Banho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

IgoorB
Membro Júnior
Registado: quinta nov 28, 2013 1:33 pm

terça jan 07, 2014 6:06 pm

Vi em varios sites, que dizem que dar banho em Dobermann não é muito certo, que só pode dar banho de 2 em 2 meses, ou nunca na vida, mas eu moro no Brasil, e é muito calor, queria saber se posso dar banho nele, ou não.
0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

terça jan 07, 2014 6:33 pm

IgoorB Escreveu:Vi em varios sites, que dizem que dar banho em Dobermann não é muito certo, que só pode dar banho de 2 em 2 meses, ou nunca na vida, mas eu moro no Brasil, e é muito calor, queria saber se posso dar banho nele, ou não.
Se for apenas para refrescar o cachorro pode molhá-lo só com água (sem champô) quantas vezes quiser. ;)

Se o quiser lavar com champô, tente dar-lhe banho com pouca frequência, para não retirar os óleos essenciais da pele do cão, que lhe conferem proteção natural. Pessoalmente, com champô, apenas daria de 3 em 3 meses, mas pode dar com mais frequência desde que não note que a pele do seu cão fica demasiado seca. Use sempre um champô próprio para cães (nunca para pessoas) e de preferência para peles sensíveis.

Nunca se esqueça de secar muito bem o animal sempre que o molhe, para que posteriormente não apanhe qualquer tipo de fungos na pele (acontece com mais frequência em cães com pregas de pele, como Sharpei ou Basset Hounds, cuja pele é difícil de secar por igual).
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça jan 07, 2014 7:27 pm

A frequência dos banhos vai depender do produto que usar.

Que marcas encontra por aí?
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quarta jan 08, 2014 11:08 am

Os cães não precisam de banho. Nós é que nos sentimos incomodados com o cheiro ou com a sujidade que pode trazer para casa.

Para além disso, a maior parte dos animais, incluindo os cães tratam da sua higiene, uns mais do que outros, uma vez que depende das suas características comportamentais. Um cão rebola na *** porque necessita de caçar e para isso, disfarçar o seu cheiro.

Se o que te preocupa é o calor, arranja uma pequena piscina para crianças que ele quando sentir necessidade mete-se dentro de água. Se ele sentir receio da água, tenta habitua-lo e nunca forces a entrada na água.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta jan 08, 2014 2:34 pm

É claro que um cão necessita de banho, nem que seja só para tirar o pó! Isso Ressa é conversa do inicio do século passado.

A frequência do banho tem só a ver com o animal estar ou não sujo, se está sujo toma banho.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quarta jan 08, 2014 4:37 pm

Porquê que os cães precisam de banho?

É muito comum ouvirmos que os nossos cães não precisam de banho com frequência, e até mesmo que não precisam de todo.
Pois bem, está na altura de desmistificar esta teoria antiga e pouco consistente.

Uma das razões que se dá para justificar a ideia de que o cão não deve tomar banho, é a danificação ou remoção da gordura sebácea natural e essencial que protege a pele e confere impermeabilização dos pêlos à sujidade e humidade, como efeito verniz. É esta gordura que proporciona também o brilho no pêlo.

Outra razão frequentemente apontada, é o facto de que os cães se lavam sozinhos.

Quanto à segunda razão, posso já afirmar com toda a certeza que os cães não se lavam sozinhos, isso é um completo disparate. Mesmo nos gatos, que se lambem para remover os pêlos mortos e eliminar alguma sujidade que possa haver, nunca poderíamos comparar ou chamar a esse acto de banho ou lavagem.
Há cães que efectivamente se lambem. Mas lamber não é o mesmo que limpar, eles até podem ter essa intenção (embora bem sempre, por vezes pode ser uma questão patológica ou neurológica), mas claro que nunca serão eficientes nessa tarefa. A sua língua não é farpada como a dos gatos, portanto não conseguem remover a sujidade de forma tão eficiente nem tão profundamente (à tipos de pêlo densos o suficiente para não permitir que o cão chegue até à pele, embora não o suficiente para armazenar impurezas e microorganismos), alem disso, a única coisa que acontece com essas “lavagens” é permitir que as bactérias presentes na boca do cão, se espalhem no pêlo. Se o cão tiver uma boca saudável, e o fizer com demasiada frequência (há cães que lambem demasiado as patas por exemplo) no máximo o pêlo ficará acastanhado/alaranjado. Mas se for um cão que tenha tártaro, o pêlo vai ter tendência a ganhar um cheiro putrefacto e começar a danificar-se e a cair. Sem falar claro, no facto de que o cão, não chega a todas as partes do corpo, aliás, em algumas raças nem conseguem chegar a metade do corpo.

Portanto, já constatámos que um cão nunca será capaz de se limpar eficientemente sozinho!

Quanto à segunda razão, tem realmente uma base verdadeira, e os banhos frequentes podem de facto levar à destruição da camada de gordura que protege a pele. Felizmente, hoje em dia isso pode ser facilmente evitado, simplesmente respeitando algumas condições importantes quando damos banho aos nossos cães. Se antigamente se lavavam os cães com sabão azul e produtos de baixa qualidade que não respeitavam as propriedades da pele dos cães, hoje existem dezenas de produtos que não só respeitam a pele dos cães, como a protege e hidrata!

- Portanto o aspecto mais importante e a ter em conta quando damos banho ao nosso cão, é o uso de um champô de qualidade e apropriado ao seu tipo de pêlo. Isso fará com que a pele fique limpa, e mais protegida e hidratada do que sem o banho!

- Outro ponto importante é a secagem completa (e isto implica secador) do pêlo depois do banho, porque se vamos molhar a raiz do pêlo, não seria muito saudável deixa-la húmida por muitas horas. O cão passa pelo processo do banho e secagem, que dura entre 20 minutos a 3 horas (dependendo do tamanho e do tipo de pêlo do cão.. um Chihuahua de pêlo curto não demora o mesmo que um são bernardo de pêlo longo). Mas ao fim das 3 horas, ou dos 20 minutos, ou seja, no fim do processo “imperativo”, o cão deve estar na mesma condição (neste caso melhor, porque vai estar fresco e limpo) que estava antes do banho... portanto ao deixarmos molhado, já vamos estar a aumentar significativamente o tempo do processo do banho, não para nós que até terminamos antes, mas para o cão, que vai estar molhado/húmido até secar totalmente ao natural, coisa que pode demorar facilmente mais de 24 horas. O banho deve ser um processo prazeroso para o cão, e no fim o objectivo é que se sinta bem, e não incomodado pela desagradável sensação de humidade que sentirá na pele TODA (não é como nós que as vezes deixamos o cabelo secar ao ar livre – é só a cabeça não é o corpo todo, e mesmo assim em algumas situações torna-se desagradável)

- Usar sempre água à temperatura ambiente/morna, se usarmos água fria ou água quente, estamos a alterar a temperatura corporal do cão, e ele sentirá frio e mal estar, podendo em ultimo caso, originar constipações.

- Ter em atenção às correntes de ar durante o banho e até o cão estar completamente seco.

Estes são os aspectos mais importantes a ter em conta quando damos banho aos nossos cães. Se estas regras forem seguidas, então cada pessoa é livre de dar quantos banhos quiser ao seu cão!

Sob forma de testemunha, posso dizer que dos cães que eu costumo cuidar, os únicos que sofrem de problemas de pele, são aqueles que raramente vêm a água e o champô! Obviamente não englobo aqui os atópicos ou com outras patologias congenitas, porque esses com ou sem banho sofrem de problemas.

E agora perguntam… Mas o meu cão precisa de banho? Os lobos e qualquer outro animal selvagem não precisam! Será que ele precisa mesmo ou é só para nossa conveniência?

Pois a resposta é simples, e na minha opinião, sim, eles necessitam! E necessitam mais do que pensamos! Os cães não são selvagens nem vivem num ambiente puro e natural como os lobos.
Os cães vivem com os seus humanos, e consequentemente com os seus resíduos, com a sua poluição, com as suas substancias nocivas e cada vez mais toxicas, numa mundo cada vez mais doente! A Resistência e a imunidade tem os seus limites, principalmente para um cão, que é um animal com características e necessidades muito diferentes das nossas.
A própria gordura da pele, que idealmente deveria proteger, é muitas vezes o próprio foco de armazenamento de pós e substâncias prejudiciais. Então em cães de pêlo raso é uma festa! Eu tive uma dobermann, e eu tinha de lhe dar banho pelo menos a cada 15 dias, ou mais! E se eu falhava uns dias, ela já se andava a coçar porque a sujidade incomodava-a! Depois de lhe dar banho e secar era vê-la feliz e aliviada, muito mais activa e mais focada na brincadeira!

Claro que também é bom para nós, enquanto convivemos com eles, que estejam limpos e cheirem bem (se bem que a mim o cheiro a cão não me incomoda nem um bocadinho), e se para eles os banhos são benéficos, porque não juntar o útil ao agradável?

Os banhos são úteis também para se detectar problemas, feridas, tumores, parasitas, condições físicas, que num cão de pêlo muito denso é impossível detectar em estado seco. Se soubessem a quantidade de coisas importantes que já detectei em simples banhos, acreditem… ficava rica se me pagassem por cada diagnóstico ahah! Desde tumores em locais estranhos e pouco provaveis, hérnia inguinais, umbilicais, anais… feridas, hematomas e dermatites… E até uma cadela que lhe era dada a pilula, descobri durante o banho, por apalpação, que era esterilizada!

Por ultimo, para além de todos estes benefícios, dar banho a um cão promove tanto mas tanto, a sua disposição, a sua alegria, e o seu bem-estar! Alguns até não gostam do processo, mas no final nota-se tanto o quanto se sentem bem! :)

Imagem

Se no seu caso é apenas por causa do calor, pode dar umas mangueiradas se ele gostar que não lhe faz mal nenhum, ou aproveitar a ideia da Ressa e colocar uma piscina à disposição!
__dani__
Membro Veterano

quarta jan 08, 2014 4:45 pm

kitttten Escreveu:É claro que um cão necessita de banho, nem que seja só para tirar o pó! Isso Ressa é conversa do inicio do século passado.
Infelizmente ainda há muitas pessoas a pensar dessa forma...
Eu acredito que aos pouquinhos, com muita informação.. vá evoluindo.

Coitado do meu pumpkin, que ao fim de 10 dias depois de tomar banho ja se anda a coçar todo e a esfregar-se nos sofas :lol: muito mariquinhas o meu menino! Eu não o censuro, ele gosta de se sentir limpinho. :D
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quarta jan 08, 2014 5:47 pm

Há situações, alguns problemas de pele, em que não se deve tomar banho. Nesses casos, o banho é prejudicial
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
__dani__
Membro Veterano

quarta jan 08, 2014 6:20 pm

Aletheia Escreveu:Há situações, alguns problemas de pele, em que não se deve tomar banho. Nesses casos, o banho é prejudicial
Como tudo na vida, há excepções. Aqui trata-se de um animal saudável.

De qualquer forma, não conheço nenhuma doença de pele (ou pelo menos assim de repente não me estou a conseguir lembrar de nenhuma), que "proíba" banhos, aliás a maioria dos problemas de pele são tratados, tendo como acompanhamento, banhos terapeuticos, assim de repente: dermatite atópica; seborreia oleosa e seborreia seca; dermatites provocadas por ácaros (sarnas), e por fungos (micoses), alergia à picada da pulga, piodermatites...
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quarta jan 08, 2014 7:39 pm

Em termos gerais e não pensando em casos particulares como por exemplo doenças ou a raça, na minha opinião um cão não necessita de tomar banho com uma frequência mensal ou bimensal. Se for necessário retirar o pó, muitas vezes uma escovadela ou um banho só em água é o suficiente.

Mas sim, é possível estar a ser um pouco retrograda sobre o assunto dos banhos.
__dani__
Membro Veterano

quarta jan 08, 2014 8:13 pm

Ressa Escreveu:Em termos gerais e não pensando em casos particulares como por exemplo doenças ou a raça, na minha opinião um cão não necessita de tomar banho com uma frequência mensal ou bimensal. Se for necessário retirar o pó, muitas vezes uma escovadela ou um banho só em água é o suficiente.

Mas sim, é possível estar a ser um pouco retrograda sobre o assunto dos banhos.
Se o cão tiver sujo (ou seja, se não tiver sido lavado a pouco tempo), um banho só com água, aumenta significativamente o tipico "cheiro a cão".

Sobre a escovadela, concordo que é muito importante! Em alguns casos, mais importante que o próprio banho, não sendo este dispensável.
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

quarta jan 08, 2014 8:26 pm

__dani__ Escreveu:
Aletheia Escreveu:Há situações, alguns problemas de pele, em que não se deve tomar banho. Nesses casos, o banho é prejudicial

De qualquer forma, não conheço nenhuma doença de pele (ou pelo menos assim de repente não me estou a conseguir lembrar de nenhuma), que "proíba" banhos, aliás a maioria dos problemas de pele são tratados, tendo como acompanhamento, banhos terapeuticos, assim de repente: dermatite atópica; seborreia oleosa e seborreia seca; dermatites provocadas por ácaros (sarnas), e por fungos (micoses), alergia à picada da pulga, piodermatites...
A pele da minha schnauzer perde água fácilmente. A pele dela cai, acompanhando o crescimento do pêlo.
Antes de saber, dava-lhe banho semanalmente com produtos que já falou no forum (não eram produtos maus) e ela estava num estado lamentável. Os banhos assíduos foram proibidos. Agora, dou só quando estritamente necessário, isto é quando se suja. Tomou medicação, quando estava em estado critico, e come Skin Care SK23 da Royal Canin, já quase há 1 ano e está bem. Se altero a ração e ou a quantidade de banhos, já sei que regride.
Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.

Friedrich Nietzsche, in "A Gaia Ciência”
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 08, 2014 10:01 pm

E sobre o secar bem... meus amigos, têm noção do caloraço que faz no Brasil agora?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta jan 08, 2014 10:13 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Com calor ou com frio as minhas tomam banho quinzenalmente.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
__dani__
Membro Veterano

quarta jan 08, 2014 10:41 pm

Aletheia Escreveu:
__dani__ Escreveu:

A pele da minha schnauzer perde água fácilmente. A pele dela cai, acompanhando o crescimento do pêlo.
Antes de saber, dava-lhe banho semanalmente com produtos que já falou no forum (não eram produtos maus) e ela estava num estado lamentável. Os banhos assíduos foram proibidos. Agora, dou só quando estritamente necessário, isto é quando se suja. Tomou medicação, quando estava em estado critico, e come Skin Care SK23 da Royal Canin, já quase há 1 ano e está bem. Se altero a ração e ou a quantidade de banhos, já sei que regride.
Muito obrigada pela partilha da sua experiência. De facto, os cães de pêlo cerdoso têm uma maior propensão a problemas de pele, os westies então nem se fala... :?

Uma curiosidade.. voces fazem stripping? Pode parecer é uma pergunta parva, mas muitas vezes esses problemas podem estar associados com a técnica que se utiliza no grooming do cão.

Ainda bem que ela agora está bem, espero que assim continue :)
Responder

Voltar para “Cães”