Mudar de antiparasitário externo (devido a resistência)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

domingo mar 02, 2014 4:30 pm

Boas,

Uso há anos Advantix no meu cão por este se dar bem com a pipeta (fica durante 1 dia com a zona da pele irritada mas nada de especial), por parece completa (pulgas, carraças e mosquitos) e por ter resultado sempre bem.

Acontece que tenho um vizinho que também usa Advantix e tem uma infestação de pulgas em casa e no seu cão desde Novembro...

Assim sendo, e porque o cão dele se dá muito com o meu (e não quero evitar):

1- Há o risco de o meu cão ficar com pulgas dada a aparente resistência delas ao Advantix?

2- Gostava de experimentar outra pipeta equivalente (contra pulgas, mosquitos e carraças) mas só conheço o Pulvex Spot. Contudo verifiquei que os principios activos são os mesmos.
Quer isto dizer que pulgas resistentes ao Advantix também poderão ser ao Pulvex? Parece-me que o Pulvex tem um pouco mais de concentraçãp de permetrina, isso pode ser o suficiente para as pulgas não terem resistência ao Pulvez ou estou a pensar mal?

Eu já o vi a morder a zona do rabo umas quantas vezes mas nunca encontrei pulgas. Ele já é velhote e não quero experimentar coleiras pelo que a escolha de pipetas é um pouco limitada.
Última edição por lsgl em segunda abr 14, 2014 2:12 pm, editado 1 vez no total.
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

domingo mar 02, 2014 9:22 pm

Se o seu cão mostra ligeira irritação aos químicos ou não poria mais nada químico nele. Isto se fosse o meu cão.
Relativamente à sua pergunta: se os compostos ativos são os mesmos e as pulgas parecem ser resistentes aos mesmos, o Pulvex não vai adiantar de nada (na minha opinião).

Existem vários métodos naturais para repelir pulgas, como por exemplo misturar uma pequena quantidade de alho fresco (não use em pó, nalguns sites indicam em pó mas já li que não é recomendado) diariamente ou dia sim dia não na comida do seu cão (a dose depende do peso, por exemplo, eu apenas uso 1/3 de um dente dia sim dia não para a cadela dos meus pais que pesa 20kg), esfregar uma mistura de limão e água no pelo do seu cão quando este for passear, etc. Pode procurar no google, existem imensas.
http://www.care2.com/greenliving/5-solu ... ntrol.html

Se no entanto preferir um químico... acho que não lhe posso recomendar nada, pois sempre supus que o Advantix fosse o mais eficiente no mercado. Os outros que já experimentei (como por exemplo Frontline e Biokill) não funcionaram nos meus animais.
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

segunda mar 03, 2014 8:57 am

Em relação à reacção a químicos: ele tem de facto uma ligeira irritação mas nunca demonstrou desconforto (não se rebola a tentar coçar nem nada disso) e desaparece passados uns 2 dias.

Se fosse algo mais grave ou que o incomodasse mesmo eu usaria outra alternativa, mas sendo este o caso parece-me exagero não usar pipetas dado os beneficios (mais que pulgas, eu quero evitar picadas de mosquitos para prevenir doenças como a leishmaniose ou a lombriga do coração) são muito superiores. Agora, dada a idade avançada dele e ele poder ter reacções alérgicas, eu não equaciono uma estratégia de coleira + pipeta.

Quanto a alternativas naturais... não obrigada! Pôr mistura de alho fresco na comida do cão? Ele come ração e é preciso andar atrás dele! Além do mais o alho pode ser tóxico... E misturar uma mistela no pêlo do animal? Estou eu a gastar em grooming mensalmente para depois ir sujar o pêlo por medo de ele apanhar pulga? Até acredito que resulte mas nunca iria fazer isso num cão com este tipo de pêlo (está um pouco maior agora):

Imagem

Não me leve a mal, agradeço muito as sugestões mas acho que neste caso é seguro usar pipetas (ou melhor, pesando os pros vs contras é aconselhável usar). Não esquecer que ele tem 14 anos, comer coisas "esquesitas" já não é com ele (a não que esteja no chão da rua :roll: ) e ele usa pipetas desde sempre tendo só uma ligeira irritação durante poucos dias.
Só teve uma vez um problema de pele por eu ter usado a porcaria de um champoo Friskies para dar banho, limpei literalmente o sebo ao cão (desde então é só Pierre Henry peles sensiveis), mas fora isso a pele dele está impecável.

Bem, se calhar é manter tudo como está e ir tendo cuidado de não o deixar morder (tenho colar isabelino para isso) e pronto. Mesmo nos banhos não há queixas de pulgas, podem ser só episódios isolados. :\
rpoeiras
Membro
Mensagens: 167
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm
Localização: Max (Rottweiler), Nina (SRD) e Mia (Amstaff)

segunda mar 03, 2014 10:25 am

lsgl Escreveu:Em relação à reacção a químicos: ele tem de facto uma ligeira irritação mas nunca demonstrou desconforto (não se rebola a tentar coçar nem nada disso) e desaparece passados uns 2 dias.

Se fosse algo mais grave ou que o incomodasse mesmo eu usaria outra alternativa, mas sendo este o caso parece-me exagero não usar pipetas dado os beneficios (mais que pulgas, eu quero evitar picadas de mosquitos para prevenir doenças como a leishmaniose ou a lombriga do coração) são muito superiores. Agora, dada a idade avançada dele e ele poder ter reacções alérgicas, eu não equaciono uma estratégia de coleira + pipeta.

Quanto a alternativas naturais... não obrigada! Pôr mistura de alho fresco na comida do cão? Ele come ração e é preciso andar atrás dele! Além do mais o alho pode ser tóxico... E misturar uma mistela no pêlo do animal? Estou eu a gastar em grooming mensalmente para depois ir sujar o pêlo por medo de ele apanhar pulga? Até acredito que resulte mas nunca iria fazer isso num cão com este tipo de pêlo (está um pouco maior agora):


Bem, se calhar é manter tudo como está e ir tendo cuidado de não o deixar morder (tenho colar isabelino para isso) e pronto. Mesmo nos banhos não há queixas de pulgas, podem ser só episódios isolados. :\
Se não equaciona produtos naturais, não equaciona coleiras, as pipetas já usa o melhor produto, o que é que realmente procura?
O melhor é seguir o seu único comentário racional: "Bem, se calhar é manter tudo como está e ir tendo cuidado de não o deixar morder (tenho colar isabelino para isso) e pronto."
Cumprimentos,

Ricardo
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

segunda mar 03, 2014 10:42 am

Outro tipo de pipeta, ou são todas iguais?
Quando falei de alternativas referia estrictamente no grupo de pipetas e não na metodologia aplicada para desparasitar externamente o cão.

Eu não sei se o Advantix é o melhor até porque se há resistência ao produto pode deixar de ser o melhor (dependerá da composição das outras alternativas). A questão também é como funciona ao certo a resistência a um produto?
É a certos niveis do produto (e portanto uma maior concentração de um produto pode ser eficaz, como é o caso da permicina no Pulvex spot?)
É total imunidade ao produto? Etc, é isto que procurava saber aqui.
Elianarags
Membro Veterano
Mensagens: 303
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Localização: Afonso,Samuel,Inês,Lúcio,
Alexa,Frederico.

segunda mar 03, 2014 12:07 pm

Pergunte ao seu veterinário por activyl, é relativamente novo, e no meu caso 100% eficaz, tenho 5 animais em casa, os cães saem a rua todos os dias, e nada de pulgas, nem carraças. Segundo a veterinária também é eficaz no ambiente onde vive o animal...talvez o seu vizinho também queira experimentar.
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

segunda mar 03, 2014 1:05 pm

rpoeiras Escreveu: Se não equaciona produtos naturais, não equaciona coleiras, as pipetas já usa o melhor produto, o que é que realmente procura?
O melhor é seguir o seu único comentário racional: "Bem, se calhar é manter tudo como está e ir tendo cuidado de não o deixar morder (tenho colar isabelino para isso) e pronto."
Cumprimentos,

Ricardo
x2
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

segunda mar 03, 2014 5:11 pm

Também existem champôs, sabonetes e sprays anti-parasitários, digo isto porque durante cerca de 2 anos usei um sabonete á base de chá verde (G*** qualquer cosa que não me lembro) que era minimamente eficaz contra as pulgas, tive a oportunidade de o verificar quando "apanhei" uma pulga a passear no focinho da minha cadela que não passava da "linha" em que o sabonete tinha estado durante o banho, chegava a essa dita linha e voltava para trás :lol:
Há cerca de 2 anos tive uma infestação de pulgas, qual advantix qual quê, experimentei inclusivamente uma novissima pipeta do vet sem qualquer tipo de efeito (ñ me lembro do nome), até me terem sugerido o spray da frontline não gostei muito do efeito no pelo (ficava como se estivesse sujo) mas a verdade é que foi a unica coisa a dar resultado!
Fale com o seu veterinário e com o groommer e veja o que lhe aconselham ;)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

segunda mar 03, 2014 7:41 pm

Obrigada, falei com um auxiliar e foi-me aconselhado a manter o Advantix visto não ser boa ideia experimentar coleiras (já tinha excluído a hipótese anyway) e não haver outro produto melhor que o Advantix.
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

segunda mar 03, 2014 9:12 pm

MaguiC deve ser o sabonete da Gill's :wink:

Shampoos para esse efeito usei da Animology e Vivog.
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

terça mar 04, 2014 5:04 pm

ReginaVieira Escreveu:MaguiC deve ser o sabonete da Gill's :wink:

Shampoos para esse efeito usei da Animology e Vivog.
sim esse mesmo ReginaVieira! :)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

terça mar 04, 2014 5:12 pm

Existem também desparasitantes externos em comprimido. Que matam parasitas e previnem o aparecimento. Mas depois tem o senão de não fazer prevenção para picadas de mosquito. Por isso, teria sempre que utilizar os dois produtos em simultâneo, para um maior espectro preventivo.

Mas se ele se tem dado bem com o Advantix, não vejo razões para mudar. Quando realmente vir que já não está a funcionar, aí já pode ponderar outras opções.

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
JBranquinho
Membro Veterano
Mensagens: 243
Registado: quarta dez 14, 2011 6:42 pm
Localização: Cães: Nero, Carlota, Max, Diana, Nero II, Tininho

terça abr 01, 2014 3:37 pm

Olá a todos, estou a "reactivar" este tópico para não criar um novo. Alguem já tentou as coleiras anti-parasitárias da Beaphar?
São bastante económicas mas também sei que o barato pode sair caro, mas nesta altura que ainda chove bastante em que eles têm pouco contacto com parasitas talvez fosse o suficiente, daí eu estar a procurar o vosso feedback.
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade."<strong>
<p align="right"> Leonardo Da Vinci </p>
</strong></strong></strong></strong></strong>
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça abr 01, 2014 4:19 pm

Para coleiras mais baratas acho que se fosse eu iria para a da Taber Dog, que tem tambem proteçao contra o mosquito tambem e custa cerca de 13... O principio ativo, ou um deles, era o mesmo do advantix.

Sairam umas novas pipetas com uma proteção de 1 mês contra o mosquito... Chamam-se Vectra 3D.
Responder

Voltar para “Cães”