Homenagem ao meu cão!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Iniciante
Membro
Mensagens: 165
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

quarta jan 08, 2014 12:48 pm

Escrevo este post apenas com o intuito de homenagear o meu cão. Quero deixar um testemunho de 10 anos de uma dedicação, amizade e companheirismo sem igual que espero ainda ter por muito tempo, embora o peso da idade já se faça sentir e muito.

Querido cão, vieste para nossa casa a 16 de julho de 2003, com 3 meses. Vinhas maltratado, feio, doente… tinhas sido rejeitado pelo teu primeiro dono… Estávamos nós a ver uma ninhada de dogue alemão arlequim quando tu apareceste, um dogue alemão azul, tímido, assustado e vieste aninhar-te atras de mim. Nós não te escolhemos, tu é que nos escolheste.
Foste crescendo! Cada vez mais bonito e forte, muito bom de osso, como dizia o teu amigo doutor dos cães. O sapo tornava-se um príncipe e tão depressa que o hábito de dormires debaixo da nossa cama, uma noite transformou-se num pesadelo. Lembras-te? Ficaste preso debaixo da cama. Estavas tão aflito e choravas tanto que fizeste uma poça enorme de xixi enquanto desmanchava-mos a cama para te tirar!

Eras (ainda és) um belo dogue. Um dia, num evento de animais, houve um juiz que perguntou porque não ias a concurso. “Ganha de certeza!”, disse ele É claro que não irias. Mesmo que fosse o mais feio e torto dos cães, para nós és sempre o mais bonito. Ainda hoje, que os pelos brancos cobrem o teu rosto e o teu corpo, que as tuas pernas já não te suportam como deveriam, que a tua estrutura parece ter encolhido com a idade, és o cão mais lindo! Mas é claro que ficámos orgulhosos!

Lembras-te quando passeávamos horas e horas? A beira-mar, no parque. Mantinhas a tua pose ao nosso lado. Snob, altivo, irritante! As crianças corriam para ti para te mexer, para te ver. E tu deixavas, mas não davas confiança. Levantavas a tua bonita cabeça, olhavas em frente como que a deixar que te admirassem. Vaidoso!

Nunca deste confiança a ninguém a não ser que visses que era amigo. “Sim Oleg, é amigo! Relaxa, não nos faz mal!” O teu sentido de proteção para connosco está sempre ao mais alto nível. Mas nunca fizeste mal a ninguém… E quando encostaste o pedreiro à parede porque ele vinha em direção ao teu dono com uma pá na mão? Pobre homem…só estava a trabalhar e ia morrendo de susto… mas tu pensaste que ele ia fazer mal ao dono, não foi? E quando saíste de casa a correr direito ao rapaz das pizzas que teve tanto medo que deixou cair o nosso jantar e chorava como uma criança com medo de ti ?!? Tu só querias cheira-lo, para ver se era amigo… Foram tantos mas tantos episódios caricatos que nos deste. E alguns sustos também. Com os outros cães és um meloso e foste mordido várias vezes na rua. Mas já passou.

Depois nasceu o menino. Lembras-te? Ninguém se podia chegar ao berço sem ser devidamente inspecionado por ti. Lembras-te qual foi a primeira palavra do bebé? O dedito esticado para ti e um grito “Oéeeeeeee”!!!. Depois mais tarde chamou-te Bébo. E ficaste Bébo até hoje. Foste rebatizado por um miúdo de 2 anos que não parava quieto e só gostava de se sentar no teu dorso, o que tu detestavas, mas permitias com paciência de cão fiel!

Agora estás velhinho! 10 anos! Há quem diga que já passaste da conta para um Dogue. Já não ouves bem, a tua voz está rouca, passas muitas horas a dormir e quanto te queres levantar por vezes temos que ajudar. A ciática e as artroses são as tuas piores inimigas. Mas continuas com o teu olhar fiel para nós, ainda vais à porta esperar-nos e quando consegues ouvir, ainda ladras quando ouves o carro chegar. E ainda corres na rua. Ainda entendes tudo o que te dizemos e ainda vibras ao ouvir o nome “Kayla” à espera que ela apareça. Como é possível? Tantos anos passaram e ainda te lembras da tua melhor amiga. Quando a dormir corres e ladras, acredito que sonhes que ainda vais pela praia atras dela, como tantas vezes fizeste. Foi ela que te ensinou que nos podemos molhar no mar e não faz mal.

Espero que dures ainda muito tempo. Espero ainda ter que aspirar a casa todos os dias, chateada porque há pelos e baba teus em todo o lado. Vamos acompanhando a tua velhice. Cada dia é uma vitória. Mas aqui estamos para ti como sempre estiveste para nós.

Por tudo isto e por muito, por tanto que nos deste e vais dando que daria para escrever um livro, obrigada meu cão!
E obrigada aos que tiveram paciência de ler e lembraram os seus animais, que hão-de ser também os melhores do mundo!

O Oleg partiu a 7/9/2014. Alcançou quase 11 anos e meio de vida. Partiu sereno e em paz junto daquele a quem mais devotamente amou, o seu dono.
Até um dia, querido cão...
Última edição por Iniciante em terça set 09, 2014 12:18 am, editado 1 vez no total.
romer
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quarta jun 15, 2011 1:37 pm

quarta jan 08, 2014 1:27 pm

Like!
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

quarta jan 08, 2014 2:32 pm

Um abraço grande!! bonito texto! deixou-me com um nó na garganta!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta jan 08, 2014 2:35 pm

homenagem lindíssima!
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 08, 2014 2:59 pm

Lindo... grande Oleg.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

keitinha
Membro Veterano
Mensagens: 895
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am
Localização: 2 peludos

quarta jan 08, 2014 3:25 pm

Linda homenagem ,deixou-me com uma lagrimita .
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quarta jan 08, 2014 6:24 pm

vou reportar a msg...fez-me chorar :cry:
a minha monstrinha já ta com 7anos e focinho com pelos brancos :(
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta jan 08, 2014 8:04 pm

Fez-me reviver os últimos tempos da minha Rita: obrigada, Iniciante, foi uma uma recordação agridoce, embora ainda doa.

O Oleg ainda viverá mais algum tempo, com o amor expresso nesta homenagem terá qualidade de vida até ao final que se anuncia. Desejo-vos tudo de bom e que aproveitem cada minuto.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

quarta jan 08, 2014 8:25 pm

Grande Oleg!! Excelente homenagem!

Sentida e verdadeira como todas as relações com os nossos animais deve ser!

Pedro
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

quarta jan 08, 2014 9:30 pm

Sasha99 Escreveu:vou reportar a msg...fez-me chorar :cry:
a minha monstrinha já ta com 7anos e focinho com pelos brancos :(
tá a tua e a minha! Raio de mania que eles teem de envelhecer! :(
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 08, 2014 9:59 pm

... e o Nubes também...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quarta jan 08, 2014 11:23 pm

indigo003 Escreveu:
Sasha99 Escreveu:vou reportar a msg...fez-me chorar :cry:
a minha monstrinha já ta com 7anos e focinho com pelos brancos :(
tá a tua e a minha! Raio de mania que eles teem de envelhecer! :(


é...deviam parar nos 2anos :evil:
Maitika
Membro
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 01, 2013 2:02 pm

quinta jan 09, 2014 12:47 am

Pois... não somos só nós que crescemos, amadurecemos e envelhecemos... :'( demoramos é mais tempo que os nossos amigos de quatro patas!

Uma linda homenagem em que muitos dos "leitores" se devem ter revistos nas suas palavras...
Esta é a minha opinião e vale o que vale!

Carpe Diem,

V. A. Santos
Iniciante
Membro
Mensagens: 165
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

quinta jan 09, 2014 10:34 am

Obrigada a todos!

Não queria de modo algum trazer tristeza com este post, com esta homenagem. Pelo contrário! É uma honra ter um dogue com 10 anos, fará 11 em abril, tenho confiança que lá chegue.

Escrevi o texto porque na noite anterior tive que o ajudar a levantar-se da cama. Tudo porque adormece em cima de uma das pernas que depois fica dormente e sem força. E enquanto fui com ele à rua e o vi correr com dificuldade, lembrei-me de como passaram estes 10 anos tão depressa mas tão recheados de coisas boas, muitas delas ainda hoje nos fazem rir a valer.

Apesar de tudo, ele vai estando bem. Fez analises, rx e ecografia em setembro e os resultados foram muito animadores para um dogue alemão. Tem dias melhores que outros. Os dias de chuva são os piores, é quando lhe é mais dificil movimentar. Contudo, outros dias há que parece um cachorro e ainda corre na rua.


Vamos vivendo ao ritmo dele. Sei de dogues que alcançaram 13 e 14 anos. Para o Oleg só peço qualidade de vida. Está mimado e teimoso como um bom velhote, sempre a pedir guloseimas! Felizmente come bem, melhor agora do que na juventude e temos que ter cuidado para que não engorde. E enquanto assim for, somos felizes e creio que ele também o é!

Cumprimentos a todos e longa vida para os nossos amigos de 4 patas!
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Mensagens: 11414
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quinta jan 09, 2014 11:38 am

Quem dera que todos os canitos pudesse ter uma familia assim, como a deste canito.

Escusado será dizer que aqui a Maria Madalena chorou um cadinho :oops: , mas não de tristeza - de emoção sentida na pele, como se o texto se aplicasse também aos meus 4 patas!

Obrigada
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”