Cão com meses agressivo!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tbmelo
Mensagens: 5
Registado: quinta jan 09, 2014 9:27 pm

quinta jan 09, 2014 9:42 pm

Boa noite!

Este é o meu primeiro tópico apesar de acompanhar este forum à algum tempo. E tem-me ajudado imenso, mas hoje não resiste em escrever pois deparei-me com uma situação inesplicável (penso eu)!

Desde criança que tenho cães, desde rafeiros a labradores pastor alemão cocker dálmatas... vários... desta vez fiz a minha vontade e consegui ter o cão que sempre quis... um Beagle andei um ano a pesquisar várias opiniões e apesar de saber que não são NADA fáceis quis arriscar até porque tenho tempo para estar com ele e proporcionar lhe uma boa qualidade de vida.

Já o tenho à cerca de 1 mês e meio e hoje quando fui comprar ração decidi comprar um daqueles ossos para roerem (comestiveis). Ele quando cheirou lambeu-se todo :lol: o problema foi quando eu me cheguei ao pé dele para lhe dar umas festas... o sacana começou a rosnar e a rosnar a sério... nada de cachorro. Fiquei sem reacção... assustei-me... depois lá pensei que se lhe mostrasse medo ele iria vencer então gritei com ele e tirei-lhe o osso sob força, mais tarde o meu marido fez-lhe o mesmo e a história repetiu-se... sinceramente nunca tive um cão que tivesse esta atitude e nunca pensei que este tipo de cães tivessem este comportamento tudo o que li e o que sei, costumam ser cães "mansos".

O que devo fazer?
Como devo proceder?

Tenho duas crianças em casa e estou com algum medo!!!

Obrigado
dreamdog
Membro Veterano
Mensagens: 836
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quinta jan 09, 2014 9:58 pm

boa noite, de uma espreitadela a este vídeo..

http://www.youtube.com/watch?v=zr-jJSGq7co

edit: não me leve, a mal mas se para si isto ja é um problema e não estava à espera deste comportamento no seu cão ....procure ajuda profissional no treino do animal.
Tbmelo
Mensagens: 5
Registado: quinta jan 09, 2014 9:27 pm

quinta jan 09, 2014 10:49 pm

Obrigado pelo video está excelente amanhã mesmo vou tentar esta técnica.

O meu maior problema é que tenho uma criança com 4 anos que não tem qualquer noção do perigo, adora o cão e faz-lhe tudo e ele adora brincar com ela, no entanto tenho receio que ele se torne agressivo e a magoe!

Como disse já tive imensos cães e nenhum alguma vez me demostrou este tipo de comportamento!

De qualquer maneira antes de o ter já pensava em frequentar uma escola especializada para poder contornar certas dificuladdes que este tipo de raça apresenta.

Obrigado
roquesoares
Membro
Mensagens: 136
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

quinta jan 09, 2014 11:36 pm

Boas!!!

O video apresentado é uma solução, mas não a que eu concorde mais (segundo alguns sou antiquado). Mesmo assim vou deixar o meu ponto de vista sobre o assunto.

Pelo que tiro do video o cão associou, e muito bem, a calma e submissão em relação ao osso, mas e se for outra coisa (um brinquedo por exemplo), será que o comportamento se mantém?! Penso que não a troca só é realizada com o osso e já imaginou ter de fazer sempre o mesmo processo todas as vezes que o cão ficar possessivo em relação a qualquer coisa?

Se o cão o respeitar, se seguir a sua vontade e não a dele, se como diz um Sr. muito famoso, for o "líder da matilha" esse comportamento de posse acaba. Por vezes basta ser só mais teimoso que o seu cão, ou seja, não ser o primeiro a ceder posição.

Garanta também que todos os membros da sua família estão numa posição superior à do cão e a segurança aumentará bastante.

Até à próxima!!!
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sexta jan 10, 2014 11:34 am

Concordo com o ultimo post. É uma questão de disciplina/liderança.

O importante nestes casos é não castigar e não gritar.

Dá o osso apenas quando estiver calmo. Vai testando-o, de uma forma acertiva e determinada tiar o osso e se ele estiver calmo, voltar a devolver.
No inicio, podes trocar o osso com algo mais apetitoso. Sempre que ele rosnar, não tiras a mão nem recuas e não fazes a troca.

Assim, mostras que não existe motivo para ele proteger o osso, uma vez que o vai ter de volta e estás a discipliná-lo.

Outra sugestão, mais à fretne no processo, tenta utilizar o osso como brinquedo, como por exemplo atirar para ele ir buscar.

O meu teve o mesmo comportamento que o teu e neste momento ele dá-me o osso só para poder brincar.
sheep23
Membro Veterano
Mensagens: 457
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sexta jan 10, 2014 12:00 pm

Como estou no local de trabalho não posso abrir o vídeo, mas segue aqui uma pequena sugestão...

Experimente dar coisas de valor baixo (osso = valor alto), que o cão não fique todo excitado e maluco mas que tenha algum interesse. Deixe-o a entreter-se um pouco e depois aproxime, mas sente-se apenas ao lado dele sem lhe fazer mais nada. Depois dê-lhe festinhas se não reagir, no corpo, e se tiver sucesso (falta da reacção por parte do cão), dê-lhe festinhas na cabeça. Isto é para lhe mostrar que não precisa de se stressar ou fugir porque o dono não tem interesse em tirar-lhe as coisas sem razão aparente (por muito que respeitamos alguém, de certeza que ficaríamos nervosos se alguém perto de nós pudesse tirar algo que gostamos assim do nada).
Depois de ter completo sucesso, comece a usar coisas com mais valor, escalando no final até ao osso. Mesmo assim, aconselho a deixar o cão em paz nos primeiros minutos sempre que lhe dê algo de grande valor, pelo menos para ele se acalmar.

Ensina-lhe também o comando "larga".

E mantenha sempre postura firme e calma.

Por último, na presença da criança evite dar ao cão coisas de grande valor. E ensine a criança a respeitar o cão também, quando este está a comer. Quando eu era pequena sempre fui ensinada a ter cuidados, pois por muito querido que os cães possam ser, não podemos esperar que eles sejam peluches. Isto também é uma coisa importante para que a criança evite fazer algo errado com outros cães da rua ou de outras famílias.
Tbmelo
Mensagens: 5
Registado: quinta jan 09, 2014 9:27 pm

sábado jan 11, 2014 5:02 pm

Muito obrigado por todas as opiniões.

Ele é realmente muito teimoso, por vezes tira-me do sério... :twisted:
Já disse à minha filha que não se pode meter com ele quando está a comer especialmente quando está com o osso.

Neste momento não consigo testar mais pois o osso já era... nem 24 horas durou :o

Quando comprar outro irei mostrar-lhe que pode confiar em mim e que obviamente quem manda cá em casa ainda somos nós :lol:

Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado jan 11, 2014 5:22 pm

Olhe, veja as coisas por este prisma.

1º Um cão de caça que se preze tem que ser teimoso, ou melhor, quer-se teimoso, casmurro mesmo, isso no terreno traduz-se em persistência, o não desistir facilmente, em drive de presa.
(mesmo que não seja caçador, há duas coisas que fará uso para educá-lo/moldá-lo, prey drive e food drive).
Portanto teimosia = qualidade.:wink:

2º Se tem crianças de tão tenra idade, nunca deixe que haja interacção com o cão sem supervisão, eduque os seus filhos e o cão para haver mutuo respeito e assim salvaguardar a integridade de ambos.

3º Parece-me que apesar do seu contacto anterior com cães existe aí uma faceta que nunca experimentou (pode acontecer) depende mais do indivíduo que outra coisa mas há quem seja mais dominante com a comida do que outros.
Dito isto, procure um treinador de confiança que o ajude nesse assunto (não são assim tão caros) se não se sentir à vontade com o animal
Mas em princípio e pelo que leio não é tão difícil de resolução esse seu problema.
Afinal, estamos a falar de um beagle com de 6 meses e seu, portanto não desanime e boa sorte.
Responder

Voltar para “Cães”