ajuda para justiça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

maraya
Membro Veterano
Mensagens: 4217
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo abr 06, 2014 8:22 pm

Sempre ouvi dizer que no caso de invasão de propriedade em que o "invasor" seja atacado pelo cão, o dono da propriedade pode processa-lo por invasão de propriedade, mas o invasor também pode processar o dono do animal pelo ataque.
E nesse caso dependendo da gravidade o cão pode ficar classificado como "cão perigoso" e o dono terá de cumprir com o que esse estatuto exige ou então se o caso for mais grave o cão pode ser abatido.

Foi assim que sempre ouvi..
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

domingo abr 06, 2014 8:39 pm

maraya Escreveu:Sempre ouvi dizer que no caso de invasão de propriedade em que o "invasor" seja atacado pelo cão, o dono da propriedade pode processa-lo por invasão de propriedade, mas o invasor também pode processar o dono do animal pelo ataque.
E nesse caso dependendo da gravidade o cão pode ficar classificado como "cão perigoso" e o dono terá de cumprir com o que esse estatuto exige ou então se o caso for mais grave o cão pode ser abatido.

Foi assim que sempre ouvi..
Também é a ideia que tenho
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

domingo abr 06, 2014 8:43 pm

joana_boris Escreveu: Agora, isso não significa que a pessoa que invadiu a propriedade pode ser mordida por um animal até ao morte e não haver responsabilidades para ninguém.
há responsabilidade para quem invadiu.
acho muito injusto o cão guardar o território e ainda ter de sofrer consequências e mesmo o dono ter de ser responsável por lhe invadirem a propriedade, agora nem dentro da própria casa podemos estar descansados! :roll:
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

domingo abr 06, 2014 9:00 pm

Mesmo perante a lei penso, e foi assim que me informaram, que há diferença entre invadir propriedade para roubar ou, por exemplo um miúdo para ir buscar uma bola, uma criança que põe a mão na grade, etc.
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

domingo abr 06, 2014 9:06 pm

joana_boris Escreveu:Mesmo perante a lei penso, e foi assim que me informaram, que há diferença entre invadir propriedade para roubar ou, por exemplo um miúdo para ir buscar uma bola, uma criança que põe a mão na grade, etc.
pois e n ha miudos a roubar e adultos a ir buscar bolas?
como se sabe??
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

domingo abr 06, 2014 9:29 pm

Claramente temos visões diferentes daquilo que é um castigo merecido para quem invade a propriedade alheia. Perder a vida ou ficar inválido, para mim, não é. Mas não vou discutir mais este assunto, até porque é um off topic.
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

domingo abr 06, 2014 9:30 pm

Claramente temos visões diferentes daquilo que é um castigo merecido para quem invade a propriedade alheia. Perder a vida ou ficar inválido, para mim, não é. Mas não vou discutir mais este assunto, até porque é um off topic.
JBranquinho
Membro Veterano
Mensagens: 243
Registado: quarta dez 14, 2011 6:42 pm
Localização: Cães: Nero, Carlota, Max, Diana, Nero II, Tininho

domingo abr 06, 2014 9:36 pm

Acho que não se trata de ser merecido ou não, mas na lei não podem estar previstas as intenções...se eu entrar em casa/terreno/propriedade alheio poderei sempre dizer que estava apenas a ir apanhar uma bola (mesmo que a ideia fosse ir roubar) enquanto que o dono poderá sempre dizer que eu ia roubar (mesmo que fosse só apanhar uma bola). Em casos em que não há provas como videos ou testemunhas a lei não consegue contemplar tudo portanto é simples, é privado não se pode entrar. Neste caso o dito animal limitou-se a proteger o que era dele como cão de guarda que é, talvez ensinado pelo proprio dono como é seu direito, infelizmente não fez foi a distinção entre um ladrão ou um caozinho inofensivo de pequeno porte...
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade."<strong>
<p align="right"> Leonardo Da Vinci </p>
</strong></strong></strong></strong></strong>
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

domingo abr 06, 2014 9:37 pm

JBranquinho Escreveu:Acho que não se trata de ser merecido ou não, mas na lei não podem estar previstas as intenções...se eu entrar em casa/terreno/propriedade alheio poderei sempre dizer que estava apenas a ir apanhar uma bola (mesmo que a ideia fosse ir roubar) enquanto que o dono poderá sempre dizer que eu ia roubar (mesmo que fosse só apanhar uma bola). Em casos em que não há provas como videos ou testemunhas a lei não consegue contemplar tudo portanto é simples, é privado não se pode entrar. Neste caso o dito animal limitou-se a proteger o que era dele como cão de guarda que é, talvez ensinado pelo proprio dono como é seu direito, infelizmente não fez foi a distinção entre um ladrão ou um caozinho inofensivo de pequeno porte...
x2
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo abr 06, 2014 9:50 pm

Ganda filme... uma grade de 10cm onde nem um pé cabe, o cão fica lá com a fuça tempo suficiente para o outro vir de "lá de dentro", e consegue agarrar o cão ao ponto de o fazer passar pelas grades de 10cm?!?!?... Sou só eu que estou a ver mal a coisa???

Um cão de 10kg à mercê de um Pastor Alemão e "safa-se" por ter desmaiado?!?...

Mas como raio um cão de 10kg passa por grades de 10cm?!?!?....


:roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

domingo abr 06, 2014 9:57 pm

JBranquinho Escreveu:Acho que não se trata de ser merecido ou não, mas na lei não podem estar previstas as intenções...se eu entrar em casa/terreno/propriedade alheio poderei sempre dizer que estava apenas a ir apanhar uma bola (mesmo que a ideia fosse ir roubar) enquanto que o dono poderá sempre dizer que eu ia roubar (mesmo que fosse só apanhar uma bola). Em casos em que não há provas como videos ou testemunhas a lei não consegue contemplar tudo portanto é simples, é privado não se pode entrar. Neste caso o dito animal limitou-se a proteger o que era dele como cão de guarda que é, talvez ensinado pelo proprio dono como é seu direito, infelizmente não fez foi a distinção entre um ladrão ou um caozinho inofensivo de pequeno porte...
x3

obrigada por explicares mais detalhadamente o que eu estava a querer dizer
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
rpoeiras
Membro
Mensagens: 167
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm
Localização: Max (Rottweiler), Nina (SRD) e Mia (Amstaff)

domingo abr 06, 2014 9:58 pm

-Tambor- Escreveu:Pois não, nesse caso quem se lixava era o cão.
Tal como a Tambor disse, quem se lixava era o cão.
Não existe regime de excepção na Lei para quando um cão ataca uma pessoa, seja fora ou dentro de propriedade privada. Se a pessoa que for mordida apresentar queixa tem direito a indemnização e dependente dos danos causados, o cão pode ser somente "colocado" no regime de "cães perigosos" ou ser abatido.
Neste caso em particular, se fosse FORA da propriedade privada poderia fazer queixa, ao ser dentro da propriedade privada não existe nada na lei que diga que seja punido.

Cumprimentos,

Ricardo
Última edição por rpoeiras em domingo abr 06, 2014 10:04 pm, editado 1 vez no total.
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

domingo abr 06, 2014 10:03 pm

outra coisa não é o que é merecido ou não mas nos como pessoas racionais devemos saber que não devemos entrar uma casa alheia, mesmo miudos de 6anos têm uma inteligência superior a um cão e sabem perfeitamente distinguir o certo do errado, as vezes é que tem mais piada saltar um muro e arriscar ser apanhado principalmente quando os amigos desafiam.
não estou a dizer que é justo ou merecido apenas não é justo de forma alguma o cão ou o dono serem responsabilizados por uma coisa que um ser racional optou por fazer.
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

domingo abr 06, 2014 10:42 pm

Já fugiram ao assunto inicial, até porque o user nunca mais disse nada. Não deve ter gostado de não ter razão :roll:

O único acesso que os meus cães têm para a rua é uma nesga de menos de 5 cm entre o chão e o portão. Não foi um nem dois cães que lá foram meter o nariz.

Aos que tinham dono eu avisei: não me responsabilizo por danos causados em narizes e patas alheios que se metam debaixo do portão. E não me responsabilizo mesmo, venha quem vier, cão que passeia com o dono tem de ser controlado pelo dono, quer tenha trela ou não.

Os meus cães não metem o nariz em portão algum, afasto-me dos portões que sei que têm cães e passo calmamente para não os acordar, na maior parte das vezes, para evitar que fiquem demasiado excitados. Quem não tem o mesmo nível de civismo arrisca-se a ter um lulu com um piercing forçado :roll:

Quanto a pessoas, quem lá for meter a mão por baixo, peço desculpa, mas é idiota e estava a pedi-las. As crianças que não têm capacidade de perceber que não devem por lá a mão não andam sozinhas na rua e se houver algum problema é negligência dos pais.

Já apanhei um senhor a meter-se com os cães a por o pé por baixo do portão. Preguei-lhe um susto do caraças quando o apanhei com a boca na botija e levou nas orelhas, para além do aviso do costume: se eles morderem eu não me responsabilizo, não tem nada que meter o pezinho onde não deve :wink:

Civismo acima de tudo, quem não quer chatices não invade propriedades, seja porque motivo for.
luis18andre
Mensagens: 5
Registado: domingo abr 06, 2014 5:21 pm

segunda abr 07, 2014 12:18 pm

TheOne Escreveu:Ganda filme... uma grade de 10cm onde nem um pé cabe, o cão fica lá com a fuça tempo suficiente para o outro vir de "lá de dentro", e consegue agarrar o cão ao ponto de o fazer passar pelas grades de 10cm?!?!?... Sou só eu que estou a ver mal a coisa???

Um cão de 10kg à mercê de um Pastor Alemão e "safa-se" por ter desmaiado?!?...

Mas como raio um cão de 10kg passa por grades de 10cm?!?!?....


:roll:
tudo isso é muito bonito quando não sentimos na pele o meu cão estava na rua foi puxado para propriedade privada passou por uma grade de 10cm eu assisti a tudo sem poder fazer nada nem entrar dentro dessa propriedade eu podia. o cão meteu o focinho?quem não é curioso que mande a primeira pedra
quero agradecer a todos os comentarios que me mandaram infelizmente a ajuda não foi nenhuma

os animais são o retrato dos seu donos

não queiram sentir na pele o que eu senti
mais uma vez obrigado
Responder

Voltar para “Cães”