Boa tarde,uma amiga minha tem uma buledogue frances de 4 meses ,que descobriu hoje tem demodex,está a criar uma grande confusão, uns dizem passa da mãe e se a progenitora não tiver as crias não tem, outros que todos os cães tem o ácaro que provoca a doença e qualquer um pode ter
Qual a vossa opinião?
Demodex
Moderador: mcerqueira
Em primeiro lugar, é Demodex, sem "r".
Sim, o Demodex é um ácaro que vive em em simbiose com o hospedeiro e que pode activar-se sempre que há uma baixa de imunidade, que ele próprio também acentua ou mesmo desencadeia. Embora haja infecções extremas que se tornam crónicas e muito difíceis de combater, casos esses em que as cadelas afectadas não devem procriar, em indivíduos normais a sua activação também está muito relacionada com más práticas de higiene, além da quebra de imunidade que a gravidez e aleitamento trazem.
Nós também vivemos com o Demodex, que vive na orla do cabelo, sobrancelhas e raiz das pestanas, e também podemos sofrer uma infecção. Acontece com alguma frequência nas pessoas idosas, cujo sistema imunitário enfraquece, mas também em algumas pessoas jovens.
Já tive uma cadela que tinha sarna demodécica quando a adoptei, tirando-a do abandono e das más condições em que vivia. Quando a levei ao veterinário, ele avisou-me que ela iria "apanhar tudo o que é doença", precisamente devido ao seu estado imunitário. Felizmente, as más previsões não se concretizaram, e depois de entrar na vida adulta, com bom tratamento, boa higiene e boa alimentação, nunca mais teve manifestações de Demodex, mas há muitos casos em que tal não acontece.
Sim, o Demodex é um ácaro que vive em em simbiose com o hospedeiro e que pode activar-se sempre que há uma baixa de imunidade, que ele próprio também acentua ou mesmo desencadeia. Embora haja infecções extremas que se tornam crónicas e muito difíceis de combater, casos esses em que as cadelas afectadas não devem procriar, em indivíduos normais a sua activação também está muito relacionada com más práticas de higiene, além da quebra de imunidade que a gravidez e aleitamento trazem.
Nós também vivemos com o Demodex, que vive na orla do cabelo, sobrancelhas e raiz das pestanas, e também podemos sofrer uma infecção. Acontece com alguma frequência nas pessoas idosas, cujo sistema imunitário enfraquece, mas também em algumas pessoas jovens.
Já tive uma cadela que tinha sarna demodécica quando a adoptei, tirando-a do abandono e das más condições em que vivia. Quando a levei ao veterinário, ele avisou-me que ela iria "apanhar tudo o que é doença", precisamente devido ao seu estado imunitário. Felizmente, as más previsões não se concretizaram, e depois de entrar na vida adulta, com bom tratamento, boa higiene e boa alimentação, nunca mais teve manifestações de Demodex, mas há muitos casos em que tal não acontece.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Em praticamente todos os casos, Safira92. Mas tenham em atenção que esses cães de focinho muito enrugado precisam de uma higiene escrupulosa e permanente das pregas. O veterinário indicar-vos-á o que fazer e que produtos utilizarem, tal como os cuidados a terem para reforçarem e manterem o sistema imunitário do animal o mais saudável e equilibrado possível.safira92 Escreveu:então é possível em certos casos não se manifestar mais ,obrigado floripes3
...
Boa sorte, vai correr tudo bem.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
É o teu, o boule da foto?safira92 Escreveu:Boa tarde,uma amiga minha tem uma buledogue frances de 4 meses ,que descobriu hoje tem demodex,está a criar uma grande confusão, uns dizem passa da mãe e se a progenitora não tiver as crias não tem, outros que todos os cães tem o ácaro que provoca a doença e qualquer um pode ter
Qual a vossa opinião?
Sim, o ácaro da sarna demodéctica é passado da mãe para as crias nos seus primeiros dias de vida.
Sim, o demodex faz parte da "fauna" normal da pele canina mas o animal só contrai sarna demodéctica quando o sistema imunitário falha e os ácaros se multiplicam exponencialmente.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
sim é minha a da foto mas nao é ela que tem felizmente , neste caso a cadela ja tem 4 meses o criador é responsabilizado por algo?dinodane Escreveu:É o teu, o boule da foto?safira92 Escreveu:Boa tarde,uma amiga minha tem uma buledogue frances de 4 meses ,que descobriu hoje tem demodex,está a criar uma grande confusão, uns dizem passa da mãe e se a progenitora não tiver as crias não tem, outros que todos os cães tem o ácaro que provoca a doença e qualquer um pode ter
Qual a vossa opinião?
Sim, o ácaro da sarna demodéctica é passado da mãe para as crias nos seus primeiros dias de vida.
Sim, o demodex faz parte da "fauna" normal da pele canina mas o animal só contrai sarna demodéctica quando o sistema imunitário falha e os ácaros se multiplicam exponencialmente.
essa minha amiga anda a culpar o criador :s ,sim eu sei a minha todos os dias limpo os olhos e 2 em 2 dias as rugas e as orelhasFloripes3 Escreveu:Em praticamente todos os casos, Safira92. Mas tenham em atenção que esses cães de focinho muito enrugado precisam de uma higiene escrupulosa e permanente das pregas. O veterinário indicar-vos-á o que fazer e que produtos utilizarem, tal como os cuidados a terem para reforçarem e manterem o sistema imunitário do animal o mais saudável e equilibrado possível.safira92 Escreveu:então é possível em certos casos não se manifestar mais ,obrigado floripes3
...
Boa sorte, vai correr tudo bem.

Isto sim é uma explicação.Floripes3 Escreveu:Em primeiro lugar, é Demodex, sem "r".