Cão corre para a estrada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

rafaelmartin
Registado: segunda fev 03, 2014 10:25 am

segunda fev 03, 2014 10:30 am

Bom dia, tenho um cão com 3 meses, e veio para a minha casa à um mês e meio. Não sei que raça é, mas é uma raça normal, comum, um cão de baixa estatura, pequeno.

Quando o levo à rua, deixo-o à vontade, mas eles na última semana, vai para a frente da casa, e vai para a estrada e depois anda a correr pela rua. Sempre que o levava à rua, podia estar descansado porque ele não saia do terreno em volta da minha casa. Ia até à frente da casa, perto da estrada, mas não passava daí. Na última semana, sempre que vai para a frente da casa, vai para a estrada e anda lá a correr e afastasse muito da minha casa, e tenho de ir correr atrás dele. Agora sempre que o levo à rua tenho sempre "medo" que ele vá para a estrada, porque é uma estrada muito movimentada.

O que devo fazer?
Há alguma maneira de lhe ensinar que só pode andar no terreno da minha casa? Há alguma maneira de lhe "explicar" que existem limites e ele não os deve passar?
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda fev 03, 2014 10:37 am

Fácil, quando vai à rua leve-o atrelado ... é um bebé que quer é brincar.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda fev 03, 2014 10:41 am

ou pode esperar que um carro lhe explique "in loco" os perigos de andar na estrada! Pode ter a certeza que ele nunca mais vai para a estrada... nem para lado nenhum! :roll:
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
rafaelmartin

segunda fev 03, 2014 12:09 pm

Mas eu queria deixá-lo ao solta, e não estar preso por uma trela.

Também já pensei nisso, se ele apanhasse um susto, nunca mais ia para a estrada.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda fev 03, 2014 12:15 pm

Está mesmo a falar a sério?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
anacseg
Membro
Registado: quarta mai 08, 2013 3:09 pm

segunda fev 03, 2014 12:23 pm

Por lei é obrigatório os cães andarem com trela na via pública.

Leve o cão à rua com trela senão um dia ainda vai ter um desgosto.
suprem0
Membro Veterano
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

segunda fev 03, 2014 12:35 pm

rafaelmartin Escreveu:Mas eu queria deixá-lo ao solta, e não estar preso por uma trela.

Também já pensei nisso, se ele apanhasse um susto, nunca mais ia para a estrada.
Se queria leve-o até um sitio seguro, não seja negligente.
rafaelmartin

segunda fev 03, 2014 3:42 pm

Por favor, não me interpretem mal. Eu apenas disse que se ele apanhasse um susto, era provável que nunca mais fosse para a estrada. Era incapaz de o levar para a estrada de propósito para ele apanhar um susto.

Eu apenas ando com o cão pelo meu jardim, no terreno da minha casa. Não o levo para a via pública. Quando o levo para a via pública levo com trela.
0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

segunda fev 03, 2014 3:53 pm

anacseg Escreveu:Por lei é obrigatório os cães andarem com trela na via pública.

Leve o cão à rua com trela senão um dia ainda vai ter um desgosto.
x2
suprem0
Membro Veterano
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

segunda fev 03, 2014 4:10 pm

rafaelmartin Escreveu:Quando o levo à rua, deixo-o à vontade
rafaelmartin Escreveu:(...)Eu apenas ando com o cão pelo meu jardim, no terreno da minha casa. Não o levo para a via pública. Quando o levo para a via pública levo com trela.
Não sei como é a sua zona, mas a rua é via pública, nesta via pública por lei é obrigado a andar com trela/açaime.

Eu não vejo mal nenhum em soltar o cão, também o faço, mas sempre em locais onde as pessoas passam a mais de 50m, carros igual, muita disciplina e acima de tudo atenção.

Invista na educação do seu cão, vai ver que obedece mais depressa às suas ordens.
krug
Membro
Registado: sábado jan 11, 2014 10:33 pm

segunda fev 03, 2014 4:13 pm

rafaelmartin Escreveu:Também já pensei nisso, se ele apanhasse um susto, nunca mais ia para a estrada.
Por favor, leia primeiro. Independentemente do que escreveu (acredito que foi "sem maldade", aprenda um mínimo sobre os perigos de assustar os cachorros nestas idades...).

ande com ele pela trela e ensine-o a andar à trela e o junto (com a associação do nome só para coisas boas). Depois poderá ter mais à vontade para o soltar (mas NUNCA ao lado de uma estrada).
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda fev 03, 2014 4:21 pm

rafaelmartin Escreveu:...na última semana, vai para a frente da casa, e vai para a estrada e depois anda a correr pela rua. Sempre que o levava à rua, podia estar descansado porque ele não saia do terreno em volta da minha casa. Ia até à frente da casa, perto da estrada, mas não passava daí. Na última semana, sempre que vai para a frente da casa, vai para a estrada e anda lá a correr e afastasse muito da minha casa, e tenho de ir correr atrás dele. Agora sempre que o levo à rua tenho sempre "medo" que ele vá para a estrada, porque é uma estrada muito movimentada.

...
O terreno da sua casa não está vedado?

Se está, como é que o cachorro passa para a rua/estrada?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
rafaelmartin

segunda fev 03, 2014 7:29 pm

Não me interpretem de forma errada, mas neste caso eu compreendo-vos pois expliquei mal a situação.

Eu quando disse que o levava a rua, não me referia levá-lo à rua, à estrada, mas sim levá-lo ao exterior, tirá-lo de casa.

O terreno apenas é vedado atrás de casa, e nos lados. À frente tenho a entrada da garagem e aí não está vedado. É através da entrada para a garagem que ele vai para a estrada.

E sempre que o meto na trela, ele começa a correr para todo lado e eu não o consigo acompanhar.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda fev 03, 2014 9:42 pm

Embora não esteja a ver muito bem como é essa geografia, penso que terá de arranjar uma maneira de lhe vedar o acesso ao que chama a entrada para a garagem: talvez uma rede, talvez qualquer coisa deste género que possa ser amovível em parte, para vos dar também acesso à casa.

Além disso, não está a educá-lo como deve ser. Tem de começar por lhe ensinar a vir ao chamamento, seguido da ordem para sentar, a fim de lhe poder pôr a trela. Andar em correria atrás dele é que de maneira nenhuma não. O dono tem sempre de ficar firme e dar ordens com firmeza, não pode andar atrás do cão, que encara isso como uma brincadeira e não obedece.

Portanto, os dois primeiros passos são:

1º - Arranjar uma barreira que o impeça de ir para a estrada.

2º - Começar a treiná-lo quanto antes a vir quando o chamam e a aceitar sossegadamente a trela.

Sem estes dois pontos cumpridos, não conseguirá fazer nada dele.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
rafaelmartin

terça fev 04, 2014 12:17 pm

Floripes3 Escreveu: 1º - Arranjar uma barreira que o impeça de ir para a estrada.

2º - Começar a treiná-lo quanto antes a vir quando o chamam e a aceitar sossegadamente a trela.

Sem estes dois pontos cumpridos, não conseguirá fazer nada dele.
Em relação, a essa barreira já estou a resolver isso.

Como é que o treino? O que tenho de fazer para ele me obedecer?
Responder

Voltar para “Cães”