[Ajuda] Cão, raça, refeições?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
diolou
Registado: terça fev 18, 2014 9:26 pm

terça fev 18, 2014 10:46 pm

Boas , antes de nada chamo-me Diogo Loureiro tenho 18 anos, sou da margem sul e sou estudante ( quando tiver oportunidade faço uma apresentação como deve de ser no local correto)

Perto do Natal este bicho apareceu-me abandonado perto de casa e acabei por ficar com ele, penso que ele tinha 1,5/2 meses quando apareceu mas não tenho certezas talvez pelas fotos até me consigam dizer +- a idade do bicho, entretanto com o crescer do bicho gostava de saberr se é possivel identificar algum tipo de traço de raça nele, apenas por uma questão de curiosidade... pela cara diria que tem parecencas de pitbull mas gostava de ter mais opiniões :)
Bem aqui ficam as fotos do meu cão que penso que tenha +-4/5, as fotos foram tiradas por esta ordem; 1º perto do natal, 2º e 3º 10 de janeiro,4º principio de Fevereiro e a ultima foi tirada ontem (enquanto ele se divertia a destruir uma resvista da minha mãe :P)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Gostava também de ter uma ajuda em relação a alimentação, quantidade , numero de refeições , algum suplemento...
E também como posso fazer com que ele pare de me morder, ele ganhou o hábito morder (mãos, pés, calças) apesar de ser na brincadeira, já começa a magoar e não é bom que ele prossiga com isto porque quanto mais cedo o corrigir melhor, so que já vi tanta coisa na internet...

(estou a lutar para que se chame Jagunço mas a minha mãe não gosta, acho que vou ter de criar um daqueles movimentos onde se conseguir X gostos a minha mãe deixa que o cão se chame Jagunço :P)

Obrigado , Diogo Loureiro
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

terça fev 18, 2014 10:54 pm

O desgraçado do cachorro está preso à corrente e ainda se admira de ele lhe morder as mãos????
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
diolou
Registado: terça fev 18, 2014 9:26 pm

terça fev 18, 2014 11:06 pm

kitttten Escreveu:O desgraçado do cachorro está preso à corrente e ainda se admira de ele lhe morder as mãos????

Está preso numa arrecadação durante a noite, para segurança do mesmo porque tenho materiais que podem magoar o animal...
Durante o dia tenho o solto dentro do meu terreno, é melhor deixa-lo durante a noite na rua?!
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça fev 18, 2014 11:13 pm

Não, é preferível sociabilizá-lo e pô-lo a viver dentro de casa com os donos.

E não, não se parece nada com pitbull, aliás, não se parece com nada mesmo, apenas com um cão!
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça fev 18, 2014 11:27 pm

Olá
Parabéns por acolher o cachorro, mas com isto vêm algumas responsabilidades.
Se quer ter no futuro um cão saudável e educado comece por leva-lo ao veterinário (se ainda não o fez) para começar o plano de vacinação, desparasitação e para poder receber informações sobre vários aspectos por parte do veterinário.
Um cachorro precisa de atenção e educação. Está na altura de começar a establecer as regras, a mostrar-lhe o que pode fazer e o que não é permitido. Muito importante também (e é um dos pontos mais importantes para no futuro ter um cão bem socializado) é começar já a sociabilizar o cachorro.
Não mantenha o cachorro preso a tempo inteiro nem o afaste demais do mundo exterior, especialmente nesta fase.
Deixo-lhe aqui o que escrevi num outro tópico há pouco tempo:
maraya Escreveu:Boa noite,
Para recentes donos de cachorros existem dois livros do Dr Ian Dunbar ("Before you get a puppy" e "After You Get Your Puppy") disponiveis gratuitamente online com bastantes dicas e recomendações uteis e importantes :wink:

Nesta faze para alem do aprender a fazer as necessidades no sitio certo, aprender algumas regras, aprender a estar sozinho em casa, aprender a brincar etc, é também de extrema importancia sociabilizar o cachorro, ou seja, acostuma-lo, mostrar-lhe, e ensiná lo a lidar com outras pessoas, alem de vocês, de todas as idades, com outros cães e outros animais, com os sons da rua, o movimento, os cheiros.

No fundo é expo-lo de forma gradual e com associação positiva ao máximo de situações, pessoas, animais, objectos etc.
Falem com o vet e perguntem-lhe se se podem fazer acompanhar do cachorro (ao colo) quando vão dar uma volta, ou beber um café numa esplanada, ou noutras saídas...
Habituem-no desde já a andar de carro, a estar no vet, a ficar em casa sozinho (isto também é importante e não devem esquecer de começar gradualmente mas já), objectos como bicicletas, motos, chapéus de chuva e outras coisas também devem ser mostrados nesta idade pois diminui a probabilidade do cão vir a ter reações menos boas com eles no futuro.
Arranjem uns cães de amigos ou conhecidos, devidamente vacinados e saudáveis e deixem o vosso cão conviver com eles, ou pensem em inscrevelo numa puppy class.
Enfim, leiam bastante acerca da importância da sociabilização e da correta forma de o fazer

Uns treininhos básicos curtos, simples,e acima de tudo divertidos, também podem ser uma boa forma de o estimular, desenvolver a capacidade de aprendizagem e de melhorar a vossa relação.

Sobre rações pode encontrar bastantes informações, opiniões e testemunhos em vários tópicos.

Brinquedos:
Á disposição na minha opinião só devem ficar brinquedos tipo "kong" para rechear com comida (além de serem também mais seguros porque são mais dificeis de destruir)
Todos os outros briquedos devem estar arrumados fora do alcance do cão e são voces que os vão buscar para brincar com ele. Mais uma vez o cão associa os donos a algo positivo, bem como aumenta o intresse no brinquedo visto que não é sempre que o consegue ter. Arranjem umas cordinhas próprias ou um "churro" pequeno para esse efeito, além das bolas

Felicidades :)
O cão não me parece nada cruzado de "pit".
Sobre rações encontra imensos tópicos por aqui
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

terça fev 18, 2014 11:55 pm

O seu cãozinho é um rafeiro muito bonito :)
Na idade adulta poderá, ou não, ter parecenças com alguma raça específica, mas pelas fotos que forneceu não se parece com nenhuma em específico, é um canito único :D

Relativamente ao morder:
:arrow: Redirecione as mordidas para brinquedos (tente perceber que tipo de brinquedos ele mais gosta. Pode gostar mais de cordas, ou dos que chiam, ou de borracha dura, etc).
:arrow: Sempre que ele lhe morder, grite um "ai!" agudo (ou qualquer som agudo, os cães respondem melhor a sons agudos que graves, por isso é que não aconselho dizer "não", porque eles não ligam nenhuma em bebés :) ) e saia da beira dele durante 1 a 2 minutos (o tempo suficiente para ele se acalmar). Depois volte a brincar com ele e repita o procedimento sempre que ele morder. Conjugue esta técnica com a que escrevi acima, dos brinquedos, e vai ver que com tempo ele pára com essa "mania".

Relativamente a alimentação e frequência:
Alimentação: pode optar entre várias (PMR, BARF, cozinhada em casa ou ração, entre outras) mas a mais comum costuma ser a ração, pelo que apenas vou falar dessa.
Escolha uma ração dentro das suas possibilidades económicas e que tenha uma qualidade boa para o seu cachorro.
Umas que considero razoáveis/boas com boa relação qualidade/preço são a da marca Dingo;a Natura Diet; e a Criadores, que é exclusiva da loja online Tiend*nimal. Pesquise na net e encontrará à venda em vários locais ;)
Compre a variedade Puppy ou Junior das rações até ao 1 ano de idade.

A quantidade da alimentação depende do peso do seu cachorro. Geralmente está indicado na embalagem da ração a quantidade a dar consoante o peso ;)

A frequência de alimentação varia consoante o dono achar melhor para o seu cachorro, e existem diversas opiniões online, mas eu faria assim:
Dos 2 aos 6 meses daria 3 a 4 refeições diárias;
Dos 6 aos 12 meses daria 2 a 3 refeições diárias;
Acima dos 12 meses daria 1 a 2 refeições diárias.

Atualmente dou 2 refeições diárias à cadela dos meus pais (ela tem 5 anos). Isto porque ela come demasiado depressa, e se lhe dessemos a quantidade diária de uma só vez ela teria problemas gástricos. Por isso dividimos a dose diária em dois e resolvemos o problema :)

Boa sorte com o novo cachorro, ele é lindo! :D
Responder

Voltar para “Cães”