Trela e/ou arnês

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Kira676
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: quarta jan 29, 2014 12:10 am

quarta abr 23, 2014 10:59 pm

Boas,

Tenho uma cadela com 10 meses. Ela tem imensa energia, e , embora va a rua com ela 2 a 3 vezes por dia, cada vez que e para ir a rua ela fica completamente malucaaa!!! Desde os 5 meses que lhe uso a trela estranguladora e resulta, porém, ela é super teimosa e muitas vezes se faz de esquecida que tem aquilo e que a esta a sofucar e puxa na mesma. Não é um passeio assim tão mau em que vou completamente de arrojo (tipo filme :lol: :lol: ), porém as vezes torna-se desagradavel porque ela quando nao puxa, finge que e uma suricata, e começa a andar levantada com as patas da frente todas esticadas e aos saltinhos com as de tras :lol: :lol: :lol: . Ja tentei varias estranguladoras, ja experimentei tambem as coleiras semi-estranguladoras e "nicles batatoides". Hoje no jardim com ela experimentei o arnês de um senhor que usa na sua weimaraner que é daqueles que fica por baixo da axila e que parece que prende os movimentos, e, por incrivel que pareça gostei imenso daquilo ela nao puxou :D . Ja alguem experimentou este arnês? Sabem algum com um valor em conta? Ela é de raça media.

Aguardo resposta.

Obrigada
MaYxAs
Membro
Mensagens: 56
Registado: sábado nov 15, 2003 1:57 pm

quarta abr 23, 2014 11:39 pm

Kira recomend-lhe um peitoral chamado Easy Walk. Experimentei e gosto bastante do mecanismo porque não aleija o animal apenas o puxa de frente redireccionando a sua atenção. Foi aqui que adquiri o meu: https://www.lojadocao.pt/peitoral-easy-walk
afterdark
Membro Veterano
Mensagens: 254
Registado: sábado abr 20, 2013 5:49 pm

quinta abr 24, 2014 12:00 am

Recomendo os peitorais da julius k9.
JBranquinho
Membro Veterano
Mensagens: 243
Registado: quarta dez 14, 2011 6:42 pm
Localização: Cães: Nero, Carlota, Max, Diana, Nero II, Tininho

quinta abr 24, 2014 12:39 am

Estando correcto ou não tenho utilizado um pouco daquilo que aprendi com os programas do encantador de cães e em alguns livros que li.

Se puxa muito exprimente a dar um esticão na trela, curto e seco não prolongado para não sufocar até que deixe de puxar. Se não resultar obrigue-a a sentar na rua durante um pouco parados no mesmo sittio até que se acalme.
Comece também com uma redea mais curta e vá dando liberdade à medida que a vá merecendo.
Exprimente também enquanto caminha se o patudo começar a puxar, fazer mudanças de direção, assim obriga-a a tomar mais atenção a si e não a ela proprio. Por outro lado se continuar a caminhar na direção em que ela queria ir o que ela vai entender é que se puxar um pouco, tenho alguma luta e algum sufoco mas consigo ir para o sitio que quero.

Existem por ai treinadores talvez tenham dicas melhores que as minhas, mas deixo aqui o meu testemunho de que estas tecnicas até agora têm resultado sem nunca ter precisado de coleiras estranguladoras nem outro tipo de acessórios.
Boa sorte ;)
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade."<strong>
<p align="right"> Leonardo Da Vinci </p>
</strong></strong></strong></strong></strong>
MaYxAs
Membro
Mensagens: 56
Registado: sábado nov 15, 2003 1:57 pm

quinta abr 24, 2014 1:40 am

JBranquinho Escreveu:Estando correcto ou não tenho utilizado um pouco daquilo que aprendi com os programas do encantador de cães e em alguns livros que li.

Se puxa muito exprimente a dar um esticão na trela, curto e seco não prolongado para não sufocar até que deixe de puxar. Se não resultar obrigue-a a sentar na rua durante um pouco parados no mesmo sittio até que se acalme.
Comece também com uma redea mais curta e vá dando liberdade à medida que a vá merecendo.
Exprimente também enquanto caminha se o patudo começar a puxar, fazer mudanças de direção, assim obriga-a a tomar mais atenção a si e não a ela proprio. Por outro lado se continuar a caminhar na direção em que ela queria ir o que ela vai entender é que se puxar um pouco, tenho alguma luta e algum sufoco mas consigo ir para o sitio que quero.

Existem por ai treinadores talvez tenham dicas melhores que as minhas, mas deixo aqui o meu testemunho de que estas tecnicas até agora têm resultado sem nunca ter precisado de coleiras estranguladoras nem outro tipo de acessórios.
Boa sorte ;)
Os métodos do encantador de cães estão muito ultrapassados. Cada vez se sabe mais sobre o comportamento canino (há cada vez mais artigos cientificos a serem publicados). Aconselho-o a ler estes artigos sobre teoria da dominância:

http://drsophiayin.com/philosophy/dominance
https://www.doglink.pt/artigos/se-voce- ... bem-o-sera
https://www.doglink.pt/artigos/os-caes- ... o-os-alfas

à medida que sabemos mais sobre cães e o seu comportamento, mais capacidades temos para comunicamos com eles e os treinarmos. Eu perfiro treino por reforço positivo, e utilizar acessórios que me facilitem a tarefa sem suprimir o meu cão.
JBranquinho
Membro Veterano
Mensagens: 243
Registado: quarta dez 14, 2011 6:42 pm
Localização: Cães: Nero, Carlota, Max, Diana, Nero II, Tininho

quinta abr 24, 2014 1:56 am

Já li dois dos 3 e continuo a ler sempre que os encontro e não digo que estejam desultrapassados, inclusive cheguei a ve-lo utilizar coleiras de choques e etc coisa que eu nunca faria aos meus, eu não disse que fazia o mesmo que ele na integra exactamente por não concordar, é preciso ter espirito critico com o que lemos e vemos por aí ainda que muitas vezes por nossa conta e risco mas isto sou eu que sou apenas um curioso e autodidata a dar a forma como interpreto. Acho que ferramentas estão por aí disponiveis é uma questão de as saber escolher.

Não julgo que se trate de dominancia, agressividade ou de suprimir, e julgo que as dicas que dei vao um pouco no sentido do reforço positivo, se ele caminhar com calma e prestar atençao o passeio começa, se continuar a puxar o passeio fica em "pause". Da mesma forma que se ele puxar, não pode ir cheirar onde quer porque eu mudo de direção, se não puxar, havemos de lá chegar. Uns biscoitinhos também ajudam as vezes.
E claro quando refiro um puxão curto e seco não se trata de suprimi-lo sufoca-lo ou nada que se pareça, até porque se ele entender isso como um "para" e associar aquilo a uma especie de dica para lhe dizer "tas-te a esticar" LOL acaba por sufocar muito menos do que constantemente a puxar.

Ah e editei so para acrescentar: Quanto aos peitorais e etc ainda a outra tarde conheci uma senhora com um leão da rodésia que tinha cerca de 45kg ainda jovem e cheio de energia, dizia ela que tinha gasto uma porrada de dinheiro numa coisa dessas e mal chamou o bixo para o prender la foi ela quase de rojo atras do animal e não lhe valeu de nada o peitoral carissimo todo XPTO, não que eu fique feliz com o mal dos outros mas acabei por me rir um bocado com a situação.

De qualquer das formas agradeço por ter partilhado irei ler de seguida ;)
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade."<strong>
<p align="right"> Leonardo Da Vinci </p>
</strong></strong></strong></strong></strong>
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quinta abr 24, 2014 9:58 am

Acho que chamar "coleira de choques" dá uma conotação demasiado negativa tendo em conta o efeito que causa.

Nunca utilizei no meu mas, do que pude experimentar apenas dá uma sensação de tremor. Muitas vezes, é o suficiente para o "surpreender" e chamar à atenção.

De resto, concordo que a dominância não é tudo mas, não deixa de ser importante, quando o que se pretende é mudar atitudes e transmitir a ideia de que os donos têm que ser mais disciplinadores e menos permissivos. O que também faz falta a muitos pais.
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta abr 24, 2014 10:12 am

Ressa Escreveu:Acho que chamar "coleira de choques" dá uma conotação demasiado negativa tendo em conta o efeito que causa.

Nunca utilizei no meu mas, do que pude experimentar apenas dá uma sensação de tremor. Muitas vezes, é o suficiente para o "surpreender" e chamar à atenção.
Está a falar de quais exactamente? o ultimo que vi a treinar com isso na véspera de um RCI até caiu para o lado porque o dono tinha aquilo na intensidade máxima.
Não vamos aqui confundir as pessoas, há coleiras e coleiras, senão de hoje para amanhã acham que não tem mal "treinar" os cães dessa forma.

Cumps.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta abr 24, 2014 10:14 am

Agora para responder ao user que abriu o post, não recomendo nenhum dos métodos que está a utilizar e\ou a pensar utilizar.
Um trela normal, reforço positivo e paciência.

Boa sorte
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

quinta abr 24, 2014 10:58 am

afterdark Escreveu:Recomendo os peitorais da julius k9.
A julius também vende arneses easy walk, os normais da julius num cão que puxa fazem efeito cão de trenó, o que só vai agravar a situação.

Independentemente do que comprar (excepto estranguladoras, não usem isso...) nada resulta se não houver um treino associado.

O que reforça o cão é o andar para a frente. Tem de ter muita (muita, muita) paciência e não deixar que ele seja reforçado quando puxa, ou seja, não anda e pronto. Quando a trela estiver sem tensão aí ele pode andar, dê-lhe biscoitos e faça-o perceber que não puxar é a melhor coisa que ele pode fazer num passeio, já que lhe permite ir cheirar os arbustos todos, comer biscoitos etc.
JBranquinho
Membro Veterano
Mensagens: 243
Registado: quarta dez 14, 2011 6:42 pm
Localização: Cães: Nero, Carlota, Max, Diana, Nero II, Tininho

quinta abr 24, 2014 11:13 am

Encontrei num Livro que tenho cá em casa que se chama Adestramento Inteligente de Alexandre Rossi. Poderá ser util para o user ou para algum outro que leia. Fica aqui um excerto:
ALTERNATIVAS MAIS EFICIENTES QUE O ENFORCADOR:
Alguns cachorros engasgam, enforcam-se e não param de puxar a guia, mesmo com o enforcador.
Existem equipamentos que substituem o enforcador e facilitam ainda mais o controle da força de tração,
além de ensiná-los a não puxar a guia, sem enforcá-os.
Halti: Coleira de cabeça, toda vez que o cão puxa a guia a cabeça dele vira automaticamente, o
que o faz aprender a parar de puxar. Não é uma focinheira e não machuca o cão. Quando tracionado
também fecha a boca do cão.
Loop: Peitoral modificado para causar desconforto quando o animal traciona a guia. Peitorais
normais estimulam o cão a puxar a guia cada vez mais.
"Gentle Lead": Semelhante ao Halti, mas mais simples. Ambos funcionam bem.
Todos estes equipamentos permitem que o cão transpire, beba água e morda, mas, mesmo assim,
devem ser utilizados sob supervisão humana.
A desvantagem destes equipamentos é que seu uso deve ser introduzido aos poucos ao cão, pois,
como é uma novidade, no começo é natural o cão se sentir incomodado com o equipamento e tentar tirálo.
Acostume seu cão a utilizá-lo antes de prender a guia e ir passear.
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade."<strong>
<p align="right"> Leonardo Da Vinci </p>
</strong></strong></strong></strong></strong>
Kira676
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: quarta jan 29, 2014 12:10 am

quinta abr 24, 2014 11:33 am

Agradeço todas as respostas aqui dadas... Desde os 5 meses tal como referi que a treino com reforço e claro quando ela puxa eu repreendo-a e paro automaticamente e digo "fica" e ela nem se volta a mexer. Ja experimentei quase tudo, so me falta mesmo o cany collar e este arnês estilo easy walker.... Se bem que este easy walker nao me parece que va resultar muito :roll: :roll: . É bom? Porque o que eu experimentei ontem nao era igual a esse, e nao conheço ninguem que tenha esse para eu puder experimentar nela ...
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

quinta abr 24, 2014 12:38 pm

Kira676 Escreveu:Agradeço todas as respostas aqui dadas... Desde os 5 meses tal como referi que a treino com reforço e claro quando ela puxa eu repreendo-a e paro automaticamente e digo "fica" e ela nem se volta a mexer. Ja experimentei quase tudo, so me falta mesmo o cany collar e este arnês estilo easy walker.... Se bem que este easy walker nao me parece que va resultar muito :roll: :roll: . É bom? Porque o que eu experimentei ontem nao era igual a esse, e nao conheço ninguem que tenha esse para eu puder experimentar nela ...
Sugiro que pesquise um pouco mais sobre a forma de treinar o não puxar à trela com reforço positivo. Repreender quando puxa e dizer fica claramente não resulta, pois não está a ensinar nada ao cão nem tão pouco é treino com reforço positivo.

O treino com reforço positivo tem como base a premissa de que cada comportamento do cão dá origem a um reforço, que pode ser negativo ou positivo.
O reforço positivo de um determinado comportamento aumenta a frequência com que esse comportamento ocorre.

Se o cão de vez em quando puxa e consegue andar mais depressa para o arbusto e de vez em quando puxa e o dono repreende-o (como, já agora?) e diz fica (que deve significar estar quieto enquanto o dono se afasta), então ele vai continuar a puxar porque de vez em quando resulta e ele é reforçado, logo vai aumentar a frequência desse comportamento.

Aqui o que tem de pensar é: qual é a consequência para o meu cão de ele puxar a trela? E também tem de avaliar o que é para ele um reforço. Não é só comida ou festinhas. Andar é por si só um reforço, cheirar os arbustos outro reforço, o dono falar com ele (mesmo que seja a repreender) é um reforço (está a receber atenção) e o desconforto que ele tem com a estranguladora é menor que o reforço que ele tem por puxar a trela. :wink:

É um treino de inteligência, para ambos. O dono tem de perceber o que é o reforço para o cão e o cão tem de perceber os comportamentos que tem de apresentar para receber o reforço.

Para resolver o problema do seu cão (e de outros que puxam) tem de impedir que o cão seja reforçado sempre que puxa. O cão nunca pode ser reforçado enquanto está a puxar a trela, para que não pratique esse comportamento à procura do reforço ocasional. Aliás, está provado que um reforço num rácio de 50% (em 10 sentas 5 são reforçados, por exemplo) é muito mais poderoso para os cães do que um reforço contínuo ou muito exporádico. Isso quer dizer que, se não formos consistentes e deixarmos o cão andar quando puxa metade das vezes o problema só vai piorar (no passeio da manhã não temos tempo/paciência para o treino então vamos a reboque, no da tarde já temos tempo e não deixamos o cão puxar... conseguem adivinhar o que vai acontecer?)

Quanto ao arnês, eu conheço várias pessoas que usam, eu uso em todos os cães que passeio (mesmo os de familiares e amigos que não tenham, eu levo os meus) e resulta quando aliado ao treino. Também conheço pelo menos um cão que puxa bastante mesmo com o arnês, por falta de continuidade no treino na rua. Não é infalível, mas dá-nos uma "tela limpa" para começar o treino desde o início, pois é uma maneira nova de passear para o cão e torna-os mais receptivos ao treino.

Para quem não tem tempo/paciência para treinar em todos os passeios, posso sugerir usar o arnês nos passeios em que vai treinar e uma coleira normal (evitem as estranguladoras) nos passeios em que não podem treinar. O que vai acontecer é que o cão vai associar: arnês: não posso puxar; coleira: já posso puxar.
Sinceramente não sei bem qual é o resultado disto, que nunca experimentei, mas se forem consistentes com o treino com o arnês (ou seja, o cão jamais será reforçado quando puxar e é largamente reforçado quando a trela está sem tensão, com biscoitos E ir cheirar tudo à vontade) acredito que eles rapidamente vão diferenciar o tipo de passeio com o arnês do tipo de passeio com a coleira.

O mais parecido que experimentei foi usar um peitoral para a trela de 10m do meu cão (antes do arnês) e usava a coleira para os passeios com a trela mais curta. O que aconteceu foi que, cada vez que o meu cão usava o peitoral, estava sempre a puxar a trela e a andar mais depressa porque estava habituado a ter os 10m de liberdade com ele :wink:
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quinta abr 24, 2014 3:17 pm

LFGomes, eu nunca utilizei uma coleira de choque.
Estive com uma nas mãos e experimentei em mim para ver qual o nível do choque. Experimentei até ao nível máximo e naquela coleira, o máximo que senti foi um formigueiro na mão. Tb não sei qual a voltagem que estava a ser utilizada.

Em relação ao puxar, no inicio, eu sou apologista de se utilizar uma coleira normal, trela curta (+- 1m), muita paciência e persistência. Quando puxa, parar e captar a atenção dele, chamando-o. Quando houver folga na trela, felicitar e recompensá-lo avançando para onde ele quiser ir.
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

quinta abr 24, 2014 8:31 pm

Ressa Escreveu:LFGomes, eu nunca utilizei uma coleira de choque.
Estive com uma nas mãos e experimentei em mim para ver qual o nível do choque. Experimentei até ao nível máximo e naquela coleira, o máximo que senti foi um formigueiro na mão. Tb não sei qual a voltagem que estava a ser utilizada.

Em relação ao puxar, no inicio, eu sou apologista de se utilizar uma coleira normal, trela curta (+- 1m), muita paciência e persistência. Quando puxa, parar e captar a atenção dele, chamando-o. Quando houver folga na trela, felicitar e recompensá-lo avançando para onde ele quiser ir.
Só discordo no comprimento da trela. Uma trela mais comprida dá mais oportunidades ao cão de a manter laça enquanto cheira os arbustos :wink:

Cerca de 1,5m, 1,8m parece-me ser o ideal, pois os passeios são para os cães cheirarem e conhecerem o ambiente, não são para andar ao nosso lado a olhar para a frente :wink:
Este também é um factor pertinente para quem se queixa de que o cão puxa a trela. Têm de perceber que os cães precisam de cheirar o chão, fazer xixi nos arbustos e andar às voltas na relva. Isto tudo é essencial para o equilíbrio deles e é mais fácil com uma trela mais comprida (não confundir com trelas extensíveis, essas são armadilhas que podem ser mortais)

A ideia utópica do cão a andar ao nosso lado o passeio todo (como o César Milan mostra) é isso mesmo, uma ideia utópica. Claro que há momentos em que o cão tem de andar ao nosso lado (e não confundir com o junto de competição, em que o cão anda a olhar para nós) como para atravessar uma estrada, ao cruzar-se com outro cão ou pessoas com medo, em zonas muito movimentadas ou durante o jogging/caminhada rápida. Mas isso são momentos do passeio, não deve ser o passeio todo pois será uma luta inglória que os donos vão perder e que só vai tornar os passeios mais stressantes.

Criem um comando e treinem este comportamento (andar ao lado sem cheirar o chão) e tenham um comando de "soltura", do género "vai cheirar" (que é diferente de "podes ir brincar sem trela") e vão treinando ambas as situações.

O reforço de ir ao vosso lado é o comando "vai cheirar", que lhes permite andar às voltas na relva e cheirar os arbustos. Vão fazer figuras nos relvados, sim, mas o vosso cão vai estar a divertir-se à grande e se for a recompensa por andar ao vosso lado sossegado, garanto que vai andar ao lado com muito mais vontade :wink:

Quanto às coleiras de choque, digam o que disserem há algumas que dão mesmo choques e eu gosto de chamar os bois pelos nomes. O que não falta por aí são vídeos de pessoal a experimentar as coleiras neles próprios e as reações são bastante evidentes. Existem alguns modelos que vibram e dão choque, pelo que algumas pessoas poderão ter experimentado apenas o modo vibratório.
Responder

Voltar para “Cães”