Shih Tzu VS King Charles Cavalier

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

SFP77
Membro Júnior
Registado: quinta out 25, 2012 12:29 pm

segunda jan 27, 2014 2:06 pm

Boa tarde,

Quero adquirir um novo amigo.....e estou indeciso entre estas duas raças....

Podem me dar opiniões?

O ambiente em que vão estar é o seguinte:
Apartamento razoávelmente grande.
2 crianças em casa com 8 e 11 anos (Só ao fim de semana)
Estarão sózinhos durante cerca de 6 a 7 horas por dia durante a semana.....
disponibilidade e local para passeio (Jardim enorme).

Sugestões/opiniões?
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda jan 27, 2014 4:07 pm

Olá.
Não conheço o shi, mas creio que têm temperamentos idênticos. Talvez a maior diferença seja ao nível do grooming que o shi precisa, com muita frequência para ter o pêlo bonito e o Cavalier não precisa! Precisa apenas de escovagens.

Ah! E quanto ao treino. O Shi é mais difícil de treinar, necessita de mais repetições do que o cavalier.

De resto são cães calmos e se forem treinados adequadamente desde cedo não terão problemas em ficar esse tempo sozinho.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda jan 27, 2014 4:11 pm

Se não conhece o shih tzu como consegue afirmar que necessita de mais repetições que o cavalier?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
SFP77
Membro Júnior

segunda jan 27, 2014 4:18 pm

Mas mesmo se o Shih tiver o pelo mais curto? A ideia que me passaram e que o shih ate seria mais calmo......mas sim mais dificil de "educar" devido a sua personalidade....

QUe sugerem?

Obrigado
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda jan 27, 2014 4:46 pm

kitttten Escreveu:Se não conhece o shih tzu como consegue afirmar que necessita de mais repetições que o cavalier?
tiraste-me as palavras dos dedos!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

segunda jan 27, 2014 5:15 pm

Vou-lhe dar a minha opinião sobre o assunto depois de também ter estado indecisa entre essas raças (os CKCS são uma das minhas favoritas, mas no final optei pelo Shih-Tzu).

Shih-Tzu
Imagem
:arrow: São cães calmos;
:arrow: Não necessitam de passeios longos;
:arrow: Um pouco independentes (ficam em casa muito tempo sozinhos sem problema);
:arrow: Muito bons com pessoas e crianças (desde que as crianças sejam boas com eles, como com todos os cães);
:arrow: Inteligentes (aprendem depressa);
:arrow: Não são conhecidos por ladrarem sem motivo aparente (são ótimos para apartamento por isso mesmo);
:arrow: Costumam ser cães reservados com estranhos, isto é, podem ladrar/rosnar, fugir ou ignorar visitantes em sua casa. Isto pode ser mudado com socialização correta em cachorro.
:arrow: São cães braquicefálicos, pelo que tem de ter certos cuidados com eles (pesquise no Google acerca disto);
:arrow: Não largam pelo. Necessitam de escovagens diárias para desembaraçar possíveis nós que apareçam (eles têm "cabelo", não pelo). Se o mantiver num corte curto ("puppy cut") pode escovar só de 2 em 2 dias, pois apareceram menos nós e é um corte muito fácil de manter;
:arrow: São uma raça saudável com muito poucas doenças hereditárias conhecidas.

Cavalier King Charles Spaniel
Imagem
:arrow: São cães energéticos que precisam de longos passeios (também podem ser calmos dentro de casa após o exercício, obviamente);
:arrow: Muito bons com pessoas e crianças (de novo, as crianças devem ser educadas a ser boas com o cão);
:arrow: Um pouco dependentes (podem desenvolver ansiedade de separação se não forem bem educados em cachorro);
:arrow: Inteligentes, aprendem rápido;
:arrow: Podem tornar-se tímidos se não forem bem socializados em cachorros;
:arrow: Largam pelo durante todo o ano. Necessita apenas de escovagens semanais.
:arrow: Algumas linhas possuem exemplares "a caminhar" para o braquicefelismo (começam a criar cães com focinhos cada vez mais curtos);
:arrow: Possuem um grande número de doenças genéticas hereditárias associadas à raça, pelo que é imperativo adquirir um cachorro a um bom criador que tenha os pais testados para essas doenças (pesquise no Google).

Eu pessoalmente optaria pelo Shih visto o pelo ser um fator muito importante para mim (não gosto de pelos espalhados pela casa) e pelo facto de se darem bem muitas horas sozinhos (tenciono ter dois cães, mas ainda assim gosto dessa característica do seu temperamento).
SFP77
Membro Júnior

segunda jan 27, 2014 5:22 pm

Muito obrigado pela resposta....realmente e bastante elucidativa.....
Estou inclinado para o shih, e tambem adoro o King charles, so a situação do cabelo e que me "assusta" um pouco ....de ter que o escovar quase diariamente...mas......

Obrigado pelas respostas e se alguem tiver algo a acrescentar eu agradeço.....
SFP77
Membro Júnior

segunda jan 27, 2014 5:25 pm

E já agora de quanto em quanto tempo seria necessário efectuar o corte do cabelo ao Shih?
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda jan 27, 2014 6:57 pm

indigo003 Escreveu:
kitttten Escreveu:Se não conhece o shih tzu como consegue afirmar que necessita de mais repetições que o cavalier?
tiraste-me as palavras dos dedos!
Dá-me ideia, que nos dias de hoje, que não deve ser muito difícil dar uma resposta minimamente informada. Não conheço nenhum de lidar com eles, mas tenho google e internet e essas coisas.

Mas cá fica:
http://www.youtube.com/watch?v=XwWoYElh4lI
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda jan 27, 2014 7:00 pm

SFP77 Escreveu:E já agora de quanto em quanto tempo seria necessário efectuar o corte do cabelo ao Shih?
Aqui no video que coloquei diz deve fazer um grooming a cada 4/6 semanas.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda jan 27, 2014 7:46 pm

srYuki Escreveu:Olá.
Não conheço o shi, mas creio que têm temperamentos idênticos. Talvez a maior diferença seja ao nível do grooming que o shi precisa, com muita frequência para ter o pêlo bonito e o Cavalier não precisa! Precisa apenas de escovagens.

Ah! E quanto ao treino. O Shi é mais difícil de treinar, necessita de mais repetições do que o cavalier.

De resto são cães calmos e se forem treinados adequadamente desde cedo não terão problemas em ficar esse tempo sozinho.
A srYuki é que disse que não conhecia, não fui eu, eu só constei o facto mais nada.
Era mais simples se fizesse como eu e outros, como não conheço nem um nem outro abstenho-me de tecer comentários.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
SFP77
Membro Júnior

segunda jan 27, 2014 10:07 pm

Fui a um criador que me sugeriu o Bichon Maltes.......diz que e mais adequado que o shih tzu.....será?
Já não entendo nada.....
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda jan 27, 2014 10:20 pm

Deixe-me só corrigir-lhe o seguinte:
0Janita0 Escreveu: :arrow: São cães energéticos que precisam de longos passeios (também podem ser calmos dentro de casa após o exercício, obviamente)
São cães adaptáveis. Se o dono vai "sofazar" o King Charles "sofaza", se faz jogging, o cão também acompanha.
Não precisam de longos passeios. Dar uma volta de 30/40m por dia é o suficiente (+ saídas higiénicas). Podem ser exercitados em casa (por exemplo quando chove) só a mandar bolinhas ou a ensinar-lhe algum truque. Eu costumo dizer que a minha cadela faz pequenos intervalos nas sestas para brincar. É muito calma em casa. Pode haver 1 ou outro caso de excepção, mas a maioria dos donos relatará um cão sossegado dentro de casa, pontuado com momentos em que é brincalhão.
0Janita0 Escreveu: :arrow: Um pouco dependentes (podem desenvolver ansiedade de separação se não forem bem educados em cachorro)
Sim, é verdade que é um bocadinho dono-dependente. Tenho dias em que a acho chatinha de tanto que se quer colar a mim. Mas esta dono-dependência não causa transtornos quando é preciso sair de casa. Faz aquilo que faz na maior parte do tempo: dorme!! [/quote]

0Janita0 Escreveu: :arrow: Largam pelo durante todo o ano. Necessita apenas de escovagens
Não. A queda de pêlo não é permanente. Tem a pelagem de verão e a pelagem de inverno. Portanto tem 2 períodos maiores de queda. Dá para avaliar isto de outra forma: em época de queda de pelo, aspira-se ou passa-se o franjinhas ("mopa" larga) diáriamente. Nas outras alturas, umas 2 vezes por semana.
0Janita0 Escreveu: :arrow: Algumas linhas possuem exemplares "a caminhar" para o braquicefelismo (começam a criar cães com focinhos cada vez mais curtos);
É essencialmente um cão braquicefalo. Apesar de não ser como um pug ou um boxer.
0Janita0 Escreveu: Eu pessoalmente optaria pelo Shih (...) e pelo facto de se darem bem muitas horas sozinhos
E relativamente a isto, se for feita uma adaptação correcta o CKC também não tem qualquer problema neste sentido.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda jan 27, 2014 10:26 pm

SFP77 Escreveu:Fui a um criador que me sugeriu o Bichon Maltes.......diz que e mais adequado que o shih tzu.....será?
Já não entendo nada.....
Foi a um criador de? Não percebi se foi um criador de shi que sugeriu o Bichon ou se o de Bichon que sugeriu o Bichon. Se for esta última, aqui acho a escolha lógica e tendenciosa.

Veja nos videos das raças, do site que lhe linkei para começar a ter uma ideia. Dentro dos pequenos ainda tem mais uns quantos assim mais calmos.
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

segunda jan 27, 2014 11:22 pm

SFP77 Escreveu:Fui a um criador que me sugeriu o Bichon Maltes.......diz que e mais adequado que o shih tzu.....será?
Já não entendo nada.....
Boa noite,
Ora, sou amante da raça Bichon Maltês e como tal, como gosto muito dela não a aconselho a ninguém, sou invejosa a esse nível sim. Para já digo-lhe, e volto a repetir o que já disse em tópicos anteriores, não existem criadores decentes de Bichon Maltês em Portugal. Outra coisa, parece-me a mim que o user não quer ter grande trabalho com a manutenção do cão. O Bichon Maltês exige escovagens diárias do pêlo, banhos semanais. E muito importante, o pêlo não se mantém branco sozinho, é necessário limpar o lagrimal diariamente para não queimar o pêlo. Não aconselho o maltês para quem tem crianças muito "brutas", um maltês com 2 kg ou pouco mais é muito frágil. O shih, embora vendido em Portugal com 2,5 kg, é uma raça com maior porte que o maltês, embora ligeiro. Aconselho melhor o shih. O maltês é muito dependente do dono, quer muitos mimos e atenção, por isso é que é considerado cão de companhia, sente sempre vontade de estar com o dono, aconselho uma raça que seja mais independente como o shih. Não sei quem lhe aconselhou o maltês, mas eu não aconselho mesmo. Visto que o cachorro vai estar muitas horas à semana sozinho é preferível uma raça mais independente. O shih tzuh é uma raça fabulosa de facto, é preciso é saber escolher um shih tzu num bom criador (; boa sorte (;
<p><strong>Susana Santos</strong></p>
<p><strong>Informe-se e questione muito antes de adquirir um animal, &eacute; fundamental! </strong></p>
<p><strong>"A dog is the only thing on earth that loves you more than he loves himself." Josh Billings </strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”