Orelha do Doberman

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

IgoorB
Membro Júnior
Registado: quinta nov 28, 2013 1:33 pm

sábado nov 30, 2013 6:26 pm

Tem algum jeito de levantar as orelhas do Doberman, sem cortar-las ?
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

sábado nov 30, 2013 7:40 pm

para manter as mesmas eretas só mesmo através da cirurgia do corte :wink:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
IgoorB
Membro Júnior

sábado nov 30, 2013 7:45 pm

dragablue Escreveu:para manter as mesmas eretas só mesmo através da cirurgia do corte :wink:
mas o corte está proibido né? :(
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sábado nov 30, 2013 8:38 pm

dragablue Escreveu:para manter as mesmas eretas só mesmo através da cirurgia do corte :wink:
Olha que não :wink:

Há qum tenha a belissima ideia de fazer o "posting" das orelhas sem as cortar o que fica qualquer coisa como isto..

Imagem

Bonito não é ? :roll:

Na minha opinião para fazer isto mais vale deixá-las ao natural, que são bem mais bonitos que o resultado acima.

Pedro
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado nov 30, 2013 9:51 pm

O corte de orelhas é proibido, sim, mas há quem o faça à revelia da lei porque não há fiscalização. Portanto, é clandestino.

Mas porque quer endireitar as orelhas ao seu cão? Não gosta dele tal como é?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
IgoorB
Membro Júnior

sábado nov 30, 2013 10:15 pm

Floripes3 Escreveu:O corte de orelhas é proibido, sim, mas há quem o faça à revelia da lei porque não há fiscalização. Portanto, é clandestino.

Mas porque quer endireitar as orelhas ao seu cão? Não gosta dele tal como é?
gosto, mas evitaria ferimentos, orelhas cortadas têm maior acuidade auditiva, menor tendência a desenvolver otite e a chacoalhar as orelhas e menor predisposição a ataque de moscas sugadoras, e é meio q uma caracteristica da raça te-las em pé. :) , mas continuo em duvida se corto ou n :?
Floripes3
Membro Veterano

domingo dez 01, 2013 1:29 am

As orelhas desses cães não se ferem assim com essa facilidade toda. Não são cães de faro, não andam a rojá-las pelo chão enquanto seguem uma pista qualquer ou pelo mato dentro. O doberman é um cão de guarda, não um cão de caça.

A acuidade auditiva não depende de orelhas cortadas, o cão ou a tem, ou não a tem. Se não nasceu surdo, ouve tão bem com elas inteiras como com elas cortadas.

Também não desenvolve mais otites do que qualquer outro, sobretudo se se tiver com ele os devidos cuidados de higiene. E com elas cortadas até pode contrair mais otites do que as tivesse inteiras, pois ao fazerem-no deixam-lhe o ouvido mais desprotegido e atreito à entrada de poeiras, insectos, pólens, etc. O pavilhão caído protege-o muito mais desses acidentes. Nos cães de orelhas naturalmente erectas há tufos de pêlos que protegem. No doberman, esses tufos são mínimos ou inexistentes e não defendem os ouvidos.

"Chacoalhar" não sei o que é, não conheço a palavra na língua portuguesa. Mas se se refere a sacudir as orelhas, todo o cão o faz quando sente necessidade disso e nunca nenhum as feriu por sacudi-las.

As "moscas sugadoras" atacam mais precisamente as orelhas erectas, veja lá como são as coisas... E onde elas costumam andar é em sítios sujos ou junto de chiqueiros ou estrebarias. A menos que mantenha o cão preso por uma corrente num sítio infecto ao fundo do quintal, o risco é mínimo, e além disso já há produtos para evitar as moscas, sugadoras ou não.

E não há uma "meia característica" da raça, as características são sempre inteiras, ao contrário das orelhas cortadas. Estes cortes fazem-se por razões meramente estéticas e não funcionais. Além disso, também têm uma idade para se fazerem, veja lá se o seu cão não está "velho" demais para isso.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

domingo dez 01, 2013 3:15 pm

Tantos comentários por causa da castração e ninguém fica chocado por se cortar orelhas e caudas a cães por motivos que não seja a saúde do próprio cão!?
E que vai contra as características da própria raça?
Se7ePecados
Membro
Registado: terça nov 26, 2013 10:25 pm

domingo dez 01, 2013 5:23 pm

A minha doberman tinha orelha descaídas e cauda.
Nunca teve qualquer problema a nível dos ouvidos, embora seja verdade que cães com orelhas descaídas exijam maior preocupação com a limpeza destas.
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

domingo dez 01, 2013 5:36 pm

Ressa Escreveu:Tantos comentários por causa da castração e ninguém fica chocado por se cortar orelhas e caudas a cães por motivos que não seja a saúde do próprio cão!?
E que vai contra as características da própria raça?
Boas...

Quem é que lhe disse que não há indignação? Até já aqui disseram que é proibido, que é muito pior...

Agora, da mesma maneira que se castram cães por egoísmo e comodidade dos donos, também se mutilam fora da lei...

Diga-me por favor, quais foram as razões por si apontadas para castrar o seu cão?
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Ressa
Membro Veterano

segunda dez 02, 2013 1:50 pm

Fiz uma comparação das reações que existiram neste tópico perante a algo que normalmente está a associado a três coisas: cães de guarda, cães de luta e estética.
Pelos vistos é ilegal. O corte da cauda também é? Conhecem algum caso em que o dono de um cão tenha tido alguma consequência de ter cortado as orelhas ou a cauda?
Tendo em conta que o corte é ilegal e a castração é legal, acho que a intenção de alguém fazer qq coisa ilegal devia levantar mais discussão e revolta do que a intenção de alguém fazer algo que é do seu direito e legal.
No entanto, acho que a questão da castração é algo que deve ser discutido e tvz ser mudada a lei.
Mas, já comentei sobre este tema nos locais adequados.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

segunda dez 02, 2013 2:57 pm

Ressa Escreveu:Fiz uma comparação das reações que existiram neste tópico perante a algo que normalmente está a associado a três coisas: cães de guarda, cães de luta e estética.
Pelos vistos é ilegal. O corte da cauda também é? Conhecem algum caso em que o dono de um cão tenha tido alguma consequência de ter cortado as orelhas ou a cauda?
Tendo em conta que o corte é ilegal e a castração é legal, acho que a intenção de alguém fazer qq coisa ilegal devia levantar mais discussão e revolta do que a intenção de alguém fazer algo que é do seu direito e legal.
No entanto, acho que a questão da castração é algo que deve ser discutido e tvz ser mudada a lei.
Mas, já comentei sobre este tema nos locais adequados.
Não li aqui onde o user diz que quer fazer algo de ilegal. O facto de ser ilegal em Portugal não o implica que o seja noutros países. Como tal, basta ir a Espanha por exemplo par estar dentro de toda a legalidade. A operação em si é que é ilegal, não o andar com um cão cá no burgo com o corte. Alias, o estalão ainda assim o permite, coisa que, no caso do Dobermann (infelizmente na minha opinião) irá quase certamente mudar em 2015.

Quanto á guerra castração/esterilização vs corte de orelhas/cauda não me meto. Seria muita hipócrisia minha criticar a castração, por razões obvias. Tanto uma como outra, na minha opinião, desde que feita por alguém competente e com todos os cuidados, não acarreta grande sofrimento para os cães. Ainda assim, em modo de desabafo, custa-me um pouco comparar uma cirurgia invasiva com um corte.

Pedro
Ressa
Membro Veterano

segunda dez 02, 2013 10:07 pm

Não disse que algum dos membros do forum pretendia fazer algo de ilegal.

Estou apenas a mencionar, algo que não sabia, que em Portugal é ilegal. E na minha opinião, tendo em conta que tanto a castração e o corte de orelhas e/ou cauda são uma mutilação do cão, algo que é ilegal deveria ser menos aceitável do que fazer algo legal. Bem como, os objetivos são distintos.
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

segunda dez 02, 2013 10:14 pm

Muito breve, os cortes de orelhas e caudas vão ser proibidos em toda a Europa (incluindo Espanha :lol:).
Floripes3
Membro Veterano

segunda dez 02, 2013 10:50 pm

Ressa Escreveu:Não disse que algum dos membros do forum pretendia fazer algo de ilegal.

Estou apenas a mencionar, algo que não sabia, que em Portugal é ilegal. E na minha opinião, tendo em conta que tanto a castração e o corte de orelhas e/ou cauda são uma mutilação do cão, algo que é ilegal deveria ser menos aceitável do que fazer algo legal. Bem como, os objetivos são distintos.
Só o corte de orelhas é proibido em Portugal. O das caudas, não, os caçadores tinham peso suficiente, na altura em que a lei foi criada, para conseguirem essa isenção.

Todos os restantes cortes e mutilações por motivos estéticos são também proibidos. Se houvesse uma fiscalização eficaz, todos os donos de cães mutilados por motivos estéticos seriam punidos por isso, mas se até o CPC fecha os olhos e colabora nas práticas ilegais... Para já não falar naquela coisa que parece existir só pro forma e que se chama Direcção-Geral de Veterinária e Alimentação.

E sublinhei os motivos estéticos porque para justificar o corte ilegal é, segundo a mesma lei, obrigatório apresentar um atestado médico-veterinário a dizer que foram feitos por motivos de saúde do cão.
Responder

Voltar para “Cães”