HELP ME!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kira676
Membro Júnior
Registado: quarta jan 29, 2014 12:10 am

quinta jan 30, 2014 11:47 am

Boas,

Tenho uma cadela shar pei com 7 meses, ela sempre foi muito traquina e irrequieta, adora roer coisas. Quando saio para algum lado ela fica sempre no hall de entrada ja tenho um pouco as portas destuidas com roidelas delas mas ralhamos e a coisa ja se compôs. Ela dorme comigo e com o meu namorado, porém agora como esta com o cio fica no hall de entrada, e, nao sei se será do cio ou nao mas o comportamente dela neste aspecto alterou-se bastante. Tenho as portas TODAS roidas, acordo durante a noite em sobressalto assim que oiço algum barulho, e não é só as portas, os interrupetores de ligar a luz do hall de entrada e o da despensa já foram a vida tb! Ralhei com ela e começei por colocar piri-piri, mas sem sucesso pois ela lambia-o, agora fiz uma pasta de piri-piri e pimenta preta, mas sem sucesso mesmo, porque se não as morde esgatafunha as portas todas com as unhas.

Esta noite passei-me e tirei tudo o que tinha na masquise e coloquei-a lá, ao menos se roer é um banco que la esta e não tem mais nada. :?

Procedi bem? É que já nao sei o que colocar nas portas e ou o que lhe fazer a ela, é normal esta alteração de comportamente enquanto ocorre
o cio? Só me falta fazer uma pintura nas paredes com a dita pasta :roll:

Help meeeeee
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quinta jan 30, 2014 1:32 pm

Kira676 Escreveu:Boas,
Tenho uma cadela shar pei com 7 meses, ela sempre foi muito traquina e irrequieta, adora roer coisas. Quando saio para algum lado ela fica sempre no hall de entrada ja tenho um pouco as portas destuidas com roidelas delas mas ralhamos e a coisa ja se compôs. ....
... é normal esta alteração de comportamente enquanto ocorre
o cio?
Help meeeeee
Um cachorro gosta de roer coisas, jà lhe comprou brinquedos pra ela roer?
Mas como diz que deixou de roer e recomeçou com o cio. Se não prever fazer criação, porque é que não a esteriliza? Se acha a cirurgia cara, há umas injecções. Fale com o seu Vet
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quinta jan 30, 2014 1:49 pm

AST88 Escreveu:Ola Kira676,
Oh LLing :| esterilizar por roer? Ahhmm!
Acho que leu a minha resposta em diagonal ou fui eu que não me exprimi bem. O que disse foi:
1) Um cachorro roe coisas, compre um brinquedo.
2) A pessoa que entrou o tópico disse que deixou de roer, e começou por causa do cio. portanto o que eu aconselhei se não prevê criação que esterilize.
Espero ter sido mais explicita, pois seria ridiculo alguém dizer o que me acusa de dizer.
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta jan 30, 2014 2:06 pm

LLing Escreveu:
AST88 Escreveu:Ola Kira676,
Oh LLing :| esterilizar por roer? Ahhmm!
Acho que leu a minha resposta em diagonal ou fui eu que não me exprimi bem. O que disse foi:
1) Um cachorro roe coisas, compre um brinquedo.
2) A pessoa que entrou o tópico disse que deixou de roer, e começou por causa do cio. portanto o que eu aconselhei se não prevê criação que esterilize.
Espero ter sido mais explicita, pois seria ridiculo alguém dizer o que me acusa de dizer.
Boas...

Conclusão: Quando se quiser que um cachorro não roa... Faca nele!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Kira676
Membro Júnior

quinta jan 30, 2014 4:14 pm

Boas,

Ela tem imensos brinquedos, lá se entretem de vez em quando mas nao gosta muito. Eu sei que os cachorros roem já não é o primeiro que tenho. Mas esta ja tinha parado de tal coisa e como agora começou deu-me ideia de poder ate ser do cio pelas coisas que a Vet ja me disse e pelo que ja li... Vamos la ver como vai ser esta aventura.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta jan 30, 2014 4:35 pm

eu acho que ela tem falta é d egastar energia acumulada.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quinta jan 30, 2014 6:18 pm

Charlie2 Escreveu:eu acho que ela tem falta é d egastar energia acumulada.
x2!

Experimente agora no fim de semana levar a cadela a um rio ou lago e estar la 2 ou 3 horas a faze-la correr e a nadar .. vai ver que à noite a cadela transformar-se-à num anjinho ;)
Kira676
Membro Júnior

quinta jan 30, 2014 6:45 pm

Ahahah o pior disto tudo é que eu passeio-a 2/3x ao dia e na ultima vez que a passeio solto-a ela anda sempre a correr de um lado p o outro com outros caes parece uma lebre. Anda sempre assim nesse ultimo passeio durante 1/1.30h
0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

quinta jan 30, 2014 7:04 pm

Antes de mais creio que necessita de estabelecer limites e regras à sua cadela. Começou mal ao deixá-la dormir na sua cama enquanto bebé e agora que surge o cio, muda completamente a rotina dela. Mas isto é facilmente solucionável, não se preocupe :)

Se optar por não esterilizar a sua cadela, tem de tem em conta o seguinte:
:arrow: Onde ela vai dormir;
:arrow: Por onde ela pode circular na casa (se não usar cuecas de cio, esta questão é muito importante, a nível higiénico).
Tem de a ensinar a respeitar os limites que você impuser relativamente à circulação dentro de casa TODOS os dias, não só quando ela estiver com o cio.

Se optar por esterilizar (na minha opinião era o melhor que fazia a nível de saúde, pois previne tumores mamários e piómetras), tem na mesma de implementar regras em relação à sua circulação dentro de casa.

Isto é o mais importante, antes de tudo o resto, pois são as bases da educação da sua cadela. Sem bases sólidas de educação, tudo o que tentar ensinar ou prevenir posteriormente, será muito mais complicado.

Para evitar a destruição do seu lar ( :lol: ) antes de tudo lembre-se que ela é apenas um cachorra, e que isto pode ser normal.
Já indicou que ela tem vários brinquedos, mas são todos do mesmo tipo? Os cães são como pessoas, cada um gosta de coisas diferentes. A minha cadela, por exemplo, não liga nada a ossos de plástico/borracha, mas adora aquelas cordas torcidas. Porque não experimenta ver que tipo de brinquedo a sua cadela prefere?

Tente comprar um de cada (dos mais baratos, os cães não ligam a cores nem a marcas :) ) um de corda; um de peluche macio; um de borracha grossa; um que chie; um osso de roer (daqueles de cartilagem, por exemplo); uma bola de ténis; etc. Veja qual ela prefere, dê-lho para ela brincar, e observe-a atentamente se puder.

Sempre que possa apanhá-la no ato, a roer a porta por exemplo, ralhe-lhe (um simples "Não" chega) e mande-a ir para o sítio que definir para ela dormir. Deixe-a ficar lá "de castigo" durante uns 10min. Sempre que ela quiser sair não a deixe, volte a mandá-la para o sítio. Desta forma aprenderá que não deve roer coisas da casa, apenas os seus brinquedos.

Terá de ser persistente e consistente (assim como os restantes membros da família) para que estes comportamentos fiquem enraizados na cabeça da sua cadela. Verá que ao fim de uns tempos terá uma cadela muito bem educada ;)
filipecunha
Membro Júnior
Registado: quinta nov 17, 2011 11:31 am

quinta jan 30, 2014 8:07 pm

Compre ossos de couro, que vende em qualquer supermercado, com a Bia foi remédio santo, em relação á esterelizacao é um mito dizer que o comportamento muda, os cães ficam completamente iguais a todo o nível, a única coisa que muda é que é a forma mais eficaz e 100% certa de evitar que ela fique prenha! e assim evitar mais cães sem dono ou abatimentos ou donos sem qualquer cuidado! mas isso são outros assuntos.
Responder

Voltar para “Cães”