De onde vêm ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

segunda fev 03, 2014 6:41 pm

Os bichinhos comprados em lojas ou na internet vêm muitas vezes de países de leste...

Isso, pensam, não tem problema - têm vacinas, certificado de raça pura (o equivalente a LOP), etc.

Mas a verdade é um bocado diferente :

http://www.larazon.es/detalle_normal/no ... u_eEvl_u9R

Primeiro são introduzidos em Espanha, onde se falsificam registos veterinários, pedigrees, se coloca chip e, enfim, se dá uma falsa identificação, como narra o texto do link.

Nunca é demais avisar - ao comprar em lojas ou pela internet sujeita-se a receber um animal doente, de raça duvidosa e a pagar bem caro.

Isto já sem falar de sustentar o horror que são as "criações" originais destes animais, as "puppy-mills"...
<p>"Quando se &eacute; capaz de lutar por animais, tamb&eacute;m se &eacute; capaz de lutar por crian&ccedil;as ou idosos. N&atilde;o h&aacute; bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que n&atilde;o podem se defender." Brigitte Bardot </p>
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

terça fev 04, 2014 11:55 am

Isto é tudo verdade! Mas, digo que, muitos criadores, registados, que dão todas as garantias de saúde, lop, etc...nem sempre são garantia de que vamos ter um animal saudável, por muito e longos anos...digo por experiência própria! Comprei um animal num criador em Espanha, que já fazia criação há uns dez anos, com gatos de exposição, lop, etc...tudo como "manda a lei"...e no fim, vinha com a pior doença que um gato pode ter, paguei por ele, só o tive 10 meses, e metade desse tempo ele esteve doente. Alem disso só em contas de veterinário foram-se mais de 3000€...e o que faz o criador depois? Não responde aos emails, não atende telefone. Isto, para dizer que nem sempre um conceituado criador, e o que parece! Tenho um cão que foi comprado numa pet shop, tem 8 anos, saudável, sei de onde veio, vinha vacinado, limpo, etc...enfim, acho que e como tudo, há casos, e casos....nao sou a favor de vendas de animais em pet shop, nada disso, mas nem sempre são tão más com as pintam, nem os criadores tão bons quanto se pensa.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça fev 04, 2014 6:27 pm

Elianarags...

Se o animal é saudável ou não... o que é que isso tem a ver com a ORIGEM do animal???? :roll:
Tem dúvidas de que esta realidade existe no nosso país? Acha que os animais de criação cuidada são vendidos em loja?

Não se justifique porque comprou um numa petshop e correu bem e comprou outro num suposto criador e correu mal... não se sirva da sua experiência particular para desvalorizar a mensagem importante que aqui se tenta passar.
:| Um bom criador é muito mais que um registo num LO e num afixo!!

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

terça fev 04, 2014 7:26 pm

dinodane Escreveu:Elianarags...

Se o animal é saudável ou não... o que é que isso tem a ver com a ORIGEM do animal???? :roll:
Tem dúvidas de que esta realidade existe no nosso país? Acha que os animais de criação cuidada são vendidos em loja?

Não se justifique porque comprou um numa petshop e correu bem e comprou outro num suposto criador e correu mal... não se sirva da sua experiência particular para desvalorizar a mensagem importante que aqui se tenta passar.
Precisamente.

Quantos não são comprados em comerciantes de cães (as famosas Quintas de qualquer coisa e Aldeias de blah blah blah) que criam toda a mais alguma raça e são saudáveis? Mas e os outros tantos, geralmente a esmagadora maioria que vem desses lugares que vêm doentes e precisam de cuidados veterinários avultados?

Basta ver nas páginas do facebook de algumas desses Afixos. Os donos "felizes", ainda completamente enganados, colocam fotos nos murais do cachorrinho após cirurgia do vet, após internamento na clínica, e ainda assim dizem maravilhas do sítio onde foram buscar o cachorro! É gente que não tem mesmo noção do que é um criador responsável. Se pudesse punha aqui os links, mas não me arrisco a ser acusada de difamação. Quem quiser que pesquise, está à vista de todos (pelo menos enquanto os donos das ditas páginas não encontrarem os posts e os eliminarem, como já vi fazerem).

Resumindo: quem tem perfeita noção do que se passa por trás de lojas e páginas cor de rosa no facebook e ainda assim compra um cão nesses sítios, tem mais é que ponderar que tipo de valores morais e éticos tem.

De resto, e como também já foi dito, mesmo dentro do círculo dos supostos bons criadores é possível encontrar pessoas com falta desta mesma ética pelos animais...
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

quarta fev 05, 2014 1:12 pm

Não tenho que justificar nada, da minha vida e do meu dinheiro quem sabe sou eu. Falei apenas da minha experiencia, com petshop e com criadores! (Afinal não e para isso que servem estes fóruns?)Não desvalorizei nada, pelo contrário, volte a ler o que escrevi s.f.f.
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

quarta fev 05, 2014 3:40 pm

Não quis dizer que os criadores é que são bons...em todas as actividades há bom e menos bom, honesto e aldrabão.

Simplesmente, com o trabalho de procurar um bom criador, diminuem-se em muito as probabilidades de se ser enganado.

Só no conversar com o criador se vê se existe paixão pela raça, conhecimento da mesma, desejo de apoiar e esclarecer o comprador, orgulho na sua actividade, etc.
E no olhar das instalações e das condições da criação, outro tanto ficamos a saber.
Além das inefáveis questões sobre doenças hereditárias, exposições, destino dos cães velhotes, etc...

Interessa encarar a compra como, também, uma aprendizagem.

Isto se há verdadeiro interesse em ter um cão/gato daquela raça.

Se não há, porque não adoptar ?
Também são cães/gatos, muitos são lindíssimos e também amam ternamente os seus donos.

Mas se quer um animal, então o trabalho deve começar desde a intenção, porque todos vão dar trabalho, acreditem...
<p>"Quando se &eacute; capaz de lutar por animais, tamb&eacute;m se &eacute; capaz de lutar por crian&ccedil;as ou idosos. N&atilde;o h&aacute; bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que n&atilde;o podem se defender." Brigitte Bardot </p>
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta fev 06, 2014 3:42 pm

editado
Última edição por maraya em quinta fev 06, 2014 10:49 pm, editado 1 vez no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta fev 06, 2014 3:49 pm

Elianarags Escreveu:

Não tenho que justificar nada, da minha vida e do meu dinheiro quem sabe sou eu. Falei apenas da minha experiencia, com petshop e com criadores! (Afinal não e para isso que servem estes fóruns?)Não desvalorizei nada, pelo contrário, volte a ler o que escrevi s.f.f.
Já li e mantenho o que escrevi. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”