasse tao rapidamente.

Não querendo voltar a passar pelo mesmo sofrimento, tomei conscientemente a decisão de esterilizar todos os cães/cadelas que possa vir a ter.

Em relação a esterilização em si, e possível que o cao venha a engordar sim, e o seu temperamento poderá ficar mais calmo/passivo. Existe no entanto ração própria para cães esterilizados, para que possam manter o peso ideal.

Tenho uma cadela (esterilizada de urgência há uns anos) a quem apareceu um nódulo numa das maminhas. Operou-se, fez-se a análise à colheita e mostrou-se maligno.

Depois do prognóstico quanto tempo durou a sua cadelinha? :cry: Teve que a abater?
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta nov 27, 2013 4:21 pm

Se7ePecados Escreveu:...

Se fosse obrigatório por lei os cães e cadelas que não sejam de criadores, não digo que o numero de cães abandonados diminuísse, mas tenho toda a certeza que o numero de cães na rua seria muito inferior.
Logo vi, já cá faltava. :D

Quanto ao anterior antes deste parágrafo, o abandono não se deve só às adopções irresponsáveis. Deve-se, acima de tudo, à falta de educação cívica e geral de toda a gente.
Em relação aos malefícios de que fala, ou fui mal informado por vários veterinários (visitei vários veterinários para me informar dos valores da esterilização, para saber benefícios/malefícios, como era feita a cirurgia e quantos horas teria de deixar o meu cachorro la) e não houve nenhum que me sugerisse não fazer a cirurgia, apontando como maleficio o possível aumento de peso e ficarem um pouco mais passivos. Como benefícios no caso dos cães, reduz em muito a probabilidade de terem problemas na próstata, nomeadamente tumores, e claro, deixam de andar a correr atras de cadelas que se encontram no cio. No caso das cadelas, reduz a probabilidade de terem cancro mamário, e posso dizer-lhe por experiencia própria com a minha cadela, que não e algo bonito de se ver.
Este assunto tem sido muito debatido aqui na Arca. Têm sido mesmo colocados links para artigos de veterinários especializados em reprodução onde se elencam os prós e os contras das castrações de machos e fêmeas e as idades em que elas devem ser feitas.

Para já não falar de muitos relatos de experiências de donos de cães e colaboradores de associações, pró e contra.
Edit: Não sei se se pode postar links neste fórum, mas de for proibido irei retirar de imediato. Seja como for, tem aqui um dos muitos sites que fala nos benefícios e malefícios da esterilização: http://blogdoveterinario.com/2010/04/18 ... vantagens/

Edit2: A própria organização PETA, que como todos sabem, defende o direito dos animais, tem a mesma opinião sobre o assunto: http://www.peta.org/issues/companion-an ... suffering/
Quanto à PETA, o melhor é nem sequer falar dessa organização aqui. Todo o seu procedimento está antítese daquilo que apregoa e diametralmente oposto ao se defende para Portugal.

Também há muitos debates sobre ela, use a opção "Pesquisa" aqui do fórum e encontra muitas referências, quer sobre o tema dos benefícios e malefícios das castrações, quer sobre a própria PETA.

P. S. - Sim, já sei que se dirigia ao Botas, mas ele pensa como eu e estamos num fórum público, onde todos são livres de participar na discussão. :wink:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Se7ePecados
Membro

quarta nov 27, 2013 5:00 pm

Floripes3 Escreveu:
Se7ePecados Escreveu:...

Logo vi, já cá faltava. :D
Se a sua intenção era conotar-me como um criador, não podia estar mais longe da verdade. A dobermann que tive encontrava-se com cerca de 6 meses num local abandonado junto com outros da sua ninhada (la esta, cães abandonados a procriar na rua). A minha irmã levou-a para casa dela, mas já tinha um cão e não podia tratar dela, então eu disponibilizei-me a ficar com ela, tendo vivido comigo 10 anos.

Há 3 anos atras, amigos de familiares, falaram com os meus pais sobre terem de regressar ao Brasil, indicando que iriam deixar a Tita (cadela rafeira de raça pequena) num canil por não terem onde a deixar. Mais uma x disponibilizei-me a ficar com ela, e continua comigo.

O único cachorro que adquiri foi o meu mais recente, sendo, esse sim adquirido a um criador. Isto ainda antes de a minha dobermann ter sido adormecida. So o adquiri por ter sofrido bastante durante a fase terminal da minha dobermann, decidi comprar o tipo de cão que adorava desde miúdo para tentar colmatar parte do sofrimento. E apenas o adquiri através de um criador por 2 motivos, 1) por não ter encontrado nenhum para adopcao em vários sites e canis, 2) por nunca ter tido a oportunidade de criar um cachorro desde o 1o contacto.

Referi apenas que os criadores de animais deveriam ser os únicos não obrigados por lei a esterilizar porque a maioria, pelo menos dos que conheço, não cruzam as cadelas a todos os cios que tem, privilegiam a raça ao contrario de muita gente que cruza cães de raças diferentes sem qualquer conhecimento do que faz.

Em relação a esterilização, eu sou apologista de que quem não tem condições para ter filhos, não os deve ter, da mesma forma como quem não tem condições para ter um cão, também não o deve ter.

Se há coisas que me fazem confusão são crianças entregues a lares de adopcao, e cães abandonados ou em canis. Mas nos, humanos, temos variadas formas de poder não ter filhos através de anticoncetivos.
As mulheres que não pretendem mais filhos optam muitas xs por laquear as trompas. Os homens podem fazer vasectomias.
Se pudermos evitar que os nossos animais tenham ninhadas indesejadas, (especialmente os animais que já pertenceram a alguém e se encontram na rua a ter ninhadas) porque não evitar?
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quarta nov 27, 2013 5:21 pm

Boas tardes.

Como já foi aqui dito, este tipo de tema já aqui foi falado muitas vezes.
Uns contra e outros a favor. Até eu já dei a minha opinião e continuo na mesma.

Pegando no que disse...
Em relação a esterilização, eu sou apologista de que quem não tem condições para ter filhos, não os deve ter, da mesma forma como quem não tem condições para ter um cão, também não o deve ter.

Se há coisas que me fazem confusão são crianças entregues a lares de adopcao, e cães abandonados ou em canis. Mas nos, humanos, temos variadas formas de poder não ter filhos através de anticoncetivos.
As mulheres que não pretendem mais filhos optam muitas xs por laquear as trompas. Os homens podem fazer vasectomias.
Se pudermos evitar que os nossos animais tenham ninhadas indesejadas, (especialmente os animais que já pertenceram a alguém e se encontram na rua a ter ninhadas) porque não evitar?
...para não repetir sempre o mesmo, fazendo das suas palavras as minhas estou a 100% de acordo consigo.
E disse tudo.

Cumpts
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

quarta nov 27, 2013 6:07 pm

Se7ePecados Escreveu: O único cachorro que adquiri foi o meu mais recente, sendo, esse sim adquirido a um criador.
Só por curiosidade, é o "Malamute" (com muitas aspas ...) que está no perfil?
Se7ePecados
Membro

quarta nov 27, 2013 6:13 pm

E o branco, do lado esquerdo. Tb tenho fotos no álbum.
Responder

Voltar para “Cães”