Raças de cães que gostariam que houvesse em Portugal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

domingo fev 02, 2014 12:10 am

Bem, estou apenas a criar este tópico para diversão, pois aposto que haverá várias respostas interessantes de diferentes users :D

O intuito é apenas partilhar que raças gostavam que houvesse em território português ou que fossem mais fáceis de arranjar no nosso país.
Com mais fácil de arranjar quero dizer que houvesse mais criadores das mesmas.

Eu vou indicar as minhas escolhas :)

Shih-Tzu
Imagem
(gostava que houvesse exemplares de acordo com o estalão, pois de momento, com todos os criadores portugueses que contactei, nenhum dos exemplares chega perto de estar dentro do estalão)

Lhasa Apso
Imagem
(Apenas existem 2 exemplares em Portugal, pertencentes ao Afixo Molly's Dream. A única registada há mais de 3 anos era do Afixo Charco das Rãs, donde é orignária a única Lhasa fêmea em Portugal, Anna Molly do Charco das Rãs. Gostaria que existissem mais criadores/exemplares no nosso país.)

Lowchen
Imagem
(Não existem em Portugal, segundo o CPC.)

Terrier do Tibete
Imagem
(Não existem em Portugal, segundo o CPC.)

Maltês
Imagem
(mesma razão que o Shih Tzu)

Staffordshire Bull Terrier (SBT)
Imagem
(Esta raça parece um pouco destacada das outras, mas não me interpretem mal! Simplesmente não há exemplares suficientes a circular em terras lusas. Estes cães são espetaculares, já convivi com vários em diversas expos. Eu tenho um fraquinho pelos "bully breeds", adoro o seu temperamento e aparência e esta deve ser a minha raça "bully" favorita. Embora não fossem uma opção minha para animal de estimação, pois não se adequam ao meu estilo de vida, adorava ver mais destes em Portugal)

Quais são as vossas? :)
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

domingo fev 02, 2014 12:17 am

Gostaria que houvessem mais criadores e interessados na raça Pastor Australiano, nenhum dos que recebi após pedir uma lista ao CPC me responderam.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo fev 02, 2014 10:44 am

em relação aos SBT, há muitos em Portugal sim. mas tendo em conta que é uma das raças PP, e tendo em conta que não há ainda nenhum criador desta raça que esteja legalizado... arrisco-me a dizer que todos os SBT que existem actualmente em Portugal estão ilegais. Mas existem!

quanto ao seu contacto com criadores de Pastor Australiano e à falta de resposta... secalhar tem a ver com a forma como iniciou a conversa com os criadores. ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

domingo fev 02, 2014 11:58 am

Eu tenho um maltes com 8 anos, e de facto não tem muito a ver com o da foto...acho que o que se vê mais por ca são os "coton de tulear" http://3.bp.blogspot.com/_VOwis86ioxY/S ... ENCIA2.jpg
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo fev 02, 2014 12:35 pm

Quanto mais criadores houverem mais a raça se torna popularucha e mais susceptível ao comércio de vão de escada, portanto é sempre preferível haver poucos mas bons.

Quem me dera que houvessem menos criadores de Dobermanns, e já agora que os mais "populares" não se valessem dessa popularidade para abandalhar a raça... mas isso sou eu que detesto e sempre detestei as "raças da moda" e o que fazem com elas... ponham os olhos nos "lavradores"... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

domingo fev 02, 2014 12:47 pm

TheOne Escreveu:Quanto mais criadores houverem mais a raça se torna popularucha e mais susceptível ao comércio de vão de escada, portanto é sempre preferível haver poucos mas bons.

Quem me dera que houvessem menos criadores de Dobermanns, e já agora que os mais "populares" não se valessem dessa popularidade para abandalhar a raça... mas isso sou eu que detesto e sempre detestei as "raças da moda" e o que fazem com elas... ponham os olhos nos "lavradores"... :roll:
Bom Dia...

Completamente de acordo... o problema está mesmo aí... o "abandalhar" da raça...

Na raça Cão de Pastor Alemão, já há "criadores" a vender os seus cães a mais do dobro do seu valor... Cada vez há menos criadores e mais "criadores"... e basta um prémiozito, já se inflacionam os preços dos cachorros...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
0Janita0
Membro Veterano

domingo fev 02, 2014 2:26 pm

TheOne Escreveu:Quanto mais criadores houverem mais a raça se torna popularucha e mais susceptível ao comércio de vão de escada, portanto é sempre preferível haver poucos mas bons.

Sim, neste aspeto concordo plenamente consigo. Quando disse "mais criadores" claro que era preferível ter mais que um, como uns 3 a 4, mas que fossem bons criadores.
Não precisamos de 30 criadores da mesma raça, como se vê para as raças mais populares, como a que mencionou, os PA, os Bouledogues, Pugs, etc; tudo o que "está na moda" agora.

Quanto mais popular é uma raça mais esta se estraga, isso sem dúvida. Eu nem vou comentar o que estão a fazer a certas raças, pois isso dava pano para mangas e poderia causar bastante controvérsia com alguns amantes de X raças. :lol:

Mas não fazia mal ter opção de uns 3 ou 4 criadores decentes com diferentes exemplares, nas raças que enumerei, claro.
0Janita0
Membro Veterano

domingo fev 02, 2014 2:29 pm

fontedasbicas Escreveu: Bom Dia...

Completamente de acordo... o problema está mesmo aí... o "abandalhar" da raça...

Na raça Cão de Pastor Alemão, já há "criadores" a vender os seus cães a mais do dobro do seu valor... Cada vez há menos criadores e mais "criadores"... e basta um prémiozito, já se inflacionam os preços dos cachorros...
Isto é outra das coisas que acho ridículas na canicultura. Uma coisa é um cão ser campeão internacional, ter títulos em provas de trabalho (no caso do PA, acho super importante), ser descendente de linhas com os mesmos resultados, etc.
Mas em Portugal, como o user disse, basta ganharem um título qualquer e lá aumentam os preços a níveis de top breeders. Vá-se lá entender isto.
0Janita0
Membro Veterano

domingo fev 02, 2014 2:39 pm

Elianarags Escreveu:Eu tenho um maltes com 8 anos, e de facto não tem muito a ver com o da foto...acho que o que se vê mais por ca são os "coton de tulear" http://3.bp.blogspot.com/_VOwis86ioxY/S ... ENCIA2.jpg
Cotons acho muito difícil, pois são uma raça bastante rara.
O mais provável é que os Malteses (sem LOP) sejam na verdade cruzados com Bichons Frisé e "caniches" o que torna a textura o pelo semelhante à da foto que mostrou.

Relativamente aos que têm LOP e os que vi em Portugal não parecem ter grande qualidade. O mais provável é terem sido importados os exemplares mais baratos de outros países, que tinham o tipo de pelo menos desejado na raça e a cruza sucessiva de exemplares menos bons resulta nos canitos que se vêm à venda por aí. Infelizmente não existe um único criador decente de Maltês em Portugal (na minha opinião). Já contactei todos da lista do CPC, sem resultados positivos.

Mas atenção, a textura do pelo do Maltês pode não ser a ideal não por questões genéticas mas por causa da sua dieta ou dos cuidados com o pelo.
CristinaFrr
Membro Veterano
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

domingo fev 02, 2014 2:49 pm

Visto por este ponto realmente tem razão!

Quanto aos meus contactos, como não pretendo ter um já, só daqui a uns anos, foi para falar um pouco sobre a raça, quando se trata de compra prefiro informar-me o mais possível sobre o animal/raça desejado/a, assim como sobre cada criador para a melhor escolha possível, gosto de avaliar tudo.
Apenas gostaria de conhecer melhor cada criador que contactei (o seu trabalho e ética, como é óbvio), assim como os variados hábitos da raça, há sempre algo que ainda não sabemos e é sempre bom aprender.
0Janita0
Membro Veterano

domingo fev 02, 2014 2:52 pm

indigo003 Escreveu:em relação aos SBT, há muitos em Portugal sim. mas tendo em conta que é uma das raças PP, e tendo em conta que não há ainda nenhum criador desta raça que esteja legalizado... arrisco-me a dizer que todos os SBT que existem actualmente em Portugal estão ilegais. Mas existem!
Pois, mas sem LOP há de tudo de certeza :lol: E serão mesmo SBTs? Não faço ideia nem posso afirmar pois nunca vi nenhum a passear na rua.
Mas já vi muitos "pitbulls" que não passam de cruzas de Boxers com Filas de São Miguel e outras coisas à mistura que no final dão um cão mais ou menos parecido com um APBT.

Como por exemplo esta coitada que num grupo de adoção animal chamam de "Pitbull" e eu só consigo ver algo de cruzado de Boxer na cadela. Não vejo onde ela se parece sequer com um APBT.
Imagem
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo fev 02, 2014 3:22 pm

Caniches. Mini, médio e principalmente gigante.

Nunca conheci um caniche puro excepto em expos e não eram portugueses.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

0Janita0
Membro Veterano

domingo fev 02, 2014 3:30 pm

dinodane Escreveu:Caniches. Mini, médio e principalmente gigante.

Nunca conheci um caniche puro excepto em expos e não eram portugueses.
x2

EDIT: mentira, conheço uma Poodle que mora na zona do Grande Porto. É a única de que tenho conhecimento (com pedigree) em Portugal.
Última edição por 0Janita0 em domingo fev 02, 2014 5:16 pm, editado 1 vez no total.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo fev 02, 2014 4:13 pm

havia uma cadela poodle gigante, branca, que costumava ir a expos e era de uma rapariga Portuguesa. a rapariga até costumava andar nos foruns, mas mais na parte dos exóticos e nos furões. o nick dela era Moya, se não me engano.

mas cá em Portugal nunca vi um poodle verdadeiro fora de uma expo. Em França vi alguns, e na Republica Checa deve ser uma raça bastante popular porque se viam imensos!

Gostava de ver cá em Portugal Ovcharka Russo! São lindos!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 02, 2014 5:31 pm

Ora bem... As raças que eu gostava de ver em Portugal, não em quantidade, mas em qualidade:

Caniches de todas as variedades:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Cocker Americano:

Imagem

Kerry blue terrier: