Carraças: o que fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
acrtcc
Membro
Mensagens: 77
Registado: sexta fev 18, 2005 9:58 pm
Localização: Pipoca , um Golden, um Barnabé rafeiro e um Miau...

segunda abr 28, 2014 9:25 pm

Boa noite,
Os meus cães apanharam carraças, coisa que nunca tinha acontecido...
Têm aparecido nos pêlo, nas suas camas e até no chão do terraço. As que temos encontrado caídas são bem gordinhas... :-)
Como é a primeira vez que isto acontece, não faço ideia do que devo fazer! Colocar Frontline ou Advantix não me parece que vá resolver pois são preventivos, não é?
Fico a aguardar as vossas opiniões... Um deles vou marcar tosquia pois tem o pêlo muito comprido, mas o o outro é um Golden Retriever que não vai ser tosquiado :-)

Aguardo as vossas opiniões...
Um abraço
Carlos
carlaved
Membro
Mensagens: 94
Registado: terça jul 19, 2011 11:32 am

segunda abr 28, 2014 10:46 pm

boas,
enquanto os seus cães não tiverem protecção completa contra os parasitas, evite contacto muito chegado com os cães, porque o perigo de uma carraça subir para si é mais forte.
Evite a exposição do cão a meios que tenha mais hipóteses de ter carraças(matas, baldios, principalmente os que tenha erva alta) e aplique desparasitastes nos cães.
A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser avaliados
pelo modo como os seus animais são tratados. Mahatma Gandhi
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça abr 29, 2014 9:23 am

A tosquia não vai resolver nada em relação aos parasitas...
Que desparasitante usa?
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

terça abr 29, 2014 12:17 pm

O meu cão tem pelo de comprimento médio e coloco a pipeta advantix todos os messes.

Este fim de semana estive pelo Alentejo e o Advantix ainda estava activo, apesar de alguns "banhos". As carraças não se fixavam e pareciam estar meio anestesiadas, o que foi fácil de detectar e retirá-las.

Quando cheguei a casa coloquei outra pipeta. Depois disso, tenho visto algumas mortas no chão ou no pelo. Normalmente ele denuncia o sitio onde elas podem estar. É uma questão de estar atento e agir.

Apesar dessa carraças todas, só encontrei uma presa entre os dedos.
Para tirar, besuntei a carraça com lubrificante e passado 3 segundos ela desprendeu e foi fácil tirar.
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quarta abr 30, 2014 3:48 pm

O meu veterinário informou-me que em algumas zonas de Portugal existem carraças resistentes ao Advantix e a outras pipetas.

Sabem de alguma coisa?
rpoeiras
Membro
Mensagens: 167
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm
Localização: Max (Rottweiler), Nina (SRD) e Mia (Amstaff)

quarta abr 30, 2014 4:47 pm

acrtcc Escreveu:Boa noite,
Colocar Frontline ou Advantix não me parece que vá resolver pois são preventivos, não é?
Boa tarde Carlos, em relação ao Advantix ser "preventivo":

"Tratamento e prevenção de infestações por pulgas (Ctenocephalides canis, Ctenocephalides felis). As pulgas presentes no cão são mortas no prazo de 1 dia após o tratamento. Um tratamento previne infestações futuras por pulgas durante 4 semanas. O medicamento pode ser utilizado como parte de uma estratégia de tratamento da dermatite alérgica a picada de pulga (DAPP). O medicamento tem uma eficácia acaricida e repelente persistente contra infestações por carraças (Rhipicephalus sanguineus e Ixodes ricinus durante quatro semanas, e Dermacentor reticulatus durante três semanas). As carraças já presentes no cão podem não ser mortas nos dois dias após o tratamento, podendo permanecer fixadas e visíveis. Assim, é recomendada a remoção das carraças presentes no cão no momento do tratamento, de modo a prevenir que estas se fixem e se alimentem de sangue..."

O que algumas pessoas confundem é quando a Bayer diz: " Graças ao efeito insecticida e repelente* (*nas carraças, mosquitos/flebótomos e moscas)" associa que seja apenas repelente, o que não é o caso, o que querem dizer é que além de matar pulgas e carraças Também tem um efeito repelente ás carraças, evitando que elas se agarrem ao animal no primeiro ponto, evitando transmissão de doenças. A eficácia neste último ponto pode ser questionável (da minha parte), já que denoto a perca da mesma ao fim da segunda semana, mas mantém bem o efeito acaricida (de matar) depois de a carraça se alimentar do sangue do animal.

Em relação á questão da Ressa sobre a resistência de carraças ao Advantix, estou pela primeira vez a ouvir (a ler), sabia do "problema" com as pulgas e na sua resistência, mas das carraças ainda não!
Cumprimentos,

Ricardo
anacseg
Membro
Mensagens: 60
Registado: quarta mai 08, 2013 3:09 pm

terça mai 06, 2014 1:07 pm

Eu também estou com esse problema... Pus a pipeta da Advantix há mais ou menos 20 dias e na semana passada encontrei 2 carraças e ontem encontrei mais uma.
Vale a pena considerar outra marca de desparazitante? Ou conjugar a pipeta com uma coleira?
NosideFCP
Membro
Mensagens: 66
Registado: quarta jul 11, 2007 7:26 pm

terça mai 06, 2014 5:54 pm

advantix nao vale um charuto. falo por experiencia propria. usava isso nos cockers e nos pitbulls e sempre que iamos pro mato, ja sabia que ia chegar a casa e ter uma horita de trabalho. depois comecei a usar uma coleira da marca scalibor e pipetas de outra marca que agora nao me estou a recordar o nome mas logo ja digo e ja se sabe, as vezes, ainda aparece uma ou outra mas corrigiu o problema quase que por completo
LLing
Membro Veterano
Mensagens: 378
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quarta mai 07, 2014 12:08 pm

Nunca uso Advantix na Primavera e no Verão, quando as infectações são piores.
Uso Pulvex ou Scalibor (durante 6 meses e nos últimos 2 meses associo com Elliminal ou Pulvex). É importante de vez enquando limpar a coleira, principalmente por dentro, se está suja não actua convenientemente.
acrtcc
Membro
Mensagens: 77
Registado: sexta fev 18, 2005 9:58 pm
Localização: Pipoca , um Golden, um Barnabé rafeiro e um Miau...

quarta mai 07, 2014 12:10 pm

Pus o Advantix mas acho que fez pouco efeito (ou nenhum).
Será que posso por uma dessas coleiras?
Abraço
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sexta mai 09, 2014 12:46 pm

A minha zona está infestada de carraças; é uma zona rural em que quase toda a gente tem ovelhas e cabras nas fazendas. Com os cães o resultado tem sido excelente com a combinação de Frontline-Combo e Scalibor.

Mas também as tenho borrifado com Frontline-spray se o passeio é para zona de pasto de ovelhas.
Maria João
anacseg
Membro
Mensagens: 60
Registado: quarta mai 08, 2013 3:09 pm

sexta mai 09, 2014 1:35 pm

Sabem me dizer se há algum inconveniente de usar coleira scalibor num cão de porte pequeno (5 kg) e de pêlo comprido?
Ele anda livremente dentro de casa e passa muito tempo no sofá connosco, há algum problema para as pessoas que estão em contacto com o cão?
Responder

Voltar para “Cães”