Ansiedade Separação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

quinta mar 27, 2014 11:45 am

Bom dia a todos,

Temos andado a treinar o Spark (agora com 8 meses) para que fique sozinho em casa enquanto vamos para o trabalho. Progressivamente fomos alargando o tempo da ausência mas os primeiros 5 minutos após a nossa saída continuam com o mesmo tipo de resposta, ladra e arranha a porta.

Esta semana tem ficado sozinho a parte da manhã desde as 9:30 até ás 13:00 e a vizinha diz que de vez em quando o ouve ladrar. Fica com acesso ao quintal, cozinha, corredores e sala e não temos tido problemas de destruição, excluindo na porta da rua que está toda arranhada :evil: .

Li algumas coisas sobre como o deixar sozinho em casa, deixo o kong recheado para que se entretenha, brinquedos para roer, biscoitos escondidos etc. Acontece que quando chego a casa está tudo na mesma e ele não comeu nada, nem ração nem biscoitos. Água reparei que bebe mas não toca no restante. Quando ainda estamos em casa fica todo entusiasmado com o kong, mas calculo que assim que saímos o ponha de lado. Ontem quando cheguei parei o carro longe para que ele não o ouvisse e fui pé ante pé, ouvi que estava a lamentar-se, provavelmente porque se apercebeu que alguem se aproximou da casa. Outra coisa que hoje reparei é que ao pequeno almoço ele já desconfiava que ía ficar sozinho pois em vez da sua atividade normal que é correr de um lado para o outro deitou-se na cama e enrolou-se
:( e ali ficou, ainda pensei desafiá-lo para brincar e ver se ele reagia mas depois pensei que seria pior estar a excitá-lo quando nós íamos sair dentro de 10 minutos.
Poderá estar a ficar deprimido por ficar sozinho? Devo preocupar-me? O que estou a fazer de errado?
Peço desculpa pelo grande testamento :oops: .

A v/ ajuda é bem vinda.

Obrigada
FranciscaF
Mensagens: 8
Registado: quinta mar 27, 2014 10:46 am

quinta mar 27, 2014 11:54 am

Olá, sou nova por aqui e a minha experiencia com cães é muito muito pouca mesmo..
Não sei se o poderei ajudar mas antes de sair de casa faz alguma festa ao seu cachorrinho? E quando chega comprimenta-o logo?
Pergunto isto porque li que não se deve de fazer a "despedida" quando saimos de casa nem a "festa" quando chegamos.. Ou seja devemos de sair de casa normalmente, e ignorar mos o cachorrinho por completo e quando chegarmos também ignorar-mos até o cachorrinho acalmar-se e so passado uns 10/15 min é que ai sim podemos fazer uns carinhos.
Não sei se isto é verdade ou não, mas fica a informação dada de qualquer das formas.
Outras dicas que li foi deixar o rádio ligado, uma peça de roupa sua para ele cheirar.. uma que me pareceu bastante eficaz é levar o cachorrinho a correr para fazer exercicio e assim quando chegar a casa estará cansado e irá ficar a dormir enquanto se ausenta..
Espero de alguma forma ter ajudado!
Cumprimentos
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

quinta mar 27, 2014 12:12 pm

Olá Francisca, Bom dia,

Li entretanto o seu post e a sua atitude foi magnifica, fico muito contente que tenha adotado o patudo e espero que tudo corra bem. É bom saber que no meio daquilo que vivemos todos os dias ainda existem pessoas com coração.

Em relação ao Spark, acho que temos seguido as instruções todas, não lhe fazemos festas nem nos despedimos á saída, nem quando chegamos até que se acalme, tenho-me levantado mais cedo para fazer uma caminhada de 40 minutos com ele, chegamos a casa vou ao quintal escová-lo e ainda brincamos um pouco e deixo-lhe ficar uma camisola velha minha (embora me pareça que ele não lhe faz grande caso :? )
FranciscaF
Mensagens: 8
Registado: quinta mar 27, 2014 10:46 am

quinta mar 27, 2014 12:15 pm

Não acho a minha atitude nada demais, acho que a grande maioria aqui do forum faria o mesmo ;)


Realmente estão a fazer tudo bem.. Um treinador será muito despendioso para si?
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quinta mar 27, 2014 12:18 pm

Com o meu acontece o mesmo.

Eu posso deixar comida por todo o lado e ele não toca até alguém chegar a casa. Não sei exatamente qual o motivo.

Aparentemente estás a fazer tudo bem, dá mais algum tempo.
A única coisa que faria diferente é a questão da brincadeira. Não seria uma das ultimas coisas que faria com ele antes de sair.
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

quinta mar 27, 2014 12:21 pm

Temos andado a ter aulas de treino em casa. Até aqui temos trabalhado a obediencia, coisas como o senta, fica, deita, e principalmente o larga, pois o meu Spark é ladrão compulsivo, quando vê algo que não lhe pertence fora de sítio, pega e foge :(

Só ainda tivemos 4 aulitas mas já da para ver algumas melhoras. Esta semana por problemas de disponibilidade não vamos ter aulas. Mas esta é uma situação que pretendo falar com a treinadora na próxima sessão.
Pensei entretanto (como para segunda feira ainda falta um pouco) colocar aqui a questão e saber se alguém já tinha passado pelo mesmo.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta mar 27, 2014 12:55 pm

Está muito vulgarizada essa "informação" de que não se deve falar com o cão ao sair, mas, além de ser uma má interpretação das recomendações dos treinadores, na prática não resulta bem. Como se vê.

O cão muito ligado aos donos fica angustiado quando os vê sair sem uma palavra nem um olhar. Sente-se só e desprezado, não perceb porquê, e provavelmente teme que o abandonem. E queixa-se, pois claro.

Sim, trate dos seus preparativos para sair sem fazer dramas, com a naturalidade descontraída com que faz todas as outras coisas, mas despeça-se do cão quando estiver a sair. Diga-lhe qualquer coisa, "Até logo", "A dona já vem", "Vai para a cama", o que lhe ocorrer. O que importa é que o animal perceba que não vai ficar abandonado por donos que naquelas alturas já não lhe ligam. Um cão não é uma peça de mobiliário, é um ser vivo com sensações - alegria, mas também medo e solidão.

Reveja o que faz no momento de sair e experimente depedir-se dele, sem lamechices nem festas, apenas com a naturalidade necessária para o acalmar.

Boa sorte.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta mar 27, 2014 1:44 pm

Floripes3 Escreveu: O cão muito ligado aos donos fica angustiado quando os vê sair sem uma palavra nem um olhar. Sente-se só e desprezado, não perceb porquê, e provavelmente teme que o abandonem. E queixa-se, pois claro.
Isto é uma fantasia. Os cães não têm este tipo de ideias complexas :D :D

Adiante, o treino de obediência é muito importante, verdade, mas quanto à ansiedade por separação qual é o protoloco que o profissional está a colocar em pratica?

De qualquer forma, ainda que não tenham sessões agendadas para breve, se tem dúvidas acho que deve esclarecer com treinador, naturalmente que essa pessoa estará disponível para lhe prestar os esclarecimentos necessários.

Boa sorte
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quinta mar 27, 2014 4:05 pm

Não sei se existem muitos estudos sobre isso mas, a dependência que alguns animais têm pelos seus donos é por questões de sobrevivência. Depende deles para sobreviver.

Quando inesperadamente ele se afasta é como se o que o mantém vivo também se fosse embora.

Um animal que não depende tanto do seu dono é mais independente na obtenção de alimento e por isso não tem tanta necessidade de seguir. Como acontece com alguns cães abandonados. Isto normalmente acontece com animais sociais.
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

quinta mar 27, 2014 4:16 pm

Boa tarde,

Obrigada pelos vossos comentários. Pelas indicações da treinadora o que teríamos que fazer seria aumentar o tempo de ausencia progressivamente, não dar muito enfase á nossa saída de casa, agir com naturalidade sem fazer festas ou brincadeiras e na altura da entrada não fazer festas nem interagir com ele até que se acalme.

Em relação a este comportamento dele ainda não falei com a treinadora, mas temos uma sessão agendada para segunda feira. No entanto parece-me haver uma melhoria pois hoje quando cheguei a casa á hora de almoço reparei que tinha comido os biscoitos e o recheio do kong :wink: .

Vamos ver como corre amanhã.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta mar 27, 2014 4:31 pm

Ressa não sei se entendi bem o que explicou mas o que quero dizer em relação à sua observação é o seguinte: o cão vê o dono como um recurso de extraordinário valor, porque é o dono que lhe proporciona todos os outros recursos que o cão valoriza também (comida, brincadeira, afecto…).
Um cão abandonado (por definição sem dono) não tem quem seguir. Muitas vezes as pessoas contam que deram comida a um cão de rua e que depois tiveram dificuldades para o que o cão deixasse de as seguir. Este comportamento tem a sua lógica, precisamente pelo que acabei de explicar.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
FranciscaF
Mensagens: 8
Registado: quinta mar 27, 2014 10:46 am

quinta mar 27, 2014 4:34 pm

LFGomes Escreveu:Ressa não sei se entendi bem o que explicou mas o que quero dizer em relação à sua observação é o seguinte: o cão vê o dono como um recurso de extraordinário valor, porque é o dono que lhe proporciona todos os outros recursos que o cão valoriza também (comida, brincadeira, afecto…).
Um cão abandonado (por definição sem dono) não tem quem seguir. Muitas vezes as pessoas contam que deram comida a um cão de rua e que depois tiveram dificuldades para o que o cão deixasse de as seguir. Este comportamento tem a sua lógica, precisamente pelo que acabei de explicar.

Concordo e já comprovei isso mesmo. O caozinho que acolhi seguia as pessoas mesmo se não lhe dessem comida e esfregava-se nas pernas para ter afecto
safira92
Membro
Mensagens: 168
Registado: segunda jan 27, 2014 1:28 pm

quinta mar 27, 2014 6:07 pm

porque nao lhe arranja um amiguinho? a minha cadela(buldogue francês)que é uma raça super apegada aos donos ,que não são ideais para pessoas fiquem mais de 8 horas fora de casa ,mas pelo estranho pareça ela so choro os 2 primeiros dias ,ela tem quase 3 meses,não sei se ela não chora porque tenho um gato e apesar de ficarem separados(porque ela só faz ''mal'' ao gato e ja levou umas arranhadelas quase na vista ) mas pense nisso :)
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quinta mar 27, 2014 7:35 pm

Francisca e LFGomes, nós é que habituamos e ensinamos o nosso companheiro a comportar-se de determinada maneira perante determinada situação, aceitar afeto, juntar-se a nós, deitar-se aos nosso pés ou dar-nos umas lambidelas. E como? Através do sentimento de proteção que transmitimos e/ou através de alimento, não é o que se usa quando se pretende treina-lo? Eu sei que não é a única técnica.
Se pegassem num cão que nunca esteve em contacto com humanos e comparecemos com um que esteve em contacto e que habitualmente brincava com o dono, o comportamento de um é diferente do outro. Com o 1º se tentássemos brincar com ele, provavelmente afastava-se, com o 2º vinha a correr na nossa direção para brincar.
janelle
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: quarta nov 14, 2012 5:46 pm

quinta mar 27, 2014 9:09 pm

boa noite,

O meu cão sofria desse problema, tive de contratar uma profissional para me ajudar a resolver o problema.
Assim por alto os pontos focados são fazer exercicio vigoroso, tentar mudar determinadas rotinas, como meter chaves ao bolso mas não sair de casa, vestir o casaco e ir para o sofá etc.
A nível de brinquedos tb foi aconselhado o uso de kongs e dispensadores de ração, temos mais sucesso com este ultimo pois ele demora mais tempo a "limpar" o brinquedo.
Passamos a alimenta-lo apenas nesses brinquedos e quando estamos em casa ele perde acesso aos mesmos para n perderem "valor".
E como ja foi dito, ignora-lo antes de sair e no regresso, e ir fazendo saídas graduais.
Responder

Voltar para “Cães”