Pelos vistos agora decidiu que não gosta de andar de carro..

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

clourinho
Membro
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm

quarta dez 04, 2013 3:31 pm

Boa tarde a todos,

Surgiu-me uma nova situação e como até agora os v/ conselhos têm sido ótimos e dado excelente resultado decidi mais uma vez contar com a v/ ajuda.
O meu Spark agora com 4 meses decidiu que detesta andar de carro. Portanto agora de cada vez que vamos a qualquer lado, por mais curta que seja a viagem, consegue meter-nos quase surdos, pois vai o caminho todo a ladrar (e isto que o menino já vai tendo um vozeirão :? ), já para não mencionar que por onde passamos fica toda a gente a olhar para o carro e ele lá vai ladrando.... O ladrar não é dirigido a ninguém em particular, nem a carros, nem a motos, nada, ladra por ladrar sem parar, completamente stressado e agitado (chega a morder os encaixes do carro e os bancos) Esta situação começou na 2ª feira, antes não tinha este comportamento. A semana passada tirei uns dias de férias e cada vez que íamos a algum lado em vez de ir de carro fazíamos uma caminhada. Esta semana de volta á rotina, de cada vez que o metemos no carro passa a viagem a ladrar. Acho que ele também já tem saudades das férias ;)

Alguém me consegue ajudar a perceber o que se passa? Alguma dica de como solucionar?

Obrigada pela v/ ajuda.
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quarta dez 04, 2013 9:58 pm

Nunca tive esse problema.

Sugiro que tentes cativa-lo para entrar no carro com comida ou com o brinquedo preferido.
Podes entrar no carro e com o Spark fora do carro, tentar que ele entre sozinho ou, de uma forma mais abrupta, entrar no carro com ele e dar-lhe comida ou brincar com o brinquedo.
Mas, o mais importante é teres paciência.

Mais tarde, deves só dar qq coisa quando ele estiver calmo.

Ele leva cinto? O meu Sparky recusava-se a colocar o colete para prender ao cinto porque o colete estava demasiado apertado e não me tinha apercebido.

Será que pode haver qq coisa para ele que tornou-se desconfortável?
roquesoares
Membro
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

quarta dez 04, 2013 10:43 pm

Boas!!!

Não vi e vou guiar-me pela sua descrição. O seu cão adora andar de carro!!! Ele está super excitado e entusiasmado!!!

Tem de acalmá-lo. Tem de dominar o processo todo!!! Desde o colocar da trela, ao sair de casa, ao entrar no carro, ao estar dentro do carro, ao por o carro a trabalhar, ao por o carro a andar e por aí fora... Não perca tempo a fazer prevalecer a sua vontade e treinar o seu dominio sobre o cachorro.

Até à próxima!!!
clourinho
Membro

quinta dez 05, 2013 10:35 am

Bom dia,

Obrigada pelos v/ comentários Ressa e Roquesoares.

Em relação á entrada para dentro do carro não temos nenhum problema pois ele entra todo radiante, é só ver a porta aberta :) . O problema começa assim que as portas se fecham :?

Quando este comportamento começou ocorreu-me que seria do carro estar parado mas a teoria rapidamente foi por água abaixo pois mesmo com o carro em andamento não pára de ladrar.

A hipótese do cinto também ja a eliminei pois mesmo que experimente a sentá-lo no carro sem cinto continua a ladrar sem parar :roll:

Roquesoares por acaso ainda não tinha pensado naquilo que menciona. Será que é mesmo o oposto daquilo que penso e ele age assim porque está entusiasmado? Não me tinha ocorrido. De qualquer forma vou tentar não me stressar tanto assim que vamos para o carro, vou tentar manter a calma e talvez ele assim se acalme também :wink: Pode ser uma fase.

Obrigada
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quinta dez 05, 2013 11:01 am

Concordo com o roquesoares.

Tenta transmitir calma. Podes tentar fazer algo ou disser qualquer coisa que ele associe a um estado de relaxamento.

Recompensa-o quando ele não ladrar.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta dez 05, 2013 11:07 am

Como é o ladrar?

Será por excitação? Tipo, vou à praia, ou vou ao campo?
botas96
Membro Veterano

quinta dez 05, 2013 11:08 am

Como é o ladrar?

Será por excitação? Tipo, vou à praia, ou vou ao campo?
clourinho
Membro

quinta dez 05, 2013 11:23 am

Bom dia Botas96,

Ladra de forma agitada sem parar, chega a ficar cansado e cheio de sede :?

Até aqui tenho pensado em stress mas realmente também poderá ser visto como entusiasmo. Bem, para ser honesta já nem sei que pensar... não consigo perceber o que se passa naquela cabecinha :( .
Até aqui tenho repreendido, vou tentar uma abordagem diferente e ver como corre.

Obrigada
botas96
Membro Veterano

quinta dez 05, 2013 12:06 pm

Diz que esse comportamento apareceu quando suprimiu as caminhadas quando esteve de férias.
Portanto depreendo que ele nunca se tinha manifestado contra o carro, certo?
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta dez 05, 2013 12:15 pm

Já que ele entra bem no carro e só começa a ladrar quando fecham todas as portas, se fosse eu, começava por levá-lo ao carro, acomodá-lo, deixava as 2 portas de trás abertas e entrava eu no carro, colocava o meu cinto e punha-me a ler ou a ouvir música. Qdo ele estivesse calmo e se deitasse, fechava uma das portas e voltava a entrar e recomeçava o meu passatempo. Estando ele novamente relaxado vai-se deitar e então saía e fechava a 2ª porta. Voltava a entrar, colocava o cinto e só punha o carro a trabalhar quando ele estivesse novamente calmo e se deitasse. Nessa altura, ele provavelmente vai-se sentar e se calhar tentar ladrar mas o método é o mesmo. Com o carro a trabalhar, retomar a leitura até ele estar calmo e se deitar e então começar o movimento. Sempre que ele ladrar, estacionar e esperar que ele esteja relaxado e deitado e só depois recomeçar o movimento. É capaz de demorar uma tarde inteira, ou duas, mas os labradores, espertos como são, rapidamente percebem que só há passeio quando se mantiverem calmos e relaxados. Com disponibilidade de tempo e paciência vai ver que o seu cão volta a comportar-se bem quando viajar.
Maria João
clourinho
Membro

quinta dez 05, 2013 12:15 pm

Não, percebeu-me mal. Durante as férias o que suprimimos foi as viagens de carro :) . Cada vez que tínhamos que sair fazíamo-lo a pé, pois havia muito tempo e pachorra para passear. Agora de volta á realidade do dia a dia é bem mais complicado e os passeios a pé ficaram apenas para depois de jantar. Daí eu dizer que até ele tem saudades das férias :lol:
mjoaomarques
Membro Veterano

quinta dez 05, 2013 12:17 pm

Esqueci-me de aconselhar que durante o processo não deve falar com ele, principalmente se ele está agitado. Faça de conta que ele não está lá. :wink:
Maria João
clourinho
Membro

quinta dez 05, 2013 12:18 pm

Bom dia mjoaomarques,

Obrigada pela sua dica. Vou tentar fazer o que recomenda e ver o resultado. Os vizinhos é que poderão pensar que fiquei doida de vez :lol: .
mjoaomarques
Membro Veterano

quinta dez 05, 2013 12:21 pm

clourinho, independentemente dos passeios de carro, um cachorro dessa raça tem montes de energia para gastar. Ele deveria andar, pelo menos 1 hora de manhã e outra à tarde/noite. E claro que quando entrar para o carro já deve ir cansado de um passeio. É mais fácil depois fazer com que ele se porte bem no carro.
Maria João
botas96
Membro Veterano

quinta dez 05, 2013 12:27 pm

Então, quando ele anda de carro, devia era estar a fazer exploração do meio, etc.
(possivelmente é isso que se passa na cabecinha dele).

Experimente reintroduzir as caminhadas (no tempo livre), combine carro e caminhadas.
Vá de carro, até um sitio e depois faça uma caminhada.

Assim.

Carro + viagem= caminhada

Em vez de

(Carro+ viagem) - caminhada

Veja se resulta, em princípio depois de uma vezes ele irá associar o carro a loucuras.
Responder

Voltar para “Cães”