Boa noite entidos no assunto! Nao me trucidem se houver um tópico ja sobre o assunto ou este não for o local próprio, redireccionem-me gentilmente que ainda estou a aprender!,
O Jack chegou a nossa casa à 3 dias, um cachorro de um mês e meio com donos de parca experiência. Já li de tudo mas dúvidas continuam!
* A Veterinária não me tirou muitas dúvidas, respondeu que era como ter um bebé e que se vai aprendendo, mas quando é que ficou preocupada por ele mordiscar a patinha? Nao quero tratar disso apenas quando estiver em ferida! Ele nao tem nada, será normal ou serão comichões ou ansiedade? E será que se for ao Vet, ela se irá rir de mim?
* Hoje foi o primeiro dia dele sozinho em casa, chego à porta e está o pobrezinho a ganir. Tento ignorá-lo como li durante uns minutos mas quando abro a divisória da cozinha, passa por mim e nem me liga nenhum! Será normal ou ele estava ofendido?
* Comecei ja a procurar day care ou puppies meetings mas nao encontrei nada em Lisboa, à excepção de um em Loures e outro em Benfica, é normal esta parca oferta ao nossos companheiros?
Marinheira de 1a maré e um cachorro que a ignorou!
Moderador: mcerqueira
1 - Morder a pata
É sempre a mesma pata que ele morde?
Se for, verifica se ele não poderá ter uma pequena ferida ou algo espetado ou uma carraça (apesar de não ser comum nesta altura do ano).
Se não for sempre a mesma pata, poderá significar que está aborrecido e precisa de mordiscar qq coisa. Tenta redireciona-lo para um objeto/brinquedo.
2 - Sozinho
Deixa passar algum tempo (umas semanas). Em principio, aos poucos vai deixar de ganir. Ele não está zangado contigo, nós é que nos preocupamos demasiado com isso e fazemos uma interpretação errada do comportamento canino. Experimenta chamá-lo e pedir para fazer qq coisa. É saudável ele não estar completamente "agarrado" ao dono mas, deve corresponder quando lhe é pedido alguma coisa.
3 - day care ou puppies meetings
Não conheço.
É sempre a mesma pata que ele morde?
Se for, verifica se ele não poderá ter uma pequena ferida ou algo espetado ou uma carraça (apesar de não ser comum nesta altura do ano).
Se não for sempre a mesma pata, poderá significar que está aborrecido e precisa de mordiscar qq coisa. Tenta redireciona-lo para um objeto/brinquedo.
2 - Sozinho
Deixa passar algum tempo (umas semanas). Em principio, aos poucos vai deixar de ganir. Ele não está zangado contigo, nós é que nos preocupamos demasiado com isso e fazemos uma interpretação errada do comportamento canino. Experimenta chamá-lo e pedir para fazer qq coisa. É saudável ele não estar completamente "agarrado" ao dono mas, deve corresponder quando lhe é pedido alguma coisa.
3 - day care ou puppies meetings
Não conheço.
Enganei-me, é um mês e meio de vida e não um ano e meio! :/
Ressa, obrigado, é sempre a mesma pata, mas ainda nao lhe encontrei nada, tento sempre dar-lhe o brinquedo quando o apanho! Sei que há muita informaçao na Internet mas muita dela é contraditória, e não sei muito bem o que seguir, se: sempre reforço positivo que vejo em todo o santo website ou se uma patada ensina segundo a Vet.
Ressa, obrigado, é sempre a mesma pata, mas ainda nao lhe encontrei nada, tento sempre dar-lhe o brinquedo quando o apanho! Sei que há muita informaçao na Internet mas muita dela é contraditória, e não sei muito bem o que seguir, se: sempre reforço positivo que vejo em todo o santo website ou se uma patada ensina segundo a Vet.
Pode ter fungos ou mesmo alguns ácaros de sarna a começarem a escavar as suas galerias debaixo da pele, o que dá muita comichão. Também pode ser ansiedade.
Seja o que for, a veterinária devia ter prestado mais atenção e não deixar o caso para quando a pata estiver ferida para intervir. Para mim, essa resposta seria mais do que suficiente para mudar de vet.
O resto não é despropositado num cachorro que acabou de mudar de ambiente e que de repente se viu privado do pequeno mundo que conhecia. No entanto, teria sido bom que a adopção se tivesse feito numa altura de férias, para se poder dar-lhe a devida atenção nos primeiros tempos de adaptação. Mas tal não foi possível, é claro que terá agora de agir tão bem quanto puder.
Deixe-lhe um rádio ligado durante o dia, baixinho. Faça-lhe uma cama o mais confortável possível e arranje-lhe brinquedos para ele se entreter a mordiscar, mas o que mais apreciará será um boneco de peluche bem fofinho e peludo, o mais próximo possível do tamanho dele.
Deixe-lhe também comida à disposição, além de água. É muito pequenino e deve comer pelo menos quatro ou mesmo cinco vezes por dia. Estar a ganir à porta e passar a correr sem lhe ligar poderá ter-se devido à fome.
Seria muito bom se tivesse alguém, um familiar ou mesmo um vizinho (ou vizinha) simpático e de confiança que pudesse ir a sua casa durante a sua ausência para brincar um pouco com o cachorrinho e ao mesmo tempo dar-lhe uma educação básica.
Seja o que for, a veterinária devia ter prestado mais atenção e não deixar o caso para quando a pata estiver ferida para intervir. Para mim, essa resposta seria mais do que suficiente para mudar de vet.
O resto não é despropositado num cachorro que acabou de mudar de ambiente e que de repente se viu privado do pequeno mundo que conhecia. No entanto, teria sido bom que a adopção se tivesse feito numa altura de férias, para se poder dar-lhe a devida atenção nos primeiros tempos de adaptação. Mas tal não foi possível, é claro que terá agora de agir tão bem quanto puder.
Deixe-lhe um rádio ligado durante o dia, baixinho. Faça-lhe uma cama o mais confortável possível e arranje-lhe brinquedos para ele se entreter a mordiscar, mas o que mais apreciará será um boneco de peluche bem fofinho e peludo, o mais próximo possível do tamanho dele.
Deixe-lhe também comida à disposição, além de água. É muito pequenino e deve comer pelo menos quatro ou mesmo cinco vezes por dia. Estar a ganir à porta e passar a correr sem lhe ligar poderá ter-se devido à fome.
Seria muito bom se tivesse alguém, um familiar ou mesmo um vizinho (ou vizinha) simpático e de confiança que pudesse ir a sua casa durante a sua ausência para brincar um pouco com o cachorrinho e ao mesmo tempo dar-lhe uma educação básica.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Obrigada pela resposta tão simpática!Floripes3 Escreveu:Pode ter fungos ou mesmo alguns ácaros de sarna a começarem a escavar as suas galerias debaixo da pele, o que dá muita comichão. Também pode ser ansiedade.
Espero mesmo que não sejam fungos, de todas as formas amanhã telefono para a Clínica Veterinária!
De momento dou-lhe o Leite da Royal Canin de manhã e a noite e tento dar comida de 4h/4h. Hoje ele esteve sozinho durante a manhã e deixei-lhe 1/3 da raçao diaria do Starter da royal, parece-me pouco mas tenho medo de nao seguir as indicaçoes da dose diária.. Posso dar mais?
Agora é só mandar o dono às conpras para o peluche do tamanho dele, convém ser um cão também? Comprei todos os brinquedos do continente mas so um ou dois lhe cabem na boca, vou procurar na Internet por brinquedos para bébés, que não dá logo para se conhecer tudo

Obrigada pelas dicas!
Experimente os kong, são brinquedos de borracha que dão para colocar comida dentro. Eles custumam ficar entretidos com isso. Há uma gama para cachorros.
Também custuma resultar deixar com o cachorro uma peça de roupa com o cheiro do dono.
Boa sorte para o cãozinho
Também custuma resultar deixar com o cachorro uma peça de roupa com o cheiro do dono.

O peluche não precisa de ser nada de caro nem de sofisticado ou muito naturalista. Qualquer loja de chineses tem peluches que servem muito bem para o efeito. E não precisa de ser um cão ou parecido, até um chouriço recheado de fibra serviria. Destina-se a dar ao cachorro uma ilusão de estar acompanhado por um irmão de ninhada.AITorres Escreveu:Obrigada pela resposta tão simpática!
Espero mesmo que não sejam fungos, de todas as formas amanhã telefono para a Clínica Veterinária!
De momento dou-lhe o Leite da Royal Canin de manhã e a noite e tento dar comida de 4h/4h. Hoje ele esteve sozinho durante a manhã e deixei-lhe 1/3 da raçao diaria do Starter da royal, parece-me pouco mas tenho medo de nao seguir as indicaçoes da dose diária.. Posso dar mais?
Agora é só mandar o dono às conpras para o peluche do tamanho dele, convém ser um cão também? Comprei todos os brinquedos do continente mas so um ou dois lhe cabem na boca, vou procurar na Internet por brinquedos para bébés, que não dá logo para se conhecer tudo
Obrigada pelas dicas!
Quanto ao resto dos brinquedos, não se preocupe, se ele gostar deles depressa arranjará maneira de os abocanhar. E não o inunde de brinquedos, um ou dois de cada vez chegarão lindamente.
Nesta altura, já com mês e meio e o desmame completado, já não precisa de leite, mas se o tem... Também não me prenderia muito por agora com a questão das quantidades, deixava-lhe mesmo um comedouro cheio. Quando ele se sentir saciado pára por si.
Os ritmos alimentares dos cachorros tão novinhos são muito diferentes dos mais velhos ou dos adultos. Estão constantemente a comer, mas à medida que vão crescendo o organismo vai estabelecendo de quanto alimento precisa e de quanto temnpo necessita para fazer a digestão de cada ingestão.
Só passados os três meses se pode começar a "impor" alguma ordem e a estabelecer horários e doses, antes disso não vale a pena.
Vai ver que daqui a dois dias já lhe vai parecer tudo mais fácil. E sempre que estiver com ele brinque muito, estimule-o psicologicamente com brincadeiras de correr, ir buscar a bola, etc. Ele precisa disso para estabelecer as pontes afectivas convosco - e as vossas com ele.

<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
Obrigada! Já os encontrei numa loja online, e sim, parece mesmo viciante para elesanacseg Escreveu:Experimente os kong, são brinquedos de borracha que dão para colocar comida dentro. Eles custumam ficar entretidos com isso. Há uma gama para cachorros.

Já estive à procura da camisola mais velhinha de todas e amanhã ataco em todas as frentes: peluche fofo, radio, camisola e caçoulo cheio!
-
- Membro
- Registado: sexta fev 05, 2010 11:21 pm
Olá. Um pequeno com essa idade ainda devia estar com a sua mãe e por conseguinte deve sentir a falta dela e dos seus irmãos. por isso gostaria de deixar mais uma dica que poderá ajudar um pouco embora eu não saiba da validade dela. Experimente deixar um saco de agua morna " próprio " na caminha dele quando sair e de noite, pois li que isto fará com que eles se sintam mais aconchegados imitando o calor corporal da mãe que está em falta.
Quanto a morder a patinha não é muito normal em cães adultos e até pode ser provocado pelos problemas já mencionados acima, mas convém ter em conta outros fatores psicológicos e fisiológicos.
Assim como as crianças procuram os dedos para chuchar na altura desmamação e no nascimento da dentição. Poderá estar a acontecer o mesmo com o cachorrinho. Isto teoricamente é possível mas pouco confiável. Não sei até que ponto ele já terá os dentes crescidos ao ponto de se poder aleijar a si próprio, tente observar se é sempre na mesma pata ou se o faz em patas diferentes. Se for sempre na mesma pata e se estiver a provocar ferimento terá que se aconselhar com o veterinário e até mesmo pensar em isolar a pata ou usar um colar para tentar acabar com esse habito que poderá ser de causas orgânicas como fungos ácaros, ou um pequeno desconforto causado por algum ferimento.
Procure a ajuda de um bom veterinário que poderá visualizar" in louco" as causas.
Resta-me desejar boa sorte e felicidades.
Quanto a morder a patinha não é muito normal em cães adultos e até pode ser provocado pelos problemas já mencionados acima, mas convém ter em conta outros fatores psicológicos e fisiológicos.
Assim como as crianças procuram os dedos para chuchar na altura desmamação e no nascimento da dentição. Poderá estar a acontecer o mesmo com o cachorrinho. Isto teoricamente é possível mas pouco confiável. Não sei até que ponto ele já terá os dentes crescidos ao ponto de se poder aleijar a si próprio, tente observar se é sempre na mesma pata ou se o faz em patas diferentes. Se for sempre na mesma pata e se estiver a provocar ferimento terá que se aconselhar com o veterinário e até mesmo pensar em isolar a pata ou usar um colar para tentar acabar com esse habito que poderá ser de causas orgânicas como fungos ácaros, ou um pequeno desconforto causado por algum ferimento.
Procure a ajuda de um bom veterinário que poderá visualizar" in louco" as causas.
Resta-me desejar boa sorte e felicidades.
Nós Humanos temos actos mai irracionais, do que aqueles que apelidamos de irracionais. Quanto melhor conheço as pessoas, mais gosto dos animais. Ryky.