Pinscher

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Catyf
Registado: quarta mar 19, 2014 11:11 pm

quarta mar 19, 2014 11:26 pm

Olá!

Na segunda feira adotei uma pinscher com 4 meses, cujo os antigos donos colocaram-no para adoção porque iam mudar de casa e não o podiam levar.
A Kira passou logo para o meu colo e apaixonei-me logo por ela, super meiguinha... quando cheguei a casa as minhas filhas fizeram-lhe uma grande festa e ela brincou logo com elas. Ficou com o sentido tão protetor em relação às meninas que adormeceu aos pés delas no sofá. Quando o meu marido foi leva-las para a cama. Desconfiou dela e rosnou... com calma lá as levou para a cama e repreendia mandando-a para a cama dela.
Ontem as meninas tiveram cá a avó e mal a minha mãe fez uma festinha na minha filha mais velha ela atirou-se logo à mão dela...fomos ao veterinário e ela mostrou logo os dentinhos à veterinária.
Será normal? Será que a pequenina sofreu alguns maus tratos? Ela para nós é muito meiga mas assusta-se facilmente.
Alguém a melhor maneira de educar a minha menina, tenho receio que ela morda alguém que se aproxime de nós... :?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 20, 2014 12:18 am

Que tal trata-la como o CÃO que é em vez de "a sua menina"?
Se tem 4 meses está bem a tempo de lhe ensinar quais os limites... procure tópicos sobre treino básico de obediência e sociabilização.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

rpoeiras
Membro
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm

quinta mar 20, 2014 8:31 am

dinodane Escreveu:Que tal trata-la como o CÃO que é em vez de "a sua menina"?
Se tem 4 meses está bem a tempo de lhe ensinar quais os limites... procure tópicos sobre treino básico de obediência e sociabilização.
Menos, um pouco menos dinodane, lá porque se trata por "menina" não quer dizer que não a trate como um cão. Este forum é cheio de interpretações lineares...!
Catyf, tal como o dinodane disse, procure ensinar a sua menina quais os limites, e os limites são principalmente de não poder rosnar nem morder os seres humanos e com 4 meses está na altura exacta de isso ser ensinado. Se tiver dificuldades em saber como colocar limites na sua cadela, procure informações sobre treino básico de obediência ou procure um profissional. Em todos os cães, mas especialmente nessa raça a sociabilizarão é muito importante e a variedade de ambientes a que seja colocada, para que os medos se dissipem e tem de começar a faze-lo agora, pois é a idade ideal para isso! :wink:
Cumprimentos,

Ricardo
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta mar 20, 2014 10:16 am

Olá,

O “problema” com estes cães, é efetivamente por serem pequenos os donos ou acham graça ao mau comportamento, ou têm pena de lhes impor limites porque são pequeninos (coitadinhos), ou têm medo de os magoar…enfim.

Dê-lhe educação como certamente dá também as suas filhas. Ora aqui vão algumas dicas:

- Horários para tudo: comer, brincar, fazer as necessidades;
- Ter o seu próprio ninho e dormir lá durante a noite;
- Observar e aprender a conhecer a cadela e ofereça-lhe um comportamento alternativo sempre que ela começar a demonstrar essa agressividade;
- Tenha atenção ao tipo de brincadeiras que as suas filhas têm com a cadela, não estamos a falar de um brinquedo;
- Lá porque ela rosna, não quer dizer que tenha sido alvo de maus tratos, não tenha pena porque esse tipo de sentimentos só a prejudicam (à cadela e a si);

Estamos a falar de uma cachorrinha, é perfeitamente normal que ela teste os vossos limites o que não é normal é os donos aceitarem.
Conforme já foi dito: obediência básica e socialização.
Boa sorte
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Catyf
Registado: quarta mar 19, 2014 11:11 pm

quinta mar 20, 2014 10:26 am

Obrigado pela ajuda.
Realmente eu dizer "a minha menina" é mesmo só um termo. Ela em casa é tratada como um CAO.
Ela é bastante obediente, tem é mau feitio em relação aos estranhos. Lol
Tinha pensado em habitua-la a ir à rua fazer as necessidades mas como veio habituada a fazer na caixa não quero sujeita-la a mais uma mudança. Reconhece o sitio onde as deve fazer, não entra no quarto das minhas filhas e adora que brinquem com ela atirando os brinquedos para ela ir buscar.
Neste momento ainda não saí de casa porque até agora ainda não a tinham dado as vacinas, levei-a ao veterinário e como está a fazer as fezes um bocado moles só fizemos a desparasitação. A veterinário acho melhor aguardar uns dias para lhe dar a 1ª vacina e aconselhou-me a resguarda-la da rua enquanto isso. Pode ser que ela melhore o comportamento quando se começar a socializar com as pessoas... A antiga família disse-nos que passeavam com ela na rua, mas já meto isso em causa...
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta mar 20, 2014 1:25 pm

Para além de tudo o que já lhe disseram e aconselharam, lembre-se de que a cachorra acabou de mudar de casa, de ambiente e de família. É natural que se sinta insegura e tenda a defender-se da maneira que sabe: ameaçando.

Portanto, ao corrigi-la não deixe de ter isso presente e não deixe de lhe fazer sentir que agora está segura e que as pessoas alheias ao novo ambiente, estranhas ou não, não lhe farão mal porque os novos donos não deixarão.

Pode levá-la à rua, e até convém que o faça, por questões de socialização. Ela precisa de se familiarizar com os ruídos e os movimentos do quotidiano da sua zona. Se duvida de que ela tenha sido vacinada, não a ponha no chão, leve-a ao colo, mas faça-a conviver com as pessoas. Peça a algumas que falem com ela e lhe façam uma festa, sempre controlando a má reacção que a cachorra possa ter.

A reeducação desses casos pode levar algum tempo, mas consegue-se sempre levar a bom termo.

Felicidades para todos, a cachorrinha vai ser uma boa companheira, vai ver.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
dinodane
Membro Veterano

quinta mar 20, 2014 9:49 pm

rpoeiras Escreveu:
Menos, um pouco menos dinodane, lá porque se trata por "menina" não quer dizer que não a trate como um cão. Este forum é cheio de interpretações lineares...!
Catyf, tal como o dinodane disse, procure ensinar a sua menina quais os limites, e os limites são principalmente de não poder rosnar nem morder os seres humanos e com 4 meses está na altura exacta de isso ser ensinado. Se tiver dificuldades em saber como colocar limites na sua cadela, procure informações sobre treino básico de obediência ou procure um profissional. Em todos os cães, mas especialmente nessa raça a sociabilizarão é muito importante e a variedade de ambientes a que seja colocada, para que os medos se dissipem e tem de começar a faze-lo agora, pois é a idade ideal para isso! :wink:
Cumprimentos,

Ricardo
Menos porquê? Porque o rpoeiras acha que sim?
Não é uma interpretação "linear", seja lá isso o que for, é um facto que os donos de cães pequenos tendem a permitir comportamentos que os donos de cães grandes simplesmente não PODEM facilitar.

:wink:

rpoeiras
Membro
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm

quinta mar 20, 2014 10:57 pm

dinodane Escreveu:
Não é uma interpretação "linear", seja lá isso o que for, é um facto que os donos de cães pequenos tendem a permitir comportamentos que os donos de cães grandes simplesmente não PODEM facilitar.

Interpretação "linear", é o que acabou mais uma vez de fazer pressupondo palavras que uma pessoa escreveu. Facto é as pessoas interpretarem o que acham ao lerem determinados textos e especialmente determinadas palavras e associa-las a actos feitos por outros.
EU trato e tratei todas as minhas cadelas por meninas e sempre foram as netas dos avós humanos e os machos os meninos. Uma palavra não é sinónimo de "Facilitismo" ou alteração de comportamentos. É rotular alguém só porque usa a palavra "Menina"....menos.......muito MENOS!!! :wink:
Cumprimentos,

Ricardo
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quinta mar 20, 2014 11:13 pm

dinodane Escreveu:
rpoeiras Escreveu:
Cumprimentos,

Ricardo

e por chamar minha menina humanizamos o cão??
tmb chamo a minha isso ou outras coisas e não é por isso que ela não sabe os limites dela
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

sexta mar 21, 2014 5:32 am

Cá em casa existe um pinsher e um rafeiro do alentejo, posso afirmar que pela minha experiencia com esta raça tem que se ter pulso com ela, não é por ser pequeno que terá menos educação, já vi pinshers terriveis, no meu ver este cão pensa que é grande, daí ás vezes uma educação menos atenta faz com que o pequeno pinsher se tranforme num ENORME diabinho, trato-o como se ele tivesse 60kg´s :) de resto esta raça é uma autentica lapa com os donos e um fabuloso cão de guarda, e é como eu costume dizer, não o julgem pelo tamanho... :)
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
RitaTSilva
Membro
Registado: terça fev 11, 2014 5:29 pm

sexta mar 21, 2014 12:27 pm

Floripes3 Escreveu:Pode levá-la à rua, e até convém que o faça, por questões de socialização. Ela precisa de se familiarizar com os ruídos e os movimentos do quotidiano da sua zona. Se duvida de que ela tenha sido vacinada, não a ponha no chão, leve-a ao colo, mas faça-a conviver com as pessoas. Peça a algumas que falem com ela e lhe façam uma festa, sempre controlando a má reacção que a cachorra possa ter.
Subscrevo :wink:
Rita Teixeira da Silva
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta mar 21, 2014 1:42 pm

RitaTSilva Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Pode levá-la à rua, e até convém que o faça, por questões de socialização. Ela precisa de se familiarizar com os ruídos e os movimentos do quotidiano da sua zona. Se duvida de que ela tenha sido vacinada, não a ponha no chão, leve-a ao colo, mas faça-a conviver com as pessoas. Peça a algumas que falem com ela e lhe façam uma festa, sempre controlando a má reacção que a cachorra possa ter.
Subscrevo :wink:
é isto mesmo, e parabéns por não ter ficado indiferente a um animal em vias de ser abandonado. Com calma e tempo vai ver que tudo se compõe.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
dinodane
Membro Veterano

sexta mar 21, 2014 4:09 pm

rpoeiras Escreveu:
dinodane Escreveu:

Interpretação "linear", é o que acabou mais uma vez de fazer pressupondo palavras que uma pessoa escreveu. Facto é as pessoas interpretarem o que acham ao lerem determinados textos e especialmente determinadas palavras e associa-las a actos feitos por outros.
EU trato e tratei todas as minhas cadelas por meninas e sempre foram as netas dos avós humanos e os machos os meninos. Uma palavra não é sinónimo de "Facilitismo" ou alteração de comportamentos. É rotular alguém só porque usa a palavra "Menina"....menos.......muito MENOS!!! :wink:
Cumprimentos,

Ricardo

Ó rpoeiras... menos, muito menos... :|

Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sexta mar 21, 2014 4:42 pm

a cachorra é ainda bébé mas este é o momento certo para iniciar a sua educação.

não tolere agressividade gratuita, só por ela ser pequena.

corrija na hora, uma palmadita só para ela perceber que não vai andar a mordiscar gente a torto e a direito.

pessoalmente não sou muito de ralhar alto, porque acredito que a única coisa que eles captam é o tom de voz zangado e não propriamente a ideia de que têm mesmo que deixar de fazer determinada coisa como, rosnar, morder, etc.

também não sou obviamente apologista de bater para magoar, é mesmo só uma palmadita tecnica ;) até o cão deixar de fazer o que não deve.

atenção a uma coisa, esta tipo de correcção resulta para situações pontuais corrigidas na hora, mas não para treino consistente, como o treino de higiene por ex.

pelo simples facto de que se o ralhete for depois do acontecimento ( como fazer chichi fora do sítio certo ) o cão não vai perceber nada do que está a acontecer, nem porque o dono o está a castigar.

o treino de higiene faz-se por repetição, criando rotinas de passeio mais ou menos às mesmas horas, etc etc etc

ela ainda é muito novinha, antes de pelo menos um ano de idade não é de esperar que seja uma "senhora" bem comportada, mas para um dia ser é questão de não tolerar a estupidez natural da bicha e educá-la desde já :lol:

confesso que não sou a pessoa ideal para aconselhar em raças pequenas, porque me dão nervoso ( não no mau sentido, são engraçadas mas só não são para mim ), mas o que vale para os grandes vale para os pequenos é só questão de escala... no caso das minhas posso mandar-lhes um tento mais forte que o mais que pode acontecer é inchar-me a mão, no caso da sua é só mesmo para espantar o pó da bicha!

espero ter ajudado.

boa sorte!
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sexta mar 21, 2014 4:47 pm

dinodane Escreveu: menos, muito menos... :|

"mais mais mais, mais TVI" :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

lembras-te desse slogan? as coisas estúpidas que a gente memoriza :lol: :lol: :lol:
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Responder

Voltar para “Cães”