Problema de ansiedade??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
putxicuocas
Registado: segunda mar 31, 2014 10:09 am

segunda mar 31, 2014 10:19 am

Ola
Tenho uma cadela com 6 meses e estou a ficar desesperada com uma situação...
Ela durante o dia porta-se bem, não destrói quase nada, se a levarmos a passear (mais ou menos 3 vezes ao dia) ela faz xixi lá fora (se eventualmente estiver muito aflita vai ao resguardo). De noite fica na cozinha é la a cama dela e ela ate dorme durante a noite sem problemas. O problema é de manhã aí por volta das 7h-8h quando ela acorda e começa a arranhar compulsivamente a porta, rói coisas, destrói o resguardo, tudo o que apanhar rói, faz xixi no chão todo da cozinha e depois patinha tudo. Geralmente eu acordo com este cenário :cry:

O que é que eu faço para ela deixar de fazer isto? Isto parece-me ser um comportamento de ansiedade, uma vez que ela deve acordar e não nos vê e passa-se, eventualmente quando fica sozinha em casa também faz isto, mas não tão grave.

Help!!
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

segunda mar 31, 2014 10:34 am

Não vai gostar, mas neste caso eu aconselho a que acorde mais cedo e vá com ela à rua...

Ou então brinque com ela até mais tarde, para que durma até mais tarde também. Eles quando acordam depois de uma longa noite de sono descansado (que em alguns casos pode começar logo às 21h!) estão cheios de energia e querem é brincar, brincar, brincar! Eles fazem xixi logo depois de acordar, com 6 meses ainda não aguenta uma noite inteira e umas horas de manhã, quando tem de ser, tem de ser :P

Como acorda cheia de energia e não tem ninguém para brincar, vai entreter-se com o que estiver mais à pata de semar :wink:

Quanto à ansiedade por estar sozinha que também parece haver, vá habituando a cachorra a estar sozinha numa divisão, mesmo com os donos em casa. Invista em brinquedos para rechear com ração. Recheie um bastante delicioso, ponha-o na cama dela e saia da divisão quando ela estiver tão absorta no brinquedo que já nem lhe ligue nenhuma. Depois volte. Depois saia outra vez. Depois volte.
Vá circulando, sente-se numa cadeira (dentro e fora da divisão) até que a presença ou não do dono na divisão seja irrelevante. Tudo com muita naturalidade, aproveite para arrumar coisas de uma divisão para a outra que estejam espalhadas, por exemplo.
Depois comece por fechar a porta por períodos curtos (noutra sessão, atenção, baby steps :wink: ) até que seja uma coisa bastante natural para ela ficar sozinha.

Depois faça todo o processo com a porta da rua. É importante que o cachorro tenha um cantinho só dele em que fica a comer os brinquedos recheados, que seja o seu refúgio para quando o dono não está :wink:
putxicuocas
Registado: segunda mar 31, 2014 10:09 am

segunda mar 31, 2014 11:13 am

Obrigada sportinguista pela resposta!

Já tinha pensado nisso de acordar para leva-la à rua, não o tinha feito ainda porque achava que o verdadeiro problema não era esse, pois me parecia que ela apesar de obviamente ter vontade de urinar, urinava mais por ansiedade (pelo facto de o fazer em vários locais no chão em vez de no resguardo). Mas se for essa a solução lá terá de ser.

Vou colocar também as outras dicas em prática, pois parece-me que ela está muito ligada a nós, pois ela quase nunca está sozinha, está sempre alguém em casa, e ela segue-nos para todo o lado, por exemplo se eu estiver a cozinhar ela está na cozinha se eu estiver na sala ela vem para a sala e assim sucessivamente.

Já tentei também durante a noite deixar a porta da cozinha aberta dando-lhe acesso ao corredor e hall de entrada, com o objectivo de lhe deixar uma área mais "alargada", mas não serviu de nada pois passado uns tempos ela começou a roer os cestos do móvel da entrada pouco depois de acordar. Achei que ela não ficasse tão ansiosa se não ficasse "fechada" na cozinha, mas ela continuou a ter o mesmo comportamento: xixi no chão e roer. Tive de voltar a fechar a porta da cozinha. :(

Acho mesmo que há aqui um problema de ansiedade de separação, vou por estas dicas em pratica e se alguém tiver mais dicas ou tiver passado pelo mesmo agradeço mais opiniões! :)
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

segunda mar 31, 2014 11:28 am

Tudo o que descreveu é um problema muito comum em cachorros.

Eles vão para casa dos donos numa altura em que a mãe os está a começar a ensinar a ficar sozinhos. Quando são adoptados os donos são super-protectores nos primeiros dias e nunca deixam os cachorros estar sozinhos, não continuam o trabalho que a mãe começou.

Depois as férias ou o fim-de-semana prolongado acabam, os donos voltam ao trabalho e o cachorro, que teve companhia 24h, de repente vê-se sozinho por várias horas e é aí que os problemas começam :wink:

Quanto mais espaço e divisões têm nesta altura, mais coisas novas vão encontrar para roer :wink:
Outra coisa que pode fazer é ir variando os brinquedos que lhe deixa, para que não sejam sempre os mesmos.
Se ela tem 4 brinquedos diferentes deixe apenas 2 de cada vez, variando as combinações e o local onde os deixa. Brinque com ela com os brinquedos, para que fiquem com o cheiro dos donos e para que tenham valor e sejam associados à brincadeira.
Kikok2
Registado: quinta mar 27, 2014 8:04 pm

segunda mar 31, 2014 7:07 pm

Eu acho que o problem dela é mesmo o facto de acordar e não vos poder ver.
Se não poder/quiser deixar a porta do quarto aberta para que vos possa ver, então talvez possa deixar uma peça de roupa com ela para que sinta o vosso cheiro e não sozinha.
Responder

Voltar para “Cães”