joana_boris Escreveu:O cachorro é muito novo, devia estar com a mãe e irmãos. É muito importante para uma boa sociabilização, aprendem coisas com a mãe e irmãos que são muito difíceis para nós ensinar. Cães retirados demasiado cedo, podem tornar-se problemáticos no futuro.
Bom, agora que a asneira está feita, não vale a pena chorar sobre leite derramado. Mas é importante que, caso volte a adquirir um cachorro, pense muito bem neste pormenor e o separe apenas às oito semanas. Não se esqueça também que vai ter que fazer um trabalho de sociabilização do seu cachorro muito mais intenso e pode precisar da ajuda de um treinador.
Relativamente às outras perguntas que colocou e começando pelos xixis. Qualquer cachorro, seja antes ou depois dos oito meses, não consegue controlar as necessidades durante muitas horas. Para além disso, a não ser que tenha um jardim privado onde não passem outros animais, não deve andar com o seu cachorro, que ainda não terminou o plano de vacinações, de patas no chão, na rua.
Vai ter que ter muita paciência mesmo. Até ele ter levado o último reforço das vacinas contra a esgana, parvovirose, leptospirose, hepatite canina, etc. vai ter que o habituar a fazer em casa em cima de um jornal. Vai ver que aprende muito depressa a fazê-lo, mas nao desespere nem desanime quando ele fizer fora. Não bata nem grite com o animal se ele fizer necessidades fora do local, lembre-se que ele é muito bebé e não tem o controlo sobre os esfíncteres que tem um animal adulto. Quando puder, começa a levá-lo à rua, tantas vezes quanto for possível e sempre depois das refeições. É por repetição que o seu cachorro vai aprender. Leve uma guloseima e sempre que ele fizer elogie-o, dê-lhe a guloseima e faça-lhe festas. Mesmo nesta fase, vão haver muitos presentes, especialmente durante a noite, pois são muitas horas para ele aguentar.
Relativamente à alimentação, deixe a comida húmida e escolha uma boa ração seca. A Aletheia já deu exemplo de uma boa ração e existem muitas mais. O importante é serem se qualidade e que o seu cão se dê bem com ela, tenha um bom crescimento, pêlo brilhante e macio, fezes consistentes, etc. Compre sempre a gama específica para cachorro, pois são mais ricas e os grãos são mais pequenos. Se ele continuar com dificuldade em comer, visto que é muito novo, molhe a ração com um pouco de água quente (não a ferver) de modo a amolecer os grãos, o que facilita muito a mastigação.
Apesar de não puder andar na rua de patas no chão, leve-a ao colo a vários sítios. Onde houver barulho de carros, de pessoas, espaços abertos, espaços fechados, onde houver crianças, leve-o a andar de carro, ver a praia, etc, etc. Se tiver conhecidos com cães que estejam vacinados, deixe-os brincar com o Will dentro de casa, vai ser muito positivo para ele.
Boas!
Em termos de socialização o Will é bom nisso, eu tenho uma irmã que anda na primaria e, quando ela sai o meu bicharoco está lá a espera dela com a minha mãe, com outros cães ele também se dá muito bem, pois eu aqui em casa também tenho outra cadela já mais velha e ele so quer é brincar com ela

, depois existe um pequenote chamado Junior que é da senhora que vive depois de mim, sempre que vem a rua e o Will está na rua também passam a tarde toda ou manha na brincadeira!
Depois com a ração, eu já tinha comprado mesmo para pequenotes (é mais pequena e tudo) e ele não liga, vou ter mesmo de experimentar amolecer um bocado com agua quente!
E pronto, obrigado por me esclarecer sobre os xixis e os 'presentes' hahah

, e obrigado também por perder o seu tempo, ajudou mesmo!