Melhoramento da raça?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

sexta mar 07, 2014 6:09 pm

Bem, não sei que título haveria de colocar, pelo que esta pergunta simples me pareceu pertinente.

Criadores de raças braquicefálicas, como o Pug, o Bouledogue Fracês, o Boxer, o Bulldog Inglês, o Dogue de Bordeaux, o Mastim Napolitano e muitos outros: o que consideram "melhoramento da raça"? Tenho assistido a diversas exposições e devo dizer que estar perto dos ringues onde passam estas raças de cães é um triste espetáculo. Cães que nem uma voltinha dão ao ringue e quando param já estão a arfar como se tivessem corrido uma maratona. Narinas completamente estenóticas ou bastante estreitas. Cães com sinais visíveis e audíveis de dificuldades respiratórias.

Continuo a perguntar-me onde é que criar cães com estas dificuldades notórias em respirar normalmente é "melhorar a raça".

Bem, há uns anitos encontrei um vídeo bastante interessante sobre este assunto (está legendado em inglês) e acho que seria de extrema importância, para o bem estar dos animais, que este tipo de avaliações da capacidade respiratória dos cães (especialmente dos braquicefálicos) fosse implementada por todos os juízes em exposições.

http://www.youtube.com/watch?v=kQ_3f4bLkME

O "problema" é que maioria dos cães braquicefálicos que entram em expos seriam desqualificados imediatamente. E pergunto-me, seria isso uma coisa má? Na minha opinião, não. Acho que era bom, para que os criadores tivessem consciência do que estão a criar, e optarem por cães com características menos extremas que não comprometessem a qualidade de vida dos cães. Afinal o que é importante: ter exemplares saudáveis e que consigam respirar sem qualquer esforço (como deveria ser) ou ganhar concursos de beleza...?

Esta é somente a minha opinião ;)

Mais informação sobre problemas respiratórios aqui: http://friskafrallor.info/breathing.html
http://www.friskafrallor.info/friskamop ... thing.html (semelhante ao link de cima mas focado em pugs)
Última edição por 0Janita0 em sexta mar 14, 2014 12:22 pm, editado 2 vezes no total.
safira92
Membro
Registado: segunda jan 27, 2014 1:28 pm

sexta mar 07, 2014 6:49 pm

eu hoje vi um video sobre raças fiquei chocado :S
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta mar 07, 2014 6:49 pm

ui, isto dá sempre molho, então com esse documentário é certinho!
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Charlie2
Membro Veterano

sexta mar 07, 2014 6:51 pm

precipitei-me, o documentário que eu pensava ser era este:

http://www.youtube.com/watch?v=TMyqH_Q_iPY
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
safira92
Membro

sexta mar 07, 2014 6:54 pm

eu pelo vi hoje o pastor alemão por exemplo tem uma doenças nas patas traseiras ,os bouledogues franceses companhia não tem as narinas tão fechadas
safira92
Membro

sexta mar 07, 2014 6:55 pm

0Janita0
Membro Veterano

sexta mar 07, 2014 6:57 pm

Charlie2 Escreveu:precipitei-me, o documentário que eu pensava ser era este:

http://www.youtube.com/watch?v=TMyqH_Q_iPY
Ui, esse está mais que batido. Até existe a sequela.

O que eu apresentei é direcionado somente para problemas respiratórios ;)

Safira: pois, esse documentário já foi bastante discutido aqui na arca. Também há a sequela, se quiser procurar no youtube ;)
Última edição por 0Janita0 em sexta mar 07, 2014 7:00 pm, editado 2 vezes no total.
0Janita0
Membro Veterano

sexta mar 07, 2014 6:59 pm

AST88 Escreveu:
0Janita0 Escreveu:Afinal o que é importante: ter exemplares saudáveis e que consigam respirar sem qualquer esforço (como deveria ser) ou ganhar concursos de beleza...?
Ganhar concursos de beleza!
Pelo que tenho visto é mesmo isso!
E só continuo a ir a expos porque tenho conhecidos meus a passar os seus cães, se não nem ia...
Charlie2
Membro Veterano

sexta mar 07, 2014 7:01 pm

0Janita0 Escreveu:
AST88 Escreveu:
0Janita0 Escreveu:Afinal o que é importante: ter exemplares saudáveis e que consigam respirar sem qualquer esforço (como deveria ser) ou ganhar concursos de beleza...?
E só continuo a ir a expos porque tenho conhecidos meus a passar os seus cães, se não nem ia...
eu continuo a achar que os cães de exposição são maioritariamente o reflexo do ego dos seus donos.
0Janita0
Membro Veterano

sexta mar 07, 2014 7:15 pm

Charlie2 Escreveu:
eu continuo a achar que os cães de exposição são maioritariamente o reflexo do ego dos seus donos.
Na minha opinião, a maioria é mesmo isso.
safira92
Membro

sexta mar 07, 2014 7:18 pm

0Janita0 Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Na minha opinião, a maioria é mesmo isso.
alguns ate são parecidos com os donos :lol:
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta mar 07, 2014 8:17 pm

Charlie2 Escreveu:
0Janita0 Escreveu:
AST88 Escreveu:
e que não viesse o venenozinho contra as expos!! :wink:

quanto ao tema do tópico, nem vou discutir muito porque são raças que não me interessam por aí além e não passo muito tempo ao pé dos ringues das mesmas. Mas por ex, nunca ouvi um boxer a fazer demasiado barulho a respirar, e não vejo um boxer a arfar depois de uma voltinha ao ringue... a não ser que esteja um calor excessivo!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Charlie2
Membro Veterano

sexta mar 07, 2014 8:57 pm

eu vi, mas lá está, acho que nestas coisas cada um vê o que quer. uns vêem sempre animais saudáveis belos e brincalhões, outros vêem animais em sofrimento a ser manipulados contra vontade (na expo) e raças completamente desfigurdas.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
0Janita0
Membro Veterano

sexta mar 07, 2014 8:59 pm

indigo003 Escreveu:
e que não viesse o venenozinho contra as expos!! :wink:

quanto ao tema do tópico, nem vou discutir muito porque são raças que não me interessam por aí além e não passo muito tempo ao pé dos ringues das mesmas. Mas por ex, nunca ouvi um boxer a fazer demasiado barulho a respirar, e não vejo um boxer a arfar depois de uma voltinha ao ringue... a não ser que esteja um calor excessivo!
Não é veneno, e não sou contra as expos no geral, mas sim da forma como os juízes avaliam e premeiam os exemplares. Não acho correto darem um prémio a um cão com narinas estenóticas, por exemplo, quando no estalão refere que as narinas devem ser abertas. Não acho bem darem prémios a cães que não tenham registos de despistes de doenças que sejam consideradas sérias na raça.
E não acho bem darem prémios a cães super exagerados, cujas características afetam de uma forma ou de outra a qualidade de vida dos animais, como as pálpebras demasiado descaídas nos Basset Hound.

No vídeo cujo link forneci mostra o caso de uma Boxer, se tiver interesse em ver. ;)
Estes cães podem não ficar a arfar após uma voltinha, mas apresentam quase sempre narinas demasiado estreitas e respiração continuada pela boca (o que não é normal num cão que respire corretamente). Nas expos a que fui, era possível ver em alguns exemplares fulvos contrações da caixa torácia (sinal claro de dificuldade de respiração). Nos tigrados já era mais difícil de ver, no entanto dava para ver que as narinas eram estreitas, pelo que suponho que tivessem problemas semelhantes em respirar...

Ou seja, eu seria mais adepta das expos se o que fosse julgado não fosse somente a aparência, mas sim o cão como um todo, como um ser funcional, sem características exageradas e livre de doenças congénitas.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta mar 07, 2014 9:07 pm

Charlie2 Escreveu:eu vi, mas lá está, acho que nestas coisas cada um vê o que quer. uns vêem sempre animais saudáveis belos e brincalhões, outros vêem animais em sofrimento a ser manipulados contra vontade (na expo) e raças completamente desfigurdas.
here we go again... consigo nem me vou esforçar! :wink:
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Responder

Voltar para “Cães”