Olhar de “coitadinho” que seu cão faz é intencional

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fsakita
Membro Júnior
Registado: quarta dez 26, 2012 8:21 pm

quinta jan 09, 2014 5:54 pm

Sabe quando você vai dar uma bronca no seu cãozinho porque ele aprontou, mas não consegue devido à cara de coitadinho que ele faz? Pesquisadores confirmaram que os cachorros fazem essa “cara de dó” intencionalmente.

O estudo, que foi feito pela Universidade de Portsmouth na Inglaterra, descobriu que os cães que levantam a parte interna de suas sobrancelhas para fazer com que seus olhos pareçam maiores, são escolhidos para adoção ou compra com maior facilidade do que os demais.

E, de acordo com os pesquisadores, os cães desenvolveram essa técnica em resposta à nossa preferência por feições infantis.

Matéria completa
http://portaldodog.com.br/cachorros/cur ... tencional/
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sexta jan 10, 2014 11:23 am

Tendo em conta o processo de domesticação e criação de raças, duvido que tenham sido a propria espécie a desenvolver essa caracteristica como resultado de um processo de seleção natural.

O que pode acontecer é um individuo aprender que se tiver um comportamento, poderá ter uma recompensa. Como acontece com os latidos ou o miar dos gatos para chamar atenção. É o resultado de uma aprendizagem.

Existe alguma discussão em relação se os cães compreendem o apontar e o olhar e se compreendem, qual a sua origem.
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

sexta jan 10, 2014 12:54 pm

Ressa Escreveu:Existe alguma discussão em relação se os cães compreendem o apontar e o olhar e se compreendem, qual a sua origem.
Sobre o apontar com o dedo para um sitio, há estudos que dizem que os cães são os únicos mamíferos que percebem o significado (e, claro os Humanos :) ).

Recentemente li um estudo que diz que devido aos anos de domesticação dos canídeos, no futuro não precisamos de lhe ensinar os básicos, tais como, sentar, ficar, deitar, etc. Pois, os cães vão nascer "ensinados". Acho que isto é ficção cientifica, mas interessante como tese !
roquesoares
Membro
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

sexta jan 10, 2014 7:42 pm

Boas!!!

Concordo que pode ser resultado da selecção "natural" desenvolvida pelo Homem durante todos estes anos de companhia reciproca, mas também penso que poderá ser uma "humanização" de um comportamento de submissão ou de reconforto de acordo com o nosso estado de espírito, o qual, na minha opinião, os cães têm a capacidade de interpretar muito bem.

Até à próxima!!!
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sábado jan 11, 2014 12:58 am

LLing Escreveu: Sobre o apontar com o dedo para um sitio, há estudos que dizem que os cães são os únicos mamíferos que percebem o significado (e, claro os Humanos :) ).
Tenho dúvidas em relação a esses estudos, o grupo de estudo devia ter sido cães que nunca entraram em contacto com pessoas. Os estudos foram feitos com animais que já conviviam com pessoas e portanto, podem ter aprendido ao conviver com pessoas.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sábado jan 11, 2014 1:00 pm

eu também acho, os lobos quando metem a cauda entre as pernas e se deitam de bariga para baixo perante o macho alfa estão simplesmente a pensar «Deixa ver se ele engole para ver se eu me safo de ter assobiado ali á Flor» :lol: :lol:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sábado jan 11, 2014 3:35 pm

O "olhar de coitadinho" não é mais que sinais de calma/apaziguamento. O não olhar directamente nos olhos, o lamber lábios (entre muitos outros) são sinais utilizados pelos cães para demonstrarem o seu desconforto com a situação e evitar confrontos.
Tanto os usam direccionados a nós, como também a outros cães.
Responder

Voltar para “Cães”