Dentada perto do maxilar, exercícios

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Santinni
Registado: quinta abr 18, 2013 8:39 pm

quinta mai 01, 2014 3:08 am

Olá,

A minha pequenina levou uma dentada na face, de lado, perto do maxilar. Apesar de n ter ficado ferida visivelmente, ficou internamente, pelo que não conseguia abrir a boca totalmente (abria no maximo 2 dedos) e gania quando se tentava abrir mais, ou mesmo pressionando a zona afectada.
Levei-a a um vet particular aqui perto e ele deu-me 5 comprimidos de Lepicortinolo Prednisolona 20Mg.
Teria de lhe dar às metades, por ex uma metade de manhã e outra à noite (um comprimido por dia). Quando fosse começar o quarto comprimido, aí já só tinha de lhe dar uma metade todos os dias.

Iniciei a medicação e no terceiro dia ja só lhe dei metade num dia e outra metade no outro dia a seguir (em vez de dar o comprimido no próprio dia), pq a achava mt mt abatida (que ela geralmente é muito enérgica). Parecia que enquanto estava sob o efeito do medicamento, que n tinha praticamente vontade de fazer nada (mas havia partes do dia em que arrebitava, já algumas horas depois de ter tomado uma metade).
Então dei só até ao terceiro comprimido, até porque estava com receio que isto fosse alguma sobre dosagem visto que ela tem 10kg.
O vet aconselhou também as comidas pastosas, e aconselhou ração húmida de gato diluída num pouco de água. Dei-lhe de facto a ração, que ela estranhamente gostou (ela é esquisita), não diluída e comeu bem. Ela consegue comer bem na mesma. E também disse para fazer exercícios ao maxilar dela, nomeadamente abrir-lhe a boca para que o músculo não ficasse travado (mas só quando tivesse aí no 2º/3º dia de medicação).

Hoje notei que ela agora está muito apreensiva em relação a outros cães (antes deste episódio da dentada queria brincar com todos, como desde pequena [ela tem 1 ano]), o que achei normal, mas ela parece que ficou novamente mais sensível no sitio onde foi mordida (terá sido os nervos?).

Fiquei com dúvidas se devo retomar a medicação e também queria pedir conselhos sobre os exercícios que devo fazer...tenho medo de lhe abrir demasiado a boca, que ela gane quando o faço (é normal pq ta magoado, mas mete-me mesmo muita aflição ouvi-la ganir e saber que a estou a magoar ao fazer o exercício).

O que tenho feito é fazê-la ir buscar a bola de ténis, que ela vai alegremente e consegue a trazer na boca, e também aparentemente n tem problemas em ratar paus e pinhas.
Aparte disso lá tento abrir-lhe a boca mais um pouco, mas só durante milésimos de segundo que ela afasta-se logo quando começa a aleijar . :(

Este incidente da dentada passou-se na quarta-feira passada, levei-a ao vet no dia seguinte (ele deu-lhe um liquido para a boca e disse-me para iniciar a medicação só no dia seguinte).

Algum conselho??

Obrigada :|
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta mai 01, 2014 12:41 pm

O único conselho que lhe posso dar é o de que volte ao vet com ela e lhe relate tudo em pormenor, como fez aqui. A alteração da medicação incluída. A qual não devia ter feito sem ter consultado o médico e obtido o seu consentimento.

As melhoras da cadelinha.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
JackTheRott
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

quinta mai 01, 2014 5:09 pm

Bem...o que fez foi uma parvoíce...fale com o veterinario e deixe de inventar
Responder

Voltar para “Cães”