raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

santos1212
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: domingo fev 23, 2014 10:01 pm

terça abr 29, 2014 8:47 pm

Boa noite,
Pretendo adquirir um cão dentro de algum tempo. Mas como moro num apartamento e não estou o tempo todo em casa, mas tenho tempo para passeios diários, gostava de saber quais as raças de cães mais indicadas e que se adaptam melhor, raças com um nível de energia não muito elevado. Agradeço desde já a vossa ajuda.
lds6
Membro Veterano
Mensagens: 599
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quarta abr 30, 2014 11:51 am

santos1212 Escreveu:Boa noite,
Pretendo adquirir um cão dentro de algum tempo. Mas como moro num apartamento e não estou o tempo todo em casa, mas tenho tempo para passeios diários, gostava de saber quais as raças de cães mais indicadas e que se adaptam melhor, raças com um nível de energia não muito elevado. Agradeço desde já a vossa ajuda.
Raças com nível de energia mais baixo há várias, e muito diversas, desde os "gentis gigantões" até a alguns pequenitos mais calmos. Mas, seja qual for a raça, quase de certeza que, enquanto cachorros e jovens adolescentes, a energia vai estar sempre lá para cima, e vai ser sempre preciso algum exercício diário, não só físico, quanto a nível de estimulação mental. (além de que, como certamente estará farto de encontrar em todas as outras fontes que estará a pesquisar, a escolha de uma raça, por si só, não diz tudo acerca de características como o nível de energia de um cão em específico...)

Convém, para já, que o Santos1212 se pronuncie acerca de outras características que ajudem a filtrar o seu perfil, como tamanho do futuro cão, e como as actividades que pensa em praticar com ele (estar por casa, no sofá, e fazer uns passeiozitos diários; ir frequentemente até um parque ou recinto fechado "jogar à bola", ou outro tipo de actividade mais energética, etc.); e, também, se tem acesso fácil e frequente a recintos (seguros) onde possa pôr o seu cão "a correr"?.
É que há "energias e energias", entende?
tlopes

quarta abr 30, 2014 1:12 pm

Por favor consultem as regras de utilização do fórum antes de responder. Se a sua mensagem não contribui para o fórum, por favor abstenha-se de publicar.
Última edição por tlopes em quarta abr 30, 2014 1:49 pm, editado 1 vez no total.
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta abr 30, 2014 1:46 pm

Olá.
Faça o teste
http://www.animalplanet.com/breed-selec ... reeds.html

De raças pequenas, recomendo-lhe a raça da minha míuda (Cavalier King Charles Spaniel) e de uma vizinha (Westie) que são os contactos que eu tenho mais próximos. O Westie sempre que o vejo, vem fazer-me uma grande festa, com correrias a acompanhar, mas ela diz que ele é calminho em casa e de facto eu não o oiço.

Quanto aos gigantes "diz que sim", mas já não tenho experiência pessoal que lhe possa transmitir (só de outros com um bocadito mais de energia!).
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta abr 30, 2014 1:48 pm

Ah.

Tem também o bouledogue francês, que é tranquilo mas RONCA como se o mundo acabasse.

De qualquer forma,... ultimamente parece ser o cão da moda e tenho visto "cada coisa" (focinhos, displasias) que... pessoalmente eu não iria muito por aí...
santos1212
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: domingo fev 23, 2014 10:01 pm

quarta abr 30, 2014 9:19 pm

Eu tenho um gosto especial por cães grandes. Gostava do cão para ser uma companhia para fazer os seus passeios diários e nos tempos livres ir dar um longo passei á praia ou ao monte, atividades ao ar livre. Mas que apesar de tudo fosse um cão minimamente sossegado tirando claro a fase em que são cachorros/ adolescentes dessa quase ninguém se escapa e eu acho que é uma fase fantástica. Já agora muito obrigado pelas respostas até agora dadas.
lds6
Membro Veterano
Mensagens: 599
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta mai 02, 2014 2:37 pm

santos1212 Escreveu:Eu tenho um gosto especial por cães grandes. Gostava do cão para ser uma companhia para fazer os seus passeios diários e nos tempos livres ir dar um longo passei á praia ou ao monte, atividades ao ar livre. Mas que apesar de tudo fosse um cão minimamente sossegado tirando claro a fase em que são cachorros/ adolescentes dessa quase ninguém se escapa e eu acho que é uma fase fantástica. Já agora muito obrigado pelas respostas até agora dadas.
Alguns users costumam referir o Dogue Alemão em circunstâncias como as que refere. Talvez esses mesmos users queiram deixar as suas impressões, certamente mais informadas.
Assim de repente, lembro-me também do Dogue de Bordéus, de quem gosto particularmente, e cujos exemplares que conheci eram todos muito pachorrentos (embora os últimos que tenha conhecido fossem extremamente intolerantes com outros cães, na rua, fruto, julgo eu, de muito fraca socialização...).
Bom, em qualquer caso, cães deste tipo são sempre muito possantes, pelo que os cuidados de socialização e educação aplicáveis a qualquer raça acabam por ter uma "margem de erro" ainda menor. Isto para além das inerências associadas a um cão deste porte, como os gastos em comida, ou um cuidado especial com determinadas especificidades físicas ou de saúde.

Por fim, convém lembrar que a escolha da raça é, como compreenderá, apenas um entre vários outros passos importantes a ter em conta, como a aquisição (ou solidificação) de conhecimentos sobre a educação de um cão.

Boa sorte
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta mai 02, 2014 3:20 pm

Acho que o perdigueiro português seria uma boa escolha, apesar de não ser um cão de grande porte.

Dentro das raças portuguesas de grande porte tem o rafeiro alentejano e o cão de gado transmontano. São cães de pastoreio, mas pelo seu tamanho e carácter são também bastante calmos quando não são utilizados nas tarefas em que foram criados.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
JBranquinho
Membro Veterano
Mensagens: 243
Registado: quarta dez 14, 2011 6:42 pm
Localização: Cães: Nero, Carlota, Max, Diana, Nero II, Tininho

sexta mai 02, 2014 3:26 pm

Floripes3 Escreveu:Acho que o perdigueiro português seria uma boa escolha, apesar de não ser um cão de grande porte.

Dentro das raças portuguesas de grande porte tem o rafeiro alentejano e o cão de gado transmontano. São cães de pastoreio, mas pelo seu tamanho e carácter são também bastante calmos quando não são utilizados nas tarefas em que foram criados.
O perdigueiro portugues vai um pouco contra o pertendido apenas no sentido em que o nivel energético não é baixo, até hoje já tive 3 e o que tenho agora vai já com 14 anos ouve um bocadinho mal, também não vê muito bem mas é um cachorro autentico brinca como se tivesse 1 ano e de todos os que conheci ate hoje são todos super brincalhões ;)
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade."<strong>
<p align="right"> Leonardo Da Vinci </p>
</strong></strong></strong></strong></strong>
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta mai 02, 2014 4:03 pm

Creio que dependerá um pouco do indivíduo, além da educação e ambiente que se lhe der. Mas sim, como cão de caça que é, tem tendência a ser vivaz. No entanto, adapta-se bem a uma casa.

Já convivi com muitos e sempre os achei uns magníficos cães de companhia, nada "moles" e muito equilibrados. :D Gosto imenso da raça.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
santos1212
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: domingo fev 23, 2014 10:01 pm

domingo mai 04, 2014 10:03 am

E em termos de raças de médio porte tive a pesquisar e pelo que me pareceu o Golden Retriever é uma raça que se adapta muito bem em apartamentos- Têm mais sugestões?
E já agora agradeço todas as sugestões que foram dadas.
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo mai 04, 2014 1:36 pm

Golden? Tem ideia da imensidade de pelo que perde um golden?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
ASTAHOLIC
Membro Veterano
Mensagens: 390
Registado: terça mar 29, 2011 4:47 pm

domingo mai 04, 2014 2:05 pm

kitttten Escreveu:Golden? Tem ideia da imensidade de pelo que perde um golden?
É para passar o dia todo com um aspirador na mão :lol:
<p>&nbsp;"Vamos agradecer aos idiotas. N&atilde;o fosse por eles n&atilde;o far&iacute;amos tanto sucesso."</p>
<p>"Sou respons&aacute;vel pelo que eu falo, n&atilde;o pelo que voc&ecirc; entende." </p>
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

domingo mai 04, 2014 3:34 pm

O Refeiro Alentejano e o Cão de Gado Transmontano não são cães de pastor, são cães de gado, é muito diferente em termos de funcionalidade, o que se reflecte muito no carácter e nível de energia. São sem dúvida animais calmos, ao contrário dos cães de pastor que são, por norma, muito enérgicos. Mas não sei se, ao mesmo tempo, são animais para estar dentro dum apartamento com os passeios diários habituais, embora isto seja só especulação minha. Não conheço de perto estas raças mas felizmente já tive oportunidade de ouvir falar delas por quem as conhece :)
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

domingo mai 04, 2014 3:43 pm

Quanto ao Golden, de facto, larga bastante pêlo. Mas para quem aprecia verdadeiramente a raça (seja essa ou outra) não se importa assim tanto com isso. É verdade que o aspirador anda sempre em riste, mas também só é possível viver dentro de casa com cães e gatos se aceitarmos à partida que vão haver sempre pêlos nos sofás, tapetes, comida...enfim, por muito que aspiremos, passado pouco tempo já há pêlos em vários sítios e se nos deixarmos antagonizar pelos pêlos nunca vamos apreciar verdadeiramente a companhia dos animais. Esta é a minha maneira de ver a coisa...

No entanto, o facto de nos conformar-mos com o facto de que vão haver sempre pêlos não é desculpa para não tratarmos convenientemente o pêlo e para não aspirar a casa. A minha Golden não é escovada todos os dias, no entanto cerca de 2 - 3 x por semana passamos a cardadeira e isso ajuda um pouco, pelo menos a não ficar tanto pêlo morto agarrado À cadela. O banho com produtos indicados e de seguida secagem também ajuda a manter o pêlo mais bonito e a remover o pêlo morto.

É claro que tudo isto dá trabalho...bastante...e despesa!
Responder

Voltar para “Cães”