Boa tarde,
Há cerca de um mês apareceu aqui uma cadela nova, cheia de fome. Presumo que seja de uma matilha onde predominem podengos. Nessa noite demos-lhe comida do gato, arranjei-lhe um caixote de cartão para servir de casota. Ficou. Foi ficando e neste momento já tem casota própria e adequada. É brincalhona. Curiosa. Vai passear ao nosso lado... mas ainda não conseguimos fazer-lhe uma festa. Não se deixa tocar. Ou seja, ainda não conseguimos que fosse ao veterinário e pior ainda, está cheia de carraças... o que, como devem calcular, começa a ser preocupante.
Já falei com a médica veterinária e coloquei-lhe a questão de a "adormecer" para fazer a necessária manutenção. Já me lembrei de a "laçar" e prende-la... bom, a questão é essa. Alguém tem experiência em cães simpáticos que não se deixam agarrar?
Cadela não se deixa tocar
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Não sei bem o que lhe dizer. Ela rosna ou tenta morder quando procuram tocar-lhe?
Eu tentaria com muita calma e paciência conquistá-la com gulodices. E é um processo lento.
Tenho um macho Doque Alemão que não gosta que estranhos lhe toquem, mas não rosna ou morde, apenas tenta fugir ao contacto. Se a pessoa for insistente e ele ficar encurralado, sujeita-se mas um um ar de miséria total.
Eu tentaria com muita calma e paciência conquistá-la com gulodices. E é um processo lento.
Tenho um macho Doque Alemão que não gosta que estranhos lhe toquem, mas não rosna ou morde, apenas tenta fugir ao contacto. Se a pessoa for insistente e ele ficar encurralado, sujeita-se mas um um ar de miséria total.
Não. Nunca nos rosnou ou ladrou. Apenas se afasta se tentarmos tocar-lhe.WaterMonitor Escreveu:Não sei bem o que lhe dizer. Ela rosna ou tenta morder quando procuram tocar-lhe?
Desde os primeiros dias que vou passear com ela para uns campos na parte de trás da minha casa. Ela vai ao meu lado, corre, chamo-a, ela vem... dou-lhe uma recompensa que ela come da minha mão. Mas se tentar tocar-lhe ela afasta-se... não foge mas afasta-se.
Ela está onde estivermos, desafia-nos para brincar. Brinca. Senta-se ao nosso lado, etc. etc. etc. Só não conseguimos tocar-lhe.
Sinceramente nunca tive, vi ou tomei conhecimento de um cão com este comportamento. Nunca tive de usar de força para com nenhum cão e não sei se o deva fazer.
Já passou um mês... julgo que já não vou lá com recompensas ou guloseimas.
O problema maior, neste momento, é a desparasitação porque há mais animais no perímetro

Não acho que o uso de força seja aconselhado, porque pode fazer aumentar o medo dela ainda mais, e a recuperação torna-se mais difícil.
Visto que ela come da sua mão, pergunte ao veterinário se não tem desparasitante externo em comprimido, e dê-lho escondido num bocado de comida de lata. Assim pode já fazer desparasitação interna e externa.
E continuaria a fazer o trabalho de dessensibilização. Dar todas as refeições à mão, ou se ela não aceitar, colocar primeiro no chão, mais ou menos junto a si, a uma distância que ela se sinta confortável e coma. E depois passar a dar à mão.
Quando ela se sentir confortável a comer da sua mão, ir começando a aproximar a outra mão dela. Nunca na zona da cabeça, mas sim por baixo, na zona do peito ou pescoço, enquanto lhe dá alguma coisa mesmo muito apetitosa. Ela tem que ver a aproximação da mão, senão vai-se assustar quando lhe tocar.
É um trabalho demorado e que requer bastante paciência, mas é importante fazê-lo ao passo dela, com calma, sem apressar nada.
Visto que ela come da sua mão, pergunte ao veterinário se não tem desparasitante externo em comprimido, e dê-lho escondido num bocado de comida de lata. Assim pode já fazer desparasitação interna e externa.
E continuaria a fazer o trabalho de dessensibilização. Dar todas as refeições à mão, ou se ela não aceitar, colocar primeiro no chão, mais ou menos junto a si, a uma distância que ela se sinta confortável e coma. E depois passar a dar à mão.
Quando ela se sentir confortável a comer da sua mão, ir começando a aproximar a outra mão dela. Nunca na zona da cabeça, mas sim por baixo, na zona do peito ou pescoço, enquanto lhe dá alguma coisa mesmo muito apetitosa. Ela tem que ver a aproximação da mão, senão vai-se assustar quando lhe tocar.
É um trabalho demorado e que requer bastante paciência, mas é importante fazê-lo ao passo dela, com calma, sem apressar nada.
"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
Penso exactamente o mesmo do "uso da força".dianne Escreveu:Não acho que o uso de força seja aconselhado, porque pode fazer aumentar o medo dela ainda mais, e a recuperação torna-se mais difícil.
Também já perguntei à veterinária se havia algum desparasitante externo em comprimido e a resposta foi negativa... Se alguém souber de algum, agradeço informação.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.
A resposta foi negativa??pasb Escreveu:
Penso exactamente o mesmo do "uso da força".
Também já perguntei à veterinária se havia algum desparasitante externo em comprimido e a resposta foi negativa... Se alguém souber de algum, agradeço informação.

-
- Membro
- Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm
Em comprimidos só conheço estes, não sei se existem outros, especialmente que tratem também de infestações por carraças...estes são apenas para pulgas...!
Lufeneron (Program): pode ser dado em por via oral ou injectável. Apenas esteriliza as pulgas fazendo com que os seus ovos não se desenvolvam, não mata pulgas adultas.
Nitempiran (Capstar): é dado por via oral e mata as pulgas adultas rapidamente sendo bom para eliminar uma grande infestação por pulgas.
Cumprimentos,
Ricardo
Lufeneron (Program): pode ser dado em por via oral ou injectável. Apenas esteriliza as pulgas fazendo com que os seus ovos não se desenvolvam, não mata pulgas adultas.
Nitempiran (Capstar): é dado por via oral e mata as pulgas adultas rapidamente sendo bom para eliminar uma grande infestação por pulgas.
Cumprimentos,
Ricardo
Volto aqui para agradecer as vossas respostas.
No Domingo, lá nos enchemos de paciência e, com a ajuda da tenaz da lareira e 250 grs. de ossos de entrecosto lá conseguimos aplicar uma pipeta quase completa de desparasitante. Embora a aplicação não tenha sido "exacta" foi eficaz e os resultados são notórios.
Mais uma vez obrigado pela vossa disponibilidade.
Paulo Artur
No Domingo, lá nos enchemos de paciência e, com a ajuda da tenaz da lareira e 250 grs. de ossos de entrecosto lá conseguimos aplicar uma pipeta quase completa de desparasitante. Embora a aplicação não tenha sido "exacta" foi eficaz e os resultados são notórios.
Mais uma vez obrigado pela vossa disponibilidade.
Paulo Artur
Olá Paulo,
Abordar um cão medroso e mesmo devolver-lhe alguma confiança quando o cão está na rua é sem dúvida difícil.
Nestas situações uma boa estratégia é fazer com que o cão faça os avanços, ao invés de sermos nós a fazê-lo.
Como exercício sugiro: prender uma guloseima entre os nossos dedos, fazê-lo lamber, demorar um pouco a largar o biscoito e quando finalmente lhe damos o biscoito, afastamo-nos.
Não vamos voltar a tentar tocar no cão até que se restabeleça\crie uma relação de confiança.
Depois de termos uma relação de confiança estabelecida pode tentar o toque: Na posição agachado, enquanto lhe dá o biscoito (ele a lamber como disse em cima) com a outra mão toque-lhe com calma e ao de leve de lado, NUNCA NA CABEÇA
Claro que isto pode demorar muitoooo tempo. Faça a evolução dos exercícios conforme a evolução do cão.
Boa sorte
Abordar um cão medroso e mesmo devolver-lhe alguma confiança quando o cão está na rua é sem dúvida difícil.
Nestas situações uma boa estratégia é fazer com que o cão faça os avanços, ao invés de sermos nós a fazê-lo.
Como exercício sugiro: prender uma guloseima entre os nossos dedos, fazê-lo lamber, demorar um pouco a largar o biscoito e quando finalmente lhe damos o biscoito, afastamo-nos.
Não vamos voltar a tentar tocar no cão até que se restabeleça\crie uma relação de confiança.
Depois de termos uma relação de confiança estabelecida pode tentar o toque: Na posição agachado, enquanto lhe dá o biscoito (ele a lamber como disse em cima) com a outra mão toque-lhe com calma e ao de leve de lado, NUNCA NA CABEÇA

Claro que isto pode demorar muitoooo tempo. Faça a evolução dos exercícios conforme a evolução do cão.
Boa sorte
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."